Aqui está uma breve apresentação de Belregard, RPG Medieval de Fantasia Dark, criado por nosso colega Jefferson Neves. Material muito interessante e que vale a pena ser conhecido. Nesse artigo ele fala um pouco do jogo e de seus conceitos básicos.
Por J. Neves
O que é Belregard?
Belregard é um RPG em que se interpreta personagens que vivenciam histórias de horror em um
cenário medieval cru e brutal, à imagem do que foi a Idade Média europeia após
a queda do Império Romano. Trata-se de um lugar escuro, envolto por uma Era de Trevas e
ignorância, onde a única salvação da humanidade parece residir na Fé. O todo poderoso Tribunal do Supremo Ofício, recruta homens virtuosos que interpretam as misteriosas
parábolas do Criador, o Deus Pai. Mas não pense que esta aura de religiosidade os coloca à
parte das trevas que cercam o mundo.
A bem da verdade, não importa para onde
você corra ou onde tente se esconder, a escuridão não precisa lhe alcançar, ela
reside dentro de cada um. Todo homem e mulher de Belregard é capaz de
feitos incríveis, seja para o bem ou para o mal. São filhos do
Criador, o que torna a corrupção ainda mais saborosa para o Inimigo, a Sombra
Viva.
Arrisque-se neste mundo derrotado, entregue aos caprichos de uma força invisível que vive dentro do coração de cada mortal. Explore as ruínas imperiais, desbrave os ermos isolados, combata os inimigos de tua casa, de teu estandarte, no campo de batalha e na corte, onde uma língua afiada vale mais que a mais mortal das lâminas. Permita-se descobrir o monstro que existe dentro de você, quando perceber que está sozinho num mundo de mentiras e tormentos. Abrace a loucura que é conhecer os pesadelos vivos, enclausurados nos confins do mundo em covis que o próprio tempo esqueceu.
E lembre-se, ninguém olhará por você. Você está sozinho nas trevas. O
Criador não mais lhe sorri da Abóbada Celeste, ela está vazia...
Deus está
MORTO!
Conceitos do Jogo:
Magia: Ela não existe da forma como
muitos podem imaginar. Não existem conjuradores capazes de controlar forças
primordiais e criar incríveis efeitos destrutivos. A única magia, manipulada
por homens, uma vez conhecida em Belregard vinha da adoração ao Único e mesmo
esta desapareceu. Apesar disso, ela ainda existe. Belregard é um mundo de magia
inata, uma força que brita da própria terra, colocada ali pelo Criador
no início dos
tempos para que a
natureza tomasse forma.
Muitos fiéis não querem admitir, mas os cultos primordiais, aqueles que
servem à Horda, possuem ritos sangrentos, nefandos e maquiavélicos de magia. Com ou sem
o consentimento, esta bruxaria é real e
seu poder foi sentido ao longo da história, por mais que o Tribunal negue sua existência.
Verdade:
Ela não existe.
Belregard foi escrito
com um conjunto de relatos tendenciosos,
que não refletem uma resposta definitiva à maior parte das perguntas apresentadas. A verdade pode variar em inúmeros pontos de
vista diferentes e
isso deve ser
lembrado por aqueles que
desejam criar suas
estórias aqui. Não
existe apenas um caminho para determinado fim. Isso fica claro,
ainda, na fé
que os homens
seguem neste jogo.
Existem interpretações oficiais para aquilo que o Único deixou de
ensinamento para os homens, mas nada impede que cada um tenha sua própria
verdade particular.
Maniqueísmo: Ele não existe. Este ponto é muito
importante, os homens
de Belregard não
possuem uma única face. Suas almas não são negras ou imaculadas, nada é preto ou branco, mas sim, cinzentos. Não existem heróis
definitivos ou vilões irrecuperáveis, e se existem, são a mais pura
exceção do mundo. A lealdade é uma moeda
muito importante nestas terras onde cada um
tem seus próprios interesses ao
envolver-se em problemas
alheios. Não se
deixe enganar e não
se deixe limitar. Quer que teu igslavo seja festivo e bem humorado como um
dalano? Que assim seja. Homens são homens,
para o bem
ou para o
mal. Mesmo os
Arautos, que deveriam ser porta vozes do Único, são pessoas
errantes e dignas
de pena como
qualquer outro indigente
de Belregard.
O cruel destino para aqueles que não cumprem as leis dos homens |
Ótica: O mundo é diferente aos olhos de quem o encara. Os arautos enxergam a Sombra e a Mentira em todo canto. Um
nobre enxerga o
ouro e poder.
Um cavaleiro enxerga perigos e
dever. Deste modo a narrativa será totalmente diferenciada dependendo dos
conceitos escolhidos para seu jogo. Seu personagem teve contato com pagãos ou
presenciou um rito de bruxaria? Ótimo. Podemos dizer que o mundo se divide
entre a espada, a fé e o ouro. Esses caminhos se cruzam, mas não se mesclam com
facilidade. Este fator parece simples, mas fará toda a diferença em seu jogo.
Variedade:
Ela existe! Belregard
não pretende ser um
cenário com uma única face. A intenção aqui é proporcionar o mais variado tipo de
ambientação para uma campanha. É preciso entender que o cenário carrega o
perfil cru, brutal e maduro da Idade Média; uma época que inspira
fascínio e terror, com castelos imponentes e damas
desdentadas.
O Evangelho do Cão - Cenário de apresentação |
O Horror é um elemento importante na narrativa de Belregard, seja
no combate singular, em um torneiro de cavaleiros, ou na busca por
pistas de Selvagens habitantes dos ermos. Os mistérios proporcionados pelo desconhecido são a maior arma do narrador aqui, podendo
usá-lo para causar todo o tipo de pressão psicológica e física aos envolvidos
em suas narrativas. Teste-se, arisque-se, inove-se. Saia da sua zona de
conforto e veja o quão bom isso pode ser.
Não
fiquemos presos a
conceitos pré-determinados de guerreiros e sacerdotes, os personagens de
Belregard são pessoas, simplesmente pessoas. Se você se sente minimizado ao ser
rotulado pela sua profissão, pense da mesma forma para seu personagem. Use de
conceitos e abordagens amplas, faça de seu personagem algo vivo. Belregard não
é um RPG
lento, arrastado. Pretendemos
manter atualizações regulares, independente de futuros lançamentos. Para aqueles
que desejam ficar ligados nas atualizações, basta nos seguir nestes endereços
abaixo. Todas as críticas e sugestões são bem vindas, seja para a ambientação
ou para o sistema de regras.
Site – www.belregardrpg.com
Facebook -
http://www.facebook.com/belregard.rpg.1
Grupo - facebook.com/groups/belregardrpg
As Cinzas do Mundo
Derrotado:
Depois de muitas promessas, estamos lançando oficialmente a apresentação de Belregard em PDF. Este arquivo apresenta um pouco qual a proposta do cenário, assim como um resumo das suas regras básicas, facilitando a assimilação por parte dos leitores.
O livreto de quarenta
páginas está dividido em quatro capítulos e um apêndice, da forma como se
segue:
Introdução – Onde
mostramos os preceitos do jogo.
Capítulo I – A Roda da
Fortuna: Aqui apresentamos um resumo prático dos acontecimentos que levaram o
mundo de Belregard a sua atual ruína sombria.
Capítulo II – Povos de
Belregard: Conheça as principais etnias de Belregard, com seus traços e
características marcantes.
Capítulo III –
Territórios: Conheça a condição das castelanias depois da ruína do império de
Virka.
Capítulo IV – Da Lei e
da Fé: Compreenda como funciona a estrutura do Tribunal do Supremo Ofício, além
de entender melhor o papel da Sombra e dos Arautos.
Apêndice – O Sistema
Seis Faces: O próprio de Belregard RPG, explicado de forma clara e direta, além
de dicas e sementes de histórias.
Como de costume,
aguardamos o feedback daqueles que sempre acompanharam nosso trabalho ou que o conhecerão agora.
Vida Longa, CÃO!
LINK PARA DOWNLOAD:
Artistas cujo trabalho ilustra a
postagem: Berto Souza, Fernando Alves, Alexandre Rabelo, Gustav Doré e
gravuras medievais de domínio público.
Parece Bem Interessante (y)
ResponderExcluirO cenário me lembra inicialmente o shadows of esteren, que é diga-se de passagem, muito fodástico.
ResponderExcluirIdeia excelente, acho que vale a pena conhecer! É impressão minha ou tem traços de "Cthulhu Dark Ages"?
ResponderExcluirAgradeço pela divulgação!
ResponderExcluirMalkos, o Belregard tem certas semelhanças com o SoE por conta desse climão sombrio mesmo. Mas eu admito que só conheci o jogo tardiamente, ainda não tive a chance de por minhas mãos em um exemplar. Certamente que é uma referência poderosa!
Azathoth, sim! Cthulhu dark ages é um grande inspiração pro jogo. Como eu tentei fazer algo aberto, com possibilidades variadas para abordagens do cenário medieval sombrio, bebi bastante dessa fonte pra deixar o cenário com um pouco dessa pegada.;
Baixei os pdfs, parabéns pelo seu trabalho J. Neves! Falando em talentos nacionais, estou lendo "A sombra do passado", da Editora Multifoco. É um livro interessante, tem contos que colocam os mitos de Cthulhu no Brasil.
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