terça-feira, 29 de agosto de 2017

Diversão Offline! 2017 - O que rolou no maior evento de jogos do Brasil


Nos dias 19 e 20 de Agosto a cidade do Rio de Janeiro hospedou a Terceira Edição do Diversão Off Line o maior evento de jogos analógicos do Brasil. 

O evento reuniu fãs de RPG e Jogos de Tabuleiro (boardgames) em um excelente ambiente - o Centro de Convenções Sulamérica na Cidade Nova, que abriu suas portas para um público de mais de duas mil e quinhentas pessoas. Essa foi a primeira edição do Diversão Off Line com dois dias de duração e que se mostrou um completo sucesso de público e crítica. Uma oportunidade de ouro para os fãs dos jogos tradicionais se encontrar, trocar ideias, conhecer o que há de novo no mercado e fazer aquilo que é mais importante, jogar.

O MUNDO TENTACULAR esteve nos dois dias e realmente, foi um grande evento. Tivemos a chance de encontrar velhos amigos, conversar com os expositores, testar alguns jogos que estavam sendo apresentados com exclusividade e ainda conhecer um porção de gente boa.

Falar a respeito de tudo que vimos e do que participamos ficaria muito longo e chato, então, penso que a melhor maneira de resumir como foram esses dois dias, seja mostrando e comentando algumas fotos que tiramos durante o evento.

O que posso dizer em linhas gerais é: "Que venha o Diversão Offline! 2018". 

Este evento já ganhou a admiração e o carinho de todos os entusiastas cariocas, fãs da nobre arte de sentar em uma mesa entre amigos e se divertir por horas, seja interpretando personagens em RPG ou armando estratégias em jogos de tabuleiro. 

Vejamos então o que rolou no evento.

Desde já, agradeço aos companheiros do Velho Crânio que compartilharam suas fotografias do evento conosco.


Essa edição do Diversão Offline bateu o recorde de público que por sua vez havia sido estabelecido ano passado. Fica claro que o evento está atraindo mais gente a cada edição, ganhando lugar no calendário de eventos Geek da cidade.

O local escolhido chama a atenção pela excelente organização e pela estrutura. O Centro Sul América oferece um espaço acessível e agradável; amplo e inteiramente climatizado para tornar a visita o mais confortável possível.

O evento utilizou a área do salão de convenções do térreo e o mezanino do segundo pavimento inteiro, uma área mais do que suficiente para receber o público permitindo plena mobilidade e uma boa distribuição dos stands de expositores.


Chegando ao Diversão Offline com os colegas do Velho Crânio. Uma das principais razões para ir a eventos desse tipo é justamente encontrar os colegas, conversar e trocar ideias a respeito de nossos hobbies.

Perdi a conta de quantas pessoas encontrei nesse evento, pessoal que a gente geralmente conversa apenas através da internet, mas que vale muito a pena conhecer cara a cara. Essa edição contou com a presença de gente que veio de longe em caravanas que se organizaram para marcar presença no evento.


O sempre simpático Goblin que é o Símbolo do Diversão Offline em sua versão Exterminador do Futuro.

As empresas nacionais estavam presentes em stands que apresentaram as suas últimas novidades e lançamentos, além de jogos já consagrados que disputam a atenção dos jogadores. Mais de 30 expositores marcaram presença no evento com mesas para veteranos e iniciantes conhecerem e se divertir com os mais variados tipos de jogos.

Foi uma excelente oportunidade de adquirir aquele jogos que já se vinha namorando a tempo ou conhecer pessoalmente aquele outro jogo que até então apenas havia ouvido falar em algum fórum estrangeiro. Muitas empresas e editoras ofereceram descontos e preços especiais para seus artigos, uma iniciativa muitíssimo bem vinda em uma feira desse tipo.

Guias experientes estavam à disposição para ensinar as regras e apresentar cada jogo. O mesmo aconteceu nos stands dedicados aos RPG com mestres interessados em levar a aventura até jogadores de primeira viagem e conquistá-los para um novo e empolgante entretenimento.



O Stand da Conclave Games foi muito concorrido, apresentando várias novidades de Boardgames.


Incluindo o Great Wester Trail, jogo de tabuleiro com temática de Velho Oeste no qual os jogadores tentam construir um Império milionário valendo-se de muita estratégia. Jogaço!


O convidado especial foi Francois Rouzé, game designer francês responsável pelo jogo Room 25. Ele esteve presente nos dois dias demonstrando seu jogo e a Expansão Escape Room para o público.


Foto de uma partida de Room 25, onde os jogadores tentam escapar das armadilhas e perigos de uma prisão futurista.


Stand da Grow, um dos medalhões do Mercado de Jogos de Tabuleiro que fez a alegria de várias gerações, está disposta a apostar em um novo público desse segmento em franco desenvolvimento.


Jogos como Tiranos de Underdark, Lords of Waterdeep e Curse of Strahd reúnem aficionados de RPG e Boardgames. Aqui temos a chance de comandar exércitos, coordenar missões e enviar heróis para buscas nos subterrâneos da Cidade dos Drows. 

Outro grande jogo que vale a pena conhecer! 


A Ludeka, essa loja simpática com uma ideia muito bacana oferece peças e acessórios para Boardgames (os chamados Meeples). Eu fiz a festa nesse stand e comprei um monte de peças para usar nas minhas mesas! 


Stand da Meeple Maniacs que oferecia promoções e uma série de novidades.


Sendo que essa daqui me deixou literalmente babando e enlouquecido a ponto de nem ver que estavam filmando e invadir o espaço cercado atrapalhando a transmissão. (Foi mal aí, pessoal) 😊

Caras, essa foi a apresentação do Jogo de Tabuleiro inspirado no Filme O Poderoso Chefão (The Godfather). O jogo chamado Godfather - Corleone Wars é uma das coisas mais lindas que eu vi nos últimos tempos. Produção de extremo luxo, com tabuleiro, peças e miniaturas deslumbrantes.

Melhor de tudo? A Galápagos anunciou o lançamento para daqui alguns meses, então vão se preparando, esse é quase obrigatório!


O stand monstro da Game of Boards um dos lugares obrigatórios para todos que querem conhecer e comprar jogos especiais. Pessoal muito bacana que entende da coisa! E ainda por cima, com excelentes promoções de seus produtos!


O Stand da Game Makers, empresa nova que promete realizar o sonho daqueles game designers em início de carreira que planejam um dia ver os seus jogos lançados no mercado.


Uma das iniciativas mais bacanas do Evento, aliás, foi promover um espaço para que os novos designers de jogos pudessem apresentar suas criações ao público. A segunda edição do Protótipos em Jogo premiou as propostas mais interessantes votadas pelo público e pelos especialistas.


Os vencedores do concurso receberam um impulso de mil reais para iniciar seu Financiamento Coletivo através da página do Catarse e mais quinhentos reais para a produção em acessórios da Game Makers.


O grande vencedor foi "Sobrevivência na Amazônia" de Roberto Tostes. Parabéns aos criadores do jogo que vestiram a proposta de seu jogo!



Stand da Grande Red Box, uma das editoras mais queridas do mercado nacional. O lugar esteve cheio ambos os dias com um público ávido pelas novidades em RPG e boardgames.


Um dos jogos mais concorridos era justamente Ancient Terrible Things, jogo com uma pegada de horror e sobrenatural que acabou de fechar seu Financiamento Coletivo arrecadando mais de 100 mil reais. Jogo por sinal muito interessante para o público interessado em temáticas envolvendo os Mythos de Cthulhu!


Nossos colegas da Editora New Order não poderiam faltar nessa Festa Geek.

 

Além dos sempre empolgantes lançamentos em RPG (olha ali as edições nacionais de 7o Mar, KURO e Shadowrun), a editora carioca aproveitou o espaço para promover o sensacional jogo de tabuleiro e cartas Crossfire.


Inspirado no mesmo universo de fantasia urbana e Cyberpunk de Shadowrun, Crossfire é um jogo empolgante que prima pela rapidez e agilidade de resposta dos jogadores. 


E repara só o que vem por aí!!! Shadows over Normandie, um jogo inspirado em Achtung! Cthulhu que leva um grupo de comandos da segunda guerra mundial a um confronto direto com os horrores dos Mythos ancestrais. Não precisa dizer mais nada, a não ser, "Pega meu dinheiro e me dá essa coisa linda!"

Vamos ficar de olho nesse lançamento que está sendo preparado para o ano que vem!


Outra editora super querida do público, a Retropunk também não poderia ficar de fora. 

Ela trouxe seus grandes lançamentos em RPG e Jogos de Tabuleiro e contou com uma equipe muitíssimo simpática que se encarregou de apresentar os jogos a todos que queriam rolar dados e mergulhar de cabeça nos mundos de diversão analógica.


Olha uma visão bem familiar e sempre bem vinda. Rastro de Cthulhu na veia!!!


A mesa de nosso colega Thiago Queiroz que parece ter feito produção em série de cenários e aventuras para Rastro de Cthulhu. Perdi a conta de quantas aventuras ele narrou na ocasião, cada vez que olhava era um grupo diferente de jogadores, todo mundo enlouquecendo, morrendo e se divertindo como se não houvesse amanhã.


O que em se tratando de Rastro de Cthulhu, não está muito longe da verdade...


Outra mesa muito maneira, a de Savage Worlds de Piratas do Pedro Feio. Mesa animada pra caramba movida a rum e disparos de canhão.


E não podia faltar a maior aposta da Retropunk no ano, o RPG baseado no desenho "Hora da Aventura", um sucesso de público e crítica que teve uma pré-venda arrasadora e que estará sendo lançado em breve.


A mesa desse RPG foi uma das mais disputadas por marmanjos e pela molecada.

Ah sim, a Retropunk tem novidades para 2018, novidades do tipo ARRASA-QUARTEIRÃO.

Foi confirmado que a editora vai lançar para o MOUSE GUARD, um RPG incrível, muito comentado e elogiado pelo público. Em um universo de fantasia medieval habitado por camundongos heróicos que se aventuram em um mundo de perigos, violência e ameaças. Vamos ficar atentos, esse poderá ser um dos grandes lançamentos do ano que vem!


Outra favorita da galera, a Pensamento Coletivo estava com tudo nesse Diversão Offline.

Com mesas e mais mesas de demonstração para RPGs super interessantes como Interface Zero, Mutant Year Zero e, é claro, Shadow of the Demon Lord


Olha aí o Filipe Cunha empolgadão com o sucesso do Financiamento Coletivo do "Senhor Cramunhão". E não era pra menos, o RPG que conseguiu uma das maiores arrecadações da Era dos Financiamentos Coletivos até a data, estava sendo entregue na ocasião com a presença de ninguém menos do que o próprio autor.


Aliás, um instante para louvar o Demon Lord e sua belissima Edição Especial.


E fazer aquela tietagem básica com o autor da parada, um cara que entende dos paranauê do horror e do caos, o Sacerdote Máximo do Demon Lord e Discípulo Extraordinário da Dark Fantasy... o incrível e inominável Sr. Robert J. Schwalb.

E olha ele autografando o meu exemplar de Shadow of the Demon Lord.


Cara super acessível e muito bacana, a palestra dele foi um dos grandes momentos pra mim. Ouvir os conselhos de um dos autores e game designers mais influentes dos últimos anos foi nada menos do que incrível. 

"Você tem que apostar não apenas em horror em um jogo como esse, choque, nojo e escolhas difíceis são essenciais. Isso faz a diferença"! 


Olha a minha cara de satisfação em apertar a mão do cara que escreveu a magia Defecação Odiosa (Hateful Defecation).


Por sinal, tive que pedir a ele para que, ao assinar o meu exemplar, escrevesse alguma coisa a respeito de minha magia favorita:

"Qual magia?" ele quis saber, e respondemos ao mesmo tempo "Hateful Defecation" quando ele se tocou de que não poderia ser outra a não ser essa.


E no dia seguinte, cheio de motivação tive que narrar uma aventura de Shadow of the Demon Lord no stand da Pensamento Coletivo.


Senão vejamos o check list:

✔ Horror? Ok. 
✔ Choque? Sim. 
✔ Nojo? Com certeza! 
✔ Escolhas difíceis? Sem dúvida! 

A aventura foi super-divertida, nada como uma caça a um Demônio ladrão de cabeças para animar as coisas.


Entre mortos e feridos uma sessão muito divertida em um dos melhores RPG dos últimos tempos. Bom demais que esse jogo tenha chegado à Terras Brasileiras.


Na entrevista coletiva com o pessoal da organização do Diversão Offline, tivemos a chance de trocar ideias com as mentes por trás desse grande sucesso.

E aqui vai uma novidade pessoal!

Ano que vem o Diversão Offline desembarca em São Paulo para sua primeira edição fora do Rio de Janeiro em meados de Março de 2018. O evento terá uma estrutura e proposta semelhante ao modelo consagrado nas três edições cariocas. Então pessoal de São Paulo pode ir se preparando e separando uma data para um dos maiores e mais divertidos eventos nacionais.

Mas isso significa que o Rio vai ficar órfão de seu evento mais importante? A resposta é NÃO!

O Diversão Offline 2018 está confirmado para  ano que vem no Rio em meados de Agosto. Os organizadores prometem novidades e surpresas para tornar esse evento ainda maior e melhor!

A julgar pelo que vimos nesse, ja estamos ansiosos para ver o que vocês estão planejando!


Parabéns pessoal que tornou o Diversão Off Line 2017 uma realidade. 

Esperamos ansiosos pelo próximo!

2 comentários:

  1. Alguma editora planeja trazer CthulhuTech para o Brasil ?

    ResponderExcluir
  2. Ótima cobertura. Mercado de jogos no Brasil, BOMBANDO!

    ResponderExcluir