quinta-feira, 14 de maio de 2015

Cthulhu Invictus - Os personagens da Campanha "The Legacy of Arrius Lurco"


Já estou na segunda sessão da Campanha "The Legacy of Arrius Lurco" escrita por Oscar Rios e publicada pela Miskatonic River Press em meados de 2010.

A Campanha é excelente, arrisco dizer que é o melhor livro lançado pela extinta Miskatonic River. De longe é também o meu livro favorito cobrindo o Cthulhu Invictus, a ambientação dedicada aos Mitos de Cthulhu no período em que o Império Romano se estendia por boa parte do Mundo Antigo e governava a Europa e boa parte da Ásia.

Para quem não conhece a ambientação Cthulhu Invictus, indico ler a resenha publicada sobre o livro aqui no Mundo Tentacular (para ler, clique AQUI)

Ela serve como uma apresentação do jogo e qual a proposta do mesmo.  
Pretendo publicar artigos a respeito das sessões de nossa campanha que tem quatro cenários longos se passando no ano de 130 do Calendário Cristão, durante o governo do Imperador Adriano. O cenário tem início na cidade de Roma, seguindo então para a Grécia onde os investigadores tem que confrontar horríveis segredos e desvendar a origem medonha de uma história contida na Mitologia grega.

Estamos jogando regularmente, pelo menos duas vezes por mês no meio da semana - os jogos acontecem nas terças feiras de oito à meia noite, um pouco apertado, mas conseguimos compor bem e até aqui está funcionando perfeitamente. Pelos meus cálculos a campanha deve demorar algum tempo para se encerrar, mas as sessões tem sido muito divertidas e tem tudo para seguir até o fim.

Antes de começar o Relato da Campanha, acho interessante apresentar os personagens dos jogadores e os principais NPCs.


OS PERSONAGENS DA CAMPANHA

VERUS PRISCUS (Personagem de Endrigo)

Ocupação: Patrício, ex-centurião da Legião Romana na Britannia (Legio V, Equestris), ex-mercador de escravos finalmente de volta a Roma.

Background: O primogênito da aristocrática Casa Verus deveria ter se tornado o chefe da famiglia, ao menos, foi para isso que ele foi criado. Mas ao invés de seguir os anseios de seu Pater Famiglia, Priscus decidiu tomar as rédeas do seu próprio destino. Eles se juntou a Legião Romana com o intuito de conhecer os limites do Império e espalhar a civilização pelos rincões mais distantes do mundo. Enviado para a selvagem Província da Britannia, ele lutou com seus valorosos companheiros contra tribos de pictos, os demônios pintados do norte.

Ao lado de seus legionários, ombro a ombro em formação, Priscus combateu inimigos ferozes e conheceu horrores que ele mesmo não é capaz de explicar ou compreender. Seus feitos o tornaram líder de centúria, mas uma incursão em território inimigo provou que talvez existam lugares onde nem mesmo os romanos devem marchar. Após oito anos de serviço e muito sangue, Priscus se desligou da Legião Romana sem as honras que merecia. Ele vagou pelo mundo em busca de algum propósito, em sua jornada se tornou mercador de escravos. Enjoado do tráfico de pessoas, ele decidiu retornar a Roma e enfrentar os olhares de reprovação de sua família. Seu retorno levantou questionamentos sobre quem deve liderar a Casa Verus.

Citação: "A Legião me ensinou muitas coisas: coragem, valentia, companheirismo... mas há coisas que nem mesmo os legionários estão preparados para conhecer. Há lugares negros no mundo, onde a luz de Roma jamais irá brilhar".   

DECIMUS VERUS FALCO (Personagem de Jonata)

Ocupação: Patrício, Líder in vacantia da Casa Verus.

Background: Não há nada que Falco deseje mais do que elevar o nome da Famiglia Verus a um novo patamar. Seu pai foi um grande chefe, ele estabilizou a Casa Verus, agora chegou o momento dela se expandir. O jovem Falco deveria apenas seguir as decisões de seu irmão mais velho, mas quando este partiu com a Legião, caiu sobre seus ombros a responsabilidade de zelar pelo futuro dos Verus. E ele tem feito um bom trabalho, sobretudo agora que seu pai Lirius Verus Atticus lhe passou o bastão de comando. Falco tem interesse na política de estado e vem se relacionado com pessoas influentes, buscando aliados. Sua arrogância, no entanto pode ser seu maior oponente. Agora, com o inesperado retorno de Priscus os membros da famiglia se perguntam se a Casa Verus está diante de uma cisão ou de uma disputa interna. Se esse for o caso, Falco sabe que apenas o mais implacável sobreviverá, ou aquele que der o primeiro golpe.

Citação: "Liderar uma famiglia é como adestrar um cavalo... você precisa ser firme, mas não deve ser brutal. É tudo uma questão de provar que você é superior e os outros devem se conformar com isso".

QUINTUS TULLIUS (Personagem de Thiago)

Ocupação: Finder, resolvedor de problemas, espião, diplomata, assassino da Casa Verus.

Background: Pouco se sabe a respeito do passado de Quintus Tullius, além de que ele viveu um bom tempo na Província Helênica. Suas habilidades o trouxeram a Roma onde ele foi apresentado ao serviço de Lirio Verus Atticus para quem cumpriu várias missões. O patriarca da famiglia confiava plenamente em suas capacidades e o despachou para lidar com aliados e inimigos. Parte diplomata, parte espião, um canalha de primeira grandeza, Tullius ajudou a solucionar várias questões delicadas. Ele não se orgulha do resultado de muitas dessas missões, mas compreende que esse é o caminho dos finder, aqueles empenhados em resolver problemas para as influentes famiglias romanas. Além do mais, entre uma missão e outra ele teve a chance de acumular uma pequena fortuna em moedas. Quintus espera se aposentar em breve e usufruir de um merecido descanso, de preferência em uma vila às margens do Adriático, com um bom vinho e servido por escravos.

Citação: "Ordene e será feito, dominus! Mas se não for muita ousadia da minha parte, permita-me oferecer uma outra opção".      


AERIC GERMANICUS (Personagem de Laura)

Ocupação: Ex-escravo, ex-Gladiador liberto, atual guarda costas pessoal de Verus Falco.

Background: Nascido como Aewulf, na Província da Germania Magna, filho de um guerreiro rebelde que conheceu a justiça romana. Escravizado ainda criança, ele foi levado para Mediolarum onde acabou comprado por uma Escola de Gladiadores. Treinado para se tornar um guerreiro profissional da arena, Aewulf ganhou fama como retiarius (um gladiador especializado na combinação rede-tridente). Na areia das arenas ele matou muitos homens e bestas, tudo para o delírio das massas em busca de entretenimento sangrento. Finalmente, ele foi vendido para lutar em Roma, no fantástico Anfiteatro Flaviense (o Coliseu). Apelidado de "Flagelo da Germania", ele ganhou admiradores e fez seus amos ricos. Após duas temporadas de sucesso, Aewulf recebeu a espada de madeira, simbolizando sua liberdade conquistada. Com os bolsos cheios de moedas ele tentou a sorte nas ruas de Roma e passou a se chamar Aeric, um nome mais latino. Talvez essa decisão tenha enfurecido os deuses de seu pai, pois a sorte o abandonou. Com as moedas escorrendo de seus dedos, Aeric foi obrigado a lutar nas sórdidas arenas clandestinas da Suburra e matar homens com as mãos nuas. Graças a indicação de um amigo ele acabou sendo contratado pela Casa Verus, tornando-se guarda-costas particular de Decimus Verus Falco, herdeiro da famiglia.

Citação: "Rá! Você acha mesmo que pode me enfrentar homenzinho? Renda-se agora, e eu serei rápido. Mas se você resistir, eu juro que os deuses vão se cansar de ouvir seus gritos".  


TARQUINIUS PHILO (Personagem de Pedro)

Ocupação: Médico, pesquisador, filósofo, intelectual e entusiasta da ciência.

Background: Tarquinius nasceu em Roma, e teve uma origem extremamente humilde, mas contou com a providência de ser acolhido por um acadêmico, tornando-se seu ajudante e depois discípulo. Com seu mestre, aprendeu a ler e escrever, e através de manuscritos, conheceu todo um mundo secreto e fascinante. Com a morte de seu amo, ele ganhou a liberdade e uma bela recompensa, utilizada para viajar pelas províncias e obter instrução nas ciências clássicas. Fulano estudou com filósofos no berço da Civilização, em Atenas. Em seguida partiu para o Norte da África onde teve a chance de examinar antigos documentos sobre as artes da cura. Fascinado por esse conhecimento quase esquecido, Tarquinius se tornou um médico. De volta a Roma, ele se estabeleceu e ganhou renome oferecendo seus serviços às famiglias mais importantes da Capital do Império. Tomado por uma curiosidade transcendental, Fulano ainda se dedica a encontrar respostas para as muitas questões que povoam sua mente brilhante.

Citação: "Veja essa biblioteca. Ela parece conter as respostas para todas as perguntas, mas cada um desses livros leva a centenas de outras questões. Uma única vida é insuficiente para desvendar tantos mistérios".  

AMANICUS (Personagem de Gabriel)


Ocupação: Auguri da Casa Verus, vidente, intérprete de sonhos, profecias e portentos.

Background: O passado de Amanicus é um mistério insondável que nem mesmo as pessoas mais próximas dele ousam perguntar. Ninguém sabe onde ele nasceu ou qual a sua idade. Um homem taciturno, com a face marcada pelo tempo e pela doença, com um semblante de quem já viu tudo nessa vida. Ele caminha silenciosamente, amparado em seu cajado e quando escolhe falar, suas palavras são repletas de enigmas. Amanicus é um auguri, um vidente especializado em interpretar os desígnios dos deuses, manifestados na forma de fenômenos naturais. Observando a chuva, os relâmpagos ou o voo das aves, Amanicus é capaz de decifrar as mensagens ocultas dos deuses e aconselhar os mortais. Um profundo conhecedor da natureza humana, ele serve a Casa Verus como conselheiro demonstrando uma incrível capacidade de ver além das aparências e compreender aquilo que se oculta no coração dos homens.

Citação: "Os Deuses falam através da natureza e eu os interpreto! Eu não aconselho se ausentar nesse momento. Há questões importantes a serem resolvidas em casa. Vejo serpentes sibilando no gramado e ervas daninhas crescendo nos jardins. Atentai para o que está por vir... e preparai para uma colheita amarga".

NPC'S IMPORTANTES

The Legacy of Arrius Lurco e uma campanha longa que conta com um bom número de NPC´s conhecidos e outros tantos que serão encontrados no decorrer da Campanha.

Dentre os personagens ais importantes nesse primeiro cenário temos os membros da ilustre Famiglia Arrius. Seus atos serão o fio condutor dos acontecimentos e tragédias vindouras:

O QUE SE SABE A RESPEITO DA FAMÍLIA ARRIUS

Arrius Lurco
A Famiglia (gens) Arrius é bastante conhecida e respeitada em Roma. Seus antepassados possuem uma longa tradição que remonta a República. Nas últimas décadas eles conquistaram popularidade comandando uma Facção de Corrida de Bigas que concorre no Circus Maximus - O Faccio Rosso, popularmente conhecidos como Vermelhos (por conta da cor da tabarda dos condutores). 

O atual Pater Famiglia é Arrius Lurco, um neto de Plebeus que ascendeu socialmente conquistando fortuna com o comércio de mercadorias luxuosas trazidas de Províncias distantes. Atualmente a famiglia detém recursos variados, sendo que sua maior fonte de lucro provém de haras e estábulos de treinamento de cavalos e obviamente das Corridas de Bigas. Fora isso, eles ainda possuem propriedades em Roma, Óstia e Mediolarum. 

Arrius Casca
Arrius Lurco tem gradualmente se afastado dos negócios, deixando o comando da Famiglia para seu primogênito, o competente Arrius Casca. Ele tem se mostrado um administrador arrojado e um líder capaz. Sob seu comando, o Faccio Rosso tem experimentado um sucesso inesperado na atual temporada. Suas apostas em novos cavalos e condutores pouco conhecidos se mostraram acertadas e resultaram em significativas vitórias. Alguns acreditam que nos próximos anos o Faccio poderá deixar de ser um mero coadjuvante na disputa entre as casas maiores e mais poderosas – como o Faccio Azure e Faccio Verdi. Nos bastidores do Circus Maximus já se ouve as palavras “Tandem aliquando vincenus” (“Até que enfim venceremos”), bradadas por uma torcida cada dia maior e mais eufórica. 

Arrius Melito
O outro filho de Lurco é o jovem Arrius Melito, um poeta de pouca expressão. Ele raramente se envolve nos negócios da Famiglia e é considerado fraco. Tanto Lurco quanto Casca tendem a protegê-lo e agir de forma condescendente com o rapaz, que dizem, puxou o lado de sua falecida mão Cerilia. 

Os Arrius são conhecidos pela sua teimosia e paixão. Eles comandam seu destino com a mesma obstinação que treinam seus cavalos. Eles são bons amigos e aliados valorosos da Casa Verus com quem se relacionam há tempo. No passado, os Verus compraram uma porcentagem no Faccio Rosso, oferecida quando a Facção Rossa atravessava tempos difíceis. Hoje as coisas mudaram e o futuro dos Arrius parece promissor.

2 comentários:

  1. acampanha parecer ser interessantem e um bom artigo, porem a resenha citada não tem link.

    ResponderExcluir
  2. Está aqui, desculpe:

    http://mundotentacular.blogspot.com.br/2010/05/cthulhu-invictus-os-mitos-no-imperio.html

    ResponderExcluir