quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Choque na noite - O Mistério do Incidente na Ilha de Bell


Situada próximo da costa de Newfoundland, no Canadá, encontra-se uma pequena porção de terra instalada nos turbulentos mares cinzentos da Baía da Conceição (Conception Bay). Medindo apenas 9,5 quilômetros de comprimento por 4,8 quilômetros de largura, a Ilha de Bell provavelmente seria apenas mais uma rocha esquecida se não fosse pelas vastas reservas de depósitos de ferro encontrados lá na década de 1890. As reservas naturais eram tão vastas que a ilha se tornaria uma das maiores produtoras de minério na América do Norte, fazendo dela e de seus embarques de minério um alvo para os submarinos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. 

A atividade de extração do minério de ferro era extremamente perigosa para todos os envolvidos. A extração quando realizada nas profundezas apresentava graves riscos e qualquer erro poderia resultar em acidentes fatais. De fato, as perdas humanas e de maquinário só eram compensadas pela enorme fortuna mineral presente, do contrário a atividade sequer seria cogitada. A extração prosperou até a metade da década de 1960, quando os veios se tornaram tão fundos que passaram a ser considerados perigosos demais e muito caros para justificar as operações submarinas de altíssimo risco. 

Com isso, a Ilha de Bell lentamente foi deixando de atrair a atenção, até quase desaparecer na obscuridade. Ela voltou a ser uma simples ilhota despontando no mar gélido do ártico, sujeita a tempestades que fustigavam a rocha com ondas de até 5 metros.

No entanto, em 1978, a pequena ilha esquecida por todos voltaria aos holofotes quando um incidente muito estranho ocorreu aqui, algo que permanece um mistério muito falado até hoje e tão pouco compreendido quanto na noite em que tudo ocorreu.

No dia 2 de abril daquele ano, os poucos residentes da ilha escassamente povoada, foram acordados por um estrondo repentino que varreu o lugar, causando medo e confusão. Algumas pessoas chegaram a reportar desorientação e outras disseram que tiveram os tímpanos estourados pelo som. Era como uma explosão, tão violenta que supostamente foi ouvida a 100 quilômetros de distância. Ela enviou ondas de choque que sacudiu prédios, rachou a fachada de casas e calçadas e, segundo alguns relatos, até derrubou pessoas no chão. O estrondo reverberou por dias e muitos jamais se recuperaram inteiramente do acontecimento.

Um dos principais fenômenos observados foi o efeito marcante nos equipamentos elétricos e eletrônicos da ilha. Aparentemente, toda fiação elétrica foi queimada, as televisões explodiram em chuvas de faíscas, as linhas de energia derreteram e as caixas de fusíveis explodiram sem motivo aparente. A antena de rádio que fornecia serviço de telefone para a ilha foi totalmente inutilizada, como se atingida por uma descarga elétrica devastadora. O incidente afetou os animais que viviam na ilha com o gado simplesmente morrendo nos campos, aparentemente eletrocutados. Cães latiram a noite toda e nas horas seguintes ao incidente começaram a agir de forma arredia até simplesmente morrerem. Pássaros e peixes surgiram aos milhares, amontoados nas praias. 

Danos consideráveis também foram relatados nas estruturas, com celeiros e cabanas de madeira  totalmente rasgados ao meio e casas comprometidas por dano estrutural. Apenas aquelas construídas com material mais resistente suportaram o choque sem grandes danos. Muitas residências tiveram os telhados inteiramente arrancados. Os moradores atônitos não sabiam o que pensar já que a paz e tranquilidade que marcava suas vidas havia sido repentinamente interrompida com um choque na calada da noite.


Enquanto as pessoas se perguntavam o que teria acontecido, encontraram três buracos com 90 centímetros de profundidade na propriedade da família Bicksford, uma fazenda mais afastada que parecia ter sido o epicentro da explosão. Assumiram que aquilo era algum  tipo de cratera de impacto, mas não acharam nela os restos que pudessem ser condizentes com o choque de um meteoro.

E então, quando se achava que o pior havia passado, as coisas realmente estranhas começaram a acontecer.

No rescaldo dessa explosão estrondosa, surgiam relatos de pessoas de todos os cantos da ilha e de lugares próximos, como na Terra Nova, que testemunharam coisas muito esquisitas no céu antes e durante o evento anômalo. Algumas testemunhas alegaram ter visto um raio de luz muito brilhante descendo do céu e que este teria ocasionado a explosão. Outras relataram orbes de fogo flutuando no céu ou globos luminosos pairando no ar nos dias imediatamente anteriores ao incidente. Outras ainda disseram que viram flashes multicoloridos faiscando poucos minutos antes do choque que abalou a ilha. Além de tudo isso, descobriu-se que a explosão havia criado energia suficiente para ser detectada por satélites em órbita, os chamados de Satélites Vela, cuja função era verificar testes nucleares secretos feitos pela União Soviética. Seja lá o que havia ocorrido, o fenômeno era algo marcante e de proporções consideráveis. 

Com toda essa estranheza acontecendo, é claro que houve especulação imediata sobre o que poderia ter havido. As teorias variavam do racional ao conspiratório.

Um detalhe curioso é que nos dias após o evento, militares e pesquisadores do Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México foram vistos na região coletando evidências, tirando fotos e entrevistando testemunhas. Alguns afirmaram ainda terem sido examinados por médicos do exército e que foram incentivados a assinar documentos de confidencialidade.  

Dois especialistas, John Warren e Robert Freyman, também foram vistos entre os militares que desembarcaram na Ilha de Bell e ocuparam o lugar por semanas. Os dois eram técnicos especializados no desenvolvimento de armamento tático para as forças armadas. O fato deles estarem investigando o local alimentou rumores de que algum tipo de teste de arma secreta havia sido conduzido na ilha, provavelmente algum aparelho que projetou um pulso eletromagnético avançado, considerando a grande quantidade de danos causados à rede de sistemas elétricos. A criação de armas desse tipo sempre foi teorizada, já que o emprego delas poderia conceder uma vantagem no caso de uma guerra, inutilizando o equipamento eletrônico do inimigo rapidamente, deixando-o cego, surdo e mudo.

Nicola Tesla, o gênio do final do século XIX, havia estabelecido o conceito de uma Arma de Raios Elétricos tão poderosa e destrutiva que ele próprio concluiu, poderia representar o fim da humanidade se produzida. O almejado Raio da Morte de Tesla teria capacidade para devastar cidades inteiras com um único disparo e por isso, ele teria abandonado os estudos e a construção de um protótipo. Contudo, o Raio da Morte sempre foi um conceito perseguido pelas nações em sua corrida armamentista, aquele que tivesse uma dessas armas poderia subjugar qualquer inimigo. 

Mas poderia ser o Raio da Morte de Tesla em ação, o que atingiu a Ilha de Bell?


Outras teorias defendidas na época mencionavam que o incidente havia sido causado por um estrondo supersônico ocasionado por uma aeronave experimental do governo. O empuxo teria causado a onda de choque que atingiu Bell. Outros supunham que a aeronave teria se acidentado em algum lugar e que o estrondo ouvido foi resultado de seu motor explodindo. Aqueles que disseram ter visto uma estranha luz iluminando os céus noturnos, defendiam que tal fenômeno não era exatamente incomum sobre a Ilha de Bell. De fato, o local era um tipo de para-raios de bizarros incidentes jamais explicados. 

A outra explicação é que a parte norte da Ilha de Bell havia recebido uma descarga teste fortíssima, com o intuito de testar uma arma em desenvolvimento. Os defensores dessa teoria apontavam para a projeção de um tipo de raio ou pilar de eletricidade que foi visto descendo do céu e atingindo a terra. Tal raio, segundo alguns, teria sido projetado do céu, possivelmente de satélites ou veículos em uma altitude elevada. Como o Projeto Guerra nas Estrelas estava muito em voga na época, alguns acreditavam ter se tratado de um teste de painéis refletindo lasers. O governo norte-americano realmente tencionava levar esse projeto adiante como uma medida preventiva contra os mísseis balísticos intercontinentais (IBM) soviéticos, mas os custos operacionais e a tecnologia necessária estavam muito além do razoável. Ainda assim, poderia ter sido um teste de um projeto preliminar, como afirmavam alguns?  

E finalmente, claro que haviam os que defendiam o fenômeno OVNI como o causador direto do acontecimento. 

A teoria principal e mais provável, no entanto, é que a ilha teria sido atingida por um relâmpago conhecido como "superbolt lightining". Este fenômeno afortunadamente raro, é mais ou menos o que o nome sugere, raios assustadoramente poderosos que duram mais do que os usuais e liberam incríveis quantidades de energia quando são deflagrados por condições favoráveis. 

Não apenas a maioria dos fenômenos relatados foram consistentes com um superbolt, mas descobriram posteriormente que os dois cientistas do Laboratório Nacional de Los Alamos, Warren e Freyman, não esconderam que estavam lá para estudar a incidência de um superbolt que havia sido captado pelos Satélites Vela. Eles chegaram à conclusão de que provavelmente era um desses raríssimos superbolts que havia caído ali e ficaram surpresos por este não ter causado danos ainda maiores, considerando sua gravidade. 

O incidente notável ficou conhecido como "Bell Island Boom" e correspondia ao que se esperaria de um superbolt atingindo uma região delimitada. Um relâmpago superbolt causa um flash de luz que pode ser até mil vezes mais brilhante do que um relâmpago normal, sem falar na duração que pode ser de até 6 segundos. Além disso, a descarga de um único superbolt é equivalente a 100 gigawats, uma descarga elétrica de proporções massivas. Para se ter uma ideia, toda produção elétrica solar e eólica dos Estados Unidos ao longo de um ano equivale a aproximadamente 150 Gigawats. Imagine tudo isso sendo liberado de uma vez só em uma área relativamente pequena.


Apesar de todas explicações convenientemente dadas, muitas pessoas continuam supondo que tudo parece se encaixar bem demais, quase como um acobertamento previamente ensaiado. As suspeitas sobre ações governamentais sigilosas e testes de super armas secretas têm pairado sobre o incidente desde o primeiro dia e, de fato, até hoje.

Então, o que realmente aconteceu naquela ilha remota, naquela noite fatídica? 

Seria algum tipo de teste de arma que foi encoberto, uma histeria coletiva de massa, um relâmpago em forma de bola, um superbolt ou algo ainda mais estranho? No momento, acredita-se mais na teoria do superbolt, mas parece haver certas discordâncias quanto a coisa toda, sobretudo nos últimos anos. Testes suplementares com tecnologia mais recente indicam que apesar de tudo apontar para o super raio, há elementos de dúvida razoável que não foram inteiramente contemplados. Se realmente foi um superbolt que atingiu a Ilha de Bell, e se ele foi tão poderoso quanto o mensurado, como seria possível que ninguém tenha morrido nessa descarga que deveria ser uma das mais poderosas de todos os tempos. Considerando todos os dados coletados, seria impossível tal incidente ter transcorrido e os danos não terem sido muito, muito maiores.

O  Caso do Boom da Ilha de Bell, continua atraindo a atenção das pessoas e dos pesquisadores, um mistério que parece estar longe de ser resolvido. Certamente parece que algo misterioso aconteceu naquela Ilha afastada, mas quanto ao quê, ainda parece depender em grande parte de para quem você pergunta. 

Seja lá o que for, é estranho, e dá margem para muita discussão. 

2 comentários: