quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Comercial Maldito - A estranha história de uma propaganda alucinante


Se você estivesse no Japão em 1985 e ligasse a televisão em qualquer horário, poderia ser exposto a um dos mais estranhos comerciais da história. Produzida para a marca de lenços faciais Kleenex, a propaganda, que passou por alguns dias na televisão aberta antes de ser cancelada, permanece incrivelmente bizarra. Assistindo a ela repetidas vezes, os elementos estranhos apenas vão se acentuando, deixando uma sensação difícil de ser definida em palavras. A propaganda é simplesmente muito, muito esquisita.
 
Ela apresenta uma mulher trajando um vestido branco imaculado, tendo ao seu lado o que à princípio parece ser uma criança, mas que se mostra ser um tipo de diabinho de pele vermelha com apenas um chifre na cabeça. O background é igualmente estranho: eles estão em uma tablado coberto de palha com uma caixa de lenços faciais entre os dois. A pequena criatura observa a mulher com uma expressão inescrutável e cruza os braços, a medida que a mulher se inclina e apanha um lenço. Em seguida, ela mostra o lenço para o ser antes de soltá-lo, deixando-o flutuar no ar para longe. Nenhuma palavra é dita durante os 30 segundos de duração, mas as imagens são acompanhadas pela melancólica música "It's a Fine Day" de Edward Barton and Jane. 

Você pode assistir o comercial no seguinte link: AQUI

O comercial não é especialmente longo, mas a primeira coisa que se percebe a respeito dele é uma aura surreal e o fato de ter muito pouco a ver com o produto vendido. Muitas pessoas não se incomodam com as imagens, mas outros o apontam como algo sinistro que os atinge em um grau subconsciente provocando reações que se dividem entre angústia e apreensão, embora não saibam explicar o motivo. Talvez seja por essa razão que esse comercial deu início a uma assustadora lenda urbana no Japão, uma que é cercada de todo tipo de rumores e narrativas. Os comerciais na televisão japonesa são famosos por serem estranhos, mas este em especial causou enorme controvérsia ao longo dos anos. 

O comercial teria outra versão lançada simultaneamente, nele a criatura de pele vermelha arranca lenços de papel e os rasga jogando-os no ar. Essa era tão estranha quanto a original, mas o comercial acabou não sendo aproveitado e a filmagem acabou se perdendo.   

De acordo com as histórias relatadas desde sua primeira apresentação a propaganda causou incômodo nos espectadores. Na primeira noite em que ele foi ao ar, várias pessoas telefonaram para o canal comunicando que não estavam satisfeitas com o comercial e que ele tinha "algo de negativo". A maioria das reclamações não sabiam explicar qual era o problema, mas elas continuaram aparecendo cada vez que o comercial era veiculado. Algumas pessoas especialmente incomodadas se concentravam na música escolhida "It's a Fine Day", afirmando que a música lembrava uma outra estranha melodia , cuja letra em alemão dizia: "Morra, morra, todos devem ser amaldiçoados e assassinados". Algumas pessoas, de fato, diziam que ao assistir a propaganda ouviam claramente essa letra e não a original.

Outro grupo de queixosos dizia que a figura da criança pintada de vermelho causava reações adversas. Alguns afirmavam que tinham arrepios apenas em vê-la, ao ponto de trocar de canal imediatamente nos comerciais para não correr o risco de vê-la. Outras diziam que a exposição ao comercial havia lhes provocado pesadelos, sempre com o monstrinho surgindo para persegui-los. Após uma série de reclamações e cartas, as emissoras entraram em contato com o escritório de marketing que criou a propaganda que achou melhor retirá-la do ar. Na história dos comerciais, essa foi a única vez que uma campanha foi encerrada graças ao público pedindo para ela ser tirada do ar. 


Mas ao contrário do que se imaginava, retirar o comercial do ar não parou a incessante maté de histórias macabras e relatos que gravitava ao seu redor.

As primeiras histórias surgidas envolvendo o comercial dizia respeito ao elenco e equipe que participou das filmagem. Segundo rumores dois membros da equipe morreram em circunstâncias peculiares, um deles em um acidente fatal de motocicleta no qual a vítima foi esmagada por um carro forte e a outra em um trágico acidente numa sauna - na qual a pessoa ficou presa e morreu de exposição prolongada ao calor extremo. Outras três pessoas teriam se acidentado no curso de um ano e mais alguns teriam contraído doenças debilitantes e súbitas.

A criança que participou da propaganda no papel do diabrete também sofreu um súbito problema de saúde agravado por uma falência renal. Ele teria falecido cerca de 6 meses depois da primeira apresnetação do comercial. O Diretor do comercial, chamado Satoro Musaki teria sofrido uma overdose pelo uso de drogas e embora tenha sobrevivido, sustentava sequelas. O que nos leva à atriz principal, uma jovem atriz chamada Keiko Matzukaki de 21 anos que segundo vários boatos, teria sofrido um tipo de colapso nervoso, perdeu seu bebê e posteriormente cometeu suicídio. As informações a respeito foram pouco divulgadas, mas embora não se tenha os detalhes, Harada realmente não fez mais nenhum trabalho e muitos supõem que ela tenha morrido em face de uma maldição presente no comercial. 

Da mesma maneira, segundo a Lenda Urbana, várias pessoas que assistiram o comercial teriam se suicidado, influenciados pelas suas energias negativas.  Em pelo menos um caso, o suicida teria deixado uma mensagem de despedida no qual dizia que estava sendo levado à loucura pela Propaganda do Kleenex e pelo pequeno demônio que nela aparecia. 

Décadas mais tarde, a Propaganda ressurgiu entre os jovens japoneses que a essa altura já conheciam os rumores que cercavam o estranho comercial. Em 2006, o comercial japonês da Kleenex foi apresentado a uma nova geração que o assistia através do You-Tube. 


Tão logo o comercial voltou a aparecer, toda sorte de relato estranho começou a pipocar. 

As histórias mais frequentes envolviam pessoas que afirmavam serem afetadas por ele, sentiam dores de cabeça, incômodo, náuseas e em casos mais graves, tinham pesadelos e alucinações com a criança pintada de vermelho. Uma história particularmente estranha envolvia alguns que pareciam "viciados" em assistir o comercial em um loop contínuo. Rumores davam conta de pessoas que assistiam 100, 200 vezes a propaganda e que não conseguiam parar de ver. Aqueles expostos a tal coisa começavam a perceber detalhes ocultos no comercial, distorções nas imagens, cores misteriosas e mensagens que pareciam dirigidas exclusivamente a elas. As faces dos protagonistas se distorciam e a aparência deles se tornava bizarra. Outros afirmavam que depois de ouvir a música repetidas vezes percebiam estranhos ruídos ocultos na melodia ordenando-os a cometer crimes e atos de violência.     

As lendas sobre o comercial deram vazão a vários rumores intrigantes que levantavam teorias sobre ele ser o resultado de uma experiência da televisão com manipulação do inconsciente coletivo.

Tudo isso parece muito assustador, saído do roteiro de algum filme de terror, contudo, você está certo se interpretar todos esses boatos como sinais de uma simples lenda urbana da internet. Algo inventado para causar medo é dúvida nas pessoas. Muitos dos rumores não se sustentam e uma verificação mais cuidadosa das fontes demonstra que a maioria soa incompleta. Por exemplo, não há nenhuma músicas alemão com a letra ou melodia. Os nomes da maioria das vítimas também parece variar a cada fonte consultada, ou simplesmente não estar disponível. Desse modo, não há como verificar se realmente essas pessoas morreram, sofreram acidentes ou foram afligidos com doenças. Nem mesmo a informação tragica sobre a atriz é a criança parecem inteiramente confiáveis, soando como algo inventado.

Não obstante todos esses argumentos, o estranho comercial japonês da Kleenex continua sendo uma das Lendas Urbanas mais populares do país com inúmeras histórias e grupos de discussão dispostos a mantê-la viva não importa quanto tempo passar.





2 comentários:

  1. bizarro, amigo... Mas por outro lado, o que mais se tem na internet é lenda urbana...
    https://bardodanevoa.blogspot.com/

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  2. Fantástico relato. A pouco vi um relato sobre o desenvolvimento do vídeo game Fatal Frame, que também é cercado de incidentes eacontecimentos estranhos. O Japão é bem conhecido por sua aura sobrenatural. Excelente texto, como sempre!

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