Hastur
O Senhor de Carcosa. Aquele que não deve ser nomeado. O Rei de Amarelo. Ele possui muitos nomes, mas nenhum deles é capaz de explicar o que Ele realmente é, e qual a Sua amplitude.
A despeito das imagens que ilustram esse artigo, Hastur não é um ser. Ele é uma força que se instala em toda mente que vislumbra seu símbolo. Ele transforma histórias em doença. Ele se espalha como uma infecção. Ele esconde verdades impronunciáveis sob sua máscara pálida. E quando ele escolhe erguer esse véu, a realidade do universo, vasto e terrível, se revela em toda sua gloria.
Antes de ser temido, Hastur era reverenciado. Em 1893, o escritor americano Ambrose Bierce concebeu uma historia sob o título "Haita, o Pastor". Essa é uma fábula fantasiosa, não um conto de horror. Ela trata de um jovem pastor de ovelhas que vive em uma região rural idealizada. Campos relvados, flores silvestres e árvores frondosas o cercam. Seu mundo é puro, intocado pela dor e sofrimento. Seus dias são pacíficos, transcorrendo entre a tarefa de zelar pelo seu rebanho e oferecer devoção a um Deus chamado Hastur.
Essa versão de Hastur é uma figura divina, serena, nunca vista, nunca descrita, mas sempre presente nos pensamentos do jovem. Ele representa a paciência a bondade e a promessa de recompensas para aqueles que o seguem com respeito. Na história de Bierce, Hastur é menos um personagem e mais um conceito, uma presença reconfortante ligada a inocência e esperança. Não há um mal presente, nenhum pavor oculto ou manifestação virulenta. Nem mesmo o Símbolo Amarelo. Apenas um rapaz, uma colina, os campos e um Deus que ouve.
Mas então, algo mudou.
O nome Hastur permaneceu, mas o significado foi pervertido em algo muito mais profundo e aterrorizante. Apenas dois anos após sua criação, outro autor tomaria o nome emprestado e o transformaria em algo inteiramente diferente.
A mudança de um Deus benevolente para uma entidade niilista, mais parecido com uma infecção ocorreu de maneira violenta e quase que sem explicação. E talvez seja isso que torna Hastur tão perturbador. Sua origem era pacífica, mas ela foi naturalmente corrompida quase que de imediato. Cooptada por uma mácula doentia, virulenta, nauseante... uma ferida de Cor Amarela.
Nas histórias concebidas por Robert W Chambers, uma nova forma de horror se desenvolveu, espalhando-se como uma contaminação que viajava pela própria ficção. Sua coleção de contos, lançada em 1895, chamada de O Rei de Amarelo (The King in Yellow), apresentava um punhado de histórias conectadas por uma misteriosa peça teatral de mesmo nome. A peça existia em um universo de histórias, mencionado aos sussurros, lidas em segredo e temidas por aqueles que a encontravam. Ela era o vetor da infecção que vazava para a realidade através da criatividade e das alterosas asas da imaginação.
Apenas alguns trechos dessa obra cabalística eram citados entre aspas, mas esses meros fragmentos sugeriam algo vasto e implacável. O primeiro ato capturava a imaginação do leitor atraindo-o para um mundo de fantasia. A história envolvia a corte de um Reino com ares renascentistas que anseia por um casamento real entre a Rainha e seu misterioso consorte, monarca de uma cidade ainda mais misteriosa, Carcosa. Para tratar dos proclamas, um emissário é enviado e sua chegada causa grande agitação.
O segundo ato introduz conceitos bizarros demais. A chegada do enviado, usando uma máscara pálida e uma brasão de autoridade descontrói a realidade do Reino. Nada parecia estável. Real. Lógico ou mesmo coerente. Ao longo da trama, uma sensação de sonho vai tomando conta de tudo e os personagens são cooptados pela trama e transformados em algo que não são. A cidade se torna uma versão de Carcosa até que os habitantes abandonam de vez a sua identidade, assumindo outra que se encaixa no desejo do Rei Amarelo, aquele que irá desposar a Rainha.
Assim como a trama apresentada na peça, o texto tinha o poder de alterar o mundo e a forma como o mundo existia sob um prisma lógico. Emoções mudavam. Identidades desmoronavam. Ela distorcia. E na mesma medida revelava algo que o leitor não estava preparado para contemplar.
Ao longo da peça havia uma série de elementos recorrentes. Carcosa, a cidade esquecida, envolvida pelo pó e pelas névoas. O Lago Hali, interminável e perene. O Símbolo Amarelo, uma espécie de brasão místico que surgia em pinturas, roupas e sonhos. Cada elemento acrescentava uma camada ao sentimento de contaminação, como se a própria historia carregasse uma moléstia invisível oculta nas palavras, no sentido e no teor.
No centro dessa Espiral de Loucura habitava Hastur. Ele não entrava em Cena. Ele não falava, mas sua presença onipresente se insinuava nas bordas da narrativa como uma ameaça persistente. Ele vivia nas margens, mencionado an passan, sem uma explicação de sua importância ou papel. Sempre próximo da Insanidade da qual ele despontava como uma espécie de santo padroeiro do conformismo.
Chambers jamais delineou quem ou o que era Hastur. Seu poder residia na sugestão, na forma como seu nome era evitado e como mesmo assim ele penetrava através da mente, como um ferro em brasa que deixava sua marca indelével. Nesse mundo, Hastur não era um visitante. Sua presença estava costuradas na historia, aguardando atrás de uma cortina, atuando através de outros que sua influência vil já havia pervertido.
A partir de então, o nome Hastur foi passando de criador para criador, compartilhando seu conceito original e assumindo vida própria. Mas a pergunta permanecia sem resposta: O que é Hastur?
Ele não é definido por uma simples forma. Ao invés disso ele é uma presença que se move através de estruturas, historias, narrativas, ambientes, símbolos... cada qual capaz de erodir a mente dos mortais de dentro para fora. O medo que ele dissemina não vem de morte ou destruição, mas da transformação definitiva. Do abandono da forma inicial para a transmutação rumo a outra forma desconhecida. Quando a influência de Hastur começa a se manifestar, o próprio ser se altera.
Na forma de seu Avatar, O Rei Amarelo ele surge no segundo ato da peça. Sua presença cria um ponto de mudança. A audiência começa a perder os limites entre personalidade e identidade. Eles repetem trechos que jamais haviam lido ou ouvido antes. Eles respondem a deixas que nunca lhes foram dadas. As senhas parecem se revelar e as lacunas são preenchidas por memórias que não são suas. Amigos se tornam estranhos. Familiaridade se torna uma atuação inócua. Eventualmente a diferença entre quem eles são e quem eles se tornam desaparece por completo.
Mas a mudança não é perceptível. A nova identidade se projeta como uma segunda pele que sempre esteve ali. Aqueles que são contaminados despertam agindo de forma diferente, repetindo trechos da peça maldita e vivendo com ela sempre em sua mente. Uma face familiar se converte no rosto de um personagem. E suas crenças sofrem uma mudança para algo no qual eles jamais acreditaram.
Hastur se espalha através do idioma. As palavras se tornam vivas com a sua mácula, como germes dispersos no ar. As palavras são como versos e ritmos que reverberam nos corredores da mente. Logo os sonhos são infestados por devaneios tão reais que é difícil dissociar o que é sonho e realidade.
A contaminação refaz as memórias e adapta trechos de sua vivência ao que fazia parte da peça. A peça ganha conotação de vida e se mistura de tal forma que não há mais como saber onde uma começa e outra termina. É possível que uma pessoa afligida repita o mesmo comportamento diariamente sem se dar conta de que anos se passam e ela se tornou um autômato. A vítima passa a ouvir sons que não existem em breves instantes de silêncio. Ela contempla visões perdidas na filigrana de uma pétala, que esconde segredos da própria criação.
Enquanto isso, Carcosa se torna o mundo.
A cidade que existe em um limbo cercado de névoas e silêncio se manifesta como um lugar metafísico. Sua arquitetura não possui lógica, com ruas como veias e avenidas como artérias que seguem para praças e palacetes que são como os órgãos de um corpo vivo e pulsante. A cidade se revela sob luzes de um sol invisível projetando sombras que se movem com vida própria. Estátuas vivem e caminham, apenas para voltar ao pedestal no momento seguinte. O tempo se dobra e expande. Aqueles que andam pelas calçadas pavimentadas de Carcosa param de perguntar onde estão. Eles aceitam sempre ter estado lá, mesmo que isso não seja verdade. A cidade infinita se torna seu habitat. Eles não carecem de mapa para explorar sua geografia caótica pois a cidade se torna conhecida para eles. É como se tivessem vivido sempre nesse lugar desde o início dos tempos.
E esse é um dos aspectos mais insidiosos de Hastur: fazer a realidade se impor na mente do indivíduo tornando-se uma certeza. O estranho e bizarro ganham contorno de familiaridade. Em pouco tempo, ao viajante de Carcosa nada mais é incerto pois ele se converte em um habitante. Ele não é mais um visitante fugaz, mas um morador, pela vida inteira. Antes e depois só há Carcosa. Ela se torna sua pátria e sua derradeira morada.
Quanto ao Símbolo Amarelo, ele é como um cartão de visita. A primeira vez que é visto, ele queima sob as retinas gravando sua forma nos recessos da mente. Inesquecível e indelével. O individuo que tem esse primeiro contato não consegue esquecer sua forma e ela arde feito uma queimadura de ferro. Como tal transmite sua forma para a pele causticada. Suas bordas, seus sulcos, sua forma.
O símbolo nefasto surge então repetidas vezes, sugerido em padrões caóticos que adquirem repentina ordem gerada por circunstâncias que são mais do que o acaso. Uma, duas, três vezes... ele se manifesta nas nuvens do céu, nas dobras de um tecido, no padrão de pássaros que alçam voo. A visão repetida do Símbolo abre a mente para experiências sensoriais que só podem ser descritas como alucinações conscientes.
Aos poucos o símbolo altera a percepção, os sonhos, a memória e a própria identidade. Não por acaso, a frase repetidas pelos iniciados é "você viu o Símbolo Amarelo?" Este é uma espécie de código usado para identificar aqueles que foram tocados pelo insidioso brasão do Rei Amarelo.
A presença de Hastur se expandiu no século XX e seu nome foi absorvido pela crescente teia de Horror Cósmico conhecida hoje como o Mythos de Cthulhu. No centro dessa rede está o autor H.P. Lovecraft, um escritor obcecado pelo conhecimento ancestral, divindades incompreensíveis e a insignificância da existência humana em um vasto e indiferente universo. Lovecraft não inventou Hastur, mas tomou seu nome emprestado de Chambers, assim como Chambers fez com Bierce.
Nas historias de Lovecraft o nome surge apenas de forma passageira, confinado em listas arcanas, murmurado em referências ocultas ou enterradas em textos proibidos. Ele jamais descreve a forma de Hastur e nem as suas ações. E é esse silêncio que concede ao nome seu poder.
Em um universo repleto de deuses monstruosos e dimensões alienígenas, Hastur permanece como uma das forças cósmicas mais incômodas de ser conceituada, precisamente porque ele jamais é revelado.
Mais tarde, o fiel seguidor de Lovecraft e seu executivo literário, August Derleth levou o nome adiante. Derleth tentou organizar o Mythos em uma espécie de panteão estruturado concedendo a cada entidade desempenhando um papel e um alinhamento na hierarquia cósmica. Sob a mão de Derleth, Hastur se tornou um dos Grandes Antigos associado a decadência, loucura e a distante Constelação das Hyadis. Ele definiu que Hastur habitava o Lago Hali, concedeu a ele rivalidades, um culto e uma inimizade amarga com o Grande Cthulhu.
Mas no momento que Hastur é enquadrado, como outros deuses, ancorados a coordenadas definidas e forçado numa ordem, algo se perde. O medo que Chambers incutiu na incompreensão do que é Hastur não resiste a uma classificação. Mas ainda assim, ele persevera e continua a se espalhar como uma presença impossível de conter.
Isso é o que separa Hastur dos outros deuses.
Outras deidades no Mythos dominam através de uma escala, através da aparência ou pela força. Hastur domina através da presença. Ele sobrevive às contradições e prospera nas interpretações. Ele não precisa aparecer, sua força cresce quando ele apenas é mencionado.
No Universo lovecraftiano, muitos horrores vêm das estrelas. Mas Hastur é diferente, já que ele se manifesta através de ideias, através da arte, da linguagem e de seu Símbolo Amarelo. Este é o seu modo de transmissão.
O Rei Amarelo que aparece na série True Detective não é um personagem, mas uma ideia costurada no background. O Símbolo Amarelo aparece em desenhos, Carcosa é citada como um lugar misterioso. Os personagens se perdem perseguindo um significado que eles não são capazes de nomear. A narrativa se desenvolve em algo que sugere uma força antiga abaixo da superfície.
Hastur hoje é usado como um tipo de analogia a um vírus narrativo.
Ele se move através da língua, através da sugestão, por padrões ocultos. O leitor, o espectador e o ator disseminam essa doença cada vez que tocam na narrativa.
O medo que Hastur impõe ocorre porque ele reescreve a realidade ao seu modo. Seu poder está em construir uma nova verdade e fazer as pessoas acreditarem que ela sempre esteve lá. O poder de Hastur é implacável e não pode ser negado. De muitas formas ele pode ser compreendido como a Entropia Encarnada. Uma variante que uma vez introduzida é capaz de destruir todo um sistema.
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