Por Clayton Mamedes

As aventuras são interligadas e distribuídas em um período de cerca de 10 anos. Os personagens são investigadores do oculto que tentam desvendar mistérios em cidades da Nova Inglaterra. Até agora nada incomum, porém o aspecto que faz Coming Full Circle única é que se trata de uma campanha inteiramente baseada no folclore da região, e não no Mythos de Cthulhu.
O Livro

Outro aspecto interessante deste livro é a presença de um conjunto de regras opcionais para a criação de personagens com poderes mediúnicos (chamados de Gifts). Apesar do material ser de qualidade (com regras simples e funcionais), este tipo de poder acaba não sendo realmente muito utilizado na campanha. Porém, vale como referência para outras aventuras e situações.
O Enredo
Realmente o grande atrativo desta obra é o enredo. Com o intuito de não envolver o Mythos, as linhas de investigação nas aventuras são sólidas e conseguem prender a atenção do grupo de jogo.

Também é possível notar um grande amadurecimento por parte do pessoal da Pagan. Para quem acompanhou outras obras da editora (desde a clássica Walker in the Wastes até a mediana Realm of Shadows), pode ter notado que a solução para a grande maioria das investigações se resumia à invasão das residências dos cultistas e outras pessoas estranhas, com o objetivo de obter pistas e respostas. Em Coming Full Circle tal ação é praticamente inexistente, fazendo os players retornarem à fórmula de investigação mais clássica, como pesquisas e entrevistas.

Vale ressaltar a presença dos interlúdios, que são os intervalos existentes entre as aventuras. Este tempo pode ser utilizado para rolar outras aventuras, variando assim o clima da campanha.
Em resumo, Coming Full Circle é um livro bom, com o poder de propiciar boas horas de diversão, sendo melhor aproveitada por um grupo experiente cansado de enfrentar as mesmas criaturas do Mythos. A presença de um Keeper experiente, com a habilidade de modificar e improvisar situações é bem-vinda, devido à característica bem fluida do roteiro principal. Vale a pena experimentar. Jogando o primeiro capítulo à noite, é garantia de bons sustos.
Coming Full Circle
Autoria: John H. Crowe III
Arte: Dennis Detwiller (capa), Heather Hudson (interior)
Editora: Pagan Publishing, 1995
Formato: Brochura, preto e branco, 160 páginas
Sistema: Call of Cthulhu Basic Roleplay
Idioma: Inglês
Preço: US$ 17,95
bem bacana, eu preciso de um cartão de credito internacional e um curso de ingles de qualidade rsrsr
ResponderExcluir