quarta-feira, 30 de julho de 2014

Meow! - Construíndo meu primeiro investigador felino para Cathulhu


Bom, eu devo confessar que realmente adorei Cathulhu.

E porque não? Afinal de contas ele coloca no mesmo saco de gatos (desculpem, não resisti!), meus animais de estimação favoritos - felinos, e meu autor predileto - H.P. Lovecraft, tudo isso embalado pelas regras do RPG que é o meu xodó, Call of Cthulhu.

O resultado é um jogo que tem tudo para ser divertido e diferente, tanto na proposta quanto na essência. Com o grupo certo, Cathulhu tem tudo para render cenários animados, repletos de criatividade e situações que muitos estão acostumados a lidar em aventuras de CoC, mas que no ambiente dos felinos seriam incrivelmente desafiadoras.

Para montar meu primeiro personagem no Universo de Cathulhu, decidi me inspirar no meu próprio felino (o que segundo o livro, é o que quase todos que tem um gato na vida real fazem!). Imaginei quais poderiam ser as habilidades do malandro de pelo branco e olhos azuis, que há 12 anos eu recolhi na rua e que acabou se tornando parte da família. Tanto que meus pais o adotaram a ponto dele ser chamado de "filho", embora como convém a todos os gatos de personalidade, nomes pouco importem. Quem tem um felino em casa sabe que eles decidem quando querem dar o ar da graça ou não. Ainda assim, a fera precisava de um nome e acabei o batizando como Lovecraft, ainda que só eu o chame dessa maneira. 

Como Cathulhu se passam nos anos 1920, a solução foi criar um antepassado do meu Lovecraft, confiando que assim como Charles Dexter Ward, ele tivesse uma incrível similaridade com seu tataravô, seu Joseph Curwen por assim dizer.

O resultado da montagem do meu investigador de quatro patas vem a seguir:

O primeiro passo foi rolar os números para o personagem, essas são as rolagens dos atributos segundo o livro. 

STR (Strength/Força): 1D3
CON (Constitution/Constituição): 2D6
SIZ (Size/Tamanho): 1
INT (Intelligence/Inteligência): 2D6+6
DEX (Dexterity/Destreza): 2D6+14
EDU (Education/Educação): 3D6+3
APP (Appearance/Aparência): 3D6
POW (Power/Poder): 2D6+6

Consegui os seguintes resultados:

STR 3, CON 8, SIZ 1, INT 15, DEX 23, EDU 15, APP 16 e POW 10

Desses oito atributos básicos decorrem as seguintes informações:

Sentience: POW×5
Know: EDU×5
Idea: INT×5
Luck: POW×5

Portanto temos:

Sentience 50%, Know 75%, Idea 75%, Luck 50% 

O que posso abstrair desses números é que Lovecraft é rápido, forte e bonito. Sem falar capaz de aprender muita coisa por ser inteligente e educado. O ponto fraco é o Power (10!!!), mas tudo bem já que quando a Sentience é reduzida, o personagem se torna mais selvagem e francamente, meu gato parece achar às vezes que é um leão.

O passo seguinte é "ESCOLHER A RAÇA".

Por mais que a tentação inicial fosse escolher o gato doméstico (que é meio o default dos personagens), achei por bem escolher aquele que fosse mais parecido com o bichano. Olhando as fotos de cada uma das espécies no livro, o "Siberiano" me pareceu o mais similar. Francamente da ponta do rabo até a ponta do bigode, essa raça é a cara do Lovecraft.

Então foi esse aí, mesmo!

Checando as vantagens e desvantagens raciais, temos:

Bônus de Raça: +1 CON, +10% na habilidade Jump (saltar)
Desvantagens de Raça: –10% to Yowl (Miar).
Truques da Raça: All-Weather (Todos os Tempos)

E isso encaixou legal na personalidade do bichano. A CON dele passa a ser 9, e ele já começa saltando com um bônus de 10% - quando eu lembro do bicho pulando do alto do armário para aterrizar no sofá, numa queda de quase dois metros de altura, a coisa parece se encaixar como uma luva.

A desvantagem também parece adequada. Lovecraft tem o miado mais esquisito que eu já ouvi. O bicho parece envergonhado de miar e como resultado ele soa como uma daquelas bonecas paraguaias que deveria dizer, mas que não diz "mamãe".

Já o truque da raça é bem adequado: All Weather significa que o bichano resiste bem a qualquer clima frio, neve ou vento. Sempre que ele tiver de testar sua CON contra os rigores do clima, o personagem tem um bônus de +2. Com isso, eu poderia dizer "Bring it on, Itaqua!"

Eu posso escolher um Truque adicional para o investigador, e na longa lista de possibilidades encontrei muitos que se encaixavam... mas nenhum tão perfeitamente quanto CURIOSO.

Sei o que vocês vão pensar, que todos os gatos são incrivelmente curiosos, mas tenho certeza de que esse bicho é mais curioso que a maioria dos gatos. Nunca vi um gato tão obstinado em satisfazer sua curiosidade. Curious (Curioso) proporciona o seguinte:

"Qualquer coisa fora do normal atrai a sua atenção. Esse truque melhora o resultado final de suas habilidades ouvir, faro e observar. Sempre que seu investigador tiver sucesso em um teste envolvendo uma dessas habilidades, o resultado revela algum detalhe adicional. O Guardião também pode julgar que o personagem sente um impulso irresistível de curiosidade uma vez por sessão, que o força a averiguar e potencialmente se meter em confusão".


Além de All Weather e Curious, todos os gatos começam com os truques Leap of the Moon (Salto na Lua, que lhe permite acessar fisicamente as Dreamlands) e Nine Lives (Nove Vidas, que garante uma vez por sessão a prerrogativa de re-rolar um resultado desfavorável e potencialmente letal).

A seguir eu poderia escolher magias. Essa é uma regra opcional na qual o investigador já inicia o jogo conhecendo alguma magia ou ritual. A ideia é que ele teria servido como familiar ou animal de estimação de um feiticeiro ou cultista do Mythos e assim aprendido como fazer magias. Eu adoro esse conceito, mas não acho que teria muito à ver com o Lovecraft, por isso não usaria essa vantagem. Para todos os efeitos ele começaria sem conhecer feitiço algum.

A parte mais divertida é gastar pontos nas habilidades, e algumas delas são especialmente adequadas.

Já que gatos não em "ocupações" o jogador pode gastar os pontos onde bem entender, conforme as regras um investigador de quatro patas tem (INT + EDU) x5, o que totaliza no meu caso, 150 pontos. O número pode parecer reduzido, mas é preciso entender que em Cathulhu os os felinos possuem uma lista menor de habilidades e que muitas dessas já tem um número inicial pré-estabelecido.

Espalhei meus 150 pontos cuidadosamente e no final a ficha ficou assim:

Bite (Morder) (30%) + 10% = 40%
Climb (Escalar) (50%) + 10% = 60%
Cuteness (Fofice) (APP x3) 44 + 10% = 54%
Dodge (Esquiva) (DEX x4) 49 +10% = 59%
Dreamlore (Conhecimento de Sonhos) (10%) + 10% = 20%
Dreaming (Sonhar) (25%) + 25% = 50%
Human Language (Língua humana) (INT x2) 32 + 25 = 57%
Human Lore (Conhecimento humano) (EDU x1) 15 + 25% = 40%
Jump (Saltar) (50%) +10% (racial) = 60%
Listen (Ouvir) (40%) +10% = 50%
Spot (Observar) (25%) + 20% = 45%

Minha ideia foi aproximar a ficha ao máximo do animal em si, assim fiz com que ele tivesse uma boa compreensão do idioma e costumes humanos (coisa que ele parece sempre interessado). Julguei que seria legal ele possuir uma espécie de ligação com o mundo dos sonhos e com a arte de sonhar para que ele pudesse explorar as Dreamlands mais facilmente. Perdi a conta de quantas vezes assisti ele se mexendo enquanto dormia, como se estivesse sonhando com algo especialmente agradável. O Cuteness se explica pelo fato do bicho ser realmente muito simpático. O restante das habilidades são auto-explicativas.

A etapa seguinte é dar um nome ao personagem o que é mais complicado do que pode parecer. Gatos no universo de Cathulhu possuem três nomes! Segundo o suplemento, o autor T.S Eliot certa vez escreveu:

"Todo o gato possui três nomes: sendo o primeiro aquele pelo qual os humanos o conhecem no dia a dia, o segundo é um nome particular, algo peculiar e digno pelo qual ele é conhecido pelos outros gatos, o terceiro é um nome que ninguém imagina, um nome que os humanos sequer imaginam e que apenas o gato conhece e jamais irá revelar".

Assim sendo escolhi MITZI (um nome pelo qual 99% dos donos chamam seus gatos) como seu nome humano.

LOVECRAFT acabou sendo seu nome felino, pelo qual ele é chamado pelos seus colegas de quatro patas.

Quanto ao seu nome secreto escolhi (achou que eu ia colocar aqui, né?) Nome perfeito! Mas uma vez que se trata de um nome secreto, não sou obrigado a revelá-lo. Não faria isso com meu gato, afinal ele não ficaria feliz com esse grau de indiscrição e liberdade.


O toque final é escrever uma pequena biografia do investigador, eu pensei no seguinte background:

O "humano de estimação" do meu investigador vive numa pequena casa em Arkham. Ele é um estudante de literatura da Miskatonic University que complementa seus ganhos escrevendo contos baratos de horror. Um fã declarado da revista Weird Tales o nome LOVECRAFT foi obviamente uma homenagem ao seu autor favorito. O humano possui uma coleção quase completa de revistas pulp guardadas em caixas de papelão, e é justamente ali que meu investigador felino adora se aninhar para tirar um cochilo, sentindo o cheiro de papel barato e amarelado, que o leva a ter sonhos heroicos e experimentar fantasias oníricas. Em seus sonhos ele não é um simples felino, mas um leão feroz dado a caçar e perseguir antílopes e zebras pelas savanas luxuriantes. Crescendo num ambiente cheio de livros e papéis, ele passou a compreender o idioma humano e a ler os rascunhos de estórias que jamais foram ou serão publicadas. Ele próprio tem suas ideias e se fosse capaz, escreveria suas narrativas assustadoras. 

Meu investigador foi acolhido na casa de seu humano ainda filhote, achado abandonado em um beco depois de ter se perdido de sua mãe e irmãos. A princípio ele não foi acolhido, apenas alimentado vez ou outra com uma tigela de leite. Finalmente ele conseguiu ganhar a afeição de seu dono a ponto de ser aceito na sua casa. Ele não costuma sair com frequência, mas quando o faz explora as ruas da cidade à noite, esgueirando-se furtivamente para não chamar demasiada atenção dos gatos vadios que infestam as ruas e que fazem graça da sua coleira com guizo. Seu lugar favorito para exploração é a velha casa abandonada no fim da rua que ele costuma invadir pelo telhado rachado. Lá costuma encontrar alguns amigos felinos com quem fez amizade e para quem relata estórias igualmente estranhas e assustadoras.

Sendo de raça siberiana, ele possui um sotaque puxado para o russo e tem modos aristocráticos. Seus pelos brancos se tornaram cinzentos com a idade e ele desenvolveu um gosto especial para salmão embora seu dono raramente o alimente com esse luxo. Extremamente curioso ele já se envolveu em enrascadas, sobretudo quando não conseguiu evitar o impulso de explorar o cemitério próximo de sua casa, aventura que quase terminou mal por ele ter entrado no território de gatos de rua. No cemitério ele teve a impressão de ver humanos estranhos vagando entre as sepulturas, humanos estes que andam arqueados e cheiram a corrupção. Seus pelos se arrepiam de pensar a respeito, mas a curiosidade, como diz o ditado, matou o gato e ele espera voltar um dia para ver de perto esses estranhos humanos.

E pronto! Aí está meu primeiro personagem de Cathulhu, agora é arranjar alguém para mestrar uma aventura (ou quem sabe uma campanha) disso!

4 comentários:

  1. Excelente postagem, Luciano!

    Ao ler este e o artigo anterior, não pude deixar de lembrar de "Um sonho de mil gatos", da série de histórias do Sandman, de Neil Gaiman. Justamente quando você diz que os gatos enxergam o mundo de maneira diferente, quando a personagem felina central vai encontrar o Senhor dos Sonhos, ela o vê na forma de imenso gato negro com os olhos vermelhos...

    Essa história também é um belo alicerce de uma campanha... Já pensou ter de impedir a reunião dos sonhos de 1.000 gatos? Ou, pelo contrário, ajudar a angariar mais e mais gatos para isso?

    ResponderExcluir
  2. Uau, realmente uma ideia interessante! - e de fato parece legal a ideia de uma campanha feita com gatos.

    ... e para mim é muito mais horrível pensar em gatos sendo assassinados do que humanos!

    ResponderExcluir
  3. Americo, eu acredito que "Um sonho de 1000 gatos" é uma das inspirações principais para Cathulhu. Eu até fui ler de novo essa estoria do Sandman depois que terminei o suplemento e tudo encaixa bem.

    ResponderExcluir
  4. King, tem alguma chance de você postar pra download esse livro aqui? Não quero soar como um pirata aqui mas não tenho como gastar 10 Obamas pra receber PDF de um livro que nem sei se terei a chance de jogar.

    ResponderExcluir