domingo, 22 de abril de 2012

Mesa Tentacular: Cenário "Behold the Mother" no Bob´s do Rio de Janeiro

Semana passada tivemos o Encontro da REDERPG no Bobs da Tijuca aqui no Rio de Janeiro.

 A ocasião reuniu alguns membros do grupo Mundo Tentacular no Facebook para um joguinho amistoso, quem sabe o primeiro de muitos já que um dos objetivos principais do grupo é juntar jogadores e apresentar os jogos com ambientação lovecraftiana.

Contando com a presença dos colegas Maxi Díaz, Paulo de Loyola, Luiz Felipe, Victor Camões e Ricardo Ramada a aventura foi bem divertida, embora tenha terminado meio tarde.

O cenário escolhido foi "Behold the Mother", o terceiro do livro "Dead Reckonings" da Chaosium.

Na estória, um grupo de investigadores é reunido pela polícia de Arkham para investigar o brutal assassinato de uma jovem datilógrafa. O corpo da senhorita Hannah Pickering, uma pacata secretária residente de Arkham é encontrado próximo ao depósito de lixo da cidade. As circunstâncias da morte não são menos do que perturbadoras o que justifica a formação de uma força tarefa para investigar extra-oficialmente o caso.

A polícia reúne o Inspetor Warren Manning da Polícia, o jovem patrulheiro George Mayer, o conceituado psiquiatra do Asilo Arkham, Dr. Arthur Ryder Nicholson, o Professor de Antropologia Ross Caldwell e o escritor (e vidente) Richard Atkins.

Juntos eles dão início a uma investigação em busca do culpado por um crime hediondo que choca a população da pequena cidade na Nova Inglaterra. O que eles descobrem desafia os próprios conceitos de razão e coloca em cheque a sanidade (sem falar suas vidas).
 
Alguns pontos altos da mesa:
  • A horrenda cena da autópsia da srta. Pickering onde a perturbadora natureza das ações do assassino se tornam ainda mais óbvias. 
  • A descoberta de que a srta Pickering escondia segredos muito profundos a respeito do que ela costumava fazer e de fato, quem ela realmente era.
  • Uma visita ao interior da Nova Inglaterra, onde o grupo conhece algumas pessoas amáveis e a propriedade rural de uma amável velhinha septuagenária.
  • A revelação sobre o restante da família da jovem Hannah.
  • O nascimento de um "lindo" bebê em meio a um celeiro em chamas (!!!)
  • Um dos investigadores adquirindo um "Severo Desvio Sexual" ao ver uma criatura do Mythos concebida com o único propósito de procriar. Essa aliás foi uma daquelas jogadas do destino...
  • E finalmente o confronto final onde metade do grupo foi varrido por três toneladas de ferro velho de Detroit arremnessado contra eles.
Eu me diverti bastante, foi um bom jogo e é sempre bom apresentar Call of Cthulhu a novos jogadores ávidos por perder seus primeiros pontos de sanidade.

Abaixo algumas fotos tiradas no evento:

Os investigadores bem no início da aventura ainda se familiarizando com seus personagens e imaginando o que iriam encontrar pela frente.

Os dados personalizados para Call of Cthulhu do Ricardo
 
Os props e handouts para o cenário "Behold the Mother": recortes de jornal, fotografias antigas, laudos médicos/ periciais e mapas.
 
O grupo analisa e estuda as pistas descobertas tentando desvendar o misterioso crime. A medida que as pistas vão surgindo apontando para um caminho obscuro os investigadores começam a ponderar sobre a futiliadde da investigação e contemplam tirar umas longas férias -- quem sabe no Brasil?

Entre mortos (muitos mortos!), um sobrevivente e muita insanidade foi uma tarde agradável de jogo.
Bom, é isso aí pessoal, que venham outros jogos e mais jogadores... deixem os dados rolarem.

Artigos Semelhantes:

Aventura: "O Poço dos Sacrifícios" no Bobs:

 http://mundotentacular.blogspot.com.br/2009/11/cenario-well-of-sacrifice-no-bobs.html

Aventura: "The Doom Train" no Dia D RPG:

 http://mundotentacular.blogspot.com.br/2010/09/dia-d-rpg-rio-de-janeiro-cenario-doom.html

Aventura: "No Coração das Trevas" e "O Aposento Além" no Bobs:

http://mundotentacular.blogspot.com.br/2011/02/um-bom-ano-fotos-das-aventuras-de.html


9 comentários:

  1. Cara, que bacana a iniciativa de vcs de fazer esses encontros no Bobs, pena não ter nada aparecido aqui onde moro (Manaus-AM). Mas vcs poderiam me dizer onde posso encontrar essa aventura pra narrar pros meus amigos, gostei muito da idéia proposta por ela. Podem me mandar um e-mail se preferirem: elvysthemaster@gmail.com
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Este cenário é realmente muito bom, com doses corretas de investigação e ação.

    Luciano, gostei do prop da autópsia. Onde conseguiu?

    Mamedes

    ResponderExcluir
  3. Opa Elvys, o cenário é do livro "Dead Reckonings", esse que eu estou segurando na última fotografia (eu sou o camarada de preto). Não sei se ele ainda está à venda, mas não é difícil achar ele pelos baixadores por aí.

    Mamedes, eu encontrei esses formulários de autópsia na internet. Acho que tchegueia mandar o endereço na época do Mundo Tentacular no orkut. Vou dar uma procurada, eles são bem legais, um deles permite inclusive preencher no computador com fonte semelhante a máquina de escrever antiga.

    ResponderExcluir
  4. Foi assustadora minha primeira aventura de Cthulhu, gostei muito te ter participado do evento e recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida um dos melhores jogos de rpg. Memorável a narração do king in yellow. Gostei muito. Bem assustadora a cena do bebê.

    ResponderExcluir
  6. Ramaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaada!

    ResponderExcluir
  7. Salve, Salve, eu identifiquei vc na foto sim, camarada King in Yellow, tentei procurar na net essa aventura, mas ainda não obtive êxito :(, se alguém achá-la pra baixar postem aqui nos comentários e as fichas de autópsia tb, ficaram muito legais como props... Como diria o Luciano Huck: "Esse jogo é uma loucura, loucura, loucura,rss..." o_O

    ResponderExcluir
  8. Ei, acho que eu joguei essa aventura. Não é uma que tem um carro sendo arremessado?

    ResponderExcluir
  9. Sim, é a notória aventura do "carro sendo arremessado".

    ResponderExcluir