Uma equipe de arqueólogos da Universidade de Oremburg, na província de Stavropol Frai na Rússia alega ter feito uma incrível descoberta, descrita como dois esqueletos de aspecto incomum pertencentes a animais/criaturas até o momento desconhecidas.
Liderada pelo professor Sergey Savenko, a expedição realizava escavações em um mound, uma estrutura circular de terra com centro oco, provavelmente erguida antes na Idade Média. Eles haviam encontrado no início do ano alguns ossos e artefatos que levantaram a suspeita de que o lugar seria um cemitério usado entre o séculos X e XIII.
Segundo as notícias divulgadas, os estranhos esqueletos estavam dentro do mound, e foram encontrados mediante uma escavação que se concentrou em descobrir um acesso que levasse ao interior da estrutura. Após semanas de trabalhos, uma abertura foi encontrada e detritos removidos até que fosse possível rastejar para dentro através de um estreito túnel.
"Além de vários ossos e alguns artefatos interessantes, achamos espécimes que podem resultar numa significativa descoberta no campo da macro evolução" disse o professor Savenko.
Os arqueólogos encontraram uma ossada que foi descrita como "semelhante a um sátiro".
Savenko disse que ainda é cedo para categorizar a descoberta, mas em um primeiro momento ele afirmou "não haver uma explicação científica razoável para o que foi desenterrado".
Teria sido a descoberta de uma criatura ainda desconhecida pela humanidade?
Teria sido a descoberta de uma criatura ainda desconhecida pela humanidade?
Os primeiros pesquisadores e antropólogos a analisar a ossada disseram que o esqueleto possui um corpo com características que poderiam ser achadas tanto em um caprino quanto em um ser humano. A cabeça, tórax e membros superiores seriam similares a um humano, contudo as pernas teriam características que remetem a um bode. As pessoas que tiveram acesso a ossada passaram a chamar a criatura de sátiro. O que se sabe até o momento é que a ossada pertence a um homem adulto com idade entre 20 e 25 anos quando morreu. Ele teria uma estatura de apenas 1,52 m.
O Sátiro, faz parte da Mitologia Grega, eles são os companheiros do Deus Dionísio. Nas histórias, os sátiros possuem aparência humana com algumas características que remetem a bodes e cabritos, em geral nas pernas, orelhas e genitais. Em alguns mitos os sátiros (também chamados de faunos pelos romanos) possuíam rabo, cascos e chifres no topo da cabeça. Ainda conforme os mitos, os sátiros cumpriam o papel de serviçais do Deus Pã, devotados a proporcionar alegria e prazeres ao seu senhor. Eles também tinham fama de serem amantes de bebida, música e mulheres, de não se furtarem a exageros da gula e da luxúria, tomando parte em qualquer celebração. Consideradas criaturas silvestres, os gregos acreditavam que florestas e bosques, eram a morada dos sátiros.
Relativamente próximo ao pequeno esqueleto do "sátiro", a expedição fez uma segunda descoberta tão inusitada quanto a anterior: Uma grande banheira de pedra que estava semi-enterrada no centro da câmara principal do mound.
A peça de granito trabalhado com adornos parece ter função religiosa sendo utilizada para banhos ritualísticos de purificação com ervas.
Mais curioso ainda, a banheira estava cheia de grama e capim, e no seu fundo dela repousava a ossada de um enorme cavalo. O animal, inicialmente tratado como um cavalo de guerra de enormes dimensões, recebeu várias honras e tudo indica o próprio mound foi construído para servir como seu sepulcro. Esse tipo de dedicação dispensado a um animal não condiz com os costumes de nenhum povo conhecido que tenha habitado a região de Stavropol.
"A ossada pertence a um animal enorme, com uma altura assombrosa - quase dois metros na altura de seu ombro. Embora ele pareça um cavalo, não podemos ainda afirmar ao certo se estes restos pertencem a um equino ou a um primo distante que embora guarde similaridades, aparenta ser algo diferente", disse Anna Shvyreva, diretora do Departamento de Biologia do Museu de Stavropol ela não afastou a possibilidade de que os ossos pertençam a algum mamífero pré-histórico.
Os esqueletos foram transportados para o Museu de Ciências Naturais da Província para serem examinados por especialistas em antropologia e biólogos. Enquanto isso, especialistas de outros países, refutam as fantásticas teorias e pedem permissão para examinar a descoberta.
Nenhum resultado foi divulgado até o momento.
Para quem duvida, aqui está um vídeo que mostra as estranhas descobertas, infelizmente está em russo:
* * *
Eu me pergunto se Shub-Niggurath, a Cabra Negra com mil crias, deu pela falta de uma das suas crianças.
Nesse caso ela não estaria muito contente...
Nesse caso ela não estaria muito contente...
Nenhum comentário:
Postar um comentário