terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Entidade Ringcroft - O Exorcismo de uma presença aterrorizante


Assombrações surgem em todas as formas e tamanhos. A parapsicologia, o ramo pseudocientífico que se ocupa em estudar essas manifestações definiu inúmeras categorias para essas entidades, incluindo fantasmas, poltergeists, aparições e outras classes que escapam a uma classificação mais simples. Por vezes essas manifestações assumem formas verdadeiramente estranhas, abrangendo uma ampla gama de fenômenos que  parecem desafiar qualquer categoria. Um desses casos emblemáticos de assombração especialmente maliciosa e sinistra ocorreu na Escócia. Essa assombração aterrorizante era identificada como uma força malévola capaz de dominar uma pequena comunidade rural e fazer refém do medo, todos os seus moradores. Até hoje esse incidente permanece inexplicável, um chocante exemplo da força do sobrenatural.

Nossa história de horror começa no distante ano de 1695 na tranquila zona rural de Ring-Croft of Stocking, paróquia de Rerrick, na Escócia. Lá vivia um homem chamado Andrew Mackie em uma fazenda pitoresca e rural, levando uma vida simples e pacífica. Ele nunca teve nenhum problema em suas terras, nem criou nenhum com seus vizinhos. No entanto, num dia como qualquer outro num frio fevereiro, sua vida deu uma guinada na direção da estranheza. Tudo começou de forma bastante inócua, com ele encontrando as amarras de seu gado misteriosamente rompidas e soltas, o que a princípio, ele imaginou, poderia ser apenas culpa dos animais. Ele usou amarras mais fortes, mas estas logo arrebentaram também e ele não conseguiu achar uma explicar. Pensando que talvez fosse trabalho de algum brincalhão, ele mudou o gado para outro galpão, apenas para, no dia seguinte, encontrar uma das vacas amarrada com uma corda e levantada do chão, o pobre animal  chutando o ar. Era tudo muito intrigante, mas a estranheza só aumentaria de intensidade a partir desse ponto.

Logo após o incidente com o gado, Mackie e sua família começaram a ser frequentemente atingidos por pedras e rochas que pareciam vir do nada. Como se atiradas por mãos invisíveis cujo proposito era ferir. Essas pedras vinham em uma variedade de tamanhos, de meros seixos a rochas pesadas que poderiam causar ferimentos graves, e eram arremessadas com grande força. O mais estranho de tudo é que muitas vezes essas pedras eram atiradas até dentro de casa, quebrando objetos e móveis, e o arremesso por vezes era tão violento que causava sustos. Curiosamente, esse fenômeno tinha lugar mais frequentemente quando a família estava em oração. Supostamente, houve muitas testemunhas desses incidentes de pedras voando, e chegou ao ponto em que ele se tornou quase constante. Somando-se a essa estranheza, haviam casos em que objetos inanimados, em especial um cajado, flutuavam pela casa para atingir as pessoas e bater nas paredes ou nos móveis. O alvo principal quase sempre era o próprio Mackie que foi atingido repetidas vezes. 

Um ministro local chamado Alexander Telfair testemunhou esses fenômenos por si mesmo e relatou sobre o caso:

" Os ataques eram frequentes, especialmente na hora da oração, acima de todas as outras vezes. Haviam pedras sendo arremessadas, quando alguém tomava a palavra no momento de rezar. Pedras e várias outras coisas eram atiradas e eu mesmo fui atingido várias vezes. Recebi também o ataque de um grande bastão que me foi golpeado nas costas. Naquela noite, o objeto voou da cabeceira da cama e flutuou pelo quarto até se checar violentamente em um armário provocando grande estrondo."


O sacerdote relatou que os proprietários anteriores da casa, uma família chamada McNaught, fora atormentada por todo tipo de má sorte e doenças quando residiu na fazenda, a ponto de considerarem a si mesmos amaldiçoados. De fato, o pai havia morrido em circunstâncias misteriosas, além de um bebe recém nascido que foi achado no berço sufocado. Um médium chamado para visitar o local disse a eles que a maldição emanava de um objeto enterrado sob uma enorme laje de pedra na propriedade. O médium explicou que o tal objeto havia sido amaldiçoados e plantado na casa por alguém que usava magia negra com o propósito de atormentar aqueles que ali escolhessem viver.

Os McNaught viveram ali por alguns anos, mas se disseram tão chocados com os acontecimentos na casa que não suportaram essa rotina de terror. Quando a família se foi, não houve mais nenhum incidente e eles apenas recomeçaram quando novos moradores se estabeleceram.

Essas forças das trevas começaram a orbitar mais uma vez a propriedade, rancorosos de que as pessoas estivessem morando lá novamente. O Reverendo Telfair decidiu ficar mais alguns dias e ver o que poderia fazer para afastar as forças, mas cada vez que rezava os fenômenos ficavam piores e mais intensos. De fato, a presença de Telfair parecia ter enfurecido as assombrações residentes e as agitado a um ponto em que viver ali se tornava impossível. Os ataques com pedras e paus foram ficando mais e mais violentos a ponto de várias pessoas ficarem feridas. Houve novos incidentes também, com incêndios começando repentinamente ao redor da propriedade, incluindo um incêndio que começou espontaneamente, bem no meio de uma sala. Outros fenômenos estranhos testemunhados por muitos envolvia uma mão branca sem corpo, que cutucava, empurrava e batia nas pessoas, bem como a aparição de uma criança de aspecto diabólico que espreitava pelos cantos. O próprio Telfair teria contato com essas duas manifestações quando passou a noite na casa principal. Seu relato era incrível:

"Eu senti em mais de uma ocasião, como se uma mão tocasse minhas costas, apertava e empurrava. Era forte, como a mão de um homem adulto e estava sempre flexionando os dedos para cravar na minha carne com força desmedida. Era possível sentir aquela presença."


Já sobre a outra manifestação ele escreveu:

"Já a outra presença se manifestava como uma criança de seis ou sete anos, mas com um olhar tão maligno e perverso que causava repulsa. Ela observava dos cantos, escondida atrás de móveis, cortinas e frestas. Sorria quando percebia meu desconforto e parecia se divertir quando eu me assustava. Eu sentia uma grande apreensão quando via esse espectro e ele desaparecia bem diante de meus olhos como se feito de névoa. Eu não acho que ela era uma criança ou mesmo o fantasma de uma criança... na minha opinião ele era outra coisa, algo maligno que simplesmente escolhia se parecer com uma criança inocente".

Várias pessoas descreveram essas duas manifestações e reforçaram que embora pequenas e aparentemente frágeis, elas eram fortes e extremamente malignas em suas intenções. Em certa ocasião a mão apertou a garganta da esposa do Senhor Mackie deixando impressos em sua pele a marca dos dedos.

Já a criança fantasmagorica parecia preferir assustar e desaparecer. Isso até o dia em que ela empurrou Mackie do alto de uma escada fazendo com que ele sofresse ferimentos leves. Enquanto o homem levantava atordoado ainda tentando entender o que havia lhe acontecido, percebeu no alto da escadaria aquela entidade sorrindo maldosamente.

Os incidentes continuaram acontecendo, cada vez mais violentos. Havia casos em que a força fantasmagorica empurrava, tocava, arranhava e até mordia suas vítimas. A família teve roupas rasgadas, lençóis de cama incendiados e em mais de uma ocasião foram acordados por potentes solavancos na cama que os atirava no chão. Pior que qualquer dano material, no entanto, eram os ferimentos sofridos, cada vez mais intensos.


Quando um crucifixo abençoado por Telfair pegou fogo e foi destruído, ele assumiu que a família estava lidando com uma força demoníaca, nao um mero fantasma. O Reverendo concluiu que não conseguiria lidar com essa entidade sozinho e que precisava de ajuda. Toda vez que ele tentava interceder, o resultado era uma onda de violência que irrompia na casa e a reação era tão forte que ele temia tentar novamente e trazer mais dano do que resultado.

A família estava nos limites de sua resistência, temendo pela própria vida, acreditando que nada poderia resolver aquela situação.

O Reverendo Telfair escreveu uma carta desesperada aos seus superiores explicando detalhadamente o que estava se passando com a família. Sua carta felizmente caiu mas mãos de dois ministros com experiência em exorcismos e casos de assombração: Andrew Ewart e John Murdo. Os dois eram competentes homens do clero, indivíduos que haviam lidado com casos impressionantes e fartamente documentados.

Os dois partiram para local tão logo tomaram ciência dos fatos com o objetivo de confrontar essas forças sobrenaturais. Isso daria início a um dos mais notáveis embates entre exorcistas e manifestações de que se tem notícia. 

Assim que os dois ministros chegaram à fazenda uma tempestade interminável de violência paranormal teve início, muito da qual dirigida a eles. Desta vez, as pedras arremessadas eram maiores do que nunca, lançadas com força sobre-humana, e as mãos invisíveis começaram a agredir com uma fúria que superava tudo até então. O demônio ou o que quer que fosse também inventou novos truques, lançando bolas de fogo pelas salas para incendiar as coisas. Telfair diria sobre a animosidade dirigida aos colegas:

"Foi especialmente cruel contra eles; jogando grandes pedras, algumas delas pesando quase um quilo. Uma delas feriu o Sr. Andrew Ewart duas vezes na cabeça, tirando dele sangue, arrancou sua peruca na hora da oração, e quando ele estava segurando o crucifixo entre as mãos, atirou nele uma pedra. O Sr. John Murdo também recebeu vários golpes doloridos nas pernas e nas costas. Naquela noite, ninguém na casa escapou da fúria sobrenatural. E também, ao amanhecer, quando se levantaram da oração pedras caíam sobre o telhado fazendo nas telhas buracos enormes. Ninguém escapou dos fortes golpes e das agressões motivadas por mãos invisíveis."


Outros ministros também foram trazidos, com eles também se deparando com a ira da entidade inescrutável. Um pastor que visitou a fazenda para tentar se unir aos esforço foi surpreendido por um pedregulho que lhe acertou bem entre os olhos o colocando inconsciente tão logo entrou na casa.

Enquanto tudo isso acontecia, a família se refugiou no porão da casa que parecia ser o único lugar ainda seguro. Ali eles fizeram uma tétrica descoberta: uma tábua solta no chão ocultava os ossos de uma criança embrulhados em papel. Os Mackie levaram a descoberta imediatamente para que Telfair verificasse. A descoberta dos restos fez as forças fantasmagóricas se tornarem ainda mais furiosas, com um fogo repentino irrompendo num dos quartos e quase destruindo a casa inteira. 

Havia agora uma séria suspeita do que poderia ter acontecido naquela residência e desencadeado toda aquela tragédia. Os pastores suspeitavam que em algum momento, uma criança havia sido sacrificada em algum tipo de ritual diabólico no porão e que, como resultado, uma coisa infernal foi trazida para nosso mundo. Era essa entidade que estava tornando a vida das pessoas um inferno, o mesmo ser que usava a aparência do menino morto. 

A primeira medida foi abençoar os restos mortais encontrados e realizar uma cerimônia na qual os ossos foram sepultados em terreno santo. À seguir, os ministros decidiram recorrer à comunidade e reunir o máximo de voluntários que pudessem ajudar. Eles conduziram o grupo numa oração ao redor da casa e durante mais de uma hora, os presentes foram atacados por pedras e mãos invisíveis. Mas logo os ataques começaram a perder a força e uma massa negra de sombras se formou diante da porta. A coisa foi descrita como uma massa viva de sombras que se movia, soltava gritos e murmurava ameaçadoramente. Finalmente quando os sacerdotes começaram a esconjurar e expulsá-la, ela se desfazer até sumir por completo deixando um rastro de enxofre. 

Só depois disso os fenômenos na fazenda Ringcroft cessaram.


Telfair escreveria um relato completo dos fantásticos acontecimentos reunidos em um livro que tinha como título: "A VERDADEIRA LUTA CONTRA UMA ASSOMBRAÇÃO DEMONÍACA - Expressões e Atuações da entidade que Infestou a Casa de Andrew Mackie em Ring-Croft". O livro foi um sucesso de vendas e se tornou muito popular entre exorcistas e ocultistas no século XVII e XVIII que o usaram como uma espécie de manual para o combate das trevas.

Com a provação terminada, os Mackies se mudariam alguns anos depois, incapazes de continuar residindo em um lugar onde coisas tão horríveis haviam transcorrido. A casa existiu até meados do século XIX, tendo sido colocada abaixo depois de ficar vazia por mais de um século. Durante todo esse tempo que permaneceu deserta, não houve qualquer sinal da assombração, embora os rumores sobre o acontecimento Ringcroft ainda fossem lembrados. Hoje, a única coisa que marca o lugar onde toda tragédia ocorreu, é uma árvore que dizem foi plantada pelos Mackies. 

O que teria acontecido nesse lugar? Teria sido um caso fantástico de atividade paranormal, fantasmas, assombrações, poltergeist, demônio ou outra coisa? Ou tudo não passou de farsa bem executada comandada pelo Reverendo Telfair para motivar a venda de seu best seller? É provável que jamais venhamos a saber, já que os fatos foram apagados e incorporados às lendas. 

Qualquer que seja a resposta real, essa continua sendo uma das assombrações mais intensas e bem documentadas da história da Escócia, destinada ao que tudo indica a permanecer para sempre sem solução.

2 comentários:

  1. Gente... quando eu acho que já conheci todas as bizarrices nesse mundo, eu venho visitar o blog e sempre aprendo mais dessas coisas!

    ResponderExcluir