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Fiquei sabendo desse jogo através de um artigo do colega Franciolli Araújo ( http://franciollirpg.wordpress.com/2012/02/15/murderous-ghosts/ ). Como gosto de jogos com temática fantasmagórica fui correndo buscar mais informações sobre o dito cujo.
O jogo da independente Trauma Games se propõe a ser uma experiência de horror intenso, em que o mestre fica diante de um único jogador narrando o encontro de um pobre coitado com uma manifestação sobrenatural com a proverbial "sede de vingança".
O sistema fácil, a curta duração das sessões e a proposta de ser um jogo no estilo olho no olho, sem distrações e direto ao ponto são bem interessantes.
Uma das resenhas que encontrei é essa que está abaixo. É um relato de alguém que participou do playtest do produto.
Resenha por Jeremiah para o Blog Derailed
Vincent Baker (criador de A Wicked Age e Dogs in the Vineyard para citar apenas dois) acaba de lançar seu novo jogo, Murderous Ghosts. Eu tive a sorte de ser convidado para o playtest do jogo com mais 205 pessoas.
Ao longo de duas semanas tive a oportunidade de jogar essa ambientação quatro vezes. Embora, em virtude de compromissos eu não tenha tido a chance de jogar em pessoa. O jogo foi realizado na forma de play-by-mail (eu fui jogador duas vezes e mestre em outras duas) e um dos jogos foi concluído em live chat.
Vou começar essa resenha dizendo que normalmente não sou um grande fã de horror. Não é que eu não goste do gênero, mas na minha opinião existem outras opções mais interessantes. Mas, como sou um grande fã dos jogos do Vincent e estou sempre disposto a tentar algo novo, topei a parada. Algo que me chamou a atenção desde o início, é que Murderous Ghosts é um jogo para duas pessoas e que ele é projetado para ter uma curta duração (algo entre 20-60 minutos).
O jogo é realmente muito simples. O material se resume a dois livros — um para o GM e outro para o jogador. Cada um deles traz instruções a serem seguidas que definem os acontecimentos no jogo. A mecânica de resolução é feita através de cartas normais de baralho — o GM tira cartas com a face voltada para cima ao longo do jogo para definir se o jogador consegue ou não escapar de suas situações. O jogador também vira cartas que definem sua sobrevivência. Dependendo das cartas viradas e da mão formada (O ás vale 1, números valem seu valor e as figuras tem valor 11), é possível formar 3 resultados: mão forte, mão fraca, ou estourar (mão muito alta ou muito baixa). Geralmente, uma mão forte significa que as coisas vão bem para o jogador, uma mão fraca quer dizer que as coisas correm bem, mas poderiam ser melhores, enquanto estourar resulta em péssimas notícias para o jogador.
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O layout do jogo é bem simples e o texto direto ao ponto, sem espaço para embelezamento. Isso torna o jogo mais fácil de ser seguido, ainda que tenha várias dicas e notas de rodapé para ajudar na partida.
As aventuras que joguei foram bem legais, com estórias empolgantes. Os três jogos por PBeM levaram entre 1 e 3 dias para serem concluídos. O jogo que levou um pouco mais de tempo, foi em parte pela sorte do jogador que conseguiu escapar sem ser assassinado. O jogo por video chat durou 25 minutos. Cada jogo teve um roteiro diferente. Um deles foi sobre o fantasma de uma jovem noiva estrangulada e afogada, outro sobre o empregado de uma fábrica eletrocutado, e o terceiro sobre o fantasma de um indivíduo que adorava torturar animais, bem como os vários fantasmas desses mesmos animais - este último o meu cenário favorito.
O mais fantástico sobre o jogo é que não é necessário criar uma estória ou roteiro muito elaborado. A premissa para cada partida é sempre a mesma -- o jogador é um explorador urbano, que se vê confrontado por uma força sobrenatural cujo único objetivo é matá-lo. O que muda é a situação, o lugar e a maneira como aquele fantasma busca seu intento.
Também é interessante destacar que o jogo agradou muito a pessoas que nunca haviam tido experiência com role-playing games ou que conheciam o hobby apenas por alto. Mais impressionante ainda é que várias dessas pessoas imediatamente quiseram se tornar GMs tendo se saído muito bem.
Eu recomendo muito esse jogo, e o conselho vem de alguém que normalmente não é muito fã do gênero, mas que realmente ficou satisfeito com o que encontrou. Virar as páginas, sem saber o que vai acontecer em seguida ou o que o outro está planejando, é realmente empolgante.
Um jogo muito inteligente e extremamente divertido!
* * *
Murderous Ghosts está à disposição para venda no formato digital no link abaixo:
http://lumpley.com/murderousghosts/
Como é baratinho, custa 5 doletas de repente vale a pena.
É...pelo jeito terei que conferir de perto...
ResponderExcluirMamedes