domingo, 5 de agosto de 2018

Vencedores dos Ennies - Saiba quem ganhou, quem perdeu e quem foi esnobado


A GenCon veio e foi...

E ficamos sabendo os nomes dos vencedores do Ennies Awards, o Oscar do RPG Internacional.

Não vou fazer muitas firulas, mesmo porque as pessoas que procuram pelos ganhadores de uma premiação não querem ler análise, parecer ou suposições... querem saber QUEM DIABOS GANHOU.

Sendo assim, vamos aos nomes de quem saiu com um sorriso de orelha a orelha na festa dos Ennies:

Obs: Quem quiser conferir onde acertamos e onde erramos nos nossos prognósticos, aqui está o link para o artigo que saiu mês passado onde a gente indicava nosso favorito e quem deveria ganhar em cada categoria.



MELHOR AVENTURA

OURO: The Dark of Hot Springs Island (Swordfish Islands)
PRATA: Delta Green: A Night at the Opera (Arc Dream Publishing)


Comentário: Não conheço o grande vencedor nessa categoria. Sinceramente, achei que "The Two Heads Serpent", a mega campanha de Cthulhu Pulp seria o vencedor e apostei nela. SURPRESA! Nada da serpente feiosa... Mas o Delta Green Night at the Opera, uma antologia de cenários que acompanharam o Financiamento coletivo ter ganho a prata era esperado e foi extremamente merecido. Eu não conheço o grande vencedor e para falar a verdade nem sei que é. Vou fazer a minha pesquisa e já volto!

MELHOR ACESSÓRIO

OURO: Hex Kit (Cone of Negative Energy)
PRATA: Conan GM Screen (Modiphius Entertainment)


Comentário: SURPRESA novamente. Hex Kit eu sequer cogitei como um dos possíveis ganhadores, mas olhando em retrospecto parece ser um material realmente bacana para ajudar aos jogadores. E em se tratando de acessório, o que poderia ser mais prático do que ter moldes com área de efeito de magias. Muito útil! Já o Conan GM Screen era minha aposta, embora eu não achasse que fosse sair como ganhador. Eu adoro Screens, então fiquei feliz por ele.

MELHOR ARTE DE CAPA

OURO: Harlem Unbound (Darker Hue Studios)
PRATA: Critical Role: Tal’Dorei Campaign Setting (Green Ronin)

Comentário: Arte de Capa é uma das minhas categorias favoritas. E aqui eu acertei em cheio! A arte de Harlem Umbound, com cores fortes privilegiando o vermelho é belíssima e diferente do que costumamos ver em livros. Muito bacana a sacada! O Tal´Dorei é uma surpresa, não é de modo algum desmerecido, mas eu apostei no Conan. De qualquer forma ficou em boas mãos! 

MELHOR ARTE INTERIOR 

OURO: City of Mist (Son of Oak Game Studio)
PRATA: Frostbitten & Mutilated (Lamentations of the Flame Princess)


Comentário: Merecido demais! City of Mist é um dos RPG mais bonitos do ano passado. Lindo da primeira até a última página, com arte sensacional de encher os olhos. Foi uma ótima notícia! Frostbitten & Mutilated foi meio que uma surpresa, não é ruim, mas achoq ue haviam outros melhores entre os nomes listados. A base de fãs de Lamentations of the Flame Princess continua firme e forte!

MELHOR BLOG 

OURO: Gnome Stew (www.gnomestew.com)
PRATA: Sly Flourish (http://slyflourish.com/)


Comentário: Essa como diriam os mais velhos era barbada! Ninguém chega perto do Gnome Stew. Quem chega mais perto é o Sly Flourish que ficou com a prata. Então, tudo certo!

MELHOR CARTOGRAFIA
 
OURO: The Midderlands – An OSR Setting & Bestiary (MonkeyBlood Design & Publishing)

PRATA:: Starfinder Pact Worlds (Paizo Inc.)

Comentário: Rapaz, por esse eu não esperava! Eu não sei quase nada a respeito do Midderlands, mas deve ser um trabalho de primeira para ter engolido os favoritos. Starfinder que era um deles ficou com a prata. Achei que o Freedom City estaria entre os ganhadores, pena...

MELHOR E-BOOK

OURO: Delta Green: A Night at the Opera (Arc Dream Publishing)
PRATA:: Scenario from Ontario (Kiel Chenier & Zzarchov Kowolski)

Comentário: Outra barbada! Delta Green veio para ficar (ou assim espero!) Um baita material reunido em um mesmo livro. Vale muito a pena! Já o segundo lugar ficou com Scenario from Ontario de quem não sei nada. Eu adoraria que Hudson & Brand saíssem com algum prêmio, nem que de consolação. Stygian Fox é uma das minhas editoras favoritas, mas esse ano não deu...

MELHOR PRODUTO PARA A FAMÍLIA

OURO: Khan of Khans(Chaosium Inc.)
PRATA:: Heavy Metal Thunder Mouse (Shoreless Skies Publishing)

Comentário: Eu não votei nesse quesito. Não conheço muito a respeito dos indicados, as se tivesse de arriscar Khan of Khans seria meu favorito. Fico feliz pelo revival da Chaosium para outras mídias além do RPG.

MELHOR PRODUTO GRATUITO

OURO: Runequest: Quickstart Rules and Adventure (Chaosium Inc.)
PRATA:: Tabletop Audio (https://tabletopaudio.com/)

Comentário: Eu achei que isso poderia acontecer! O suplemento de aventura e quickstarter do lendário Runequest foi muito elogiado. E não é por acaso! Que material! Muito bem escrito, ilustrado, diagramado e ajustado. Realmente os caras estavam muito inspirados quando escreveram esse livro gratuito de um vovô dos RPG que ainda tem muito a dar. Só fiquei triste pela ausência de Vaginas are Magic!, um suplemento para Lamentations of the Flame Princess que poderia ter saído com um prêmio pela ousadia. 

MELHOR JOGO GRATUITO

OURO: High Plains Samurai: Legends (Broken Ruler Games)
PRATA:: Saga of the Goblin Horde (Zadmar Games)

Comentário: Abri mão e de votar aqui. Não conhecia ninguém, mas fiquei curioso com esse High Plains Samurai. Vou dar uma procurada com carinho para saber mais a respeito dele.

MELHOR JOGO

OURO: Zweihänder Grim & Perilous RPG (Grim & Perilous Studios)
PRATA:: Delta Green: The RPG (Arc Dream Publishing)

Comentário: E tome surpresa! Nessa categoria eu dava Delta Green como vitorioso certo. Lá atrás quem sabe o Blades in the Dark que tem muitos fãs poderia fazer frente a ele. Mas nem um e nem outro... quem levou aqui foi Zweihander! Zwei, quem? Cara, eu não conhecia muito sobre esse jogo, mas desde então busquei algumas informações e o que descobri me deixou animado. Parece MUITO interessante para quem, como eu, gosta de ambientações medievais que privilegiam pela crueza do universo em que se passa a história. Já vai para o carrinho de compras, quem sabe em breve não aparece na prateleira? Bom, sobrou pro Delta Green o vice.   

MELHOR PRODUTO DE MINIATURAS

OURO: Star Trek Adventures Miniatures: The Next Generation (Modiphius Entertainment)
PRATA:: Double-Sided Dry-Erase Tiles (Gaming Paper)

Comentário: Se não me engano votei no Star Trek Adventures, apesar de não saber muito a respeito. Não chega a ser surpreendente, conhecendo Star Trek e sabendo que os fãs votam na franquia até na categoria melhor lancheira e roupa de baixo. Merecido de qualquer forma, as minis são bem bacanas!

MELHOR LIVRO DE MONSTRO/ADVERSÁRIO

OURO: Frostbitten and Mutilated (Lamentations of the Flame Princess)
PRATA: Down Darker Trails (Chaosium Inc.)


Comentário: Uau! Aqui eu fiquei entre o Down Darker Trails e o Starfinder. Os dois poderiam se alteranar em qualquer posição na liderança. Mas eis que o fator Lamentations of the Flame Princess surge do nada para atacar pelas costas. E não é por acaso que Frostbitten and Mutilated levou esse. Em se tratando de coisas realmente apavorantes e monstros bizarros, essa ambientação sempre é concorrente de peso. Meu favorito para o prêmio ficou com a prata, apesar de que eu não ache esse livro (muito bom por sinal) um livro de Monstros. 

MELHOR JOGO ORGANIZADO

OURO: Lost Tales of Myth Drannor (D&D Adventurers League)
PRATA: End of the Line (Michael Maenza)

Comentário: Ganhou quem tinha que ganhar! Em um ano em que D&D e a Wizards praticamente não deu as caras, esse foi um prêmio de consolação. 

MELHOR PODCAST

OURO: Miskatonic University Podcast
PRATA: Fear of a Black Dragon

Comentário: A frase acima: "Ganhou quem tinha de ganhar", se aplica perfeitamente ao caso de Melhor Podcast. O Miskatonic University é de longe o melhor e foi absolutamente merecido sair com a medalha dourada. 

MELHOR VALOR DE PRODUÇÃO

OURO: Delta Green: The RPG (Arc Dream Publishing)
PRATA: Star Trek Adventures: Collectors Edition Core Rulebook (Modiphius Entertainment)

Comentário: A briga de Cachorro Grande era justamente entre esses dois. Qualquer um deles poderia se sagrar o vencedor. Mas eu estava torcendo por Delta Green pela qualidade do material e do Box de respeito em que os dois livros vem inseridos. É claro, o fato dele ter acabado de ser lançado ajudou bastante para receber uma votação expressiva e se sobressair. 

MELHOR PRODUTO RELACIONADO A RPG

OURO:: Khan of Khans (Chaosium Inc.)
PRATA: Dresden Files Cooperative Card Game (Evil Hat Productions)

Comentário: Novamente Kham of Khams parece ser uma boa pedida. Eu adoraria que o Dresden Files ganhasse algo e isso aconteceu. 

MELHORES REGRAS

OURO:: Delta Green: The RPG (Arc Dream Publishing)
PRATA: Star Trek Adventures: Core Rulebook (Modiphius Entertainment)

Comentário: Opa que bom! Belo prêmio caindo nas mãos de Delta Green que eu julgava como um dos favoritos. Mas não posso deixar de me surpreender pelo fato de que o queridinho da noite Harlem Unbound não ter ganho aqui e nem ter recebido ao menos a Prata. Tudo bem, Star Trek se mostrava como um adversário valoroso, não penas por ser Star Trek (um nme de peso), mas porque a Modiphius apostou pesado nesse jogo. Fico feliz de ver Star Trek com uma nova ambientação e que essa esteja se saindo bem. Depois de gravitar entre várias editoras em busca de um porto seguro, finalmente ele parece ter se achado na Modiphius. Que dure muito!

MELHOR AMBIENTAÇÃO

OURO:: Harlem Unbound (Darker Hue Studios)
PRATA: Frostbitten and Mutilated (Lamentations of the Flame Princess)

Comentário: Não tinha como dar outra coisa. Harlem Unbound é uma ambientação que chamou muito a atenção do público. Quando você mistura Cthulhu e uma ambientação que fala de temas espinhosos como preconceito, racismo e discriminação não parece ser promissor, mas Harlem Unbound faz isso com uma baita competência. Grande material! Eu pensei que Starfinder pudesse chegar aqui com chances, mas em segundo ficou uma galera Congelada e Mutilada que adora Lamentar (desculpa, não resisti). Acredito que merecido! Quero dar uma olhada nesse livro o quanto antes!  

MELHOR SUPLEMENTO

OURO: Reign of Terror (Chaosium)
PRATA: Shadowrun Dark Terrors (Catalyst Game Labs)

Comentário: Caras, é Cthulhu na França Revolucionária! Isso não poderia ter dado errado! Reign of Terror da Chaosium é um dos melhores suplementos dessa retomada da editora e marca o retorno de Marc Morrison. Quando vi ele distribuindo outros prêmios, soube que ele teria muitas chances de sair com o prêmio. E não deu outra: Ouro pra ele! E prata para Shadowrun, oq ue não é exatamente uma novidade já que a ambientação tem um baita público e uma base de fãs que fazem a diferença. Além disso, ajuda ser um dos suplementos mais festejados da nova edição.

MELHOR WEBSITE

OURO:: Blades in the Dark SRD (www.bladesinthedark.com)
PRATA: Elven Tower (www.elventower.com)

Comentário: Bom, foi um prêmio de consolaçãopara Blades in the Dark. Muita gente apostava nele para mais alguns prêmios, mas acabou vindo aqui. É justo, garante quem já visitou o Website, apesar de eu conhecer pouco a respeito.

MELHOR ESCRITA
OURO:: Harlem Unbound (Darker Hue Studios)
PRATA: Frostbitten and Mutilated (Lamentations of the Flame Princess)

Comentário: Quando eu comecei a ler Harlem Unbound e vi algumas gírias de época e a maneira colorida como a escrita fluia eu não tive a menor dúvida. Esse era o ganhador de melhor escrita! Chris Spivey deu um verdadeiro show ao redigir as pérolas dessa ambientação que corrige uma das grandes injustiças do universo lovecraftiano ao dar às minorias um papel de destque no combate aos Mythos (e não como seus asseclas). Em breve a resenha desse livro estará no Mundo Tentacular! Prata ficou para Frostbitten, ainda que eu imaginasse que Delta Green fosse lembrado.

PRODUTO DO ANO

OURO:: Zweihänder Grim & Perilous RPG (Grim & Perilous Studios)
PRATA: Delta Green: The RPG (Arc Dream Publishing)

Comentário: E chegamos ao Prêmio mais importante da Noite. Depois de fazer bonito ao longo da premiação inteira, parecia quase certo que Harlem Unbound sairia do Ennies com o grande prêmio e a consagração definitiva. Mas eis que a zebra aparece onde menos se espera! Zweihander abocanhou a premiação derrotando outros pesos pesados que pareciam proeminentes. Delta Green e o Frostibitten and Mutilated brigaram até o final... provavelmente um tirou voto do outro e no fim quem corria por fora passou a frente. Deve ter sido apertado! É uma zebra, com certeza. Mas até que ponto é merecido? Conforme eu disse, esse jogo vai chamar a atenção de muita gente ainda e tem tudo para crescer nos próximos anos e ganhar fãs. 

MELHOR EDITORA NA ESCOLHA DOS FÃS

OURO:: Wizards of the Coast
PRATA: Chaosium Inc.

Comentário: E a Wizards hein? Alguém viu por aqui? Os fãs não abandonaram a editora de RPG mais poderosa do mundo, o D&D 5th é a edição mais vendida de todos os tempos, mas mesmo assim o Ennies a esnobou feio em praticamente todas categorias, inclusive arte, cartografia e texto em que a WotC investe pesado e produz material de qualidade invejável. Rolou uma esnobada básica... mas a Wizards devolveu na mesma moeda! Quando o prêmio de Editora Favorita foi anunciado não havia nem um representante para apanhar o troféu e discursar. Foi um troco na mesma moeda. A Chaosium ficou em segundo, consolidando a sua base de fãs fieis que votam na editora quarentona até de baixo da água.

Bem foi isso pessoal... ano que vem tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário