domingo, 26 de abril de 2020

Armas Mágicas - O Mistério das Magníficas Espadas Ulfberth


Alguns dos mais interessantes mistérios do passado envolvem artefatos que desafiam qualquer explicação e cuja verdadeira origem contradizem todas análises. Por muitos anos foram encontrados em diferentes partes da Escandinávia, no Mar Báltico e em outras regiões do Norte da Europa uma coleção de espadas que datam de um período entre 800 e 1000 da Era Cristã. Armas tão sensacionais que muitos reputavam a elas fama de serem mágicas.

Espadas eram armas relativamente comuns, usadas como ferramenta por guerreiros e saqueadores vindos do Extremo Norte do Continente. A tecnologia de metalurgia conhecida nos reinos nórdicos permitia a produção de armas de qualidade mediana. As lâminas demandavam constante manutenção e mesmo assim, elas não eram feitas para durar. O uso contínuo enfraquecia o metal e resultava no surgimento de fissuras, isso quando elas não entortavam ou quebravam. 

Contudo, algumas espadas em especial possuíam características únicas e se mostravam incrivelmente resistentes. Estas armas traziam a inscrição Ulfberht gravada na lâmina e emoldurada por duas cruzes. Elas eram muito mais afiadas e duráveis que as demais. De fato, é difícil explicar como tais armas foram construídas já que se diferem de tudo que existia no período, levantando muitas questões sobre quem as teria forjado e que técnicas foram empregadas.       


O maior mistério à respeito das Espadas Ulfberht é justamente como elas foram feitas pelos armeiros da época. Essas armas eram forjadas usando um processo conhecido como derretimento de caldeirão, que resulta num aço incrivelmente puro, com alta concentração de carbono responsável por torná-lo muito mais forte. A grande questão é que esse método envolve um tipo de conhecimento que só seria adquirido séculos mais tarde. Para construir essas espadas em particular, seria necessário aquecer o ferro a uma temperatura de pelo menos 1600 graus célsius, ponto em que as impurezas contidas nele se liquidificam e outros ingredientes, como o carbono são adicionados para criar o aço. É um procedimento altamente complexo e difícil de ser obtido. O resultado era uma espada leve com menos impurezas. Com o acréscimo do carbono a lâmina conseguia permanecer afiada por mais tempo, diminuindo o risco de entortar e quebrar.    

As espadas eram realmente impressionantes. Elas foram criadas com uma tecnologia que só foi desenvolvida durante a Revolução Industrial entre 1800 e 1900, quase mil anos depois delas terem sido forjadas. Quando estas espadas apareceram, o processo usado pelos ferreiros para se livrar das impurezas era rudimentar. Envolvia misturar gordura e malhar o ferro enquanto esfriava com um martelo por horas e horas. Não existiam fornalhas no período capazes de atingir a temperatura necessária para criar um aço de tamanha qualidade.

Não é por acaso que estas espadas se destacavam na era dos Vikings. Elas eram armas incrivelmente superiores que deviam causar espanto em todos na época, já que eram muito mais eficientes em combate. Para todos os efeitos, Espadas Ulfberht eram o mais próximo que existia de artefatos lendários que só podiam ser tratados como mágicos.


Ferreiros e armeiros modernos já tentaram recriar a composição única dessas espadas usando apenas a tecnologia disponível no período. Todos que aceitaram o desafio concluíram que era uma tarefa muito difícil, senão impossível. Para tanto, era preciso conhecer alguns segredos do Oriente Médio, onde lâminas com concentração de carbono eram produzidas com um metal chamado Aço de Damasco. Essa tecnologia poderia ter sido trazida por comerciantes que atravessavam o Mar Cáspio e desciam o Rio Volga em uma longa jornada. Mas o lendário Aço de Damasco era um segredo muito bem guardado. A técnica para produzir tais armas constituía um mistério guardado à sete chaves pelos mestres ferreiros da cidade. É pouco provável que estes compartilhariam o segredo com estrangeiros. Além disso, as espadas Ulfberht parecem ter sido criadas com uma técnica diferente das espadas do Oriente Médio.

O mais provável é que alguém no norte da Europa tenha conseguido desenvolver por conta própria um método exclusivo para a criação das armas. Para tanto, esse alguém teria de ter realizado um incrível salto de lógica que lhe permitiu desenvolver uma tecnologia própria. Seja lá quem foi e como tal façanha foi alcançada, seu nome e método se perderam no tempo.        

Além da avançada tecnologia, outro mistério acerca das armas é o seu nome. Ninguém sabe ao certo o que significa o nome Ulfberht, cuidadosamente gravado na lâmina dessas espadas. Gravações como essa eram feitas apenas pelos maiores artesãos do período e somente aqueles que detinham maior prestígio criavam tal marca de reconhecimento.


A maioria dos estudiosos acreditam que o nome se refere ao Mestre que forjou a arma, no entanto, a medida que mais "Espadas Ulfberht" foram encontradas, chegou-se a conclusão que elas foram feitas ao longo de mais de duzentos anos. Isso tornaria impossível que o mesmo armeiro tivesse construído cada arma. Com isso, alguns pesquisadores passaram a considerar que o nome se referia ao nome de uma família ou de uma marca de comércio. Linguistas acreditam que o nome tem uma raiz Franca, mas não se sabe nada além disso. Também permanece desconhecida a razão pela qual o nome seria gravado em um processo tão trabalhoso e arriscado que podia danificar a arma se não fosse feito corretamente. Seja qual for o motivo, o nome deveria carregar algum tipo de status, reconhecimento e poder.

Um historiador disse a respeito dessa marca:

"É perfeitamente possível que alguns considerassem que a marca na lâmina era mágica. Seria a marca que proporcionaria à espada suas formidáveis propriedades e que a tornaria superior. Nomes eram algo muito importante. Nomear uma arma concedia a ela e seu dono uma fama indissociável".

Além de não saber quem criou as espadas, ou como, também é um mistério onde elas foram feitas. A sugestão mais comum é que elas teriam sido forjadas no Norte da Europa, já que praticamente todas foram encontradas nessa região. É possível ainda que elas tenham sido criadas no Reino de Francia, que era conhecido como uma espécie de capital para os armeiros do período, ainda que nada produzido lá se iguale a essas armas em particular.


A única coisa que se sabe é que as Espadas Ulfberht eram extremamente caras. Constituíam um item de luxo, símbolo de status e renome para quem as portava. Em termos de comparação ter uma espada dessas na cintura seria como ter uma Ferrari último modelo. Um guerreiro com uma Espada Ulfberht provavelmente era reconhecido no campo de batalha como alguém poderoso, bem sucedido e de grande renome.

Assim como acontece hoje em dia, marcas importantes eram alvo de falsificadores. Historiadores encontraram lâminas convencionais do período, obviamente em estado de conservação muito inferior, que traziam o mesmo símbolo das Espadas Ulfberht. Estas provavelmente foram forjadas para faturar em cima da fama das originais, o que leva a crer que elas eram bastante conhecidas. 

Outra suposição é que o método para criação dessas espadas devia ser um grande segredo. Isso ajuda a explicar porque não existem registros de como elas eram confeccionadas e sobre seus criadores. Curiosamente, a manufatura de Espadas com a marca de Ulfberht pararam inteiramente em algum momento do século X. Lâminas com qualidade semelhante só foram surgir na Europa 1000 anos mais tarde. Não há como saber a razão pela qual a criação de tais armas subitamente parou, mas há teorias de que o segredo era conhecido apenas por algumas poucas pessoas que podem ter morrido na mesma época. Também é possível que as rotas de comércio que traziam o ferro de qualidade, necessário possam ter sido cortadas ou que o segredo tenha simplesmente se perdido entre uma geração e outra. 

Mas não há como saber...

O que tornava essas espadas especiais, permanece um mistério para os pesquisadores modernos. Uma intrigante anomalia de uma história perdida que concedia a estas armas requisitos de encantamento e magia.

4 comentários:

  1. Ótima matéria, muito interessante essa história. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. a tradução das runas esta incorreta, eu as estudo e o significado é um sobrenome que remete a damasco, possivelmente o ferreiro.

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria, mas se não me engano, continuamos sem um significado para o nome +Ulfberht+.
    Um sobrenome familiar? Símbolo de uma dinastia? (Magia) marca de uma espada mágica? Qual o significado do nome?

    ResponderExcluir