sexta-feira, 21 de julho de 2017

ENNies 2017 - Minhas escolhas, quem deve ganhar e quem é favorito.


Fala aí pessoal, a janela de votação terminou e quem votou, votou... quem não votou? Bem, resta torcer pelo que foi escolhido pelos demais.

O ENNIEs Awards, o Oscar do RPG Internacional já está fechado e esse ano tivemos até campanha de algumas editoras para que o público escolhesse seus produtos. Prevejo que esse ano, a premiação será uma ads mais concorridas dos últimos tempos e com maior destaque.

Mas quem deve ganhar? Quem são as apostas certas? Quem são os favoritos em cada uma das categorias?

Ano passado eu dei os meus palpites e acertei bastante. Vou arriscar e lançar alguns dos nomes mais quentes e aqueles em quem votei para ver se acerto alguma coisa ou se foi apenas sorte.

Então sem mais delongas, aqui estão meus favoritos para esse ano:

Melhor Aventura

Dragon’s Hoard (Green Ronin)
Doors to Darkness (Chaosium)
The Edom Files (Pelgrane Press)
The Things We Leave Behind (Stygian Fox Publishing)
Blood in the Chocolate (Lamentations of the Flame Princess)

Em quem votei: A luta pelo meu voto já começa de maneira frenética. Caras, dessa lista tem três que saltam aos meus olhos, não apenas por que dois deles são do meu sistema de jogo favorito, mas por que, a despeito de bairrismo e torcida para Call of Cthulhu, são dois módulos com excelentes aventuras. Eu me dividi entre Doors to Darkness da Chaosium, um compêndio com cinco aventuras para mestres em início de carreira, The Edom Files um suplemento com aventuras para Nights Black Agents (um dos queridinhos dos votantes da Gen Con) e The Things We Leave Behind, da novata Stygian Fox. Difícil escolher entre eles, mas como só pode haver um favorito fico com THE THINGS WE LEAVE BEHIND. Material de primeira, livro empolgante, aventuras bem escritas e ideias inovadoras em uma antologia na qual virtualmente TODAS aventuras são utilizáveis.


Quem deve Ganhar: Difícil dizer. Pode acontecer do público fã de Call of Cthulhu dividir seus votos entre Doors to Darkness e The Things We Leave Behind. Se isso acontecer, vai sobrar para Edom Files. Eu ainda acho que Doors to darkness tem uma pequena vantagem graças ao lobby que a Chaosium vem fazendo desde o anúncio do livro. Se tivesse que cravar, diria que DOORS TO DARKNESS leva, mas vai ser por pouco.

Melhor Acessório

13th Age Icon Tokens (Campaign Coins)
Kobold Guide to Plots & Campaigns (Kobold Press)
Zombies!!! Official Board Game Soundtrack (Midnight Syndicate)
Call of Cthulhu – Keeper’s Screen Pack (Chaosium)
Pirate Coins (Norse Foundry, LLC)

Em quem votei: Nesse quesito ao meu ver não tem pra ninguém. O CALL OF CTHULHU - KEEPERS SCREEN PACK é uma coisa linda de se ver. Não apenas pelo fato de apresnetar um belíssimo screen, útil e prático, mas por incluir no pacote mapas e um livro com cenários protos. Em tempos em que os escudos do narrador vem acompanhados de... nada, uma editora que inclui material de primeira junto com o escudo já ganha minha simpatia. E meu voto!


Quem deve ganhar: Eu diria que o CALL OF CTHULHU - KEEPERS SCREEN PACK deve levar, pois como mencionei o Looby está grande e a Chaosium tem uma base de fãs hardcore. Ao meu ver, esse deve ser o ano da Chaosium que emplacou 10 indicações, mas nunca se sabe, pode dar uma zebra. Provável que não aqui, mas quem sabe... correndo por fora nessa categoria eu coloco o Kobold Guide to Plots & Campaigns que ganhou muitos elogios.

Melhor Arte de Capa

7th Sea: Pirate Nations (John Wick Presents)
Call of Cthulhu – Investigator Handbook (Chaosium)
Rifts®: Savage Foes of North America (Pinnacle Entertainment Group)
Blue Rose: The AGE RPG of Romantic Fantasy (Green Ronin)
Torment: Tides of Numenera — The Explorer’s Guide (Monte Cook Games)

Em quem votei: Arte é em geral uma categoria complicada. Ela diz respeito muito mais a gosto particular do que qualquer outra coisa. A beleza de uma capa está no olho do observador, o que é deslumbrante para alguns, para outros não faz tanto sentido ou é meramente passável. O que posso dizer sem medo de errar é que qualquer um dos candidatos poderia levar essa premiação pois todos os trabalhos são primorosos. Vou jogar meu voto para CALL OF CTHULHU - INVESTIGATOR HANDBOOK, que na minha opinião apresenta uma das melhores capas da história de Call of Cthulhu. A representação do Grande Antigo Chaugnar Faugn como uma estátua sombria e malévola, a presença dos investigadores explorando a câmara, as sombras que parecem espreitar pelos cantos... tudo conjura uma aura de ameaça, horror e espanto. Eu adorei essa capa, se tivesse um poster disso, emoldurava e pendurava em cima da minha cama (pelo menos até minha mulher mandar tirar!)


Quem deve ganhar: Difícil de dizer, tudo ali é bonito demais. Mas acredito que a premiação vai ficar entre o Call of Cthulhu - Investigators Guide e o TORMENT: TIDES OF NUMENERA, com uma pequena vantagem para esse segundo. A capa é realmente uma coisa de maluco com detalhes incríveis. Correndo por fora estão o 7th Sea: Pirate Nations com uma arte deslumbrante que remete às grandes navegações. Muito bacana! Se levar não vai ser injusto.  

Melhor Arte Interior

Baby Bestiary Handbook Vol 2 (Metal Weave Games)
Tales from the Loop – Roleplaying in the ’80s That Never Was (Free League Publishing)
S. Petersen’s Field Guide to Lovecraftian Horrors (Chaosium)
Gods of the Fall (Monte Cook Games)
Polaris RPG – Core Rulebooks 1 & 2 Deluxe Edition (Black Book Editions)

Em quem votei: Aqui o bicho pega! Eu fiquei dividido entre três que são simplesmente de cair o queixo. Tales from the Loop é uma coisa de maluco! Sério, que livro, que arte, que material! Se ele levar não vou nem me importar de ter errado. Polaris é outro tem uma arte nada menos do que sensacional. Que livro impressionante! Gods of the Fall é de tirar o chapéu, e todos sabemos que o pessoal adora a arte dos livros da Monte Cook... mas vou ter que ser bairrista nesse quesito. "De novo!", dirão alguns leitores, "Esse cara só vota nas paradas da Chaosium", constatarão outros. "Vai ter que aguentar!" responderei de maneira ousada. SANDY PETERSEN FIELD GUIDE TO LOVECRAFTIAN HORRORS, é nada menos do que sensacional. Primeiro pelo trabalho dos franceses da Sans Detour, segundo pelo conceito inovador na aparência das criaturas, terceiro por terem ousado transformar um livro de monstros em algo que mais parece um livro de arte. Não dá, vai me desculpar mas meu voto tem dono. Só uma nota: cadê o material de D&D 5th? Gente a arte dos livros é deslumbrante e se não teve muita novidade, eles mantiveram a qualidade dos anos anteriores. Deveria pelo menos ter sido lembrada!


Quem deve ganhar: Qualquer um dos concorrentes mereceria uma menção honrosa aqui. Eu acho que qualquer um pode levar e seria justo. Mas se tiver de apontar favoritos, a coisa ao meu ver vai ficar entre Polaris, Tales from the Loop e o SANDY PETERSEN FIELD GUIDE TO LOVECRAFTIAN HORRORS que a meu ver tem uma pequena vantagem diante dos outros pelos fãs. Se bem que o Bestiário de monstrinhos bebês fofinhos pode atrair votos. 

Melhor Blog

Loot the Room
Age of Ravens
Gnome Stew: The Gaming Blog
Cyclopedia
dicegeeks

Em quem votei: Eu costumo votar naquele que conheço ou no mais popular. Já faz algumas edições que meu voto vai para GNOME STEW: THE GAMING BLOG, não apenas por ser um dos melhores blogs de RPG da atualidade, mas por continuar sendo um dos melhores, mantendo sua qualidade.

Quem deve ganhar: GNOME STEW: THE GAMING BLOG, deve levar até por que a base dos fãs é enorme e vota em massa.

Melhor Cartografia 

7th Sea: Map of Théah (John Wick Presents)
Rifts®: North America + Castle Refuge Poster Map (Pinnacle Entertainment Group)
Torment: Tides of Numenera — The Explorer’s Guide (Monte Cook Games)
Call of Cthulhu – Keeper’s Screen Pack (Chaosium)
The Cursed Chateau (Lamentations of the Flame Princess)

Em quem votei: Engana-se quem imagina que eu vou ser bairrista aqui. Se pensaram que eu iria votar no Call of Cthulhu: Keepers Screen Pack , erraram. Estamos votando em cartografia, ou seja mapas, e a Chaosium conseguiu a proeza de simplesmente CORTAR a América do Sul do Mapa Mundi que vem com os demais. Sério? Cadê a América do Sul, manolos? Tudo bem, o resto do material é bonito à vera, mas esse deslize eu não perdoo. Então aqui meu voto foi para outro: TORMENT: TIDES OF NUMENERA - THE EXPLORERS GUIDE, tem uma cartografia excelente. Como todos os mapas que descrevem o Nono Mundo em detalhes, esses aqui são maravilhosos e merecem levar! Ah sim, mais uma vez: Cadê  material de D&D 5th nesse quesito? Caras, Cartografia é quase uma marca registrada das Dungeons de D&D, está no nome pelo amor de Deus! Nada? Nenhuma indicação? Jeez...


Quem deve ganhar: O Mapa de Théah é bonito e deve ganhar muitos votos. Tendo em mente que o Financiamento Coletivo de 7th Sea quebrou records, imagino que vai levar muitos votos de sua base de fãs. Assim como o material de Numenera em quem votei e o Cursed Chateau que tem uma cartografia incrível descrevendo aposento por aposento uma mansão assombrada. Mas, as razões pelas quais eu evitei votar no CALL OF CTHULHU - KEEPERS SCREEN PACK, não devem afastar outros votantes. Os mapas de Arkham e da Lovecraftian Country são lindos de morrer e ao meu ver devem levar. 

Melhor Material Eletrônico

The Things We Leave Behind (Stygian Fox Publishing)
Spirit of 77 — A Very Special Episode: Masterpiece 77 (Monkeyfun Studios)
The Cthulhu Hack: The Haunter of the Dark (All Rolled Up)
Hubris: A World of Visceral Adventure (DIY RPG Productions)
Fragment (Imaginary Empire)

Em quem votei: THE THINGS WE LEAVE BEHIND inovou com material eletrônico para auxiliar a mestrar as excelentes aventuras oferecidas em sua antologia de cenários modernos. E é um material de primeira com handouts e recursos para o Mestre. Não vou estranhar se outras editoras começarem a fazer a mesma coisa num futuro próximo. 

Quem deve ganhar: Difícil dizer, pois francamente não conheço bem o restante dos candidatos. Dei uma olhada nos outros e gostei do Cthulhu Hack e do Hubris. Acho que os dois estão em pé de igualdade com o THE THINGS WE LEAVE BEHIND, mas se tiver de apontar apenas um, acho que as chances dele são boas. 

Melhor Jogo para a Família 

Bubblegumshoe (Evil Hat)
Masks: A New Generation (Magpie Games)
Epyllion: A Dragon Epic (Magpie Games)
Space Pirates the Musical (Orcs Unlimited)
Little Heroes (Mystical Throne Entertainment)

Em quem votei: Não votei nessa categoria. Os caras dizem para não votar sem saber o mínimo a respeito dos candidatos, então para não ser injusto preferi me abster. Não faço a mais remota ideia do que são esses jogos.

Quem deve Ganhar: No Idea!

Melhor Produto Gratuito

7th Sea: Basic Rules (John Wick Presents)
City of Mist – Free PDF Starter Set (Son of Oak Game Studio)
Santa is Dead(In Search of Games)
Free RPG Day Flipbook – Swords Against the Dead and The Van Helsing Letter (Pelgrane Press)
Rockerboys & Vending Machines (Encoded Designs)

Em quem Votei: 7th SEA BASIC RULES oferece um apanhado das regras e material para compreender um pouco das complexidades do Mundo de Théah. É um material muito bom, bem feito, bem elaborado, bem construído e tudo isso... GRÁTIS! E na boa, deve ter seu mérito, pois foi com base nessas regras básicas que o Financiamento do John Wiki atingiu o 1 milhão de dólares lá fora. Então ele leva meu voto!


Quem deve ganhar: O 7th SEA BASIC RULES deve levar pelos mesmos motivos acima descritos, mas correndo por fora tem o Swords Against the Dead que é um material muito bacana para Nights Black Agents, um cenário que vem chamando a atenção pela qualidade. Não me importaria se ele levasse essa premiação, embora, se isso acontecer, o John Wick deve chorar...

Melhor Jogo

Tales from the Loop – Roleplaying in the ’80s That Never Was (Free League Publishing)
7th Sea: Core Rulebook (John Wick Presents)
Timewatch (Pelgrane Press)
Bubblegumshoe (Evil Hat)
Sins of the Father (Third Eye Games)

Em quem votei: Tirem as crianças da sala que esse é o prêmio mais importante. Estamos falando de melhor jogo do ano, afinal de contas. E foi um belo ano para lançamentos diferentes e material inovador. Pra variar, fiquei dividido nesse quesito: O 7th Sea: Core Rulebook é um excelente livro de uma das minhas ambientações favoritas. O livro é sensacional e poderia muito bem ser meu favorito. Só que tem um livro novo chamado TALES FROM THE LOOP que é basicamente Strangers Things RPG. caras... STRANGER "FREAKING" THINGS!!!!! Não dá para não votar nele! Eu preciso desse jogo para ontem.


Quem deve ganhar: Tem três nessa categoria que podem levar pra casa o prêmio. O 7th Sea que teve um Financiamento record de arrecadação graças a propaganda da John Wick Presentes - e que é realmente uito bom, o Bubblegumshoe que oferece uma plataforma nova e simplificada do Gunshoe (um jogo com uma bela base de fãs) e o TALES FROM THE LOOP que é basicamente... STRANGER "FREAKING" THINGS!!!! Nesse caso, não vou me surpreender se este último levar pelo fator nostalgia que ele invoca em cada página.  

Melhor Produto em Miniatura

D&D Icons of the Realms: Adventurers’ Campsite Premium Set(WizKids)
Achtung! Cthulhu Skirmish: Servitors of Nyarlathotep (Modiphius Entertainment)
Gen Con Legends Miniature Series – Ranger(Games & Gears)
Pathfinder Pawns: Villain Codex Box (Paizo Publishing)
Dungeons & Dragons: Molzur’s Marvelous Miniatures (WizKids)

Em quem votei: Nenhum! Não tenho costume de votar em miniaturas.

Quem deve Ganhar: Sabe lá Deus!

Melhor livro d eMonstro/Adversário

Atlas of Earth-Prime (Green Ronin)
Eclipse Phase: X-Risks (Posthumans Studio)
S. Petersen’s Field Guide to Lovecraftian Horrors (Chaosium)
Veins of the Earth (Lamentations of the Flame Princess)
Fantasy AGE Bestiary (Green Ronin)

Em quem Votei: Vocês sabem em quem votei não sabem? Pois é, muito embora o SANDY PETERSEN FIELD GUIDE TO LOVECRAFTIAN HORRORS ao meu ver não seja exatamente um Livro de Monstros/Adversários, por não ter nenhuma estatística das criaturas, ele merece meu voto. O Veins of the Earth é bacana? Com certeza! Eu adoro o conceito de dedicar várias páginas a cada monstro e oferecer ideias para o mestre usá-lo em sua mesa. Mas... cara, eu adoro o trabalho desses franceses malucos da Sans Detóur e aqui eles levaram às raias do absurdo sua criatividade ao reinventar os monstros dos Mythos de Cthulhu. 


Quem deve Ganhar: O FANTASY AGE BESTIARY é algo que precisa ser reconhecido. Material de primeira qualidade com aquilo que a gente quer em um livro desse tipo: MONTROS, MONSTROS, MONSTROS! Detalhes, curiosidades e estatísticas tudo ao alcance do mestre. Deve levar, a não ser que o Field Guide ou o Atlas of Earth-Prime consigam roubar votos suficientes. 

Melhor Podcast

Ken and Robin Talk About Stuff
+1 Forward – A Podcast Powered by the Apocalypse
Spellburn
How to be Great Gamemaster
RPG Academy

Em quem votei: Eu não tenho costume de ouvir Podcast, exceto o KEN AND ROBIN TALK ABOUT STUFF, a dupla dinâmica do RPG Kenneth Hite e Robin D. Laws consegue atrair a minha atenção com causos e conversas bem humoradas. Meu voto vai pra eles!

Quem deve ganhar: Nem ideia! É bem capaz que os outros sejam igualmente bons, mas como não conheço nenhum, prefiro não arriscar.

Melhor Produção

Faith: A Garden in Hell – Starter Set (Burning Games)
Call of Cthulhu – 7th Edition Slipcase Set(Chaosium)
Polaris RPG – Core Rulebooks 1 & 2 Deluxe Edition (Black Book Editions)
Unknown Armies Deluxe Set (Atlas Games)
Baby Bestiary, Collector’s Edition (Metal Weave Games)

Em quem votei: E esse é outro prêmio importante. Em um ano em que RPGs inovaram e abusaram de qualidade gráfica, arte e material de primeira não é fácil escolher apenas um. Polaris é algo que chama a atenção, dois livros imensos, totalmente coloridos e com arte brilhante. O Unknown Armies em um retorno triunfante de um jogo cult em embalagem de luxo, onde a caixa que envolve os três livros se transforma em um escudo do narrador. A Edição de Colecionador do Bestiário mais fofinho de todos os tempos. O Faith que parece muito a caixa Legacy de Numenera... Mas na minha opinião a CALL OF CTHULHU - 7TH EDITION SLIPCASE SET vai para o trono do material mais bonito. Livros de primeira qualidade, top em acabamento luxuoso e dentro de uma caixa reforçada. Lindo demais!


Quem deve ganhar: Acho que o Polaris tem uma boa chance de levar, mas vai ficar pau a pau com o CALL OF CTHULHU - 7TH EDITION SLIPCASE SET. Correndo por fora o Faith: A Garden in Hell que talvez seja o material mais completo, embora seja um jogo pouco conhecido do grande público. Pelo lobby e por ser o livro básico de Call of Cthulhu, ele deve ganhar... mas se o Polaris ou o Faith levarem estará em boas mãos.

Melhor Produto relacionado com RPG 

Call of Cthulhu: The Coloring Book (Chaosium)
The ABCs of RPGs (Hunter Books)
Cinema + Sorcery (Green Ronin)
Dark Deeds (Games & Gears)
Kaiju Incorporated Card Game (Evil Hat)

Em quem votei: Nenhum. O dedo coçou para votar no Coloring Book de Cthulhu, mas sério. Livro de colorir é meio demais. Não que eu não quisesse ter essa parada, mas livro de colorir é apelação.

Quem deve Ganhar: Nem ideia.

Melhores Regras

7th Sea: Core Rulebook (John Wick Presents)
Rifts®: Game Master Handbook (Pinnacle Entertainment Group)
Adventures in Middle-Earth Player’s Guide (Cubicle 7 Entertainment)
Veins of the Earth (Lamentations of the Flame Princess)
Bubblegumshoe (Evil Hat)

Em quem votei: Melhor regra é um quesito delicado. Pra mim é um dos mais importantes pois diz respeito a toda parte do crunch em um único prêmio. Eu fiquei bastante dividido, entre o 7th Sea: Core Rulebook e o Bubblegunshoe. O primeiro por ser um sistema bem diferente, simples e estiloso. John Wick pegou o 7th Sea clássico e o repaginou com ares de modernidade e ousadia. Belo jogo, sem dúvida. Já o Bubblegunshoe é uma simplificação do Gunshoe para a molecada que está aprendendo a rolar dados. Dois bons títulos, mas não escolhi nenhum deles. Meu voto foi para ADVENTURES IN MIDDLE-EARTH PLAYERS GUIDE. Esse livro pega dois sistemas que são excelentes: D&D 5th e One Ring, mistura os dois até dar liga, usa o que existe de melhor em cada um descarta os problemas e faz surgir um jogo fantástico.


Quem deve ganhar: Acho difícil que o 7TH SEA: CORE RULEBOOK saia dessa premiação sem ganhar nada. E uma premiação por melhor sistema de regras é um baita prêmio de consolação, ainda que ao meu ver deva ficar apenas com esse.  

Melhor Ambientação

Tales from the Loop – Roleplaying in the ’80s That Never Was (Free League Publishing)
Torment: Tides of Numenera — The Explorer’s Guide (Monte Cook Games)
Atlas of Earth-Prime (Green Ronin)
The Dark Eye: Aventuria Almanac (Ulisses North America)
Polaris RPG – Core Rulebooks 1 & 2 Deluxe Edition (Black Book Editions)

Em quem votei: Votei em TALES FROM THE LOOP. Apesar de Polaris e Torment de Numenera serem ambientações incríveis, o sentimento de nostalgia falou mais alto. Poder jogar na década de 80, como um moleque que se mete em aventuras com seus melhores amigos e encontra robôs, alienígenas, cientistas loucos e monstros é por si algo que o mundo do RPG estava precisando. 


Quem deve vencer: Polaris poderia levar aqui já que a proposta dele é incrível, um Mad Max submarino. Cara, que jogo maneiro! Mas tem ainda o Torment que é basicamente um RPG de mesa calcado em cima do RPG de computador. Deve ser fantástico! Mas acho que a onda saudosista deve falar mais alto, se os fãs americanos forem tão curiosos quanto eu a respeito da proposta de TALES FROM THE LOOP. Se esse for o caso, esse RPG sueco deve levar o prêmio. 

Melhor Suplemento

The One Ring – Horse-Lords of Rohan (Cubicle 7 Entertainments)
Pulp Cthulhu (Chaosium)
Symbaroum – Advanced Player’s Guide (Järnringen)
Cosmic Handbook (Green Ronin)
7th Sea: Pirate Nations (John Wick Presents)

Em quem votei: Essa talvez tenha sido a categoria mais difícil. Não apenas pela presença de Symbaroum na lista, mas pelo fato desse livro em especial ser muitíssimo elogiado. Acho que vai ficar bem se ele vencer, mesmo porque ó de ler o índice desse livro me fez salivar com as inúmeras possibilidades. One Ring sempre teve e sempre terá minha atenção. O material da Cubicle 7 é sensacional e esse livro Horse-Lords expande a ambientação para falar de Rohan, e como não amar Rohan? Eu quero muito esse livro e pelo que falam dele vale muito a pena. 7th Sea Pirate Nations é outro livro que está sendo muito comentado. 7th Sea é um jogo de aventura e pirataria e esse livro leva a ação até os sete mares de uma maneira sensacional. Quem leu garante que é nada menos que incrível. Dá para sentir o cheiro do mar e da pólvora dos canhões. Mas eu votei mesmo em PULP CTHULHU que dentre os candidatos é um sobrevivente. Eu explico: Pulp Cthulhu é um livro que deveria ter sido editado mais de 10 anos atrás. Muita gente achava que esse livro era amaldiçoado e que a Chaosium jamais lançaria esse material a respeito da saudável mistura entre Mythos de Cthulhu e Aventura Pulp. O que posso dizer a respeito dele é que valeu a pena esperar! Livro muito bom para todos os fãs de aventuras a lá Indiana Jones com uma pitada (ou mais) de exploração, ocultismo e exotismo.


Quem deve ganhar: Além de Pulp Cthulhu que pode receber seu reconhecimento, acho que esse prêmio pode cair no colo da Cubicle 7 com o Horse Lords, o que seria um belo reconhecimento ao material de qualidade. 7th Sea e Symbaroum tem iguais chances ao meu ver. Mas estou mais inclinado a achar que SYMBAROUM - ADVANCED PLAYERS GUIDE leva essa.

Melhor Website

The Book of Changing Years (Pelgrane Press)
Tales from the Loop – Roleplaying in the ’80s That Never Was (Free League Publishing)
Unknown Armies Deluxe Set (Atlas Games)
Veins of the Earth (Lamentations of the Flame Princess)
The One Ring – Horse-Lords of Rohan(Cubicle 7 Entertainments)

Em quem votei: Eu pensei seriamente em votar no Unknown Armies. Li alguns trechos desse livro e gostei muito do que vi. Parece ser um daqueles materiais que você lê de ponta a ponta sem respirar. O pessoal responsável por esse livro é fora de série! One Ring também é conhecido pela excelência em escrita. Os livros contém farta referência, pesquisa exaustiva e detalhamento que agrada aos fãs mais hardcore de Tolkien, o que não é pouca coisa. Mas no fim, meu voto foi para TALES FROM THE LOOP. Eu li alguns trechos do livro on-line e fiquei doido para ler o resto. Parece ser um daqueles livros que você devora sem dó nem piedade e fica torcendo para não chegar ao fim.


Quem deve ganhar: One Ring pode muito bem levar, o que seria bem merecido. O Vein of the Earth pode receber um prêmio de consolação que coroaria o bom trabalho que está sendo feito com Lamentations of the Flame Princess. Acho que o Unknown Armies também merecia reconhecimento. Mas aposto no TALES FROM THE LOOP pelos motivos acima descritos. Acho que o público do RPG está em uma onda de saudosismo com sua infância/adolescência e que isso vai calar alto no momento da votação.  

Produto do Ano

Tales from the Loop – Roleplaying in the ’80s That Never Was (Free League Publishing)
Veins of the Earth (Lamentations of the Flame Princess)
Bubblegumshoe (Evil Hat)
Polaris RPG – Core Rulebooks 1 & 2 Deluxe Edition (Black Book Editions)
7th Sea: Core Rulebook (John Wick Presents)
Rifts®: Game Master Handbook (Pinnacle Entertainment Group)
Doors to Darkness (Chaosium)
Torment: Tides of Numenera — The Explorer’s Guide (Monte Cook Games)
Timewatch (Pelgrane Press)
Atlas of Earth-Prime (Green Ronin)

Em quem votei: E chegamos ao prêmio final da noite e o mais importante. Produto do Ano vem a coroar o RPG que mais chamou a atenção no ano, aqueles que todo jogador deve considerar ter em sua prateleira. Um bom ano na minha opinião, com material novo como Polaris, Bubblegumshoe e Vein of Earth. Muita coisa sendo revista como Rifts e 7th Sea. Mas vou ser coerente e dar meu voto para aquele que recebeu a maioria dos meus votos: TALES FROM THE LOOP. Acho que esse RPG ainda vai dar o que falar em termos de inovação, proposta e apelo. 



Quem deve ganhar: Acho que Polaris e Torment tem chance, mas menos do que 7th Sea. No fim, é possível que qualquer um desses vença, mas ao meu ver TALES FROM THE LOOP vai acabar levando para casa esse prêmio.

Então é isso!

Agora resta esperar e ver quem serão os vencedores. Fique conosco e em breve saberemos se falei besteira ou se acertei nas minhas previsões.

4 comentários:

  1. Ler as matérias aqui do blog tem aumentado meu interesse pelo RPG . Gostaria de saber qual é a melhor forma de como um novato começar a praticar esse passatempo e também o que é preciso para trabalhar nessa indústria do entretenimento .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Leonardo, tudo bem?

      De onde você é? O ideal é procurar outros jogadores de RPG próximos de você e aos poucos ir conhecendo o jogo. A maioria dos grupos aceita iniciantes e de um modo geral dá as boas vindas a quem está começando a jogar. No Facebook tem várias comunidades dedicadas a formar grupos de jogo.

      RPG é um hobby muito legal, quando você se deixa levar por ele a imaginação é o limite.

      Excluir
  2. Fiquei muito interessado em Tales from the Loop após ler seus comentários... como vici criança no anos 80, este tema me pareceu muito convidaditvo pois sou nostalgico pra cacete. Muito legal.

    ResponderExcluir

  3. Ótimo post, como sempre!

    Caramba! Tem muito jogo bom aí. Apesar de não ter lido quase nada, um monte chama muito a atenção.
    Realmente, para o público mais experiente em RPG, Tales from the Loop traz consigo o poder da nostalgia, que sempre pesa.
    Sem falar em 7th Sea e Numenéra, que estão sendo elogiados há tempos.

    Uma observação feliz é que boa parte dos títulos indicados estão traduzidos ou em processo por aqui. Isso anima ainda mais! Espero que O Tales from the Loop, Polaris e Veins to the Earth apareçam aqui no Brasil.

    Nada melhor pra chamar novos jogadores do que esses novos livros/jogos/materiais impressionantemente belos.

    ResponderExcluir