sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Outubro Assustador - Sete sugestões de leitura para o mês do Horror


Eu achei muito interessante a sugestão do blog Biblioteca do Terror: indicar sete livros de horror em sete temas diferentes para serem lidos no mês de Outubro.

Acredito que não haja problema em replicar a ideia aqui no Mundo Tentacular, com as minhas escolhas pessoais dentro dos temas sugeridos pelo autor do artigo original Rafa Filth Michalski. Para ler o artigo e ver as sugestões do Biblioteca do Terror, basta clicar no link a seguir: "Mês do Horror".

Minha lista reúne alguns dos meus favoritos, obras que eu devorei (no sentido literal da palavra) e que eu indico sem restrições aos fãs do Horror.

A seguir as minhas escolhas pessoais, fiquem à vontade para comentar:

1 - O Horror Onírico de H.P. Lovecraft



Não é preciso apresentar H.P. Lovecraft aos leitores habituais do Mundo Tentacular. Se você chegou a esse blog, deve conhecer Lovecraft, com sorte já leu boa parte de sua obra, se não, o que está esperando? Com seu estilo único, Lovecraft conquistou lugar entre os maiores Mestres do Horror de todos os tempos. Além de, é claro, ter influenciado gerações de autores a expandir e desenvolver a sua própria mitologia. Nesse tema em especial, eu fujo um pouco do óbvio, que seria indicar uma obra do próprio Lovecraft; ao invés disso, aponto uma coleção com contos de autores que beberam de sua inesgotável fonte de pesadelos e destilaram suas próprias visões aterrorizantes dos Mitos Ancestrais.

Meu indicado é:

TALES OF THE CTHULHU MYTHOS por H.P. Lovecraft e Outros



Comentários: Esse livro tem de tudo! Uma antologia completa com alguns dos mais conceituados autores que seguiram os passos de Lovecraft e contribuíram para aprofundar os conceitos e noções dos Mitos de Cthulhu. Excelente coleção que inclui Robert Bloch, Colin Wilson, Ramsey Campbell, Fritz Leiber, Brian Lumley e até Stephen King. "Tales of the Cthulhu Mythos" constitui um macabro tributo a obra imortal de Lovecraft. Para os fãs do RPG Call of Cthulhu, é a chance de conhecer as estórias que inspiraram muitos dos horrores contidos no Livro Básico.

2 - Criaturas Sobrenaturais: Monstros que nos Assustam



O Medo do que está além de nossa imaginação. O asco inominável diante do estranho, do repulsivo, do inominável... quando não somos capazes de compreender o que vemos, de entender o que sentimos ou de racionalizar o imponderável nos deixamos dominar por uma forma de horror mais pura e primitiva. E é então que eles surgem: os monstros que se escondem nas sombras, que rastejam para baixo da cama e se ocultam no fundo do armário. Durma com a luz acesa e feche os olhos... se tiver coragem!

Meu indicado é:

O FORTIM por F. Paul Wilson


Comentários: Por si só, "O Fortim" poderia estar no tema seguinte, pois se trata de um novo e legítimo clássico do horror. Se você não conhece F. Paul Wilson, um excelente autor de Horror contemporâneo, procure saber mais a respeito dele e, se ficar curioso, comece a explorar sua obra através de "O Fortim"(The Keep). Nessa novela claustrofóbica, cheia de atmosfera, um grupo de elite de soldados alemães durante a Segunda Grande Guerra se vê aprisionado em uma antiga Fortaleza Medieval na Romênia. O lugar encerra algo antigo e aterrorizante em seu interior, algo que aos poucos começa a fazer vítimas e testar a sanidade dos ocupantes do lugar. Eu li já tem um tempo e gostaria de ler a edição que acaba de ser lançada com nova tradução. 


3 - Os Clássicos Assombrados




Um clássico do Horror é mais do que uma estória escrita muitos anos atrás, à luz de velas, redigida com pena e tinta. Um clássico pode surgir a qualquer momento, quando as palavras impressas reverberam na mente do leitor por dias, meses, anos e se tornam mantras medonhos, difíceis de esquecer... um clássico do horror fica registrado para sempre, como uma cicatriz indelével em nossa mente. Por mais que você queira esquecer, ele está lá...

Meu escolhido é:

O GRANDE DEUS PAN (The Great God Pan) por Arthur Machen


Comentários: Arthur Machen. Esse é um nome consagrado do horror que todo fã deveria conhecer. Machen escrevia a respeito dos horrores antigos, não necessariamente cósmicos como Lovecraft, mas a respeito de criaturas faéricas (que ele chamava de O Povo Pequeno) e demais seres da natureza selvagem. Nessa novela, uma das preferidas de Lovecraft, Machen narra a trajetória de uma mulher atormentada por uma entidade ancestral que corrói a sua sanidade a medida que ela descobre seu legado e como sua existência está interligada a essa monstruosidade.


4 - Antologias Macabras




Antologias são coleções de contos rápidos, diretos e geralmente com um desfecho brutal. Nesta categoria encontramos aquelas estórias angustiantes, contadas de forma seca, em poucas e enervantes linhas que nos fazem virar as páginas sem parar. O desafio aqui é ler apenas um conto e fechar o livro antes de terminar todas as estórias...

Meu escolhido é:    

SHADOWS OVER BAKER STREET por vários autores


Comentários: Não faltam boas antologias de horror, um gênero que se ajusta muito bem a narrativas curtas que vão direto ao ponto. Entre as muitas possibilidades nesse quesito, escolhi a antologia "Shadows over Baker Street" que reúne os Mythos de Cthulhu a um dos ícones da literatura mundial: Sherlock Holmes. Com estórias escritas por nomes consagrados como Neil Gaiman, Poppy Z. Brite e James Lowder temos uma excelente coleção de estórias vitorianas onde o mais brilhante detetive de todos os tempos - e vários personagens ligados ao seu universo, confrontam casos extraordinários e mistérios insondáveis do sobrenatural.  Eu escrevi uma resenha a resepeito desse livro qu epode ser lida aqui.

5 - O Horror nos Cinemas




Vários livros de horror foram adaptados para o cinema. Nem sempre o resultado fica dentro do esperado, mas às vezes a sétima arte dá a sua contribuição para potencializar um horror e torná-lo ainda mais assustador. Aqui temos um livro que se tornou filme, descubra por conta própria as diferenças e semelhanças entre os dois.

Meu escolhido é:

THE HELLBOUND HEART por Clive Barker

Comentários: Alguns leitores não gostam de ler estórias que já foram adaptadas para o cinema por considerar que as surpresas acabam sendo dirimidas... eu francamente não penso assim. Muitas vezes, um roteiro de cinema precisa compartimentalizar ou abreviar as estórias para se encaixar na duração de um filme. Nessa transição, não raramente, muita coisa se perde, as motivações e pensamentos, sobretudo. Embora o roteiro do filme Hellraiser tenha sido adaptado pelo próprio Clive Barker, e o resultado tenha sido notável, ler o original, "The Hellbound Heart", é quase uma nova experiência. E essa edição da Dark Side é incrivelmente caprichada, um verdadeiro deleite para os olhos e sentidos... Barker é um monstro e nessa estória em especial ele estava em estado de graça.

6 - Páginas de Sangue: Serial Killers




Comentários: Nos últimos tempos, os monstros sobrenaturais tem cedido espaço para uma nova modalidade de predador que habita os centros urbanos e coleciona vítimas. Esses monstros têm uma face humana e se misturam com naturalidade entre as pessoas que se tornam suas presas. Muitas vezes, o assassino em série não parece sequer ameaçador: "ele sempre foi tão gentil", "ele era tão quieto", "ele era um ótimo vizinho", dizem as pessoas, quando descobrem a medonha verdade. Repulsivos como são, eles se tornaram protagonistas em muitos livros que não cansam de nos causar um incômodo fascínio.

Meu escolhido é:

O ALIENISTA por Caleb Carr


Comentários: Eu não sei se "O Alienista", o mais conhecido trabalho de Caleb Carr, ainda está no catálogo da Editora Record, mas não é difícil encontrá-lo em sebos. Eu li há muitos anos, e não faz muito tempo, li pela segunda vez antes de experimentar sua continuação "O Anjo das Trevas". O romance acompanha os esforços de uma equipe de Psiquiatras Forenses em capturar um assassino em série que aterroriza Nova York. Até aí, nenhuma novidade, contudo, a estória se passa no final do século XIX, quando os mistérios da mente humana ainda estavam sendo mapeados e os especialistas tinham de enfrentar olhares de reprovação e críticas de todos os lados. Uma mistura perfeita de suspense e pesquisa histórica do período, altamente recomendado para os que gostam de investigações procedimentais e de mergulhar na mente de monstros homicidas.  

7 - O Horror Nacional




Alguns dizem que no Brasil não há uma boa produção de Horror. Bobagem! Basta procurar e você irá encontrar muitos autores talentosos. O horror verde e amarelo está entre nós meus amigos, olhem a sua volta e vocês descobrirão nas palavras familiares de nosso idioma, estórias que hão de tirar seu sono.

Meu escolhido é:  

O BAIRRO DA CRIPTA por Marcos R. Terci


Comentários: Vou direto ao ponto, sou fã do trabalho de Marcos Terci. Não faz muito tempo, escrevi uma resenha sobre "O Bairro da Cripta - As Elegias" que pode ser lida aqui no blog. Resenha
Com um estilo rebuscado e inquietante, o autor constrói uma tapeçaria de horrores habitando uma pequena cidade no interior do Brasil, um lugar fantasmagórico onde assombrações se reúnem, onde os mortos caminham e onde o medo empesteia o próprio ar. Uma ótima leitura para os aficionados, sobretudo aqueles que acham que no Brasil não temos boas estórias de horror... se você pensa assim, está na hora de conhecer a vizinhança de Tebraria. Por falar nisso, o "Tomo II - Os Epitáfios" já saiu e dá continuidade aos pavores da provinciana e nem por isso menos sinistra cidadezinha...

*     *     *

Então é isso!

Sete sugestões para o mês de Outubro, mês do Horror, mês do Halloween!

Boa leitura e bons sustos.

7 comentários:

  1. Ótimas escolhas para leitura. De todos eu li apenas O Bairro da Cripta que contém contos fantásticos. Pretendo ler também Hellraiser este mês, estou bem ansiosa pela leitura.

    Abraços.

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas dicas, marquei vários na minha lista. Também fiz uma listinha de livros para ler nesse Halloween, mas não posso ler tantos se não, não consigo terminar de preparar o Cenário que pretendo apresentar para uns amigos no dia 31.

    ResponderExcluir
  3. Muito boas suas sugestões, já li alguns,entre eles "O Bairro da Cripta tomo I e tomo II, EXCELENTES e ainda por cima um autor nacional , dos nossos né, muito talentoso!! Já estou a procura do O Alienista e da Antologia SHADOWS OVER BAKER STREET. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Boa. Só li o Tales e recomendo para os aficionados. Tem umas coleções novas que também deve ser boas. Bora procurar os Epubs do resto.
    De resto, mestrei uma mesa legal essa semana com a premissa de que no futuro, a Humanidade se "acostumou" com o Mythos e o usa como se fosse a ciência ou tecnologia. Parece que fica bobo, mas é bem diferente.

    ResponderExcluir
  5. Sei que esse não é o espaço correto, mas não podia deixar a oportunidade de compartilhar essa pérola com vocês: https://youtu.be/oNZy7ygDEtA?t=5m23s

    ResponderExcluir
  6. O Alienista entrou para a estante! Fisga da primeira à última página, você corre o risco de morrer por inanição. Não dá para largar o livro! Post fantástico, escolhas excepcionais, Luciano! Não esperava menos do anfitrião do Mundo Tentacular! Parabéns! Vasculhando estantes empoeiradas e velhos grimórios que me deem pistas do paradeiro de Arthur Machen. Come out, Come out, wherever you are...

    ResponderExcluir