sábado, 31 de outubro de 2020

Vivendo um Pesadelo - Preso em um buraco infestado por Ratos



"Viver um pesadelo".

A expressão é muito usada para definir algum acontecimento desagradável, aterrorizante ou traumático que ocorre com alguém. É claro, a definição do que constitui um pesadelo pode variar de pessoa para pessoa, mas esse caso real ocorrido nessa semana, com um homem em Nova York poderia ser enquadrado na categoria de pesadelo pela maioria das pessoas.

Leonard Shoulders, 33 anos, estava inocentemente indo para seu trabalho, como fazia todos os dias. Ele aguardava no ponto do ônibus, quando de repente o terror se apresentou de forma implacável. 

Sem qualquer aviso, o chão sob os seus pés começou a rachar e de um instante para outro, a calçada cedeu por inteiro abrindo uma fissura que o engoliu. Câmeras de Segurança filmaram o incidente mostrando o homem desesperadamente tentando se agarrar a borda da cratera que se formou. As pessoas ao redor olham assustadas, alguns tentam ajudar, mas não há tempo: ele acaba sucumbindo à gravidade e é literalmente engolido pela escuridão.

"Ele foi para baixo de repente", contou uma testemunha, "Ele estava parado na calçada, quando de repente afundou, como se estivesse sendo puxado. Quem estava perto nem teve tempo de reagir, ele simplesmente desapareceu".


Shoulders mergulhou nos subterrâneos escuros de Nova York, despencando de uma altura de quatro metros e meio. Na queda fraturou perna e braço, além de ter sofrido outras escoriações menores. Logo a seguir, pedaços de concreto começaram a cair e o atingiram, provocando ferimentos na face, quebrando seu nariz e arrancando dois dentes.

Não bastasse essa falta de sorte e as circunstâncias infelizes do acidente, o pesadelo de Leonard Shoulders estava apenas começando.

Sim, caro leitor, as coisas ficam ainda piores.

Enquanto tentava entender o que havia acontecido e reagir diante da súbita queda sofrida, Shoulders rolou sobre o próprio corpo, sentindo que era impossível se erguer. A surpresa bombeava adrenalina em seu corpo, tentando nublar a dor causada pelos ossos fraturados, mas mesmo assim ele não conseguia firmar o pé no chão e o braço parecia pender solto. 

Foi então que ele descobriu que não estava sozinho. 


Shoulders havia caído justamente em um covil de ratos. Milhares de ratazanas pretas, de todos os tamanhos infestavam o buraco e no momento em que ele atingiu o chão, os animais enlouqueceram com a presença de um invasor. Ratos podem ser animais extremamente tenazes quando seu território é ameaçado, sobretudo se há filhotes presentes. As ratazanas reagiram imediatamente! Elas cobriram Shoulders como uma onda viva de pequenas patas, corpos ondulantes e rabos compridos. Mordendo e arranhando, milhares de roedores atacaram com tamanha fúria que ele não conseguia reagir diante do choque.  


Algumas pessoas se aproximaram da borda para oferecer ajuda sem saber o que estava acontecendo lá embaixo. Elas se surpreenderam ao ver que o homem estava se movendo, mas que não respondia aos que perguntavam se estava bem. Uma lanterna de celular foi acesa e na luz pálida, o chão da câmara que se abriu parecia fervilhar com movimento. Os ratos - enormes ratos, haviam coberto o homem por inteiro e ele se limitava a mover os braços na desesperada tentativa de afastá-los.

"Ele não gritava", contou uma testemunha que captou um aterrorizante detalhe da cena, "Não queria abrir a boca para que os ratos não entrassem nela".

O pobre sujeito teve que suportar aquele pesadelo por cerca de meia hora até a chegada de bombeiros. Usando jatos de água eles conseguiram afastar os ratos o bastante para um homem vestido co roupa de borracha descer e apanhar Shoulders que a essa altura havia desmaiado. Ele foi levado imediatamente para o hospital onde recebeu socorro.  

A parte da calçada que ruiu foi cercada para evitar novos acidentes e o Departamento de Prédios da cidade ordenou a restauração do trecho que recebe grande movimento de transeuntes diariamente.

Um incidente semelhante ocorreu em Washington Heights, também em Nova York em 2017. Mariana Fuentes de 47 anos, caiu quando um trecho da calçada em que ela estava desabou. Ela despencou num trecho subterrâneo sofrendo ferimentos leves. Ao menos nesse caso, o local da queda estava livre de ratazanas.


Shoulders teve o azar de ter de lidar com roedores que nos últimos tempos se tornaram especialmente agressivos. De acordo com relatórios municipais, durante o lockdown da cidade por conta da Pandemia de Corona Virus, os ratos foram seriamente afetados. Com vários restaurantes fechados e movimento reduzido, os ratos perderam uma de suas fontes principais de sustento, os restos acumulados deixados na porta desses estabelecimentos. Com a escassez de alimento a população de ratos se tornou cada vez mais ousada, saindo de seus esconderijos à procura de comida. Ratos enormes, raramente vistos na superfície tem sido vistos invadindo garagens, porões e até mesmo residências. Boa parte dos roedores se tornou canibal, uma forma da natureza lidar com a súbita privação de alimentos.

Apesar de ter recebido atenção médica, o estado de Leonard Shoulders ainda inspira cuidados.

Pior do que os ferimentos sofridos, a experiência sem dúvida deixou traumas. 

"Ele acorda e grita sem parar", contou a mãe do homem, "ele tem pesadelos em que acredita ainda estar preso naquele buraco infestado por ratos e demora algum tempo até se acalmar e entender que está tudo bem agora".

Viver um pesadelo.

Talvez essa história sirva para definir do que realmente se trata.

3 comentários: