quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Renascido do Inferno - Tudo o que sabemos sobre o novo filme da franquia Hellraiser


Salve pessoal,

Notícias para quem precisa de notícias e está ansioso pelo lançamento do novo filme de Hellraiser. Estamos de olho no que vem por aí, e torcendo para que seja uma volta às origens que dê um novo sangue (em mais de um sentido) à franquia.

O Hellraiser original é do longínquo ano de 1987, e quando foi lançado inaugurou uma nova vertente de horror visceral que se tornou muito popular na época. Mais do que ser pesado, o filme contava com um roteiro inovador, elenco afiado, bons efeitos para a época e uma caracterização perfeita dos personagens. Em uma palavra, ele era: ATERRORIZANTE

Inicialmente adaptado e dirigido por Clive Barker, o autor da novela "The Hellbound Heart", o filme Hellraiser - Renascido do Inferno, rapidamente se tornou um dos marcos do horror. Enquanto slashers e assassinos em série dominavam o gênero, a história dos Cenobitas e sua exploração impiedosa das fronteiras do prazer e da dor se destacaram entre a multidão. Pinhead, o antagonista central, tornou-se um dos vilões mais icônicos dos filmes de terror e por bons motivos. Uma pena que as várias sequências que vieram posteriormente não fizeram jus ao original e acabaram desgastando demais a premissa inicial.


Os estúdios passaram muito tempo tentando refazer ou reiniciar a saga Hellraiser, mas todos falharam na tarefa que por algum tempo, parecia inviável. No entanto, neste outono, bem a tempo do Halloween, o Canal Hulu está trazendo um reboot que pretende reviver a mitologia da Caixa dos Lamentos. Sob a batuta do diretor David Bruckner, Hellraiser R-rated (o mesmo título do primeiro filme da série) promete ser um retorno às origens mais escuras e brutais da série. 

Especialistas em terror e novatos já podem se preparar para uma nova descida ao inferno. 

Mas o que sabemos à respeito dessa nova e ambiciosa versão? Para responder essas questões mergulhamos na internet para reunir tudo aquilo que sabemos sobre o filme.

Qual é a data de lançamento de Hellraiser?

Hellraiser será lançado exclusivamente no Hulu em 7 de outubro. Nenhuma palavra ainda foi dada sobre sua distribuição internacional, embora pareça provável que apareça no catálogo da Plataforma Star, assim como tem acontecido com outras propriedades do Hulu, por exemplo Prey (o filme que reavivou a franquia Predador)

Qual é o enredo de Hellraiser?


De acordo com a sinopse no IMDb, o remake de Hellraiser é uma "releitura" da franquia de Barker, com foco em "uma jovem mulher [que] deve enfrentar as forças sádicas e sobrenaturais por trás de uma enigmática caixa de quebra-cabeças responsável pelo desaparecimento de seu irmão." 

Essa descrição sugere que a nova versão não será um remake direto do primeiro filme ou da novela. No roteiro original tínhamos um canalha perverso e sua amante que assassinavam pessoas para permitir o retorno completo dele do inferno. Enquanto isso, a sobrinha/enteada do casal tentava impedir os planos deles e lidar com os terríveis cenobitas que vinham em seu rastro.

Os Cenobitas é claro, serão os antagonistas principais da saga. Eles são um bando de seres interdimensionais que servem a Ordem da Ferida. Esses seres ("demônios para alguns, anjos para outros") já foram humanos, mas acabaram transformados em abominações grotescas depois de abrir uma perigosa caixa de quebra-cabeça - a Configuração dos Lamentos. Os cenobitas estão tão afastados de sua antiga humanidade que não conseguem mais distinguir entre sensações de prazer e dor. Quando convocados por humanos que abrem a caixa, os Cenobitas os levam, voluntariamente ou não, para sua dimensão natal e os torturam por toda a eternidade.

Os três primeiros filmes Hellraiser seguem um arco narrativo razoavelmente bem construído, com um foco pesado tanto na Kirsty, a jovem cujo tio e madrasta ajudaram a trazer os Cenobites, quanto no líder dos Cenobitas, conhecido como Pinhead. Depois disso, a franquia rapidamente se transformou em um slasher tradicional que começou a adaptar apressadamente roteiros ruins que enfraqueceram muito a série e a afastaram dramaticamente de suas origens. O novo Hellraiser é a tentativa mais promissora de retornar ao conto original e seu enfoque.

Reboot de Hellraiser


Após um teaser do novo Hellraiser, foi lançado um trailer oficial que dá aos fãs uma visão melhor do que os aguarda nessa revitalização da franquia. Depois de revelar alguns antecedentes sobre a história da Configuração dos Lamentos que abre o caminho para os Cenobitas, o trailer oferece aos fãs uma primeira olhada nos demônios de outra dimensão, incluindo o Pinhead de Jamie Clayton. Assista ao trailer diretamente abaixo (bem como o teaser anterior):

Quem está no elenco de Hellraiser?

Em quase todos os filmes da franquia Hellraiser, os filmes contaram com a excelente atuação de Doug Bradley, que vivia o diabólico líder cenobita chamado Pinhead. Desta vez, o personagem está sendo interpretado por Jamie Clayton, que você pode reconhecer de Sense8 da Netflix e The L Word: Generation Q da Showtime.

Clayton é uma uma boa escolha para o papel já que na novela, o Cenobite (que na verdade não é chamado de Pinhead em nenhum momento) é descrito como um corpo retalhado e "sem sexo", cuja voz lembra a de uma mulher. 


Estrelando ao lado de Clayton está Odessa A'zion como Riley, a protagonista em busca de seu irmão desaparecido. Ela foi vista mais recentemente na série da Netflix Grand Army. Completando o elenco estão Brandon Flynn (13 Reasons Why), Goran Višnjić (Timeless, ER), Drew Starkey (Love, Simon) e Hiam Abbass (Succession).

Quem é o diretor desse Hellraiser?

O diretor David Bruckner está lidando com este remake de Hellraiser. 

Um cineasta de terror já conhecido, Bruckner fez sua estreia solo na direção em 2017 com o excelente  "O Ritual", uma adaptação do romance de Adam Nevill que seguia cinco amigos numa viagem ao norte da Suécia que dá terrivelmente errado. Antes disso, ele co-dirigiu "The Signal", de 2007, com Dan Bush e Jacob Gentry, sobre um mundo onde as pessoas se tornam assassinas por meio de um sinal misterioso enviado por seus dispositivos elétricos. Ele também contribuiu para a série antológica V/H/S. Seu pico crítico veio em 2020 com The Night House, um terror psicológico que foi indicado a dois Critics' Choice Super Awards.

Será que Hellraiser será trazido do limbo onde se encontra? Será que ele marcará o início de uma nova e promissora franquia? Tudo vai depender desse primeiro filme e da resposta dos fãs.

Vamos torcer...

Abaixo, temos o Trailer.

Trailer:

Um comentário: