quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Palácio dos Roedores - O Sagrado Templo dos Ratos na India


O mundo é repleto de incontáveis templos, igrejas, capelas e outros locais sagrados para os devotos expressarem suas crenças religiosas. Alguns destes lugares se destacam como belíssimas criações, causando admiração em todos que os vislumbram, a despeito de suas convicções particulares.

Mas há outros que podem suscitar sensações inteiramente diferentes em forasteiros. 

O Templo Karni Mata, localizado em Deshnoke, na Província do Rajastão, na Índia é um desses lugares. A construção de 600 anos de idade, à distância parece apenas mais um Templo, similar a todos os outros que rendem homenagem aos numerosos deuses do Panteão indiano. De fato, trata-se de uma bela construção. O Templo todo ornamentado, cuja construção se iniciou no século XV por ordem do Marajá Gangha Singh, foi edificado sobre um chão de mármore e guarnecido com suntuosos painéis de madeira. Na fachada se destacam intrincadas esculturas e decoração em ouro e prata. Muitas das portas do templo são feitas com prata pura.


Mas ao se aproximar, o observador percebe que há algo curioso a respeito da majestosa construção. Formas escuras se movem de um lado para o outro com agilidade, cruzando o piso imaculado de mármore branco do pátio. Apenas ao adentrar as portas é que o visitante percebe do que se trata. No interior finamente decorado pequenas formas castanhas e negras ondulam e se contorcem como um tapete vivo. 

Ratos! Milhares deles espalhados por todo canto rastejando para fora das frestas, correndo ao longo do chão, sobre as bordas, e até balançando nas maçanetas das portas e grades. Dardejando de um lado para o outro pelas lajotas decorativas quadriculadas. Sem medo, cruzam sobre os pés dos frequentadores do templo, cientes de que não correm perigo. Estima-se que mais de 20 mil ratos chamam esse lugar de seu lar.

Não se trata de uma imensa infestação de ratos, como poderia se supor. As pessoas que visitam o local estão cientes da companhia dos roedores e caminham casualmente pelo ambiente que rescende com um odor forte de pelos molhado. Um zelador devotado se encarrega de limpar e remover os dejetos deixados pelos animais. Os frequentadores do templo não vêem os ratos como uma praga, muito pelo contrário, eles são tidos como animais sagrados conhecidos como kabbas, ou "pequenas crianças". Os ratos não são apenas reverenciados e respeitados, mas são protegidos de predadores naturais como gatos e pássaros. Visitantes são instruídos a remover seus sapatos quando entram no templo, sobretudo para preservar os ratos. A tradição local é que se um rato for morto, o causador deve pagar uma multa em ouro. 


Ouvindo tudo isso, a reação comum de um estrangeiro seria coçar a cabeça e se perguntar "Por que?"

A história de como os ratos do Templo de Karni Mata se tornaram animais sagrados tem muitas versões, mas a mais difundida data de antes do século XIV. Nessa época, uma mulher chamada Karni Mata era tida como a encarnação da Deusa Hindu Maa Durga, senhora do Poder e da Vitória. Karni Mata era conhecida por realizar curas milagrosas e por ajudar os pobres e miseráveis. Segundo a lenda, Lakshman, filho adotivo da Deusa se afogou quando bebia água de uma lagoa. A mãe enlutada implorou pela ajuda de Yama, o Deus da Morte para que trouxesse o rapaz de volta. A princípio Yama se recusou, mas eventualmente decidiu interceder. Ele decretou que Lakshman e todos os filhos de Karni Mata, além dos seus futuros descendentes, amigos e até vizinhos próximos, ao morrer deveriam reencarnar como ratos até que pudessem renascer como membros da Família e do Clã.

A narrativa possui outras versões, algumas vezes mencionando que o menino afogado seria o filho de um importante contador de histórias ou ainda, o legítimo filho da Deusa. Contudo, no fim das contas, a história sempre termina da mesma forma, com as pessoas reencarnando na forma de ratos. A crença é que esses ratos seriam a reencarnação dos membros de uma família santa, o que concede aos animais um status sagrado.


Outras tradições folclóricas oferecem variações dessa fábula. 

Uma das lendas identifica os ratos como soldados que compunham uma tropa de 20 mil homens que desertaram de uma batalha e fugiram para Deshnoke para se esconder. Os Comandantes do Batalhão teriam ficado furiosos com a covardia dos soldados e decidiu que deveriam ser punidos com a morte. Por sorte, a piedosa Karni Mata intercedeu por eles. Ao invés de morrerem, ela ofereceu aos soldados a opção de se transformarem em ratos. Os soldados aceitaram e desde então foi permitido que eles, como ratos, usassem o templo como seu santuário. Como agradecimento, os roedores teriam se tornado guardiões do templo, servindo a Deusa e reencarnando continuamente para continuar na sua tarefa.

A India não possui nenhum culto devotado a roedores. Com efeito, apenas os ratos dentro do templo são protegidos, enquanto os que vivem nos arredores são tratados como praga da mesma maneira que no restante do mundo.

Os servos do templo se encarregam de colocar comida e grandes bacias de leite fresco para alimentar os animais. Uma das áreas é justamente aos pés de uma grande imagem de Karni Mata vestindo uma coroa na cabeça e tendo um ramalhete de flores nas mãos. Visitantes oferecem comida e outros objetos. É dito que qualquer comida minimamente tocada pelos ratos se torna sagrada, portanto, não é incomum que as pessoas ofereçam uma mordiscada e guardem o restante para si mesmas, levando as sobras para casa para serem compartilhadas por amigos e familiares.    


Embora visitantes de pés descalços caminhem cuidadosamente entre as massas de ratos, algumas das criaturas correm sobre seus pés. Isso seria provavelmente o suficiente para fazer a maioria das pessoas se encolher enojadas, mas para os crentes constitui uma benção ser tocado por um desses animais. Um evento ainda mais desejado é o de ser mordido por um deles - o que segundo a tradição concede sorte e um ano de pura alegria.

Dentre todos os acontecimentos auspiciosos no templo, o avistamento de um rato albino é especialmente desejado. Dentre os 20 mil ratos negros ou castanhos, existem apenas cinco ou dez ratos brancos que são tratados como se fossem a reencarnação de Karn Mata ou de seus quatro filhos. Avistar um desses animais é uma enorme honra. Qualquer pessoa que vislumbra um rato branco terá um ano inteiro de prosperidade. Alguns devotos se esforçam para atrair os ratos brancos, levando comidas temperadas para que os animais sejam atraídos. Casais recém casados e mulheres grávidas também visitam o templo em busca da benção dos ratos. Se uma dessas pessoas encontra um rato branco é sinal de uma vida longa e feliz.


O Templo de Karni Mata e seus ratos possuem outras características incríveis. 

É dito que os ratos que habitam o templo não cruzarão seus portões até que se aproxime o fim dos tempos. As mordidas dos ratos também não causam ferimentos sérios ou disseminam doenças normalmente associadas a roedores. Realmente é impressionante o fato de que os animais não constituem o foco de epidemias ou doenças, como seria de se esperar. Finalmente a população de animais parece se manter nos 20 mil, sem aumentar ou diminuir. 

Finalmente, o Templo oferece um tipo de benção contra a má sorte, mau olhado e maldições. Uma pessoa supostamente acometida por um malefício pode visitar o templo com o objetivo de se livrar de quaisquer efeitos danosos. Para tanto é preciso meramente tocar a cauda de um dos animais sagrados.


O bizarro Templo de Karni Mata se tornou um local de peregrinação de turistas da India e de todos os cantos do mundo. Muitas dessas pessoas acreditam nas lendas, ficam curiosas com as histórias ou simplesmente são atraídas pelo aspecto mórbido do lugar. Qualquer pessoa disposta a fazer a jornada, o templo é acessível de ônibus ou taxi, próximo da cidade de Bikaner que se encontra a pouco menos de 30 quilômetros. Embora os ratos sejam considerados seguros, o lugar é imundo e visitantes são aconselhados de usar meias, já que precisam remover os sapatos.

Karni Mata certamente é um lugar a ser conhecido, sobretudo por pessoas com interesse em estranhas crenças religiosas e costumes curiosos. Ao menos, para quem não tem medo de ratos.

Por curiosidade, outro Templo na India foi objeto de um artigo aqui no Mundo Tentacular. Para quem está curioso, aconselho ler a respeito do lugar conhecido como Torre do Silêncio, o item 10 na lista abaixo:

Rituais de Morte

E para quem quer ter um vislumbre de outras tradições curiosas da India convido a ler a respeito dos Monges Canibais: 

Monges Canibais da India

Um comentário: