sábado, 10 de setembro de 2022

O Ataque dos Habitantes da Atmosfera - Criaturas inacreditáveis vivendo nas Nuvens


Monstros atmosféricos são criaturas bizarras e aparentemente impossíveis. Essas estranhas bestas voam silenciosamente acima da raça humana, desafiando as leis convencionais da física, e suas origens e intenções continuam sendo um dos mistérios mais intrigantes e fascinantes nos reinos da ufologia e da criptozoologia.

A maioria dos indivíduos inteligentes admitiria prontamente que os oceanos da Terra ainda não revelaram todas as formas de vida que habitam suas vastas profundezas. Alguns cientistas sugeriram que há quase um milhão de espécies desconhecidas à espreita, aguardando nas profundezas salgadas, enquanto outros insistem que o número seria muito maior. Mas, embora os cientistas não tenham problemas em aceitar que os mares estão repletos de formas de vida não identificadas, eles rejeitam a ideia de que o oceano de ar acima de nossas cabeças possa ser igualmente povoado por espécies únicas, e até hoje, não classificadas.

O consenso dos cientistas determina que nossa atmosfera se estende a aproximadamente 998 quilômetros acima da superfície do planeta. Isso é muito espaço, muito mesmo.

Quando pegamos todo esse espaço e comparamos com os quilômetros quadrados de água, a diferença é esmagadora em favor do espaço atmosférico. Então, se admitirmos que o oceano abriga um monte de formas de vida desconhecidas, será possível ignorar o mesmo potencial dos céus, muito mais expansivos, acima de nós?

Estudiosos da Criptozoologia, aquele ramo obscuro da ciência que tenta classificar seres misteriosos e estranhos, acreditam que esse vasto ambiente pode ser o habitat de criaturas sobre as quais sabemos muito pouco. Mas haveria algo habitando a atmosfera? Seria possível que criaturas misteriosas vivam nos céus? E como nós não percebemos sua presença? 

Os chamados Habitantes da Atmosfera, ou Monstros Atmosféricos, supostamente estão com a humanidade há séculos. As descrições variam de entidades vaporosas, semelhantes a nuvens, a "baleias do ar" e "krakens do espaço" até águas-vivas flutuantes e translúcidas que mergulham entre as nuvens sem meios visíveis de propulsão aerodinâmica. Há também os lendários "peixes do céu", animais mitológicos que supostamente nadam em pleno ar, como se estivessem no fundo do mar agitando suas nadadeiras para se mover graciosamente. 


Geralmente esses seres são retratados como bestas gigantescas com vários metros de comprimento. Seus corpos sinuosos flutuam pelo ar delicadamente, como balões vivos. Segundo os criptozoólogos, no passado, eles foram avistados por testemunhas que os identificavam erroneamente como nuvens estranhas. Em tempos mais recentes, eles são incorretamente identificados como aviões, balões meteorológicos, dirigíveis e até discos voadores 

Os defensores da existência de tais seres sugerem que – assim como muitos outros animais, eles também são capazes de criar uma camuflagem que os deixa virtualmente invisíveis a olho nu. Eles poderiam se misturar a paisagem de tal maneira que seria quase impossível perceber seus contornos, mais ainda por conta da altitude que sustentam na maior parte do tempo. Apenas ao se moverem, através de nuvens é que sua presença poderia ser traçada, e ainda assim de forma bastante discreta.  

Alguns defendem que a substância conhecida como "gelatina das estrelas", frequentemente associada a chuvas de meteoros pode muito bem vir a ser os restos em decomposição dessas bestas ostensivamente invertebradas forçadas para a terra. Talvez estrelas cadentes e outros detritos terrestres atinjam essas criaturas no meio do voo, rasgando-as com a força de seu impacto e enviando-as ao chão em pedaços ainda não identificáveis.

A origem dos Habitantes da Atmosfera também permanece como um ponto de discórdia entre os defensores da existência desses seres. Há diferentes vertentes sobre o que são essas criaturas: se elas seriam entidades alienígenas ou criaturas nativas da Terra. A maioria dos adeptos acredita que, de onde quer que esses animais venham, eles são animais não inteligentes que vivem suas vidas no céu confiando no instinto e não no intelecto. Mas, é claro, eles podem estar errados.


O famoso autor e investigador paranormal, Ivan T. Sanderson, formulou a teoria de que essas bestas do céu seriam uma forma de vida ainda a ser compreendida. Ele especulou que vários relatos de OVNIs poderiam se referir ao avistamento de "animais de densidade extremamente baixa nativos das nuvens".

Sanderson não está sozinho em sua crença à respeito de animais atmosféricos. Até mesmo o célebre cosmólogo Carl Sagan propôs que o conceito de tais bestas com forma similar a de um balão, poderia ser perfeitamente viável do ponto de vista biológico. Sagan chegou a formular que tais seres poderiam se desenvolver nos céus de gigantes gasosos como Júpiter. Ele chegou a especular que tais seres poderiam ter se formado na Terra.

Em 1975, o renomado ufólogo Trevor James Constable, propôs em seu livro "The Cosmic Pulse of Life" que o fenômeno dos discos voadores provavelmente não seria um exemplo de tecnologia extraterrestre, mas de colossais criaturas semelhantes a amebas que habitam a atmosfera da Terra. Ele coloquialmente apelidou esses animais teóricos de "criaturas do ar".

Constable propôs ainda que esses monstros atmosféricos passavam a maior parte do tempo em um estado de baixa densidade virtualmente invisível, mas quando aumentaram sua densidade (possivelmente enquanto procuravam sustento), essas estranhas formas de vida se tornavam parcialmente visíveis. Ele também defendia que o uso de dispositivos de radar e a perturbação causada por veículos aéreos de alguma forma perturbou essas bestas, forçando-as de seu estado geralmente oculto para um mais perceptível. Isso justificaria o relato de "coisas estranhas vistas nos céus".


Como se isso não bastasse, Constable sugeriu a premissa literalmente horripilante de que essas "criaturas" não eram apenas carnívoras, mas que provavelmente seriam responsáveis ​por uma infinidade de mutilações de animais, bem como de milhares de mortes e desaparecimentos de seres humanos todos os anos. Nem é necessário dizer que a noção da existência de predadores imensos, vorazes e praticamente indetectáveis é bem pouco reconfortante. Curiosamente, vários povos do passado mencionam em suas lendas e mitos entidades estranhas que vivem nos céus, entre as nuvens e que descem de tempos em tempos para interagir com humanos, geralmente tornando-os vítimas de um ataque inesperado.

Dentre os encontros mais famosos envolvendo supostos monstros atmosféricos, encontramos um incidente supostamente ocorrido em Crawfordsville, Indiana. Segundo o relato, publicado na edição do Indianapolis Journal, por volta das 2 horas da manhã do dia 4 de setembro de 1891, dois homens estavam consertando uma carroça quando olharam para o céu e ficaram chocados ao ver o que descreveram como uma "aparição horrível" pairando sobre eles.

Os homens afirmaram que a criatura sem cabeça, retangular e com várias barbatanas "nadava em pleno ar" a não menos de 30 metros acima deles. Eles calcularam seu tamanho em aproximadamente dois metros de largura e seis metros de comprimento. Os homens mais tarde confirmariam aos repórteres que a fera parecia definitivamente viva. Eles assistiram que enquanto a criatura se movia com suas numerosas barbatanas, circulava exatamente acima de uma casa próxima. O monstro eventualmente desistiu de seu assédio e desapareceu subindo abruptamente rumo ao firmamento. 

É curioso, que na mesma noite outras pessoas testemunharam a mesma aparição misteriosa nos céus. Um fazendeiro e sua família avistaram a mesma criatura cerca de meia hora depois flutuando acima de uma plantação. Os membros da família, seis pessoas ao todo, descreveram o ser como uma forma amorfa translúcida que subia e descia, como um enorme balão. A criatura também foi vista no município vizinho por diferentes testemunhas idôneas que garantiram ser o monstro algo vivo.  

Tais narrativas totalmente bizarras poderiam ser descartadas como uma alucinação infundada ou uma farsa total, não fosse a corroboração de indivíduos com reputação impecável. Outra testemunha ocular foi o Reverendo G. W. Switzer, um pastor metodista local que, junto com sua esposa, também afirmou ter visto a estranha besta aérea.


Como se isso não bastasse, nas noites seguintes a coisa reapareceu, mas desta vez não se mostrou apenas para um punhado de observadores isolados. De acordo com o relatório publicado pelo Indianapolis Journal, centenas de testemunhas contaram ter visto a entidade anômala no céu noturno.

Observadores descreveram a fera de maneira similar, mas alguns desta vez notaram um "olho" vermelho ciclópico e flamejante. Eles também discerniram que a fera que se contorcia emitia um "ruído queixoso e sibilante" e por vezes "se contorcia" no que parecia ser um movimento agonizante. 

A criatura de Crawfordsville ondulou acima de uma multidão de espectadores a uma altura de cerca de 90 metros, até que abruptamente despencou em direção à terra, caindo perto de um grupo de aterrorizados espectadores. Os que viram os restos da criatura juraram que podiam sentir seu "hálito quente" enquanto ela desmanchava diante de seus olhos incrédulos. O monstro parecia uma coisa gelatinosa, amorfa, translúcida e de consistência similar a uma água viva. 

O famoso pioneiro da pesquisa paranormal, Charles Fort, estudou o fenômeno e visitou Crawfordsville anos depois para ouvir o relato de pessoas que testemunharam o incidente. Ele concluiu que as histórias eram consistentes e os relatos por serem tão semelhantes indicavam um grau elevado de verossimilhança. Fort entrevistou dezenas de testemunhas oculares envolvidas com esse avistamento em massa, e escreveu que: “Todos os relatos se referiam ao misterioso objeto como um ser vivo". Fort ficou tão impressionado com o que ouviu que deu início a uma campanha para que leitores enviassem relatos de histórias parecidas. Nada menos do que 470 relatos detalhados mencionando "criaturas do ar" chegaram ao seu conhecimento - muitos simples tolices, mas outros tantos corroborados por testemunhas ilibadas.

Fort estava tão convencido de que tais seres existiam que ofereceu uma recompensa para quem conseguisse fotografar tais seres ou demonstrar sua existência em fatos.


Outro incidente notável envolvendo Habitantes da Atmosfera vem das pequenas ilhas do arquipélago de Shetland, na Escócia. As Ilhas Shetland são um local remoto e envolto em névoas a cerca de 80 quilômetros a nordeste de Orkney. É um lugar ermo conhecido por abrigar um monstro que os ilhéus conhecem apenas como "aquilo". 

Os moradores locais descrevem o ser como uma espécie de verme vaporoso que habita os céus, escondendo-se em meio às nuvens. Por razões desconhecidas, ocasionalmente ele faz descidas para a terra firme, supostamente para se alimentar. Aqueles que entraram em contato com a entidade não sofreram qualquer ferimento, relatando uma sensação física semelhante a de ser lambido por uma enorme "língua macia". Embora esse efeito não seja danoso, ele foi descrito como muito desagradável.

Um incidente relatado em 1914 detalha um contato com a criatura. O incidente teve lugar quando um policial estava andando de bicicleta em sua rota de patrulha. O homem alegou que "aquilo" o envolveu criando a sensação de estar enrolado em um "cobertor extremamente macio" que cheirava a "mofo". O ser, que o oficial insistiu estava vivo, o manteve aprisionado por alguns instantes até soltá-lo e se afastar para o céu acendendo como um balão. O oficial abalado afirmou que tinha sido uma das experiências mais aterrorizantes de toda a sua vida.

Desde a introdução da fotografia dezenas de fotos de supostos objetos voadores foram apresentadas como evidência de "coisas estranhas flutuando nos céus". Esses objetos anômalos tem as mais variadas formas, muitos se assemelhando a veículos, mas outras tendo uma clara natureza orgânica. Estes se movem de maneiras que parecem inusitadas para uma nave voadora de base tecnológica.

Uma das mais intrigantes fotografias representando tais seres atmosféricos foi tirada pelo jornalista Bruno Ghibaudi na tarde de 27 de abril de 1961. No dia em questão ele estava dirigindo pela estrada adjacente à praia de Montesilvano, na Itália, quando estourou um pneu. Enquanto trabalhava para deixar o carro em ordem, Ghibaudi notou um "objeto bizarro", com várias asas ou possivelmente barbatanas, pairando sobre o oceano a baixa altitude. A coisa estava indo em sua direção a uma velocidade considerável. O jornalista não entrou em pânico, ao invés disso pegou sua câmera para registrar o que estava vendo. Ghibaudi conseguiu tirar uma única foto da criatura antes que ela desaparecesse de vista. Enquanto alguns afirmam que a imagem mostra um veículo interestelar, há outros que acreditam que na verdade é uma criatura viva.



Uma imagem registrada na França por um turista foi obtida em julho de 1999 e mostra uma coisa singular semelhante a um ser vivo flutuando no ar. Supostamente, o objeto parecia uma espécie de lula ou água viva, com pele translúcida levemente amarela-esverdeada. Ela era muito grande, talvez com mais de 10 metros e ficou estática por longos minutos antes de começar a subir e desaparecer à certa altura. 

Outro caso conhecido envolve um fotógrafo da Nova Zelândia chamado Michael White, que em abril de 2008 estava tirando fotos do céu quando notou o que descreveu como uma "nuvem escura de aparência estranha que parecia se mover conscientemente". A estranha nuvem, segundo ele, permanecia imóvel por longos períodos de tempo e então se movia sozinha, mesmo que as demais próximas a ela permanecessem estacionadas. Após registrar em câmera a nuvem se comportando dessa forma inusitada, ele percebeu que ela simplesmente ascendeu cada vez mais alto até sumir.

White conseguiu tirar várias fotos da nuvem, mas só depois de revelar as imagens é que percebeu o caráter único do que havia registrado. Na foto, ele descobriu um objeto misterioso que se assemelhava a uma espécie de criatura orgânica, semelhante a uma arraia manta de tamanho absurdo. A parte mais intrigante da história de White é que ele alegou que não percebeu o "objeto" no interior da nuvem quando tirou as fotos. White insistiu que tudo o que viu foi uma "nuvem" que ele descreveu como "fibrosa" e "de aparência peculiar", movendo-se de maneira incomum.

Poderia a criatura estar usando a nuvem como um tipo de camuflagem para se manter disfarçada? Se este for o caso, então isso dá origem à suposição de que entidades estranhas e ondulantes podem estar constantemente cruzando as nossas cabeças e tudo o que nossos olhos humanos percebem são nuvens comuns. Se isso for verdade, então nosso mundo é realmente um lugar bem mais estranho do que podemos imaginar. 


Para finalizar, eis aqui um relato supostamente ocorrido na tarde de 3 de novembro de 1973 envolvendo um banqueiro mexicano e sua família. Eles avistaram um objeto estranho voando na direção oeste sobre Cocoyoc, México. A esposa do banqueiro alegou que o objeto era arredondado e não se assemelhava a nenhuma aeronave tradicional que ela conhecesse. O banqueiro parou o carro para ver melhor o objeto incomum. Ele e sua esposa rapidamente saíram do veículo e observaram o objeto se mover "como se estivessem nadando no ar", não simplesmente voando, mas literalmente deslizando como um gigantesco peixe faria na água.

Felizmente, o banqueiro teve a presença de espírito de pegar sua câmera e conseguiu tirar uma foto da coisa antes que ela sumisse de vista. A coisa lembrava uma espécie de anêmona gigantesca voando no céu.

Os casos acima representam apenas um punhado de relatos e fotografias do que podem ser monstros atmosféricos, uma forma de vida desconhecida. Apesar das imagens, o consenso geral permanece de que esses animais podem não modificar seu tamanho e densidade, bem como empregar uma forma única e extremamente eficaz de camuflagem para se esconder. Isso significa que, se essas criaturas realmente existem, podem haver em grande número, flutuando acima de cada um de nós neste exato momento sem que percebamos. 

Talvez essas especulações não sejam nada mais do que mera fantasia, contudo se provadas verdadeiras, mudariam tudo o que sabemos, ou acreditamos saber à respeito de nosso mundo.

4 comentários:

  1. isso não adianta nada, ultima mensagem 3 pra ontem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Quando eu era criança fiquei bem assustada qd li uma reportagem sobre supostos pássaros gigantes que atacavam pessoas e outros animais, mas jamais imaginei que havia teorias sobre seres assim. Daria pra adaptar para o Mythos como seres de outras dimensões que atravessaram portais, não?
    Dúvida: vem aí uma resenha sobre um certo filme lançado recentemente de um diretor super promissor? É o máximo que consigo dizer sem dar spoilers kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Quando criança, um grupo de amigos e eu, vimos uma criatura voadora que assemelhava a um tipo de bovino, tinha pelo espesso e comprido, par de chifres, era branco, e flutuava como um balão de hélio. Lembro que nós estávamos em um terreno baldio com muita vegetação, quando numa clareira nos deparamos com essa criatura, todos nós corremos como se não houvesse um amanhã. Foi algo surreal e apavorante para mim.

    ResponderExcluir
  4. Hum.....isso me fez lembrar de coisas esquisitas que eu já vi flutuando no meio das nuvens. Digo coisas porque não sei como descrever. Não tinham formas definidas mas pareciam ser seres vivos.

    ResponderExcluir