quinta-feira, 2 de março de 2023

O Homem do Chapéu - Uma Lenda Urbana aterrorizante


Relatos sobre entidades assustadoras que surgem no meio da noite são frequentemente recebidos com ceticismo pelas pessoas. O termo "Lenda Urbana" se tornou muito popular nas últimas décadas, referindo-se a praticamente todo tipo de história incomum e difícil de ser comprovada que povoa o território selvagem da internet.

De um momento para outro, alegados monstros assustadores, criaturas estranhas e animais incomuns deixaram de ser assunto para um pequeno grupo de pessoas e se converteram em tema para discussão na rede mundial. Assim aconteceu com o famoso Slenderman, que depois de ter surgido nas redes sociais no início do século XXI se converteu em uma espécie de febre após um interminável alvoroço de pessoas afirmando que a lenda urbana tinha fundamento na realidade. 

Hoje, outra figura de pesadelo vem ganhando popularidade com relatos no mundo inteiro. Essa figura sombria surge no meio da madrugada. Invade a casa de suas vítimas justamente quando elas se encontram mais fragilizadas - no meio do sono. Apelidado de "Homem do Chapéu", por conta de sua característica principal, ele tem sido muito discutido, criando um burburinho persistente sobre sua atuação.

O fenômeno atraiu atenção generalizada, inspirando documentários e o lançamento de um blog dedicado a ele, "The Hatman Project", onde pessoas podem compartilhar suas experiências e relatos à cerca da misteriosa entidade.

Mas, quem ou o que é o Homem do Chapéu?


Não se trata de forma alguma de algo novo, mas de uma adaptação. A Lenda do Homem de Chapéu está ligada intimamente ao fenômeno conhecido como Paralisa do Sono, no qual o indivíduo permanece em um estado semi-desperto, em que se vê incapaz de se mover, falar ou agir, ainda que conserve a consciência sobre o que acontece ao seu redor. Nesse estado fragilizado, muitas pessoas descrevem sentir ou perceber a presença de entidades desconhecidas, geralmente sombrias, próximas a elas ou em alguns casos até pressionando diretamente sobre o peito.

O fenômeno da Paralisia tem ganho cada vez mais atenção de especialistas em Distúrbios do Sono e foi incluído a partir de 2012 nos Manuais de psicologia e psiquiatria. A condição, de acordo com um estudo norte-americano afeta quase 8% das pessoas regularmente. 

Especialistas tentam entender como os pesadelos diferem entre as culturas. Depois de ler relatos sobre  paralisia do sono entre vários refugiados étnicos Hmong que emigraram do Laos para os Estados Unidos, o Dr. Seth Adler concluiu que cada povo parece possuir seus próprios mitos ligados ao distúrbio.

Mas no caso dos Hmong, a situacao era ainda mais impressionante. Eles nao apenas estavam sofrendo com a paralisia, mas alguns estavam, de fato, morrendo por conta dela. Em um período de quatro anos, do final dos anos 1970 ao início dos anos 1980, 18 jovens Hmong saudáveis que se mudaram para os Estados Unidos morreram repentinamente durante o sono. Na década seguinte, mais 100 mortes se seguiram, todas com um perfil semelhante.

Os médicos deram um nome à condição: “síndrome da morte noturna súbita inesperada”, ou Sunds.

No entanto, pesquisas posteriores realizadas nas décadas seguintes concluíram que as mortes de Sund podem ter uma causa raiz diferente, conhecida como Síndrome de Brugada, uma condição genética que afeta pessoas de ascendência do Sudeste Asiático caracterizada por batimentos cardíacos irregulares e - como na série de casos que interessaram Adler – um aumento no risco de morte súbita.


Movendo sua atenção para as Filipinas, Tailândia, Laos e outros lugares onde tais mortes eram mais comuns, Adler descobriu que a síndrome tinha um nome diferente, que se traduz aproximadamente como "Pesadelo Recorrente" ou "Síndrome da Morte por Pesadelo".

Na esperança de entender melhor as visões associadas à síndrome, Adler entrevistou refugiados Hmong que viviam em Stockton, Califórnia.

Todo o grupo testemunhou ter pesadelos recorrentes que apresentavam uma figura que eles chamavam de dab tsog, uma força malévola que vinha durante a noite, pressionando o peito da vítima e tentando sufocá-la. Quase todos os indivíduos entrevistados estavam familiarizados com o dab tsog e 58% deles disseram que já haviam experimentado sua visitação.

Mas os Hmong não foram o primeiro grupo a ter tal registro de tais visitas.

Entre os Inuit canadenses, a palavra uqumangirniq descreve esse sentimento de terror noturno, enquanto os japoneses o chamam de kanashibari.

No campo da pesquisa do sono, “essa experiência é denominada paralisia do sono: um indivíduo, no processo de adormecer ou despertar, encontra-se completamente acordado, mas incapaz de se mover ou falar... tambem e cotado com frequencia a presenca de uma forma sombria ou indistinta se aproximando. Esta causa uma reação emocional de incontrolavel pavor", escreve Adler.


Alon Avidan, diretor do Centro de Distúrbios do Sono da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, diz que visões de aranhas e insetos também são comuns entre os pacientes, mas elas não são tão frequentes quanto as sombras.

O que eles estão vendo é muito real para eles, e eles estão reagindo à imagem de uma maneira que parece ser muito semelhante entre indivíduos, culturas e regiões geográficas”, disse Avidan.

É nesse ponto que entra o Homem do Chapéu. A figura é descrita como uma forma alta, esguia e sombria, como se fosse um homem adulto totalmente escuro, exceto pelos olhos de um vermelho vivo. Sua silhueta seria marcada por um chapéu de aba larga que ele sempre usa na cabeça. O Homem do Chapéu não fala e não tenta estabelecer qualquer comunicação com as pessoas que afirmam vê-lo. Ele se mantém parado, observando, embora alguns digam que o brilho escarlate de seus olhos causa um efeito danoso, como de afogamento. 

Alguns especialistas defendem que o Homem do Chapéu pode ser uma interpretação do subconsciente de figuras da cultura popular, incluindo personagems de filmes de terror populares nos últimos tempos.

“Quando conheci o Homem do Chapéu, a coisa que me veio à mente foi Freddy Krueger”, disse Christopher French, professor de psicologia da Goldsmiths, Universidade de Londres. “Essa noção de que você pode ser atacado quando está dormindo é assustadora. E, claro, Krueger usa um chapéu.”

Contudo, o personagem Freddy Kruger não é exatamente novo, pelo contrário, existe há décadas. Além disso, nem todos os entrevistados que experimentaram a alegada visita do Homem do Chapéu estavam familiarizados com o personagem de cinema. Alguns jamais haviam ouvido falar dele ou visto seus filmes.

Em um artigo de 2017 dois dos principais neurocientistas Baland Jalal e V.S. Ramachandran propuseram teorias neurológicas sobre por que algumas pessoas alucinam figuras sombrias durante a paralisia do sono.

O sono de movimento rápido dos olhos (REM) geralmente cria os sonhos mais carregados de emoção, então nosso cérebro paralisa nosso corpo para garantir que não nos machuquemos. Às vezes, acordamos mentalmente enquanto ainda estamos sob o “feitiço” da paralisia REM e os “sonhos vívidos – às vezes aterrorizantes – do sono REM podem se espalhar para a vigília emergente”, concluem os dois cientistas.

As figuras sombrias, incluindo o Homem do Chapéu seriam uma resposta da mente, criando uma figura residual do sonho experimentado. A explicação até pode ser conveniente, contudo, muitas pessoas creditam a existência do Homem do Chapéu a outros fatores, entre estes, o sobrenatural. Ele seria uma figura maligna que se alimenta do medo, do terror e da agonia das suas vítimas. Ou ao menos é o que dizem alguns...

Seja qual for a explicação, o Homem de Chapéu vem se tornando mais um dos bichos papões que construímos em nosso imaginário, uma figura ap mesmo tempo de medo e fascínio.

3 comentários:

  1. Já sonhei com o homem do chapéu algumas vezes, mas em geral ele é bonzinho nos meus sonhos. Normalmente oferece comida ou dinheiro.

    Se tiver um tempo passa lá no RPG no Paço, quem sabe a gente não pode trocar uns links?

    ResponderExcluir
  2. Uma sugestão para o blog, a leitura da Trilogia "O problema dos três corpos". Já existe uma primeira temporada produzida na China. Outra está sendo produzida pela Netflix.

    Li o livro e senti uma mistura de horror cósmico e uma resposta assustadora do paradoxo de Fermi.

    ResponderExcluir
  3. Em paralisias de sono, às vezes, não é somente uma figura sombria que aparece, mas duas! No meu caso, eu via o Homem-de-Chapéu parado na porta do meu quarto (mas nem lembro s'ele tava de chapéu) e um chimpanzé todo preto com olhos e dentes brilhantes montado no pé da cama. Quando passei a trancar a porta do quarto, parei de ter paralisias e nunca mais vi eles.

    ResponderExcluir