sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Weird Tech - Armas com Tecnologia Super avançada baseada nos Mythos de Cthulhu

Já que estamos falando de armas e equipamento Weird Tech, que tal fechar a série de artigos com algumas armas que nunca saíram dos planos e saber o que elas poderiam fazer.

É claro, essas armas não são adequadas para cenários de Call of Cthulhu clássicos. Trata-se de um armamento que poderia contudo figurar em cenários pulp em que os investigadores estivessem envolvidos com cientistas e suas notáveis invenções. Cientistas nazistas são ótima fonte de recurso para esse estilo de aventura.

Para facilitar a utilização delas em cenários de Call of Cthulhu, considerei que essas ramas foram construídas a partir de uma adaptação ou resultado de uma análise em armas construídas por alguma raça dos Mythos ancestrais.

A Grande Raça de Yith, os Anciões (Elder Things), os Seres das Profundezas (Deep Ones), os Insetos de Shagghai e principalmente os Fungos de Yuggoth (Mi-Go) dominam uma tecnologia alienígena bastante avançada.

A captura de tais armas, ou mais incrível ainda, de indivíduos dessas espécies abençoadas com uma tecnologia avançada, poderia dar origem a toda uma nova geração de armas letais.

RIFLE ELÉTRICO DE TESLA

A mais "tradicional" das armas Weird Tech foi extraída diretamente das anotações e pesquisas realizadas pelo inventor Nikola Tesla.

Trata-se de uma arma elétrica, bastate semelhante em efeito e design às armas de raios utilizadas pela Grande Raça de Yith. É possível que Tesla tenha construído essa arma a partir de lembranças do período em que ocupou o corpo de um membro da Grande Raça no passado remoto do planeta Terra.

O Rifle Elétrico de Tesla é uma arma pesada, mas sua forma se equipara a uma arma propícia para o manuseio de seres humanos. Não é necessário qualquer rolamento de Weird Tech para saber manuseá-la, a habilidade base é 30%.

O Rifle é alimentado por três geradores catódicos em forma de tubo que são inseridos como munição. A arma pode disparar três vezes antes de ficar exaurida, obrigando o atirador a ejetar os tubos utilizados e inserir um novo conjunto de tubos adicionais.

É possível exaurir a arma totalmente com um único disparo concentrando toda sua energia em uma única e devastadora rajada - a arma tem 40% de chance de ficar avariada se for usada dessa maneira e um rolamento de Eletrical Repair será necessário para consertá-la.

Dano: A descarga elétrica causa 1d10 pontos de dano.
O disparo concentrado causa 3d10 pontos de dano.

Alcance: 200 metros.
Malfunction: 00%
Sanity: 0/1d3

DISPERSOR FÚNGICO BIOLÓGICO

(Mi-Go)

Essa arma deriva de uma invenção usada pelos Fungos de Yugoth e possivelmente compartilhada com seus agentes e servos humanos. Trata-se de uma cápsula cristalina propelida por um tipo de pistola pressurizada.

Quando disparada ela lança a cápsula que se rompe ao impacto gerando uma pequena nuvem de fumaça verde amarelada que é facilmente aspirada elas vias respiratórias. O agente é inodoro e se dispersa rapidamente.

A arma em si não é uma invenção notável, mas os agentes que ela transfere constituem um passo marcante no campo da guerra biológica.

Os componentes patológicos tem origem alienígena e são letais quando aspirados.

Trata-se de um concentrado de esporos de fungo nativos de Yuggoth que se multiplicam com espantosa velocidade nos alvéolos pulmonares quando aspirado. A vítima imediatamente começa a se engasgar e tossir a medida que o agente fúngico preenche seus pulmões impossibilitando a respiração. Matéria residual, na forma de um bolor amarelado é expelido violentamente através das vias aéreas (boca e nariz). A vítima morre em poucos segundos em um frenesi de agonia.

O concentrado não tem efeito nos Fungos de Yuggoth, mas pode vir a funcionar em outros seres dos Mythos.

Dano: Uma vez rompida a cápsula seu conteúdo causa um dano por envenenamento POT 20. A vítima deve testar CON contra a POT do agente na Tabela de Resistência. Em caso de fracasso ela recebe 20 pontos de dano. Um sucesso ocasiona metade do dano.

Habilidade Básica: 20%
Alcance: 30 metros
Malfunction: 00%

Sanidade: 1/1d6 por assistir alguém morrendo por envenenamento fúngico.

Amplificador Neural (Shagghai)

A paixão pela dor, degradação e sofrimento é bem conhecida por aqueles que enfrentaram as diminutas, porém medonhas criaturas conhecidas como Insetos de Shagghai.

Esses detestáveis alienígenas são capazes de se alojar na mente de seres humanos pervertendo e corrompendo através de sua influência nefasta.

Alguns poucos servos recebem instruções mentais para construir os pequenos aparelhos conhecidos como amplificadores neurais.

Quando acionados e apontados na direção de uma ser humano, a vítima tem as áreas do cérebro responsáveis pelo registro sensorial da dor amplificadas. É possível que o aparelho funcione baseado em uma frequência de onda a qual a mente humana é especialmente suscetível. Como efeito a vítima sente uma dor lancinante em virtude dos menores estímulos externos ao seu corpo.

A mente interpreta erroneamente os estímulos amplificando-os enormemente. Esse instrumento é usado como uma eficiente forma de tortura.

Dano: Nenhum. Mas qualquer dano real sofrido pelo indivíduo ocasiona uma perda de sanidade multiplicada por três. Ex: Se um personagem receber 5 pontos de dano, ele sofrerá 15 pontos de sanidade em virtude da dor lanciante registrada por sua mente.

Se o personagem perder 10 ou mais pontos de sanidade de uma só vez ele deverá fazer um rolamento de POW contra o dano sofrido. Em caso de falha o personagem precisa fazer um rolamento de CON x2 para se manter consciente. Ele desenvolve também hiperalgia, a extrema sensibilidade a dor.

Habilidade Básica: 15%
Alcance: O amplificador tem alcance de 5 metros.
Duração: Enquanto o indivíduo estiver sob efeito do amplificador.
Malfunction: Não aplicável

Bastão de Comando (Elder Thing)

Alguns poucos artefatos desse tipo podem ser encontrados nas ruínas e colônias um dia habitadas pela raça dos Anciãos. Em grandes cidades habitadas por Deep Ones também é possível encontrar esses curiosos aparelhos. De fato, na tomada de Innsmouth alguns desses objetos foram recolhidos e desmontados por cientistas.

O Bastão de Comando era empregado pelos Elder Things em seus servos/escravos, os disformes Shoggoths como corretivo.

Em contato com o plasma que reveste os Shoggoth, o objeto age como um aguilhão elétrico.

Já em contato com um ser humano o efeito é bem mais dramático. A pessoa primeiro perde automaticamente 5 pontos de sanidade e sente um tipo de colapso mental que ocasiona desmaio. O indivíduo pode ficar inconsciente por dias. O pior, no entanto, está reservado ao momento em que ele recobra sua consciência. Há uma chance dele desenvolver amnésia completa.

Indivíduos sujeitos a longa terapia e análise psicológica podem eventualmente recobrar a memória conforme ajuizar o keeper.

Dano: Nenhum, porém a vítima deve fazer um rolamento na Tabela de Resistência onde 25 é o nível do choque, testado contra seu Power. Em caso de falha o indivíduo perde 5 pontos de sanidade e fica desmaiado por 1d10 x10 horas. A chance de estar amnésico é de 20%.

Nota: Contra um Shoggoth, o cetro causa 1d10 pontos de dano e paraliza a criatura por 1d4 rodadas.

Habilidade Básica: 40%
Alcance: Toque
Malfunction: Não aplicável.

Tábula de Tamchi (Desconhecido)

Não se sabe ao certo qual espécie alienígena foi responsável pela criação desse terrível aparelho. O único modelo conhecido foi descoberto nas ruínas de Tamshi, uma antiga cidade na Província de Sinkiang, China em 1918.

O aparelho em questão estava dentro de um baú enterrado em um palácio. Arqueólogos americanos acreditam que ele era parte de um tesouro do século III A.C.

O artefato foi levado para o ocidente onde causou um horrível acidente que resultou em 22 mortes em uma Universidade no meio oeste americano. Ao que tudo indica, ele foi acidentalmente acionado. As autoridades reclamaram a posse do artefato e declararam que os mortos foram vítimas de envenenamento químico.

A Tábula de Tamshi quando acionada, o que envolve deslizar uma superfície móvel, começa a vibrar produzindo um ruído audível. As pessoas em uma área de 100 metros de sua localização começam a manifestar uma série de efeitos que vai desde sangramento nasal, inquietação, paranóia até espasmos incontroláveis.

Em pouco mais de 5 minutos as vítimas morrem. Chapas de raio x revelaram que o cérebro de cada uma das vítimas encolheu e secou como se tivesse sido queimado por alguma ação desconhecida.

Testes posteriores não revelaram informações adicionais mas custaram a vida de pelo menos meia dúzia de estudiosos envolvidos no projeto. Existem planos para estudar uma vez mais a Tábula e para duplicar suas capacidades. Atualmente ela se encontra encerrada em uma caixa num dos vários armazéns no complexo conhecido como Área 51, no deserto do Novo México.

5 comentários:

  1. Gostei muito do artigo. Inspirador para mestrar para jogadores gananciosos que fazem de TUDO por um brinquedo novo.
    Gostaria de saber mais sobre as fontes onde voce pesquisa para escrever seus artigos.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. ...mto util esse post rsrs...adorei...me deu boas ideias rsrrss....

    ResponderExcluir
  3. Por favor, continuem com mais Weird (e "Weirder") Tech :)

    Cthulhu Pulp é um mundo a parte mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Opa Guilherme, as fontes variam muito. Vai de wikipedia e sites obscuros, passando por livros antigos de RPG, livros de CoC, antologias de contos e outras coisas que eu mantenho no HD ou na prateleira.

    Estou pensando a respeito de veículos Weird, mais para o futuro...

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito, inspirador, mais artigos como estes são bem vindos!

    ResponderExcluir