sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Algo Lovecraftiano no Kazaquistão - Misteriosa Doença do Sono se espalha em vilarejo


Com base no artigo do Daily Mail

Imagine viver e uma cidade onde um em cada seis moradores sofre de uma doença desconhecida. Uma condição misteriosa que faz com que a pessoa simplesmente "apague" de um momento para o outro, caia no sono e não possa ser acordada por dias à fio.

É isso o que vem acontecendo em Kalachi, um pequeno povoado do Kasaquistão, onde mais de 100 habitantes do povoado - que tem uma população de 680, manifestaram os sintomas de uma doença desconhecida que tem intrigado os médicos locais.

Kalachi é pouco mais do que um vilarejo no norte do Kazaquistão localizado a cerca de 150 milhas da fronteira com a Rússia. De acordo com um documentário recente produzido pela Rede Rússia Today (RT), a população vem experimentando ocorrências cada vez mais frequentes nos últimos meses. Todos em Kalachi tem um parente ou conhecido que sofreu essa perda temporária de consciência e muitos temem desmaiar e jamais acordar novamente. Há um rumor persistente de que logo no início da crise, quando a epidemia ainda não havia sido identificada, um senhor teria sido declarado erroneamente morto e enterrado vivo. Uma enorme ironia, já que "Kalachi" no dialeto local significa "tumba esquecida". 

Até o momento, as autoridades não tem uma explicação plausível para o fenômeno. As vítimas simplesmente perdem a consciência, desmaiam e ficam nesse estado por no mínimo cinco dias. Pessoas desmaiaram em restaurantes ou perderam a consciência nas ruas. Nesse período as vítimas parecem dormir um sono profundo, marcado por momentos de agitação. Ao despertar, as pessoas afirmam ter experimentado um sono agitado, pontuado por sonhos, embora ninguém tenha sido capaz de elaborar como foram esses sonhos ou o tema deles.


Enquanto adultos parecem apenas dormir, as crianças atingidas pela moléstia manifestaram outros sintomas como alucinações, tontura e perda de memória antes e depois da experiência. Médicos, virologistas e radiologistas examinaram as vítimas, em busca de doenças que pudessem causar efeitos similares, mas até o momento, ninguém conseguiu isolar uma causa comum para a estranha moléstia que vem atingindo os habitantes de Kalachi. Sabe-se que não se trata de uma infecção bacterial como encefalite letárgica (que seria a primeira suspeita), nenhuma infecção de origem parasital ou episódios de narcolepsia.

Os testes conduzidos pelos médicos envolvidos no estudo tem sido extensivos, mas até o momento, não há uma conclusão. A proliferação dos casos deixou os especialistas pasmos. A doença também parece atingir somente os moradores de Kalachi, os vilarejos próximos não tiveram nenhuma ocorrência registrada.

Toxicologistas manifestaram a preocupação de que a doença possa estar relacionada aos gases expelidos pelas Minas de Krasnogorsk, uma instalação subterrânea usada para o enriquecimento de urânio na época da União Soviética. O local, atualmente, abandonado desde a desintegração do regime comunista, ainda registra um índice alto de radiação ou assim dizem. Felizmente os testes não registraram atividade radioativa.

Krasnogorsky, segundo alguns habitantes era considerada uma Base Secreta, utilizada pelos militares para a realização de experiências sigilosas. Quando a base foi inteiramente desativada, em 1992, os militares carregaram toneladas de material e equipamento de volta para a Rússia. Tudo que não foi levado, acabou destruído e a instalação foi inteiramente lacrada.


Uma das únicas fotografias da Mina de Krasnogorsky

O que está causando a misteriosa doença do sono em Kalachi? Uma das teorias é que as ocorrências estão de alguma forma ligadas ao repentino aumento da temperatura, mas essa suspeita não foi ainda corroborada. Outra teoria envolve histeria em massa, o que não soa totalmente estranho em vista da delicada situação política e econômica na área.

Enquanto isso, vítimas da doença se mostram incapazes de lembrar o que aconteceu enquanto estiveram desacordadas. Muitos no entanto manifestaram medo de sofrerem um novo episódio. Até que uma causa ou cura seja encontrada, a população de Kalachi tenta se proteger da melhor maneira possível, rezando para que quando forem dormir, consigam despertar...

*     *     *

Só eu, ou mais alguém sentiu um cheiro de Dreamlands (A Terra dos Sonhos no ar)?

Parece um daqueles roteiros de Chamado de Cthulhu que se escrevem sozinhos, puramente encontrando respaldo no mundo real...

O trecho que as pessoas afetadas tem sonhos e que não conseguem se recordar do teor dessas jornadas quando desacordados, quase pede por um cenário se passando no Mundo Desacordado.

Talvez uma experiência conduzida pelos soviéticos visando interferir nos sonhos alheios, tenha saído de controle. Quem sabe seja uma máquina que concentra energia extraída dos sonhos e que depois de anos sem manutenção começa a dar problemas afetando as pessoas que residem nas proximidades do vilarejo.

Talvez a energia onírica tenha se concentrado de tal maneira que permitiu uma abertura física para as Dreamlands. Uma investigação nas Minas de Krasnotgorsky poderia revelar um portal aberto e a passagem de criaturas da Terra dos Sonhos. Quem pode imaginar os horrores e maravilhas que passariam através dessa porta dimensional...

Fora isso, que tal imaginar um grupo de cientistas interessados em levar adiante uma experiência comportamental dos tempos da Guerra Fria, ou quem sabe ainda um bando de dissidentes querendo roubar os experimentos soviéticos que não foram levados adiante.

O que não falta são ideias... como disse, é o tipo do cenário que se escreve sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário