sábado, 2 de fevereiro de 2019

Linha do Tempo dos Mythos de Cthulhu na Terra - A Gênese muito antes do homem


Durante as férias do Mundo Tentacular, alguns leitores sugeriram a criação de uma Linha do Tempo ou cronologia dos Mythos.

Esse é um projeto que já temos faz tempo e que estava abandonado.

Aproveitando o tempo de folga, comecei a ajustar alguns detalhes, pesquisar umas fontes, encontrar umas referências na Enciclopédia Cthulhiana. Basicamente, rolei minha perícia Cthulhu Mythos e comecei a escrever essa cronologia.

Ela se refere em geral a eventos e acontecimentos na Terra envolvendo os Mythos e como eles foram essenciais para o seu desenvolvimento.

Apenas para constar: essa é uma projeção, antes que atirem pedras e digam que algum dado está errado ou que a ciência (seja arqueologia, paleologia, biologia ou história) contradiz algum elemento, quero lembrá-los que isso é baseado em um exercício fictício que tenta reimaginar a gênese de nosso planeta sob a perspectiva puramente materialista de Lovecraftiana.



PARTE 1: 
A GÊNESE MUITO ANTES DO HOMEM


13.7 bilhões de anos atrás: O Universo é criado a partir de uma colossal explosão, o Big Bang. De acordo com alguns teóricos, Azathoth teria sido o responsável por esse acontecimento que lhe custou sua consciência. O Caos Primordial passa a habitar o Centro do Universo, cego e idiota, servido por Nyarlathotep e cercado por uma hoste de Deuses Exteriores.

4.5 bilhões de anos atrás: O planeta Terra se forma. Cthugha, a Chama Viva e seus Vampiros de Fogo passam pelo planeta a caminho de Formalhaut. A medida que ele esfria nos milhões de anos seguintes, não há formas de vida sustentáveis.

1.8 bilhões de anos atrás - Os mais antigos fósseis pertencentes a fungos e algas de que se tem conhecimento.

1,5 bilhões de anos atrás: Chaugnar Faugn se materializa na Terra vindo de outra realidade, ele encarna no corpo de formas de vida primitivas e se desenvolve ao longo de alguns milênios.

1 bilhão de anos atrás: A Raça Anciã inicia sua civilização – As criaturas pousam nas profundezas do Oceano da Antártida e lá constroem as bases de sua civilização. As primeiras colônias são simples, garantindo apenas a sobrevivência dos recém chegados após uma longa peregrinação pelas estrelas.


950 milhões de anos atrás: A Raça Anciã cria a entidade Ubbo-Sathla, que acaba dando origem aos proto-shoggoth e outras criaturas que serão usadas como servos e alimento. É com base na matéria protoplásmica de Ubbo-Sathla que toda vida no planeta irá se desenvolver.

A essa altura a crosta da Terra formou dois enormes continentes nos hemisférios norte e sul. Os dois começam a se mover lentamente na direção um do outro.   

900 milhões de anos atrás: A Raça Anciã expande sua civilização. Suas cidades se espalham pelos oceanos da Terra e eles se tornam os verdadeiros conquistadores da Terra.

800 milhões de anos atrás: A Raça Anciã se adapta à vida em terra. Muitos se mantém nos oceanos, mas outros estabelecem bases em massas continentais e passam a explorar a superfície, reclamando a posse do planeta como um todo.

750 milhões de anos atrás: Os Pólipos Voadores chegam à Terra, vindos das estrelas. Eles constroem torres de basalto na atual Austrália. Tentam se expandir para os oceanos, mas são reprimidos pela Raça Anciã. Eventualmente, após uma disputa em terra, a Raça Anciã é vitoriosa e os Pólipos se vêem obrigados a se esconder para garantir a sobrevivência.


450 milhões de anos atrás: A Raça Anciã realiza experimentos biológicos com tecidos extraídos de Ubbo-Sathla. Ees criam os Shoggoth, escravos criados para desempenhar funções importantes, que envolvem desde a guerra até a construção. Outras experiências levam ao surgimento dos primeiros peixes vertebrados. O estudo dessas formas de vida conduz a uma evolução natural, gerando outras espécies ao longo de milhões de anos.

400 milhões de anos atrás: A Grande Raça de Yith chega à Terra fugindo de uma catástrofe em seu planeta natal. Eles transmitem sua consciência para criaturas em forma de cone que passam a ocupar. Eles também enfrentam os últimos Pólipos Voadores que habitam o planeta. Finalmente, estes são aprisionados em cavernas profundas abaixo das Cidades da Grande Raça. Após essa guerra, os Yithianos fundam sua primeira e maior cidade, Pnakotus, na atual Austrália Ocidental. Eles são tolerados pela Raça Anciã e parecem coexistir pacificamente.


370 milhões de anos atrás: Os anfíbios se desenvolvem na Terra. Chaugnar Faugn cria uma raça serviçal com a carne de seres anfíbios, dando origem aos Miri Nigri antepassados distantes dos Tcho-Tcho.

350 milhões de anos atrás: Um cataclismo faz com que grandes massas de terra venham à superfície formando o super continente de Pangea. O acontecimento destrói várias cidades da Raça Anciã.

O Grande Cthulhu e sua prole gerada nas estrelas, chegam à Terra, vindos da distante estrela de Xoth. Eles se fixam em uma dessas novas massas de terra, uma ilha chamada R'Lyeh que se torna centro de sua invasão.

A Raça Anciã inicia uma guerra contra Cthulhu, mas ela eventualmente chega ao fim sem um vencedor. Cthulhu mantém os territórios conquistados na superfície, enquanto a Raça Anciã reclama o restante do planeta, inclusive os oceanos.


340 milhões de anos atrás: A Raça dos Abissais se desenvolve nos mares da terra e ainda em estado primitivo se torna serviçal de Cthulhu. As primeiras cidades submarinas dos abissais se formam. 

De acordo com algumas lendas, a civilização subterrânea de K'n-yan se forma em algum momento desse período, embora a informação seja contestada. 

300 milhões de anos atrás: Um cataclismo cósmico (possivelmente uma configuração de estrelas, ou uma Guerra contra os Deuses Antigos) ocorre trazendo graves repercussões para os Grandes Antigos em todo cosmos.

Na Terra, R'lyeh afunda nas profundezas do oceano e o Grande Cthulhu se vê aprisionado no interior da cidade que se converte em seu Sepulcro.

Nessa época, os répteis surgem na Terra.


275 milhões de anos atrás: O Povo Serpente se desenvolve e funda o Império de Valusia que se localiza no centro do mega-continente de Pangea. Este é o conhecido Primeiro Império do Povo Serpente. Ele irá florescer por aproximadamente 50 milhões de anos.

Uma raça semelhante de seres reptilianos surge no oriente do continente. Esta espécie pouco conhecida teria construído a Cidadela sem Nome na Arábia.

250 milhões de anos atrás: Os Shoggoth construídos geneticamente pela Raça Anciã com o intuito de servir como escravos se rebelam contra seus mestres. Eles são derrotados, mas sua revolta causa graves danos à sociedade da Raça Anciã e marca o início de sua gradual decadência.


250 - 200 milhões de anos atrás: Se os Fragmentos de G'harne forem levados à sério, a Cidade de G'harne no Norte da África é construída no período Triássico. Seus habitantes são de uma espécie desconhecida. Os Fragmentos também supostamente datam dessa época.

225 milhões de anos atrás:  Os grandes répteis que habitam Pangea são responsáveis pela destruição do Primeiro Império. A Raça do Povo Serpente busca refúgio na cidade de Yoth.

A Era dos grandes sáurios se inicia.

190 milhões de anos atrás: O Supercontinente de Pangea começa a se separar lentamente em imensas massas de terra que irão formar os atuais continentes.

160 milhões de anos atrás: Os Fungos de Yuggoth, conhecidos como mi-go fazem sua primeira exploração à Terra e iniciam uma operação de mineração no planeta, extraindo minerais de seu solo. A Raça Anciã os vê como uma ameaça e inicia uma guerra para expulsá-los. A resistência dos mi-go é ferrenha. Os mi-go eventualmente passam a controlar uma grande porção do hemisfério norte da Terra.


A Terra é parcialmente dividida por formas de vida não humanas. A Grande Raça habita a Austrália, os Mi-Go no hemisfério Norte e a Raça Anciã a porção Sul e os mares.

150 milhões de anos atrás: A Grande Raça de Yith consegue frustrar uma invasão dos Yekubians. Em algum momento desse período, os tabletes conhecidos como Fragmentos de Eltdown, serão escritos relatando esse acontecimento. Os únicos remanescentes desse documento serão gravados em pedras e enterrados no atual sul da Inglaterra.

130 milhões de anos atrás: O Pnakótica, obra máxima dos Yithianos, é redigida por sábios na cidade de Pnakotus. Séculos mais tarde ele se converteria no Manuscrito Pnakótico.

100 milhões de anos atrás: A Civilização da Raça Anciã deixa de construir cidades e bases na Terra, talvez prevendo que não há como expandir seu império.

65 milhões de anos atrás: Os Dinossauros são extintos por algum fenômeno, possivelmente o choque de um grande meteoro em Yucatan. As súbitas mudanças climáticas resultantes causam a ruína de muitas espécies. Há suposições que a Raça Anciã possa ter causado esse incidente através de experimentos científicos.

Nos milhares de anos que se seguem, os mamíferos passam a ser a forma de vida principal do planeta.

50 milhões de anos atrás: Um novo Cataclismo atinge a Terra. Os Pólipos Voadores aprisionados conseguem escapar de sua prisão subterrânea e se vingam da Grande Raça de Yith devastando Pnakotus e a maioria das suas colônias. Em desespero, a Grande Raça envia suas mentes para o futuro distante da Terra onde passam a habitar os corpos de Insetos Coleópteros. A raça dos seres cônicos é facilmente destruída pelos Pólipos carnívoros. Os Pólipos acabam sendo praticamente erradicados nos séculos seguintes pela fome ou alguma intervenção de outra espécie.


Muitas cidades da Raça Anciã são destruídas na mesma catástrofe, incluindo seus assentamentos mais antigos na Antártida. A Cadeia Montanhosa conhecida como Montanhas da Loucura se forma como resultado desse terremoto. Uma nova cidade é construída aos pés dessa cordilheira e passa a ser sua principal base no planeta.

Uma raça de seres pré-humanos, os lemurianos constroem a cidade de Shamballah no Grande Deserto oriental da Austrália.

Nas ruínas de Shamballah, milhares de anos mais tarde seriam encontradas as placas com o conhecimento desse povo, o que daria origem ao Livro de Dzyan.

40 milhões de anos atrás: a massa de terra da India colide com o continente da Asia; O Himalaia se forma a partir desse juntamento de terras. 

26 milhões de anos atrás: Os continentes da Terra começam a se aproximar da configuração moderna.

20 milhões de anos atrás: Uma civilização pré-humana começa a se formar em Theem’hdra.

10 milhões de anos atrás: Os Ctônios, uma raça de enormes vermes escavadores desenvolve consciência e passa a habitar o Norte da África, próximo das ruínas de G'Harne. 

6 milhões de anos atrás: Um membro de uma espécie de insetos filósofos nativos de Júpiter troca mentes com indivíduos da Grande Raça de Yith.

5 milhões de anos atrás: A Cidade do Povo Serpente, Yoth floresce sob os auspícios do Deus Serpentóide Yig. Eles progridem em ciência até um ponto em que constroem geneticamente raças serviçais, como os Gyaa-yothn e os Voormis.

Yoth é destruída por Yig quando alguns membros do Povo Serpente viram as costas para ele e passam a adorar Tsathoggua.


Alguns descendentes do Povo Serpente que sobreviveram erguem as bases da Civilização Hyperborea. Tsathoggua provavelmente se torna a principal divindade nessa nova civilização.

3 milhões de anos atrás: Rhan-Tegoth chega à Terra vindo de Yuggoth e se estabelece no Ártico. Ele se alimenta de sacrifícios oferecidos por proto-humanos, mas estes eventualmente se afastam dele e fogem para outras regiões temendo sua influência. Ele entra em um estado de hibernação. Rhan-Tegoth eventualmente se torna uma espécie de estátua viva.

Os Voormis ganham sua liberdade. Eles criam um reino na superfície no território que ficaria conhecido como Hyperborea e lá, passam a venerar Tsathoggua.

2 milhões de anos atrás: A Raça Anciã continua seu declínio, eles passam a habitar apenas algumas cidades nos confins da América do Sul e na Antártida.


1.7 milhões de anos atrás: Ithaqua, o Andarilho do Vento, se manifesta no extremo norte da Terra e se converte no senhor dos confins gelados do Ártico. Alguns Mi-Go passam a venerá-lo como uma divindade local, embora Shub-Niggurath continue sendo o deus principal para eles.

Os Voormis e sua civilização entram em declínio e degeneram em uma raça selvagem carnívora e coberta de pelos que para muitos são os antepassados distantes dos mitos do yetis e sasquatch.


A linha do tempo, é claro, continua com a segunda parte: A Era das Grandes Civilizações Esquecidas.

23 comentários:

  1. Vida longa aos blogues. Infelizmente as redes sociais estão diminuindo drasticamente as visualizações dos blogues e aumentando a preguiça das pessoas em deixar comentários nestes espaços. Parabéns ao excelente trabalho e pelos 10 anos de resistência no mundo virtual. A obra de Lovecraft merece espaços como este.

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    Terei agora algumas horas de pesqipes sobre as entidades que eu ainda não conhecia.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional! o bom dos Mythos é que tudo não passa de "especulação".Dá pra brincar com os fatos e especulações de outros autores. Respeitando a obra do Mestre Lovecraft, todo o resto pode ser usado, ao meu ver. Eu mesmo fiz um "proto-conto" onde a exploração espacial se dava principalmente, escondido do público, pela iminência do despertar do grande Cthulhu numa tentativa da humanidade em fugir disso. Situei os cthonians como venusianos que fugiram de seu planeta quando o mesmo ficou inabitável,e que "cruzeiros" nas nuvens de Júpiter toparam com o segredo indescritível que Randolph Carter topou ao voltar pra Terra no "Através dos Portais da Chave de Prata".

    ResponderExcluir
  4. Tava querendo muito isso , muitíssimo obrigado .

    ResponderExcluir
  5. Incrível,adorei parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Em breve aparece a era hiboriana de Conan!

    ResponderExcluir
  7. Achei que Ubbo-Sathla tivesse sido usado pela Raça Anciã para criar os Shoggoths e não que ele mesmo tivesse sido criado pela Raça Anciã. Até onde sei Ubbo-Sathla teria sido deixado na terra por deuses desconhecidos, provavelmente os Deuses Exteriores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, já diz o ditado: o que presumimos sobre os mythos poderia preencher vários tomos, mas o que sabemos ser verdade, talvez enchesse apenas um caderno.

      Há muitas noções, conceitos e suposições a respeito deles, mas pouquissimas certezas. Por sinal, essa é uma das coisas mais interessantes a respeito desses horrores. Nao há como precisar nada.

      Excluir
  8. Muito bom, parabéns.
    A humanidade ainda tem salvação...ou não...

    ResponderExcluir
  9. Ótimo para quem precisa de bom material...

    ResponderExcluir
  10. Parabéns e obrigado, esse blog é fantástico

    ResponderExcluir
  11. Puts! Pela primeira vez eu tô tendo uma noção do todo nos mythos! Muito muito muito muito obrigado, cara! Vc é demais!

    ResponderExcluir
  12. Incrível , obrigado por resumi a linha do tempo dos Mitos de cthulhu

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigado você é uma amigo amigo

    ResponderExcluir
  14. Reencontrei hoje esse blog. Obrigado pelo conteúdo de excelente qualidade!

    ResponderExcluir
  15. Sensacional! Eu, como escritor amador, estou achando esses artigos expetaculares, parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Alguém por favor põe aqui uma ordem cronológica para mim entender tudo isso lendo os contos, por favor uma ama piedosa?

    ResponderExcluir
  17. Na real Cthulhu esteve livre 50 milhões de anos e esta preso a 300

    ResponderExcluir