domingo, 17 de novembro de 2019

Reflexo do Mal - Histórias macabras a respeito de Espelhos Malditos


Espelhos possuem lendas, tradições, superstições e mitos ligados a eles desde o início dos tempos. 

Os antigos romanos acreditavam que espelhos eram capazes de refletir a alma de uma pessoa e poderiam causar grandes conflitos se fossem mal utilizados. Os gregos diziam que os espelhos provocavam uma espécie de loucura ligada a vaidade extrema. Os persas temiam que o reflexo mostrado em um espelho pudesse ser uma criatura espiritual com vontade e consciência próprias.

De fato, muitas culturas acreditam em qualidades sobrenaturais negativas atribuídas aos espelhos. Para alguns, eles seriam capaz de sugar a alma, oferecer portentos da morte ou vislumbres de alguma outra dimensão. Em certas culturas, os espelhos eram usados ​​como forma de comunicação com os espíritos, e acredita-se que servissem como portais de entrada para o mundo espiritual ou como uma janela entre o mundo dos vivos e o dos mortos, permitindo espiar o que existe sob o véu.

Talvez essa crença tenha levado ao fenômeno dos espelhos assombrados, tão comum em todo o mundo e que existem em diversas culturas díspares. Muitas pessoas adotam a superstição de cobrir espelhos em determinados momentos, em especial após uma morte, para impedir o que quer que esteja do outro lado de espreitar, espiar ou atravessar para nosso lado. Também vigora a crença de que para impedir que uma alma fique presa dentro do misterioso mundo dos espelhos, estes deveriam ser cobertos com um tecido preto. Nada poderia causar mais azar do que um espelho aparecer estilhaçado no dia de um funeral. 

Espelhos são estranhos, e tal estranheza se reflete em muitas lendas e mitos.


Ao longo da história, há casos de atividade paranormal envolvendo espelhos, que assumem várias formas. As experiências mais comuns incluem figuras, sombras, aparições e entidades que surgem na superfície cristalina ainda que rapidamente. Há muitos relatos disso acontecendo, como é o caso de um comentarista chamado Destiny Glaubitz que diz ser conselheiro espiritual e relata um caso inexplicável e perturbador no qual tomou parte:

"Uma jovem mulher adorava espelhos. Ela ia a vendas de garagem e leilões onde comprava principalmente espelhos. Certo dia ela encontrou um antigo espelho que havia pertencido a uma senhora recém falecida. Ela gostou tanto dele que decidiu colocá-lo em seu próprio quarto. Logo que trouxe o espelho para casa, ela começou a experimentar uma sensação estranha: Sentia como se alguém a estivesse observando constantemente. Intuitivamente ela tinha a sensação de que o problema residia no espelho e certa noite olhou para a superfície e disse "mostre-se para mim e diga o que você quer". Foi uma péssima ideia, para dizer o mínimo!

Nas semanas seguintes coisas muito estranhas começaram a acontecer desde discussões na família e objetos quebrando ou desaparecendo, até animais de estimação doentes e estranhos ruídos ecoando no meio da madrugada. Assustada, a mulher consultou uma amiga que dominava a técnica conhecida como Psicometria, uma forma de comunicação espiritual na qual objetos são "lidos". A médium descobriu que a pessoa que possuía o espelho havia tido uma existência muito negativa e vã. De alguma forma o espírito dessa pessoa ficou preso ao espelho. Quando a mulher levou o objeto para casa acabou carregando consigo muita energia negativa que fez surgir um poltergeist. A medium contratada realizou uma limpeza em toda casa e aconselhou a mulher a se livrar do espelho o quanto antes. O objeto foi limpo de sua carga negativa e destruído fazendo tudo voltar ao normal". 

Em outro incrível relato, nós temos o que parece ser algum tipo de entidade sobrenatural ou fantasma usando um espelho como um tipo de portão para adentrar no nosso mundo. A testemunha dos acontecimentos estaria em seu quarto onde ficava um espelho antigo. Em determinado momento, ela sentiu uma presença a observando e ao encarar o espelho percebeu algo ali. O relato, publicado em uma revista espiritualista, dizia o seguinte:

"Eu tinha medo de olhar para o espelho que ficava no meu quarto! Eu sentia como se existisse algo maligno ali, mas não conseguia aceitar essa possibilidade de uma maneira racional. De alguma forma, eu acreditava que a culpa era de um grande espelho com moldura que veio junto com o apartamento quando me mudei e que nunca soube a quem pertenceu. Eu o cobria com um lençol para não ter que olhá-lo. Eu já planejava me livrar dele, mas não o havia feito por falta de tempo. 

Certa noite acordei e me deparei com o espelho sem o pano que o cobria. Ele estava caído no chão... tive um arrepio e quando olhei para a superfície levei o maior susto da minha vida. Havia uma figura ali. Era um homem velho com uma roupa escura e austera e um chapéu alto antigo. Ele tinha os olhos vítreos e uma expressão maligna na face. Flutuava no ar, dentro do espelho e estava olhando diretamente para mim. Eu não via seus pés. Ainda assim, ele estava ali, bem diante de mim, como uma figura tridimensional. Eu sei que não foi um sonho, pois fiquei olhando para ele por longos minutos, tentando entender o que eu estava vendo. A coisa percebeu que eu estava desperta e se aproximou, e eu pude ver que ele movia os lábios tentando falar alguma coisa. Eu me levantei e corri para fora do quarto. Sequer voltei para minha casa. Não queria pisar lá enquanto o espelho estivesse no meu quarto. Contratei algumas pessoas para retirá-lo e mandei que o jogassem fora, bem longe da minha casa. Nunca me recuperei daquele susto... depois de pensar muito a respeito do que a figura dizia sem produzir qualquer som, eu entendi o que era, ele repetia sem parar: Deixe-me sair!"


A pessoa que relatou esse caso disse que depois do ocorrido entrou em contato com o dono do apartamento e soube que o espelho em questão havia sido comprado em um leilão. Ele supostamente era muito antigo, um objeto do século XVIII que pertenceu a uma família tradicional da Nova Inglaterra que o vendeu em um leilão. Seria possível que o espelho armazenasse em seu interior um espírito maligno que almejava a liberdade? Será que podemos acreditar em um relato tão fantástico?

Em outro relato, uma testemunha afirma ter experimentado terríveis pesadelos causados por algo que habitava um espelho na sua casa. Segundo a narrativa, os sonhos ruins começaram justamente quando três espelhos foram adquiridos e instalados no quarto de dormir. Os sonhos eram mórbidos, envolviam assassinatos, pessoas sendo torturadas, sofrimento e agonia sem fim. Algo tão assustador que ele sequer conseguia dormir, conforme relata:

"Os sonhos eram medonhos. Eu tinha a impressão de participar daquelas cenas, por vezes como quem sofria, por vezes como o causador daquele sofrimento. Eu via o lugar como uma espécie de porão escuro e sujo... havia uma lareira e uma cadeira de ferro na qual as vítimas eram amarradas para sofrer uma horrível tortura. Eu acordava aos gritos, suando e incapaz de me mover, mesmo depois de ser desperto pela minha esposa. 

Os sonhos só pioraram com o passar dos dias! Eu os experimentava toda noite e aquilo começou a me afetar. Eu sentia falta de ar, pavor e um medo insuportável. Eu comecei a ver algo mais nos sonhos... era uma figura estranha de um homem, muito magro e pálido, quase cadavérico. Era ele quem se debruçava sobre as vítimas para arrancar suas unhas, cortar seus tendões e queimá-las com um ferro em brasas. Eu chorava, incapaz de fazer qualquer coisa para me livrar daquilo. Sentia estar enlouquecendo!

Entrei em contato com uma pessoa por indicação de um conhecido e ela visitou meu quarto. Quando olhou para o espelho entendeu imediatamente que era dali que vinha a causa da minha aflição. Os espelhos, segundo ele, eram assombrados! Ele possivelmente havia pertencido a uma pessoa que causou muito mal em vida e cuja maldade ficou impregnada nele. Eu perguntei o que poderia ser feito e ele foi muito claro: era preciso me livrar dos espelhos. Eu não conseguia acreditar naquilo, mas estava disposto a qualquer coisa para superar aquilo.

A pessoa fez um tipo de ritual para descarregar a energia maligna que estava nos espelhos e eu juro que enquanto ele repetia algumas palavras percebi uma coisa escura aparecer de repente no vidro. Alguma coisa medonha que lançou um olhar maligno que me deixou aterrorizado. Depois que os espelhos se foram as coisas melhoraram e não tive mais os pesadelos, mas nunca vou esquecer daquilo."  


Outro relato assustador a respeito de Espelhos Malditos foi publicado nas páginas da Revista Pagans and Witches. A matéria foi escrita por pessoas que afirmam ter testemunhado uma assustadora atividade paranormal ao redor de um antigo espelho. Aparições sombrias, globos luminosos, objetos que estouravam ou se moviam sem ninguém por perto, além de odores, sons e sensações eram comuns noite após noite.  

"A casa parecia ser afetada por forças sobrenaturais muito poderosas. Móveis se moviam, garrafas estouravam, quadros não ficavam nas paredes e toda noite havia um fedor persistente de fumaça e de queimado. As pessoas que moravam na casa estavam apavoradas e sem saber mais o que fazer. 

Quando um grupo de parapsicólogos chegou à casa para verificar o fenômeno espalhou câmeras e microfones sensíveis para registrar o que acontecia no imóvel. Captaram estranhos movimentos e sons que se concentravam na sala da frente, local onde estava um grande espelho oval com moldura de madeira. O objeto havia pertencido aos inquilinos anteriores que habitavam a casa e que o deixaram para trás no sótão. O espelho, segundo os parapsicólogos era o ponto focal da atividade paranormal, quase como se ele fosse um tipo de porta ou janela através do qual tudo acontecia. Até mesmo a temperatura era sensivelmente mais baixa do que no restante da casa.

Os parapsicólogos gravaram horas de video e registraram sons muito baixos que pareciam emanar na sala em que estava o espelho. Eles concluíram que o objeto estava sendo usado como um tipo de canal entre a nossa realidade e outro lugar que parecia ganhar força e influência em nosso mundo. Como uma passagem dimensional ele funcionava como um túnel para o que existia dos dois lados adentrarem. O grupo realizou várias gravações, sendo que em uma delas captaram uma espécie de sombra escura de silhueta feminina entrando e saindo do espelho repetidas vezes.

Um medium especializado em limpeza de objetos malditos foi contatado e depois de dias conseguiu remover aquela influência maligna que residia no objeto. O portal foi lacrado e as pessoas da casa enfim puderam dormir tranquilas".


Todos esses relatos são bizarros, com certeza, e comprovam um dos conselhos dados por entusiastas do sobrenatural a respeito de jamais conservar um espelho que tenha pertencido a um inquilino anterior quando você se mudar. Ninguém sabe o que esse espelho misterioso pode ter testemunhado ou o que pode te-lo usado como uma janela panorâmica.

Outro estranho caso envolvendo espelhos malignos foi publicado na Supernatural Magazine. A matéria descreve uma pensão em Nova York que seria supostamente assombrada desde 1845, ano em que o prédio foi o palco de um violento crime. Um marido teria descoberto a traição de sua esposa e assassinado ela e o amante, terminando por se suicidar. Dizem as lendas que tudo teria acontecido diante de um grande espelho vitoriano que ficava no quarto de cobertura da pousada.

"O espelho em questão era um antigo objeto de adorno em estilo vitoriano, tão antigo quanto o hotel em que ele foi colocado. O espelho estivera ali no mesmo local, no quarto de cobertura e supostamente havia testemunhado o encontro furtivo de inúmeros casais. Mas foi depois do crime de paixão, no qual um marido executou a esposa e seu amante que as coisas começaram a ficar estranhas.

Os donos da pensão afirmavam que coisas estranhas aconteciam próximo dele depois do incidente. Sons indecorosos eram ouvidos; sussurros e gemidos, além de palavras abafadas. Também era perceptível um odor de perfume de lavanda. Mais estranho que esses detalhes eram os estranhos relexos que pareciam surgir de tempos em tempos na superfície cristalina, como se fossem imagens de pessoas executando algum tipo de encenação. Testemunhas que presenciaram as silhuetas afirmavam que sempre eram as mesmas figuras que apareciam ali, uma mulher jovem e dois homens, um jovem e outro bem mais velho.

É claro, logo começaram a surgir rumores a respeito de assombrações que teriam ficado presas dentro do espelho e que eram obrigadas a repetir as circunstâncias de suas violentas mortes para quem estivesse perto. Algumas pessoas afirmaram serem tomadas por um sentimento avassalador de paranoia, desespero e frustração, depois de assistir o trágico espetáculo. Segundo os rumores que cercavam o espelho, mais de um hóspede teria sido dominado por ciúmes e desconfiança depois de assistir a cena. Parapsicólogos conjecturaram se esse sentimento não seria algum tipo de projeção dos sentimentos do marido traído, absorvido por quem estava próximo.


O espelho continuou no mesmo local até o fechamento da Pousada em 1912, quando ele foi destruído durante o transporte para outro local. Por algum tempo comentou-se que quando o espelho enfim se partiu, o som que foi ouvido não foi o de vidro se quebrando, mas o de um grito feminino estridente. O prédio continuou sendo assombrado por muitos anos, sempre com os três personagens realizando o mesmo papel dos instantes finais de sua existência".

Histórias e relatos sinistros como esses são muito numerosos, e existem incontáveis fenômenos sobrenaturais bizarros atribuídos a espelhos. Tanto que muitos investigadores paranormais procuram imediatamente por espelhos quando chegam a um local supostamente assombrado. Eles são muitas vezes pontos focais de atividade paranormal. 

Considerando a plenitude de histórias e os vários fragmentos de mito e conhecimento à cerca de espelhos, parece justo considerá-los como objetos especiais. Seriam espíritos, fantasmas e demônios realmente atraídos por tais objetos?  Seriam eles portas para lugares distantes? Ou tudo isso não passaria de truques de nossa imaginação? De onde vem tantas lendas a respeito de espelhos, se é que são apenas lendas? 

Não importa quais sejam as respostas para essas perguntas, espelhos provavelmente continuarão a conjurar histórias estranhas nos reinos do sobrenatural, e dar algo para que você pense na próxima vez que olhar para um deles. Você nunca saberá ao certo o que está olhando de volta.

2 comentários:

  1. O que muda tudo, mas nunca se move?

    Prende muitas coisas diferentes e cores, estou sempre mudando

    O que torna a mão direita em esquerda?

    Derrube-o e o mundo irá se despedaçar

    Você não vê mais nada quando olha para ele, eu ele irá te olhar nos olhos e nunca irá mentir.

    O que prende muitas coisas e cores diferentes, sempre está mudando, se olhar perto pode se encontrar preso na minha armadilha.

    ResponderExcluir