terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Algo Cthulhiano no Abismo de Anhumas em Bonito, MS

Bonito é um dos destinos turísticos mais famosos do Mato Grosso do Sul.

Aqueles que conhecem a região, localizada no Planalto da Bodoquema, não cansam de exaltar suas belezas naturais.

Ao longo do vale onde está localizada a cidade, existe mais de uma centena de cavernas de calcário. Algumas possuem conexão com lençóis freáticos que as inundam com água transparente e límpida possibilitando a prática do mergulho. A profundidade de algumas dessas grutas naturais é surpreendente, cientistas já desceram a duzentos metros sem encontrar o fundo.

Nas cavernas alagadas, curiosas estruturas rochosas se formam a partir da ação direta da umidade sobre o calcário.

Uma das formações mais conhecidas é chamada pelos habitantes locais de "Guardião" e pode ser encontrada no Abismo de Anhumas.

Essa é uma visão geral da área, onde se pode ter uma idéia dos arredores da caverna ocupada pelo "Guardião". Alguém seria insano o bastante para sugerir se tratar de um templo ancestral?

O "Guardião" parece ter sido esculpido em calcário pela água. Ele tem a altura de um homem e repousa como se estivesse acocorado sobre a pedra repousando seus "braços" sobre os joelhos. Essa câmara tende a ser alagada deixando o guardião de baixo da água.

Os habitantes locais dizem que uma volumosa "barba" corre pelo seu queixo, mas olhando com atenção essa barba parece muito mais com tentáculos.

Não sei quanto a vocês, mas se eu um dia entrasse nessa caverna sem saber o que ia encontrar lá e me deparasse com esse Ídolo de Cthulhu, seria difícil não gritar algo como:

Iä! Iä! Cthulhu Fthagn!

É o tipo de cenário de Cthulhu que se escreve sozinho...

Obrigado ao colega J. Neves que enviou a dica.

8 comentários: