sexta-feira, 6 de setembro de 2019

TOP 5: Momentos Inesquecíveis em aventuras de Chamado de Cthulhu


Eu tenho narrado cenários de RPG faz uns bons anos e fico feliz de dizer que na maioria das vezes percebo que os jogadores gostam do resultado. Fico ainda mais contente pela recíproca ser verdadeira: tenho me divertido tanto quanto eles - se bobear, até mais.

Mas há certos jogos que entram para a história, seja por ser incrivelmente divertido, por que todos na mesa estavam no clima ou simplesmente por que tudo conspirava para funcionar. Quem é Mestre de RPG, com certeza sabe do que eu estou falando: são aqueles momentos em que a aventura realmente funciona e você se empolga em uma narrativa e se deixa levar pela situação.

São aqueles momentos em que você olha para o jogador e percebe que ele está imaginando exatamente a cena que você está descrevendo minuciosamente. Ou aquele instante em que o jogador encaixa uma peça fundamental no grande quebra cabeças de sua campanha, o momento em que a engrenagem gira e o jogo evolui para um novo estágio. Pode ser também aquele instante mágico onde os jogadores sentem a pressão de tentar salvar os seus personagens e você nota que eles realmente se importam e enxergam o personagem não como uma simples ficha cheia de números, mas quase como um amigo que está em apuros.

Chamado de Cthulhu sempre foi meu jogo predileto e alguns dos momentos narrados aqui nessa desajeitada lista, conspiraram para essa paixão ser tão duradoura.

Na minha opinião, como mestre em tantos sistemas e ambientações diferentes, nenhum jogo consegue ser mais empolgante do que uma boa investigação de Chamado de Cthulhu onde o horror espreita, onde a loucura toma conta e as entidades sobrenaturais constituem uma ameaça quase palpável.

Sem mais, aqui estão meus cinco momentos inesquecíveis como Guardião de Chamado de Cthulhu e a existência deles se deve aos excelentes jogadores que tive em minha mesa:

Momento #5 - "Bebam e vamos descobrir o que está no outro lado!"



Eu sempre adorei fazer props para as aventuras.

Um dos que tenho mais orgulho foi em um cenário da campanha "Horror no Orient Express". No cenário, os investigadores tinham de adentrar na misteriosa Terra dos Sonhos e a única maneira de fazer isso era bebendo uma espécie de fórmula mágica.

A fim de tornar a coisa mais bacana, peguei uma garrafa toda trabalhada e preparei um líquido misterioso de aparência bizarra. Foi como se por um instante os jogadores estivessem na pele dos personagens, diante de um momento de verdade, no qual teriam de fazer mais do que simplesmente dizer "meu personagem bebe a poção".

Apenas quem realmente bebesse poderia entrar na Dimensão e seguir adiante no cenário. Quando coloquei a garrafa em cima da mesa e o grupo se entreolhou surpreso senti que eles estavam fisgados e que a coisa valeu a pena.

Funcionou que foi uma beleza! Os jogadores ficaram sem saber quem beberia primeiro o líquido misterioso. E embora eles fosse nada além de uma mistura de Gatorade azul fosforescente com xarope de milho Karo, realmente parecia uma coisa desafiadora. O melhor de tudo foram os preparativos: decidiram tomar ao mesmo tempo a bebida e antes fazer um brinde onde cada um falou algumas palavras de encorajamento. Foi um momento mágico de interpretação!

Momento #4 - "A Sessão Espírita"



Esse vem de uma aventura one-shot que se passava em 1890, na Londres Victoriana. O grupo investigava a morte de um colega que havia sido assassinado depois de uma estranha sessão espírita da qual todos participaram. A fim de resolver o mistério o grupo aceita o convite de uma médium para realizar uma segunda sessão com o intuito de contatar o "outro lado". A medium avisa a todos que deveriam manter os olhos fechados durante todo o ritual pois ela tentaria contatar uma força que poderia usar disfarces para perturbá-los. Um dos jogadores então sugeriu que todos usassem vendas a fim de garantir que ninguém quebraria a regra de olhar.

Para reproduzir a cena os jogadores sentaram ao redor da mesa deram as mãos como se fosse uma sessão de verdade. Apagamos as luzes, acendi uma vela e um incenso para criar a ilusão e começamos a "sessão" com direito a invocação.

Foi um daqueles momentos 100% roleplay em que ninguém brincou ou saiu do personagem. A sessão contou com momentos de verdadeira apreensão quando os "espíritos" começaram a falar com vozes distorcidas e guturais através da medium, batendo e sacudindo a mesa, rindo no ouvido dos jogadores ou mexendo em seus cabelos. Um dos momentos mais legais foi quando um dos "espíritos zombeteiros" borrifou algumas gotas de água no rosto de um dos jogadores e esse deu um pulo tão alto que quase derrubou a mesa de jogo.

Inesquecível!

Momento #3 - No campo de batalha a última oração



Existem jogadores que conseguem contagiar o resto da mesa com sua interpretação. Na primeira vez que narrei o cenário "No Man's Land" que se passa na Grande Guerra assisti um exemplo de como um bom jogador pode fazer com que o resto da mesa entre no clima.

Na parte final do cenário, um dos personagens foi atacado e morreu vítima da magia negra de um cultista. A magia em questão fez com que o pobre personagem fosse queimado de dentro para fora e tivesse uma morte dramática. Antes de morrer o jogador perguntou se o personagem teria tempo de  falar algumas últimas palavras aos seus colegas. Decidi comprar a ideia. O jogador em tom solene então começou a dividir seu equipamento entre seus companheiros, agradecendo a cada um deles pelos momentos que haviam passado juntos e dedicando a cada um deles algumas palavras. Confiou a um deles uma carta que deveria ser entregue a sua noiva e fez com que ele jurasse que o faria. Quando enfim morreu, um dos jogadores ainda imerso no personagem, apanhou um livro de orações (que era um dos props do cenário) e começou a proferir em tom solene:

"Ainda que eu caminhe pelo vale das sombras, não temerei pois o senhor é meu pastor..." e quando terminou, ficaram em um pesado silêncio.

E isso tudo aconteceu espontaneamente, ninguém ensaiou nada, ninguém combinou... quando terminaram, os jogadores se entreolharam cientes de que havia sido um dos grandes momentos de interpretação.

Momento #2: "Escapando da Armadilha mortal"



Eu sempre achei que para um jogo de RPG funcionar, os jogadores tem que se importar com seus  personagens. Além de jogar e interpretar melhor, eles passam a lutar por eles com unhas e dentes.

Em uma determinada campanha, havia uma armadilha diabólica deixada pelos cultistas - uma caverna repleta de serpentes que rastejavam e atacavam, o tipo de coisa que acabaria custando a vida de um ou mais personagens. Os jogadores acabaram caindo na armadilha e todos entraram nela. A cada rodada que não conseguiam fugir, os personagens sofriam dano. A medida que a coisa progrediu, um a um deles foi caindo até que restaram apenas dois que se agarravam desesperadamente a uma ínfima possibilidade de sobreviver.

No final, a situação se tornou tão desesperadora que para escapar eles precisavam de testes bem sucedidos para encontrar o caminho certo, evitar o ataque dos répteis e escalar uma parede.

Um deles falhou e acabou sofrendo um dano e desmaiando ao lado do colega. Este então perguntou se poderia ajudar o companheiro caído a escapar. Eu disse que sim, mas que os testes deveriam ser feitos com máxima dificuldade já que ele iria carregar o companheiro em seus ombros. Por um momento,achei que ele ia desistir, mas então respirou fundo e disse: "Não vou deixar ninguém para trás, se vamos morrer que sejam todos juntos"!

E então veio a sucessão de testes mais dramática e tensa que já tive a honra de conduzir em uma mesa de jogo.

Para encontrar o caminho o jogador rolou um 08% o que lhe permitiu abrir caminho e chegar até a parede onde poderia escalar. Ali ele fez um novo teste para se desviar das picadas mortais, tirando um miraculoso 12% em sua Esquiva. Restava apenas um teste para escalar a parede. Um único teste separando a morte e a sobrevivência. Os dados rolaram pela mesa e quando pararam mostravam que os deuses do RPG haviam sorrido para o jogador: 01%

A mesa explodiu em gritos, aplausos e suspiros de alívio.

Essa sessão foi absolutamente inesquecível! 

Momento #1 - "Na Floresta ninguém ouvirá seus gritos"



Uma das melhores aventuras que já narrei aconteceu em um ambiente totalmente diferente das mesas de jogo instaladas na sala de jantar. Foi em um acampamento de beira de estrada, no interior de Minas Gerais. Literalmente no meio do nada, sem uma casa ou prédio em volta, apenas árvores, arbustos e mato. Para tornar tudo ainda mais sinistro, havia uma chuvinha caindo e relâmpagos.

Para tornar o cenário mais envolvente, a história se passava justamente em uma floresta onde o grupo de investigadores se embrenhava para descobrir um mistério envolvendo uma feiticeira. Em uma cena em especial o grupo tinha de se meter na mata, explorar um bosque cheio de cogumelos venenosos e ervas daninhas e escavar um velho cemitério em busca do cadáver. Os jogadores já conheciam bem o jogo e já haviam passado por situações semelhantes àquela várias vezes, mas nunca jogando em um lugar que parecia com o da narrativa. Nunca no meio do nada, sob um céu cheio de estrelas e imersos na escuridão quebrada apenas parcialmente por lanterna e lampião.

E modéstia à parte, nessa aventura eu me empenhei em construir a atmosfera e trazer para a cena o máximo de clima. Não demorou para o resultado vir à tona: com direito a jogadores tendo arrepios espontâneos, lançando olhares nervosos por cima do ombro e parando as frases no meio para ouvir um ruído estranho que vinha de Deus sabe de onde.

A gente fala muito a respeito de construir um ambiente para aventura e de como é interessante tirar os jogadores da zona de conforto, mas eu nunca havia tentado aquilo e pra mim foi uma experiência diferente. Sim, porque eu mesmo comecei a ficar com receio da maneira que estava narrando e das coisas que eu inadvertidamente poderia invocar da história para o mundo real. Parece exagero? Sim, parece, estou ciente disso, contudo quem estava lá sentiu exatamente isso.

Sendo totalmente sincero, talvez tenha sido a aventura em que os jogadores ficaram mais apreensivos, nervosos e preocupados. E com certeza, quando chegou a madrugada, ninguém dormiu direito.

A gente sabe que uma aventura é especial quando os jogadores, anos mais tarde ainda falam a respeito dela. Essa aventura ainda é lembrada pelos colegas que participaram dela. Em se tratando de RPG nada pode ser mais legal que isso!

*          *          *

Bem, escrevi essa postagem para comemorar a chegada de Chamado de Cthulhu em português.

Adoraria ler a respeito de seus momentos inesquecíveis rolando dados, creioq ue todos jogadores e mestres tem histórias para contar.

Qual a sua? 

5 comentários:

  1. Realmente fica gravado na memoria e coração esses momentos magicos q o rpg nos proporciona...é um hobbie que deveria ser mais difundido

    ResponderExcluir
  2. Embora este blog seja um dos meus favoritos, até então nunca havia decidido comentar em uma postagem, contudo, essa em especial invocou em mim um sentimento de nostalgia imenso e me fez lembrar de um dos melhores one-shots que já tive. No meu aniversário, reuni alguns colegas para dormirem na minha casa, e durante a madrugada, com todas as luzes apagadas, comecei a mestrar um role-play baseado no roteiro do filme A Bruxa, um cenário de terror ambientado na colonização puritana dos Estados Unidos misturado com um horror bem descritivo envolvendo ritos satânicos, com direito a bode negro balindo (o que arrepiou alguns) e choro de criança (que arrepiou outros)! O one-shot inteiro foi envolvido por sustos repentinos (principalmente nos jogadores mais sonolentos, o que os fazia ficarem bem acordados e em alerta), e foi um sucesso, tendo um dos jogadores comentado que aquela história realmente causou medo o suficiente para eles pedirem para deixar a porta fechada ou alguma luz acesa, nunca me esqueci daquela experiência, com certeza a mais marcante que já tive ao mestrar um RPG!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional o post. Obrigado por compartilhar essas experiências tão especiais. Me fez lembrar de vários momentos que tive também :)
    Poderia fazer um post similar com situações especiais que vc viveu como jogador, ao invés de mestre. Abs!

    ResponderExcluir
  4. Minha melhor mesa rolou com uns amigos em um sítio, resultou em pesadelos e insônia.! kkkkk

    ResponderExcluir