quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Lugares Estranhos: Sitios aterrorizantes na Espanha - O Vale Cinzento de La Mussara


Existem certos lugares no mundo que parecem estar de alguma forma conectados aos mitos e lendas, como se envolvidos por um manto que de alguma maneira dificulta nossa capacidade de compreendê-los. Estes são sítios localizados na periferia da razão entre o que sabemos e o que não sabemos, além dos fatos concretos e imbuídos de forças bizarras.

Nesse artigo fazemos uma turnê pela Espanha, um país imbuído de uma rica história e tradição, com lugares repletos de segredos e mistérios que desafiam nossa compreensão.

Começamos pelas impressionantes Montanhas de Tarragona, na porção setentrional da Espanha, um território cercado por colinas ondulantes e paisagens pitorescas. Lá, um dia existiu o pequeno assentamento rural de La Mussara. Fundado no século XVII, ele foi um movimentado enclave rural, com uma próspera cultura de vinhedos e vinícolas. Mas em algum momento dos anos 1960, La Mussara foi abandonado depois que as plantações secaram e morreram misteriosamente. Oficialmente uma doença agrícola desconhecida atingiu os vinhedos devastando tudo em seu caminho. Em pouco mais de dois anos, a situação se tornou tão insustentável que a maioria dos habitantes que lá residiam, alguns há gerações, se viram forçados a partir deixando tudo para trás.

O êxodo foi tão repentino que embora a morte dos vinhedos tenha sido apontado como o motivo principal, muitos suspeitavam de alguma outra razão além da oficial. Algo no reino do imponderável!  Nas ruínas isoladas e cobertas de vegetação, o que restou do povoado definha em meio ao abandono completo. Muitos acreditam em velhas maldições e no envolvimento de forças sobrenaturais. 

Uma das lendas mais estranhas sobre La Mussara diz que nada cresce ou se desenvolve nos arredores e que todas plantações estão fadadas a morrer. De fato, o povoado jamais foi habitado novamente e as antes frondosas parreiras carregadas de uvas hoje não são mais do que campos estéreis cobertos de poeira onde nada cresce. 

Um rumor muito disseminado nos arredores menciona um estranho nevoeiro que surgiu repentinamente e passou a cobrir todo vale como um manto cinzento. Não se sabe de onde essa curiosa névoa surgiu, mas muitos a apontam como a causadora da devastação de La Mussara visto que seu surgimento coincidiu com o declínio.


Uma lenda muito curiosa a respeito do nevoeiro atesta que sua fonte seria uma espécie de portal ou passagem dimensional que foi inadvertidamente aberta. Quem abriu e com qual intuito constitui matéria de grande discussão- fala-se em bruxas, em experimentos do governo e em extraterrestres. As teorias conspiratórias são diversas.

O rumor também menciona que as pessoas que tentam cruzar o nevoeiro pesado correm o risco de desaparecer para sempre. São transportadas para outra realidade, outro plano ou mesmo planeta onde a vida humana não se sustenta. Além disso, há relatos sobre fantasmas, figuras sombrias e seres não humanos, alguns famintos e certamente todos perigosos, perambulando escondidas no nevoeiro, esperando agarrar quem tiver o azar de cruzar seu caminho. Há inúmeras histórias sobre indivíduos que entraram na névoa e que jamais retornaram, além de narrativas a respeito de gritos de horror e desespero ouvidos após a entrada de pessoas.

Embora as autoridades neguem tais historias fantásticas, é inegável que a região ao redor de La Mussara possui um número elevado de desaparecimentos. Os registros policiais atestam que a região tem quatro vezes mais desaparecimentos do que as áreas vizinhas o que a coloca bem acima da média espanhola. 

Um dos mais famosos desaparecimentos na área, é um que consolidou o nome de La Mussara como um local estranho ocorreu em 1991. Um homem de 37 anos de idade chamado Enrique Martínez Ortiz saiu de casa em um dia ensolarado para catar cogumelos selvagens com amigos. O grupo se separou por alguns instantes nos quais a densa névoa da região se ergueu e engoliu tudo. Enrique simplesmente sumiu: num instante estava ali, no instante seguinte não estava mais. Grupos de busca firam organizados e fizeram uma varredura das colinas, mas nenhum sinal de Martínez foi encontrado. Não haviam pegadas, rastros ou sinais de sua passagem.


Quando os jornais e a mídia tomaram conhecimento do ocorrido, imediatamente ligaram o fato às lendas locais, concedendo ao incidente um status de acontecimento nacional. O caso foi muito debatido e logo especialistas e curiosos convergiram para La Mussara com o intuito de cobrir o sumiço e apresentar a história daquele que ficou conhecido como Vale Cinzento. 

O caso obteve ainda mais repercussão depois que uma equipe de televisão alegadamente ouviu horríveis gritos vindos de uma garganta profunda coberta pelo nevoeiro. Os gritos supostamente foram identificados como sendo de Martínez que alguns supunham teria se acidentado naquele lugar insalubre. Uma equipe de resgate foi enviada ao local e realizou buscas criteriosas ali. Encontraram um sapato que supostamente pertencia ao homem, mas dele, não havia traço.

Além da estranha névoa cinzenta e dos desaparecimentos, há muitos relatos de pessoas na região falando de confusão mental, desorientação e lapso temporal. Bússolas e equipamentos eletrônicos apresentam mau funcionamento e fiações elétricas chegam a queimar. O Vale Cinzento não por acaso e um centro de atividade de OVNIs. Ufólogos de toda Espanha e Europa apontam La Mussara como um dos lugares com maior incidência de luzes misteriosas e objetos voadores cruzando os céus. 

Também são frequentes as narrativas de visitantes ouvindo estranhos sons nos prédios abandonados e construções onde antes ficava o povoado. Os ruídos são condizentes com pessoas residindo e habitando as casas e edifícios há muito abandonados. O sino da igreja medieval para alguns continua badalando, a despeito de não haver ninguém lá para operá-lo.


Um visitante que teve uma experiência estranha em Lá Mussara foi o músico Catalão Carles Ribot, que relatou a seguinte historia ocorrida em 2016:

"Fui com minha namorada uma noite. Ficamos no refúgio perto da aldeia, talvez a menos de 600 metros da cidadezinha abandonada. À meia-noite ouvimos ruídos estranhos, como cavalos relinchando, pessoas conversando aos sussurros e até o sino da igreja. Nós sabíamos que o povoado estava deserto, mas como explicar os sons que ouvimos? Nós perguntamos no abrigo e disseram que de tempos em tempos, quando o nevoeiro estava mais pesado esses ruídos eram ouvidos mais claramente. Por vezes era possível até entender o que as vozes incorpóreas falavam, embora fosse sempre um dialeto catalão. Antes de irmos até La Mussara não acreditávamos que as coisas paranormais fossem reais; mas depois daquela noite não temos tanta certeza. Há algo lá, algo que é difícil explicar."

Devido a toda a conversa sobre estranhezas que ocorrem por lá, La Mussara consolidou sua reputação como um dos lugares mais assombrados da Espanha, e é popular entre pesquisadores paranormais e curiosos que procuram um vislumbre do bizarro. O que estaria acontecendo nesse povoado maldito? Haveria algo de real nas muitas lendas e nos rumores criados ao longo das décadas? Ou seriam apenas superstições locais levadas ao extremo?

É provável que o mistério continue por muito tempo... mas uma coisa é certa, La Mussara não é o único recanto bizarro da Espanha, como veremos na continuação desse artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário