segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

O Conteúdo do Caixão de Notre Dame - O Mistério dos Cavaleiros


Faz pouco mais de três anos, em 2019 que a bela e icônica Catedral de Notre Dame em Paris sofreu um devastador incêndio que destruir parcialmente seu achado e boa parte do prédio. A estrutura original da Catedral remonta ao século XIII e e uma das mais famosas igreja do mundo.

Em um esforço para contornar uma situação ruim, arqueólogos responsáveis pela preservação do prédio decidiram remover artefatos para preservá-los durante as obras de restauração e reconstrução. Com isso eles tiveram acesso a áreas até então restritas que estavam cobertas por destroços e sujeira. 

Uma dessas áreas ficava diretamente abaixo da icônica torre principal da Catedral que sofreu sérios danos após o incêndio. Em abril de 2022, os especialistas anunciaram a descoberta de dois bem preservados sarcófagos de chumbo enterrados cerca de 20 metros abaixo de uma laje de tijolos assentados no século XIX. A construção que fazia parte do sistema de aquecimento foi removida por ocasião da limpeza dos detritos e ganhou grande repercussão.

Nós falamos sobre essa descoberta. Para ler, é só dar um click aqui no link: https://mundotentacular.blogspot.com/2022/04/o-sarcofago-de-notre-dame-peca.html

Passados alguns meses, a pergunta que não quer calar é: O que estaria naqueles caixões misteriosos?

Usando uma câmera de equipamento de endoscopia, os historiadores conseguiram espiar no interior do sarcófago por um pequeno buraco. Eles descobriram que havia um esqueleto humano, mas não o abriram. Essa tarefa foi passada para o Instituto de Medicina Legal da Universidade de Toulose, especialistas na abertura de caixões, especialmente de chumbo. 

Somente essa semana eles anunciaram o que foi encontrado e uma das revelações é chocante - um dos esqueletos pertencia a um cavaleiro... com um crânio alongado!


Mas o que e tão estranho nesse crânio alongado?

"Ele tinha dentes extraordinários para sua idade. É muito raro encontrar dentes tão bons o que leva a crer que ele cuidava bem deles".

Segundo Eric Crubézy, professor de biologia antropológica da Universidade de Toulose, a abertura do sarcófago mostra como pequenas coisas podem ser interessantes.

Na tampa de um dos sarcófagos havia convenientemente uma placa com o nome de seu ocupante. Na placa de metal levemente corroída lia-se:

"Esse e o corpo de Sir Antoine de la Porte, Canon da Igreja de (palavra apagada), que morreu em 24 de dezembro de 1710 aos 83 anos de idade. Resquietcat ni pace."

Mesmo sem a placa, Crubézy poderia determinar rapidamente que Antoine de la Porte foi uma pessoa importante uma vez que seu lugar de descanso fica em um lugar de prestigio na maior catedral da França. Ambos caixões foram posicionados no transepto da igreja - a posição perpendicular do prédio em forma de cruz. Na Notre Dame ele separa a nave da área do coral, fazendo desse lugar uma espécie de coração do prédio. 


De acordo com a entrevista coletiva para a imprensa, Antoine de la Porte não foi apenas um Canon (título honorário conferido a um membro do clero por serviços valiosos prestados à igreja) – ele foi um "Canon que completou jubileu" ou seja que manteve o título por mais de 50 anos. Além disso, ele foi um rico apoiador das artes e patrocinador de renovações na Catedral que permitiram a ela chegar ao formato atual. Tudo isso explica o lugar de destaque onde seu corpo foi depositado.

Embora houvesse restos de cabelo e roupas no caixão, era o esqueleto e ossos que realmente deixaram os arqueólogos impressionados.

"Os ossos permitirão realizar um estudo do efeito da idade nas pessoas. Essa é uma rara oportunidade de entender como viviam indivíduos de seu sexo e classe social".

Como mencionado anteriormente, Crubézy ficou particularmente impressionado com a higiene dental praticada por de la Porte, de 83 anos, em 1710 – uma época onde o cuidado meticuloso dos dentes era incomum. Mais análises de seu esqueleto estão agendadas para 2023 sob o olhar atento de Dominique Garcia e membros do Instituto Nacional de Investigação Arqueológica Preventiva porque se tratam de restos humanos recuperados numa igreja e “não objetos arqueológicos” portanto “serão tratados com respeito do começo ao fim.” 

Quanto ao outro sarcófago, sua abertura revelou alguns detalhes igualmente curiosos.

 “Sabemos apenas que se trata de um homem entre os 25 e os 40 anos, que parece ter sido cavaleiro desde cedo e ao longo da vida.


“Le Chevalier” ou “o cavaleiro” como foi apelidado, estava em um sarcófago encontrado ao pé de uma parede de separação esculpida no transepto entre o coro e a nave onde a congregação se sentava para os serviços. O local simboliza a separação entre o clero e a congregação e uma proteção necessária à saúde - a congregação era formada por pessoas pobres e com doenças ... essa separação é uma das razões pelas quais Antoine de la Porte viveu uma vida longa e saudável. Embora não fosse um clérigo, Le Chevalier era uma pessoa importante - seu cadáver usava uma coroa de flores e foi embalsamado, o que era uma raridade na Idade Média. Isso o coloca na classe alta da França do século XIV e ajudou a preservar uma de suas características físicas mais marcantes – o crânio alongado.

"(Isso) pode ser causado por uma ligeira deformação ligada ao uso de toucado ou bandana durante sua juventude, algo observado em muitos restos mortais após o Concílio de Trento (1545-1563)."

Eric Crubézy diz que o crânio de Le Cavalier foi separado em duas partes durante o embalsamamento – a parte superior foi removida e havia espaço no sarcófago para o crânio mais longo. 

O crânio deliberadamente deformado não foi o resultado da coroa de flores, mas de algo que foi feito a Le Chevalier quando ele era recém-nascido – como os crânios alongados encontrados no Peru e partes da África. Isso era feito envolvendo a cabeça de um recém nascido que é macia, com um faixa de pano apertada por meses até que o formato da cabeça seja permanentemente deformada. 

Essa característica pode ter inspirado Le Chevalier a ser um cavaleiro notável, homenageado na morte com o embalsamamento e um lugar de destaque na Catedral de Notre-Dame? 


Crubézy não tem certeza – a única hipótese que ele apresentou foi que a causa da morte pode ter sido meningite crônica, causada por organismos como fungos ou Mycobacterium tuberculosis crescendo nas membranas e fluidos que envolvem o cérebro. 

As chamas que envolveram a Catedral de Notre-Dame em 2019 foram sem dúvida destrutivas, mas também esclarecedoras. À medida que as novas partes do edifício sobem, as profundezas abaixo fornecem novos detalhes sobre o que antes existia neste local. Notre-Dame ainda tem muitos segredos, mas finalmente alguns estão vindo à tona.

2 comentários: