sábado, 13 de julho de 2019

Oeste Macabro - Uma lista de Filmes de Horror e Western



Dentre os muitos subgêneros e combinações possíveis para filmes de terror, o Oeste Macabro parece ser uma mistura digna de nos causar pesadelos. O Oeste era rico em elementos assustadores:  o isolamento, o sempre presente temor pela fome, animais perigosos e nativos hostis, acrescido com as condições brutais do deserto, do clima e das superstições... No oeste selvagem, além da fronteira da civilização, a impressão é que tudo, praticamente tudo, conspirava contra você para te ferir, enlouquecer ou matar.

A vida no oeste era dura, brutal, violenta e jogar um punhado de horror nesse ambiente torna tudo ainda pior, de uma forma ideal para o gênero. Que outro lugar ou época fornece um pano de fundo tão adequado para florescer a paranoia, o medo e o terror? 

Bom, sem me alongar muito, aqui estão alguns filmes de Oeste Macabro para assistir e se inspirar.

A CASA DOS PÁSSAROS MORTOS 
(Dead Birds/ 2004) 


Vamos começar com um pequeno filme chamado "A Casa dos Pássaros Mortos", que infelizmente é pouco conhecido.

A história se passa em 1863 e acompanha um bando de desertores confederados nos anos que se seguiram ao fim da Guerra Civil. Depois de roubar um carregamento de ouro enviado para um forte (em um assalto extremamente violento logo no início do filme), os criminosos procura um esconderijo para escapar das autoridades. Eles decidem se esconder em em uma velha fazenda nos arrebaldes do Alabama. O lugar parece ter sido abandonado durante a guerra e cercado por um vasto milharal, eles se sentem seguros. Enquanto esperam a poeira baixar, o grupo começa a experimentar uma série de acontecimentos sobrenaturais e um por um os bandidos começam a temer pela sua sanidade e pelas suas vidas. 

Vez ou outra, você acaba esbarrando em um filme que passou desapercebido e que acaba sendo melhor do que você imaginava. "A Casa dos Pássaros Mortos" é um desses filmes que se transforma numa grata surpresa! Ele oferece uma história simples, mas com uma boa dose de medo, paranoia, desconfiança e terror. 

Lançado direto no mercado de video sem muito alarde, o filme tem um elenco acima da média e uma condução segura, ainda mais se considerar que é o primeiro filme do diretor Alex Turner. Ele tem o mérito de criar uma atmosfera de ameaça, mesmo que tudo que você esteja vendo e ouvindo sejam sombras e ruídos estranhos. Sim, o filme abusa de alguns clichés típicos de casa mal assombrada e de filme de monstro, mas é bem acima da média. E os elementos de western são bastante convincentes. Além disso, a produção consegue superar o orçamento apertado e embora abuse do gore funciona bem.    


OLHOS DE FOGO

(Eyes of Fire/ 1983)



Esse eu assisti apenas uma vez na televisão, faz uns bons anos e acabou me marcando bastante. Confesso que não lembrava o nome e tive que fazer uma pesquisa a respeito para relembrar alguns detalhes da trama.

Esse pequeno filme de baixo orçamento merece destaque nessa lista por fugir do lugar comum. A história mistura drama de época, folk horror e bruxaria tendo como pano de fundo as pradarias americanas bem no início da colonização em direção ao pacífico. É um filme que possui uma aura mística carregada e bem construída, com uma atmosfera invejável para uma produção menor de terror dos anos 80.

Na trama, Will Smythe, um hipócrita reverendo de uma cidadezinha nos cafundós do oeste é acusado de adultério e poligamia. A população local fica tão furiosa que ameaça enforcar o sujeito, mas ele consegue escapar graças a sua protegida (uma moça com fama de ser filha de uma bruxa - e que possui poderes sobrenaturais). Acompanhado de um pequeno grupo de seguidores fiéis, ele foge para uma região deserta e lá convence os demais da existência de uma terra prometida onde eles devem construir seu povoado. 

O grupo acaba encontrando esse santuário em um território isolado, evitado pelas tribos locais que consideram a profanação dessas terras por homens brancos não apenas uma invasão, mas uma grave ameaça. A medida que tentam se fixar no lugar, os colonos enfrentam além do ataque de índios hostis, uma presença maligna que está impregnada no próprio solo, nas árvores e pedras.

O filme explora bem uma faceta pouco comum em produções do gênero Western: bruxaria e magia negra. Tudo parece muito autêntico, em especial a maneira como as superstições, o folclore nativo e o temor diante de um lugar desconhecido, são explorados.

Eu queria muito assistir novamente, mas infelizmente esse filme é extremamente difícil de encontrar.

Apenas um aviso, antes de assistir ao trailer abaixo, já deixo claro que ele não faz jus ao filme. De fato, é uma das piores propagandas de um filme que eu já vi. Parece até que o objetivo era espantar o público. Mas como foi o único trailer que encontrei, assista, mas não pense nele como a tosqueira que esses 2 minutos e 15 segundos sugerem com todas as suas forças. Olhos de Fogo é um filme bem interessante.


ESCAVADORES 
(The Burrowers/ 2006)


Antes de se tornar famoso como criador e designer de video-games, J.T. Petty (responsável pela série Outlast) escreveu e dirigiu alguns filmes de horror e ficção. O mais conhecido deles foi essa pequena produção de Western Macabro de 2006.

Contando com um elenco reunindo Clancy Brown, Doug Hutchison, Jocelin Donahue, e outros, Escavadores é um filme danado de sinistro. Tendo como ambientação as pradarias do Território de Dakota, o filme acompanha um grupo de resgate enviado para uma região agreste em busca de uma família de colonos que teria desaparecido em circunstâncias inexplicáveis. Teme-se que os responsáveis pelo sumiço sejam índios, mas logo fica claro que algo mais sanguinário e aterrorizante está por trás dos acontecimentos. A produção consegue conciliar dois elementos de maneira muito eficaz: temos a tensão racial entre colonos brancos e nativos americanos e a mitologia muito bem construída de estranhos monstros responsáveis pelo terror sobrenatural.

Passando-se em 1879, época de grandes transformações na região, por conta da descoberta de ouro e a chegada de uma multidão tentando fazer fortuna, o filme retrata sem pudores a ambição dos pioneiros que arriscavam tudo em busca de riqueza. A produção é acima da média, com uma excelente caracterização dos personagens e grande atenção aos detalhes do figurino e da direção de arte. 

As criaturas subterrâneas chamadas de "Escavadores" pelos nativos, começam a atacar homens por conta da escassez de alimento provocada pelo abate sistemático de búfalos nas pradarias. Os monstros literalmente nadam sob a terra e surgem do nada para agarrar e arrastar suas vítimas para as profundezas. Ninguém sabe quando e onde eles vão aparecer e isso contribui para uma sensação de insegurança constante. As criaturas até podem lembrar os monstros de "O Ataque dos Vermes Malditos" (Tremors), mas o tom desse filme é bem mais sério, como cabe a um filme de horror.


AMALDIÇOADA
(Brimstone/2016)


"Amaldiçoada" não é exatamente um filme de horror, no sentido que ele não apresenta monstros ou criaturas sobrenaturais como os demais, porém incluí ele por retratar outras faces medonhas do período. O filme de Martin Koolhoven não poupa o espectador de cenas brutais e violentas, com direito a tortura e sadismo, tudo isso para falar de fanatismo e intolerância temas muito presentes na época (e que ainda nos assombram). 

"Brimstone", significa Enxofre e é um termo usado para definir religiosos que em seu sacerdócio adotam um postura severa e exigem de seu rebanho um comportamento austero. Qualquer transgressão é considerada uma falta grave e os desvios de conduta são punidos com todo rigor. A história é pesada, difícil de assistir e repleta de injustiças que fazem a gente ter que parar de vez em quando para tomar um ar.

Com um elenco de primeira, o filme tem como protagonista Dakota Fanning, no papel de uma mulher muda, tratada como amaldiçoada pela comunidade e Guy Pearce como um reverendo que se identifica com um Cão de Caça à serviço de Deus. O embate dos dois chega a soltar faíscas! A personagem de Fanning, Liz, se vê acossada pelo novo reverendo que chega à uma pequena cidade na fronteira e rapidamente impõe sua lei de tolerância zero com tudo que ele considera errado aos olhos de Deus. Temendo pela sua vida e de sua família, Liz se lança em uma fuga desesperada pela paisagem inóspita em pleno inverno, sendo perseguida de perto pela posse enviada atrás dela.   

O filme é claustrofóbico, sufocante e em alguns momentos mais assustador do que muitos de horror mais clássico incluídos nessa lista. Vale a pena assistir muito mais pela reflexão proposta do que pelo entretenimento, além disso, é uma ótima sugestão para quem gosta de filmes densos.
      

NOITE DE HISTÓRIAS DE TERROR 
(Grim Prairie Tales/1990)


"Você quer ouvir uma história"?

Com essa pergunta, o filme "Noite de Histórias de Terror" se desenrola, narrando o encontro entre um jovem e inexperiente viajante do deserto que planeja encontrar sua esposa e um calejado e cínico Caçador de Recompensas que leva sua sinistra presa amarrada no cavalo. Essa dupla incomum divide um acampamento nas pradarias do oeste, e enquanto tentam se aquecer na fogueira, trocam histórias de terror que ouviram em suas andanças. As histórias envolvem uma vingança de nativos contra o profanador de um cemitério, uma pioneira às voltas com uma gravidez em pleno deserto, um pistoleiro assombrado por suas vítimas e uma família forçada a participar de um linchamento e tendo que viver com suas consequências. Como se trata de uma antologia, algumas histórias são melhores que outras, e nem todas são de horror, mas envolvem situações bizarras.

O melhor do filme é a interação entre os dois personagens que contam as histórias. Brad Dourif (o Grima, Língua de Serpente do Senhor dos Anéis) é um baita ator, mesmo em início de carreira e se sai bem como um jovem que sabe muito pouco sobre os perigos do oeste. Já o seu parceiro é ninguém menos que o grande James Earl Jones (a voz de Darth Vader em pessoa) que empresta seu físico avantajado e principalmente o vozeirão empostado para criar a atmosfera de terror.

Eu gosto desse filme, mas é inegável que ele envelheceu um bocado e tem um certo ranço de produto dos anos 1980, ainda assim vale como curiosidade.    

Para quem quiser experimentar, aqui está o filme inteiro legendado, não apenas o trailer. 


HOMEM MORTO

(Dead Man/1995)



E agora, um momento para algo completamente diferente.

Dead Man não é para todos, reconheço isso, mas essa lista não estaria completa sem esse filme pra lá de esquisito. Em preto e branco, contando com um elenco de estrelas em papéis secundários e personagens bizarros, ele deixa um gosto estranho na boca. É daqueles filmes que alguns metidos gostam de chamar de "filme de arte", mas na minha opinião é simplesmente uma das coisas mais estranhas que eu vi em se tratando de western. Sequer sei se dá para chamar ele de "western de horror", embora as situações mostradas sejam bem compatíveis com o gênero.

Na trama, Johnny Depp é William Blake, um pacato contador nascido na Filadélfia que viaja para a fronteira do oeste selvagem onde tem uma oferta de trabalho. Ele está longe de ser alguém preparado para esse lugar ríspido, tanto que todos o olham com uma expressão de reprovação e condescendência. Um mal entendido acaba resultando em um tiroteio, morte, e ele tem a cabeça colocada à prêmio por um rico magnata das ferrovias. Um bando de caçadores de recompensa é incumbido de trazê-lo vivo ou morto e dá início a caçada. Em sua jornada pelos cantos mais soturnos do oeste, ele encontra personagens misteriosos e se alia a um índio letrado que o confunde com o poeta britânico William Blake e passa a acompanhá-lo esperando absorver sua sabedoria. 

Dead man é um filme reflexivo e bastante lento, a história avança em seu próprio ritmo a medida que o personagem de Depp começa a abandonar a civilidade e abraçar a selvageria do ambiente que o cerca. O melhor, no entanto, são as figuras que ele encontra no caminho, em especial o trio de Caçadores de Recompensas mandado em seu encalço, personagens cheios de maldade e dispostos a tudo para cumprir seu contato. 

Um filme um tanto obscuro, mas que vale a pena arriscar.   


MORTOS DE FOME
(Ravenous/ 1998)



Guardando semelhança com o sinistro caso da Passagem Donner, um famoso caso de canibalismo e morte nas montanhas rochosas, Mortos de Fome é um filme no mínimo estranho. Tendo lugar na pouco explorada Califórnia de 1840, a história envolve folclore, mitos dos nativos americanos e uma boa dose de terror (e por que não, humor).

 A chegada de um estranho a um forte, no auge de um inverno especialmente gelado, traz a notícia de que uma família que vive em uma região isolada precisa ser resgatada antes que congele. Há também rumores de desaparecimentos e estranhos relatos de atividade de índios hostis. Um grupo de soldados são enviados para o salvamento, mas estes acabam se perdendo numa nevasca e logo se vêem ameaçados pela presença de um assassino canibal entre eles. O jogo de gato e rato vai se intensificando a medida que uma aura de bizarrice acompanha a jornada pela paisagem deslumbrante do oeste. Mortos de Fome também é feliz ao invocar a sinistra Lenda do Wendigo, o monstro canibal que espreita no norte, e reinterpreta o mito para tirar proveito dele.

Amparado por um elenco de primeira em que se destacam Guy Pearce e Robert Carlyle, a diretora Antonia Bird consegue equilibrar suspense, horror e uma dose generosa de humor negro no roteiro. Reconheço que esse é um filme que foi me ganhando aos poucos. Quando assisti pela primeira vez, achei meio bobo, mas quando vi novamente alguns anos depois, comecei a gostar e hoje ele é um dos meus favoritos dentro do Oeste Macabro.


RASTRO DE MALDADE
(Bone Tomahawk/2015)


Esse filme se destaca quando tratamos do gênero Oeste Macabro.

Rastro de Maldade é um daqueles filmes brutos e impiedosos que não poupa nada e ninguém. Ele demole conceitos e pulveriza qualquer romantismo a respeito do Velho Oeste. A história é seca, com uma narrativa crua repleta de sangue, sadismo e horror. Se você se sente incomodado com essas coisas é bom passar longe, mas para quem adora uma boa gore-fest, esse filme é praticamente obrigatório.

Reunindo um elenco impecável, onde se destacam Kurt Russel, Patrick Wilson e Richard Jenkins, Bone Tomahawk (que se refere a legendária machadinha usada pelos indígenas) é agonizante. O retrato da vida cotidiana dos pioneiros que habitavam os limites da civilização é apresentado sem qualquer glamour. Tudo é rude, áspero e abrasivo ao extremo!

A história é simples, mas funciona muito bem. Um pequeno povoado pelos idos de 1890, ironicamente batizado de Bright Hope (Esperança Brilhante) é atacado por misteriosos nativos que na calada da noite roubam cavalos e sequestram alguns habitantes. O xerife da cidade, organiza uma posse para ir atrás dos nativos e se possível trazer de volta seus vizinhos e entes queridos. A jornada pelo deserto é marcada por condições desfavoráveis, ferimentos e perigos. Mas nada prepara o grupo de resgate para o que eles encontram nas cavernas habitadas por um tenebroso clã de trogloditas responsáveis pelo ataque.

Kurt Russel (que estava filmando "Os Oito Odiados" quase ao mesmo tempo) lidera o grupo em busca de vingança e esbarra em algo inimaginável. Mesmo um bando de pessoas acostumadas com a dureza do oeste não poderia imaginar o horror no qual estão mergulhando! A tribo degenerada é adepta de canibalismo e de rituais sádicos de tortura e sacrifício que são mostrados sem dó nem piedade. Em alguns momentos a riqueza de detalhes soa incômoda, mas isso não atrapalha o espetáculo sanguinolento que é Rastro de Maldade.

Um filme para os fortes, ou para os que querem encarar um legítimo Oeste Macabro.     


O VENTO (The Wind/2019)



Esse filme acabou de sair e vinha sendo aguardado ansiosamente pelos fãs do gênero.

Valendo-se de uma narrativa lenta que vai escalando, saindo do drama de época e adentrando o horror, o Vento tem momentos sinistros e agoniantes. A diretora Emma Tammi aposta em uma pitada de terror gótico, mistério e nuances de um horror incompreensível - e que jamais é explicado, habitando as pradarias.

Na história se passando no final do século XIX, Elizabeth, uma mulher forte e determinada vive em um território praticamente deserto com seu marido Isacc. As dificuldades e o isolamento são esmagadores, por isso eles se alegram quando outro casal, bastante parecido com eles, decide se mudar para uma cabana próxima. A familiaridade acaba juntando os dois casais, mas quando a vizinha engravida, ela começa a reclamar de estranhas entidades que vagam pelo deserto e que parecem interessadas na criança que ela está carregando. Depois de uma tragédia, Elizabeth fica sozinha, tomando conta da propriedade e acaba sendo visitada por essa manifestação diabólica.

O filme é bem interessante, um retrato brutal da dureza da vida na fronteira. Por vezes, não se ouve nada a não ser o vento onipresente que sopra pela pradaria apagando velas e batendo portas, o sinal de que o oponente sobrenatural está por perto. A trilha sonora também se encaixa bem nas cenas e a trama é costurada em flashbacks que narram a história com a cronologia indo e vindo.

Imagino que não seja para todos os gostos, mas sem dúvida é uma produção acima da média que vale a pena assistir.

3 comentários:

  1. Para a galera baixar Olhos de Fogo: http://cinespacemonster.blogspot.com/2010/08/eyes-of-fire-olhos-de-fogo-1983.html

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a lista. Conheço apenas poucos desses filmes, agora procurarei o restante.
    Esse tema me faz lembrar do personagem Bonelliano Mágico Vento, situado no contexto western e sobrenatural. Recomendo a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Não gostar dos filmes dos anos 80 que é uma década recheada de boas indicações é não gostar de boas produções, alguns destes ae são chatinhos, nem de longe atualmente se aproximam da qualidade de enredo do passado !!!

    ResponderExcluir