quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Horror do Vampirismo encontra o Horror Cósmico.

Call of Cthulhu é um RPG de Horror.

Porém em essência, trata-se de um jogo que explora um tipo diferente de horror: o Horror Cósmico. As entidades ameaçadoras vieram das estrelas em um passado remoto e retornarão um dia para destruir o mundo como conhecemos.

Nessa recriação do Universo de Horror Cósmico de Lovecraft e seus seguidores, pouco espaço é dedicado a horrores mais mundanos que habitam a imaginação do homem. Os clássicos monstros góticos não são tão explorados. Seres como o lobisomem, os espectros, os fantasmas, múmias, os gêmeos malignos... e vampiros.

De todos os horrores góticos, nenhum é tão fascinante quanto o Vampiro.

O Livro Básico de Call of Cthulhu reconhece a existência dessas criaturas e os elenca como monstros que podem ser encontrado em cenários de Call of Cthulhu, em geral em aventuras “Non-Mythos”.

Há vários cenários em que vampiros aparecem, em alguns eles são apresentados na concepção mais clássica, como mortos vivos que drenam o sangue dos vivos e são imortais, exceto quando são expostos a luz do sol ou a alguma de suas fraquezas. Em outras ocasiões, vampiros são retratados de modo diferente, como aberrações sanguinárias que guardam pouca ou nenhuma similaridade com o estereótipo do morto-vivo.

Essa série de artigos irá explorar o mito do Vampirismo e colocá-lo em perspectiva com os Mitos Ancestrais.

Um adendo: Não esperem vampiros com um topete gigantesco ou que brilhem quando expostos à luz do sol... os vampiros que eu aprendi a amar e temer são aqueles que assombravam as noites em pesadelos. São as verdadeiras criaturas das trevas, malignas e sedentas de sangue. Eles são tudo menos amigáveis, sociáveis ou imersos em dilemas existenciais.

Um vampiro é uma aberração à natureza. Uma criatura que não respeita o ciclo que determina que tudo no universo nasce e morre. Os vampiros são um anátema, e sua existência se traduz em apenas duas coisas: morte e horror.

É esta a faceta que será explorada nessa série de artigos.

Um comentário:

  1. ...recentemente li o livro de Guillermo del Toro e Chuck Hogan - Noturno...achei mto interessante apesar de não totalmente inédita a roupagem dada aos " vampiros do livro " ...não comentarei detalhes para não estragar a diversão de quem se interessar em ler a obra...mas a apresentação das criaturas se encaixa muito bem no conceito de Horror Cósmico ou Ancestral Lovecraftiano...vale conferir...foge do classico mas de maneira charmosa e interessante...

    ResponderExcluir