sábado, 9 de março de 2019

Exército de um homem só - O Caçador de Cabeças da Guerra Civil



John W. "Jack" Hinson, era mais conhecido como "Old Jack", para sua família e amigos. Ele era um próspero fazendeiro de Stewart County, Tennessee e um homem de paz sem interesse pela política ou assuntos polêmicos. Amigos e vizinhos o descreviam como um sujeito tranquilo, que cuidava de sua vida e raramente se envolvia em discussões e debates. Embora mantivesse escravos em sua fazenda, ele afirmava que a posição de Lincoln moralmente era correta. 

Ninguém poderia imaginar que antes do fim do Conflito que dividiu a América, Jack Hinson se transformaria em uma verdadeira máquina de matar. 

A propriedade dos Hinson ficava em Bubbling Springs, onde Jack construiu com a  esposa e nada menos que dez filhos um pequeno pedaço do Paraíso. Quando a Guerra Civil teve início em 1861, ele foi muito claro afirmando que sua postura permaneceria neutra. 

Quando o Supremo General da União Ulysses S. Grant chegou á área em fevereiro de 1862, os Hinson o receberam em sua casa. O general ficou tão satisfeito pelas boas vindas e pelo tratamento dispensado a ele e seus oficiais que perguntou se a família aceitaria que usassem a propriedade como Quartel General temporário. Jack se disse honrado e cedeu alojamento para os oficias mais graduados e não aceitou nenhum pagamento. 

Apesar de um de seus filhos ter se juntado ao Exército Confederado, enquanto outro servia em uma milícia, Jack ainda se dizia neutro. Grant ficou com os Hinson por cerca de 4 meses e se tornou amig de Jack. Logo depois de capturar Forte Henry e Forte Donelson ele começou a planejar sua partida. A vitória sobre o Forte Donelson teve grandes consequências estratégicas e permitiu que a União mantivesse um caminho livre para abastecer suas tropas.

A única fotografia de Old Jack Hinson

Embora os membros da Família Hinson fossem estritamente neutros quanto a assuntos de guerra, alguns de seus vizinhos pensavam diferente. Uma vez que a área estava sob o controle da União, alguns simpatizantes da Confederação adotaram práticas de guerrilha e passaram a fazer ataques a locais usados pelos soldados do norte. Esses guerrilheiros eram chamados de Bushwhakers, por se vestirem com camuflagem de folhas e se esconderem em meio a arbustos que ocultavam sua posição. Os Bushwhakers se embrenhavam na mata, ficavam escondidos esperando aparecer um alvo e quando este surgia disparavam uma única vez, geralmente com precisão. Em seguida, sumiam na mata sem deixar rastro.

Após a queda de Fort Donelson os ataques à soldados e civis que estavam aliados à União aumentou. Os soldados da União passaram a temer a ação dos Bushwhakers e uma lei foi aprovada autorizando que estes fossem abatidos.

No outono de 1862, Grant seguiu adiante com suas tropas deixando um coronel para tomar conta da região conquistada. Pouco depois, dois filhos de Jack que tinham 22 e 17 anos saíram para caçar como sempre faziam. Infelizmente eles acabaram cruzando o caminho de soldados da União que os confundiram com Bushwhakers e lhes deram ordem de prisão.

Os rapazes se renderam e foram amarrados a uma árvore. Um dos soldados afirmou que os rapazes eram rebeldes e que estavam envolvidos com atentados, o que levou os homens a matá-los. Eles foram feitos de alvo enquanto estavam amarrados e não tiveram qualquer chance de se defender. Dali, os homens decidiram arrastar os cadáveres para a Sede de Justiça estabelecida em Dover como um exemplo de tolerância zero contra qualquer resistência à ocupação. Os restos mutilados foram ainda decapitados e abandonados em uma vala, enquanto que as cabeças foram levadas para a Fazenda Hinson.

General Ulysses Grant
As cabeças foram fincadas em hastes de madeira pelo mesmo soldado que motivou o fuzilamento e colocadas sobre o portão de entrada da fazenda. O Tenente responsável pela ação ordenou que as cabeças deveriam ficar ali por pelo menos uma semana e que todos que passassem diante delas deveriam cuspir nos seus olhos, o que incluía os pais e irmãos. O Tenente queria prender os Hinson, alegando que eles deveriam saber das atividades subversivas de rebeldes, mas ele foi dissuadido depois de ser informado que Old Jack era amigo do General Grant. Ele foi aconselhado a cessar as perseguições e permitir que os restos fossem enterrados, já que o General não concordaria com aquilo. O Tenente devolveu as cabeças, mas mandou que os corpos fossem jogados em uma vala sem identificação.

Jack era descendente de escoceses e irlandeses e levava muito à sério questões de família. Ele não podia deixar aquela injustiça passar incólume. Ele foi pessoalmente até o cemitério local, desenterrou os restos de seus filhos e os levou para a fazenda. A seguir, mandou o restante de sua família para o Oeste do Tennessee onde poderiam ficar em segurança.  

Há dúvidas a respeito do que aconteceu a seguir e parte da história se tornou uma lenda local. 

Jack teria enterrado sozinho os filhos num cemitério que ficava dentro da Propriedade. Diante dos túmulos de antepassados jurou vingança e pediu a eles que o ajudassem a encontrar justiça. Para alguns ele teria sido atendido, mas outros acreditam que ele firmou um pacto com o próprio Diabo que surgiu diante dele, oferecendo sua ajuda para cumprir a promessa. Em algumas versões da história, Jack teria aceitado a barganha, ainda que o Diabo tenha avisado que para cada morte provocada ele ficaria no Inferno por 10 anos. "Eu aceitaria ficar mil anos, se isso me trouxer vingança".

Old Jack deixou o cemitério calmo e resignado, com a frieza de quem teve uma experiência transformadora. Sua primeira parada foi em um armazém onde comprou uma carabina .50 de percussão, uma arma pouco confiável, que pesava mais de 8,5 quilos e era conhecida por apresentar vários problemas. Apesar disso, a carabina tinha um cano longo que lhe garantia acurácia e permitia acertar alvos a mais de meia milha de distância.

Hinson não era um caçador experiente e embora soubesse atirar, até então não era famoso pelas suas habilidades. Isso ajudou a construir a crença de que alguma força sobrenatural havia concedido a ele um talento incrível. 

A carabina usada por Old Jack é hoje uma peça de museu.

Old Jack se tornou um Bushwhaker aos 57 anos de idade e ninguém esperava muito dele. Estavam enganados ao subestimá-lo...

Seus primeiro alvo foi o Tenente que ordenou a morte de seus filhos e decapitação. O oficial foi alvejado enquanto fazia a revista de sua tropa. Um único disparo na nuca fez com que sua cabeça fosse arrancada de seus ombros. O segundo alvo foi o soldado que fincou a cabeça dos rapazes no portão da fazenda e incentivou que eles fossem mortos. O homem foi alvejado nas costas e mais tarde desenterrado. Sua cabeça foi arrancada e fincada no portão da Fazenda que pertencia aos Hinson.

Não demorou para que a União ligasse os pontos; eles incendiaram a fazenda Hinson que estava abandonada. Depois disso, Old Jack passou a atacar com ainda maior ímpeto.

Os rios Tennessee e Cumberland eram usados como linhas de deslocamento de tropas, portanto ele escolheu atacar aquela posição. De uma posição privilegiada, aguardava pacientemente a passagem de alguma embarcação transportando militares e quando os avistava disparava com precisão incrível. Seus alvos preferenciais eram oficiais baleados sempre na cabeça - um tiro único e preciso que arrancava o topo da cabeça ou entrava pela nuca. Os ataques eram tão precisos que o tráfico fluvial foi paralisado. 

A história mais espetacular a respeito da carreira de Old Jack como atirador de elite envolve a captura de uma embarcação inteira com soldados da União. Após Jack disparar contra a embarcação e abater 8 homens que estavam no deck, o Capitão supôs que estava sendo atacado por um contingente de tropas. Para evitar derramamento de sangue, ergueu uma bandeira branca e deixou o barco em um bote para negociar os termos da rendição. Quando o bote chegou à praia, Old Jack alvejou o oficial com um disparo certeiro. Em seguida ele deixou a posição permitindo que um grupo de rebeldes capturassem os soldados.

O atirador em ação em uma recriação dos fatos.
Embora ele tenha permanecido apolítico, Old Jack continuou agindo em nome do exército Confederado. Em novembro de 1864, ele guiou as tropas sobre o Comando do Tenente General  Nathan Bedford Forrest até Johnsonville para atacar um centro de suprimentos da União. Supostamente quando perguntado a respeito do motivo para matar yankees ele foi direto: "Eu não odeio nenhum deles e não me alegra matá-los, mas eu faço assim mesmo".

Com a ajuda de simpatizantes e mantendo-se sempre em movimento, ele conseguiu evitar a captura apesar da União ter realizado uma verdadeira caçada humana para encontrá-lo. Sua família não teve a mesma sorte, três  filhos morreram antes do cessar fogo que ocorreu em 1865.

Old Jack sobreviveu ao fim da Guerra, mas como se tornou procurado teve que fugir e mudar de nome. Nos últimos dias de vida ele retornou ao Tennessee e foi saudado como herói. Ele morreu em abril de 1874 e seu corpo foi enterrado no Cemitério onde seus antepassados e os filhos haviam sido sepultados. Quando perguntado se queria confessar seus pecados, ele dispensou o perdão, disse que não se arrependia de nada e morreu sem dizer mais nada.

O "Caçador de Cabeças", como ficou conhecido, assinalava uma marca na coronha de madeira de sua carabina sempre que acertava um oficial. No fim da guerra, ele tinha 36 marcas na sua arma. Entretanto, os registros da União atestam que Old Jack teria sido responsável por pelo menos 130 mortes em pouco menos de três anos.

Teria uma força sobrenatural permitido a ele matar com tanta precisão? Ou a sede de vingança foi responsável por criar esse fantástico atirador?

Provável que jamais venhamos a saber, mas sua lenda foi escrita em sangue, para sempre. 





7 comentários:

  1. Isso me lembrou aquele filme do Mel Gibson em que, pelo que lembro, ele luta na guerra depois que matam o filho dele. Acho que o nome é O Patriota. Pode ser que tenha uma pontinha de inspiração nesse relato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome do filme é mesmo O Patriota , só que ele ocorre na Guerra de Independência dos Estados Unidos/Revolução Americana .

      Excluir
  2. ....e assim um homem comum se torna um monstro, ou uma lenda...

    ResponderExcluir
  3. Esses dias assisti o filme The Outlaw Josey Wales, do Clint Eastwood, a história é realmente bem parecida com essa, o filme se passa durante a Guerra Civil Americana, Josey Wales também é um fazendeiro sem qualquer inclinação para a batalha, mas então sua família é massacrada pelas tropas da União e ele parte como um vingador solitário, um ótimo Western por sinal, também acho que deve ter sido inspirado em parte pela história de vida de Old Jack.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exato! Enquanto pesquisava para escrever o artigo lembrei desse filme, que é muito bom. Não encontrei referência de que Josef Walles seria inspirado pela história de Old Jack, mas acho bem possível, uma vez que se trata de uma história conhecida.

      Excluir
    2. Acho que infelizmente, só mesmo o Clint Eastwood para responder com certeza se o filme foi ou não inspirado na história real, mas algumas partes do filme são bem parecidas com a história, o tiro dado com um rifle no bote cheio de soldados, a fazenda queimada e o momento em que Wales se junta a um grupo de bushwhackers durante a Guerra, são coincidências demais pra mim.

      Excluir
  4. Muito interessante ! Muito triste pela forma que seus filhos foram mortos !

    ResponderExcluir