sexta-feira, 23 de março de 2012

Resenha de Murderous Ghosts - Novo RPG de Narrativa Fantasmagórica

Ainda no tema fantasmas e aparições sobrenaturais, eis aqui um RPG interessante sobre o assunto.

Fiquei sabendo desse jogo através de um artigo do colega Franciolli Araújo ( http://franciollirpg.wordpress.com/2012/02/15/murderous-ghosts/ ). Como gosto de jogos com temática fantasmagórica fui correndo buscar mais informações sobre o dito cujo.

O jogo da independente Trauma Games se propõe a ser uma experiência de horror intenso, em que o mestre fica diante de um único jogador narrando o encontro de um pobre coitado com uma manifestação sobrenatural com a proverbial "sede de vingança".

O sistema fácil, a curta duração das sessões e a proposta de ser um jogo no estilo olho no olho, sem distrações e direto ao ponto são bem interessantes.

Uma das resenhas que encontrei é essa que está abaixo. É um relato de alguém que participou do playtest do produto.

Resenha por Jeremiah para o Blog Derailed

Vincent Baker (criador de A Wicked Age e Dogs in the Vineyard para citar apenas dois) acaba de lançar seu novo jogo, Murderous Ghosts. Eu tive a sorte de ser convidado para o playtest do jogo com mais 205 pessoas.

Ao longo de duas semanas tive a oportunidade de jogar essa ambientação quatro vezes. Embora, em virtude de compromissos eu não tenha tido a chance de jogar em pessoa. O jogo foi realizado na forma de play-by-mail (eu fui jogador duas vezes e mestre em outras duas) e um dos jogos foi concluído em live chat.

Vou começar essa resenha dizendo que normalmente não sou um grande fã de horror. Não é que eu não goste do gênero, mas na minha opinião existem outras opções mais interessantes. Mas, como sou um grande fã dos jogos do Vincent e estou sempre disposto a tentar algo novo, topei a parada. Algo que me chamou a atenção desde o início, é que Murderous Ghosts é um jogo para duas pessoas e que ele é projetado para ter uma curta duração (algo entre 20-60 minutos).

O jogo é realmente muito simples. O material se resume a dois livros — um para o GM e outro para o jogador. Cada um deles traz instruções a serem seguidas que definem os acontecimentos no jogo. A mecânica de resolução é feita através de cartas normais de baralho — o GM tira cartas com a face voltada para cima ao longo do jogo para definir se o jogador consegue ou não escapar de suas situações. O jogador também vira cartas que definem sua sobrevivência. Dependendo das cartas viradas e da mão formada (O ás vale 1, números valem seu valor e as figuras tem valor 11), é possível formar 3 resultados: mão forte, mão fraca, ou estourar (mão muito alta ou muito baixa). Geralmente, uma mão forte significa que as coisas vão bem para o jogador, uma mão fraca quer dizer que as coisas correm bem, mas poderiam ser melhores, enquanto estourar resulta em péssimas notícias para o jogador.

O jogo trancorre ao longo de situações com jogador e mestre narrando os acontecimentos. Cada livro é dividido em sessões. E baseado no que acontece na aventura, você deve seguir uma determinada ação, tirar uma carta, ler uma sessão do seu próprio livro ou dizer ao outro jogador que ele deve consultar uma determinada sessão.

O layout do jogo é bem simples e o texto direto ao ponto, sem espaço para embelezamento. Isso torna o jogo mais fácil de ser seguido, ainda que tenha várias dicas e notas de rodapé para ajudar na partida.

As aventuras que joguei foram bem legais, com estórias empolgantes. Os três jogos por PBeM levaram entre 1 e 3 dias para serem concluídos. O jogo que levou um pouco mais de tempo, foi em parte pela sorte do jogador que conseguiu escapar sem ser assassinado. O jogo por video chat durou 25 minutos. Cada jogo teve um roteiro diferente. Um deles foi sobre o fantasma de uma jovem noiva estrangulada e afogada, outro sobre o empregado de uma fábrica eletrocutado, e o terceiro sobre o fantasma de um indivíduo que adorava torturar animais, bem como os vários fantasmas desses mesmos animais - este último o meu cenário favorito.

O mais fantástico sobre o jogo é que não é necessário criar uma estória ou roteiro muito elaborado. A premissa para cada partida é sempre a mesma -- o jogador é um explorador urbano, que se vê confrontado por uma força sobrenatural cujo único objetivo é matá-lo. O que muda é a situação, o lugar e a maneira como aquele fantasma busca seu intento.

Também é interessante destacar que o jogo agradou muito a pessoas que nunca haviam tido experiência com role-playing games ou que conheciam o hobby apenas por alto. Mais impressionante ainda é que várias dessas pessoas imediatamente quiseram se tornar GMs tendo se saído muito bem.

Eu recomendo muito esse jogo, e o conselho vem de alguém que normalmente não é muito fã do gênero, mas que realmente ficou satisfeito com o que encontrou. Virar as páginas, sem saber o que vai acontecer em seguida ou o que o outro está planejando, é realmente empolgante.

Um jogo muito inteligente e extremamente divertido!

* * *

Murderous Ghosts está à disposição para venda no formato digital no link abaixo:

http://lumpley.com/murderousghosts/

Como é baratinho, custa 5 doletas de repente vale a pena.

Um comentário: