quarta-feira, 8 de março de 2023

Todas as faces do Terror - Os doze subgêneros que formam o Horror


O Terror não é homogêneo.

Ele permite que diferentes tipos, vertentes e propostas que fazem dele um gênero sempre aberto a interpretações.   

Alguns fãs gostam de mergulhar de cabeça no horror mais perturbador possível. Outros preferem algo mais contido, silencioso cuja tensão aumenta gradualmente em uma queima lenta. Certos fãs reverenciam um horror mais visceral, outros mais psicológico... o terror sempre nos surpreende e proporciona diferentes possibilidades. Nesse artigo, temos reunidos os doze subgênero mais reconhecidos. Eles mostram que o terror nos proporciona um frescor todo especial.

Não existe, é claro, uma fronteira bem delimitada. Nada impede que um filme à primeira vista estabelecido em determinado subgênero, possa invadir outro. Existe a possibilidade de um, dois, três ou até mais subgêneros do terror se misturarem para produzir algo muito mais amplo e vasto.

Aqui estão os primeiros subgêneros.

Qual deles é o seu favorito?

1) Horror Extremo


O termo Terror Extremo parece bastante autoexplicativo - é o terror em sua forma mais violenta, brutal e por vezes, sexual. É bom estabelecer logo de inicio: esse subgênero não é para os fracos de coração. Apenas os fortes e mais calejados fãs conseguem suportar algumas das imagens e descrições explícitas que povoam esse subgênero, coisas que incluem tortura, dor provocada e enorme angústia.

Filmes e livros no reino do Horror Extremo terão páginas repletas de sangue e mutilação, narrativas alucinantes e as imagens dos filmes serão gráficas a ponto de grudar na retina, obrigando algumas vezes a olhar para o outro lado em busca de algum alívio. Corações disparados, gritos de sofrimento e as torturas mais desprezíveis estão na ordem do dia.

O Horror Extremo busca ultrapassar os limites em termos de violência, gore e temas considerados tabus, recorrendo a situações onde estupro, canibalismo, tortura e violência extrema são conduzidas de forma tão medonha quanto possível. 

Os monstros tendem a ser indivíduos sádicos, inumanos e sem sentimentos. Há espaço para criaturas sobrenaturais, mas em geral, os horrores são muito humanos, o que concede um complemento ainda mais perturbador à experiência - "como uma pessoa é capaz dessas coisas monstruosas"?

Esse tipo de horror causa desconforto e repulsa em muitos espectadores e aqueles que não simpatizam com o estilo, por vezes preferem passar longe dele. O Horror Extremo é frequentemente criticado por explorar temas delicados de forma sensacionalista e por glorificar a violência gratuita. Alguns argumentam que esses filmes têm o potencial de dessensibilizar o público para a violência e ao sofrimento humano, embora outros argumentem que o horror extremo é uma forma legítima de arte e expressão.

Embora o horror extremo possa ser encontrado em várias formas de mídia, como livros, jogos e quadrinhos, ele é mais comumente associado a filmes, especialmente aqueles produzidos em países como o Japão e a França que se tornaram referência nesse tipo de produção.

Em última análise, o horror extremo é um subgênero que deve ser abordado com cautela e sensibilidade. É importante que os espectadores entendam as implicações e os limites do que estão assistindo e que estejam cientes do conteúdo potencialmente perturbador antes mergulhar nesse tipo de material.

Filmes de Horror Extremo:
 
"A Serbian Film" de Srodan Spasojevic, 2010 
"Holocausto Canibal" (Cannibal Holocaust) de Ruggero Deodato, 1980
"Guinea Pig: Flower of Flesh and Blood" de Hideshi Hino, 1985
"Grotesco" (Grotesque) de Koji Shiraishi, 2009
"Mártires" (Martyrs) de Pascal Landiers, 2008
"August Underground" de Fred Vogel, 2003

Livros de Horror Extremo:

"A Garota da Casa ao Lado" (The Girl Next Door) de Jack Ketchum
"Brother" por Ania Ahlborn.
"Tender Is the Flesh" por Agustina Bazterrica
"Gone to See the River Man" por Kristopher Triana
 
2) Horror Ecológico


Pode parecer um pouco exagerado atribuir ao Horror Ecológico uma espécie de alerta de que o planeta está se revoltando contra a humanidade, mas de muitas maneiras, é exatamente isso que esse subgênero propõe. Horror Ecológico (ou Eco Terror) é sobre a natureza assumindo o papel de antagonista, se voltando contra os habitantes normalmente como reação diante de nosso impacto destrutivo no mundo natural.

De plantas carnívoras, a eventos climáticos mortais, até animais monstruosos que se transformam em bestas assassinas, os horrores ecológicos constituem uma reviravolta da natureza geralmente passiva, assumindo a forma de algo atípico (e por isso assustador). Quando o mundo natural está em busca de vingança, nós podemos fazer bem pouco.

O subgênero se baseia no princípio de que a natureza tem preponderância sobre a nossa espécie: ela estava aqui primeiro e se não encontrarmos uma maneira de viver em harmonia com ela, ela irá nos eliminar de uma vez por todas.

Eco Horror advoga fortemente sobre causas ecológicas, levantando bandeiras em prol da preservação da natureza e meio ambiente. Esse tipo de horror muitas vezes enfatiza as consequências terríveis resultantes da degradação ambiental, da poluição e do extermínio de espécies. Essas podem servir para conscientizar os espectadores sobre questões ecológicas, embora às vezes, o objetivo seja apenas divertir.

Um dos temas centrais nessas histórias é a arrogância do ser humano, sua busca incessante por riqueza e a ânsia por acumular recursos do mundo natural. Cobiça, Inveja e Ambição estão em todo canto: do cientista que realiza testes imorais em animais, ao investidor que devasta uma floresta em busca de riquezas. As consequências geralmente são terríveis e acabam atingindo em cheio os envolvidos e todos ao seu redor. 

Algumas vezes o subgênero pode ser acusado de simplificar demasiadamente uma questão delicada, mas ele consegue atingir sua meta de chamar a atenção para uma causa justa.

Filmes de Horror Ecológico:

"Os Pássaros" (The Birds), Alfred Hitchcock, 1963
"Mutação" (Mimic) de Guilhermo del Toro, 1997 
"Fim dos Tempos" (The Happening), M Night Shyamalan
"O Hospedeiro" (The Host) de Bonj Jon-Hoo, 2006 
"Tubarão" (Jaws) de Steven Spielberg, 1975
"Mãe" (mother!), de Darren Aronofsky, 2017

Livros de Horror Ecológico:

"Eden" de Tum Lebbon
"Aniquilação" de Jeff Vandermeer
"O Dia dos Trifídios" (The Day Of The Triffids) por John Wyndham
"Abominação" (Abomination) por Guy N. Smith
"O Terror" (The Terror) por Dan Simmons

3) Horror Cósmico


O Horror Cósmico, também conhecido como Terror Cósmico ou Horror Lovecraftiano, é um subgênero nascido do pavor diante do Desconhecido. Ele se concentra na ideia de que o universo é muito mais vasto e nocivo do que podemos supor. Ele é habitado por seres e forças extremamente poderosas muito além do alcance e da compreensão humana. São Deuses, entidades e monstros tão antigos quanto aterrorizantes.

Esse subgênero foi criado pelo escritor americano H. P. Lovecraft na década de 1920, mas rapidamente atraiu outros tantos autores que ajudaram a moldar as particularidades desse terror.

As histórias geralmente apresentam seres extraterrestres, entidades sobrenaturais e monstros que são incompreensíveis para a mente humana e cuja existência desafia as leis da natureza como a conhecemos. Indivíduos expostos a essas criaturas tendem a enlouquecer diante das noções do Horror Cósmico.

O subgênero evoca sentimentos de insignificância, impotência e isolamento. As histórias são niilistas com os seres humanos reduzidos a insetos insignificantes em comparação com as forças que habitam os recônditos do universo. Não é raro que autores dessa vertente dialoguem intimamente com a ficção fantástica e o gênero sci-fi, bebendo dessas fontes para produzir seus contos e novelas. Muitas vezes se enfatiza a ideia de que a humanidade desconhece sua condição vulnerável e um dia será sobrepujada pelas forças implacáveis do cosmos.

Filmes e Séries de Horror Cósmico:

"À Beira da Loucura" (In the Mouth of Madness), de John Carpenter 1994
"O Enigma do Horizonte" (Event Horizon) de 
"O Nevoeiro" (The Mist), de Frank Darabond, 2007
"O Ritual" (The Ritual), 2017
"O Mensageiro do Último Dia" (The Empty Men), de David Prior, 2020
True Detective, série, 2014
Jerusalens Lot, série 2021

Livros de Horror Cósmico:

"Nas Montanhas da Loucura", "O Chamado de Cthulhu" e demais obras de H. P. Lovecraft
"Os Livros da Areia" de Jorge Luis Borges  
"Os Salgueiros" de Algernon Blackwood 
"The Cronning" por Laird Barron
"Songs of a Dead Dreamer" por Thomas Ligotti
"A Casa na Fronteira" de William Hope Hodgson

4) Horror Psicológico


O Horror Psicológico é o subgênero que se concentra em perturbar o lado psicológico do personagem principal e do espectador/leitor. Ele busca entrar na mente das pessoas e fazer com que elas próprias alimentem o terror através de suas impressões pessoais, medos e ansiedades particulares. 

Esse subgênero geralmente envolve situações e eventos que fazem o personagem principal questionar sua própria sanidade e a realidade na qual está inserido. O mundo esta mudando ou é sua percepção que está sendo alterada? Como lidar com essa mácula sem enlouquecer? Como reagir diante de uma situação que vai lentamente erodindo nossa sanidade? 

O Horror Psicológico muitas vezes joga com a ideia de que a mente humana é extremamente vulnerável e pode ser manipulada ou corrompida. Os personagens por vezes se encontram em situações em que não podem confiar em sua própria percepção da realidade, o que aumenta ainda mais sua angústia e medo. Os antagonistas tendem a ser indivíduos inteligentes que planejam conspirações e planos nos mínimos detalhes. Eles são como aranhas que tecem uma teia de ilusão da qual é quase impossível se livrar.

É mais frequente que os vilões no Terror psicológico sejam de carne e osso: do assassino em série brilhante ao líder de um culto assassino, passando pelo cientista louco e a madrasta má. Contudo, é possível em alguns casos, que a mente maligna seja uma criatura sobrenatural ou um monstro inumano que se alimenta dos medos alheios. 

Os enredos muitas vezes envolvem heróis alienados do mundo, sejam eles presos em ambientes claustrofóbicos, como uma casa assombrada ou um hospital psiquiátrico ou sujeitos a desvantagens, uma condição mental ou limitação física. Os protagonistas são frequentemente atormentados por alucinações, pesadelos e flashbacks traumáticos que oferecem peças para solucionar o quebra-cabeças. Nem sempre é possível discernir o real do fantástico, o que é está acontecendo e o que constitui imaginação.

Filmes e Séries de Horror Psicológico:

"Cisne Negro" (The Black Swan) de Darren Aronofsky, 2010
"O Silêncio dos Inocentes" (The Silence of the Lambs), de Jonathan Deeme, 1991
"Seven - Os Sete Pecados Capitais" (Se7en) de David Fincher, 1996
"O Bebê de Rosemary" (Rosemary´s Baby), de Roman Polanski, 1968  
"Os Outros" (The Others), de Alejandro Aménabar. 2001
"Hereditário" (Hereditary), 2018
"Louca Obsessão" (Misery), de Rob Reiner, 1990

Livros de Horror Psicológico:

"O Iluminado" de Stephen King
"Jogo Perigoso" de Stephen King
"A assombração na Mansção Hill" (The Haunting of Hill House) por Shirley Jackson
"Psicose" de Robert Bloch
"Silêncio dos Inocentes" de Thomas Harris 
"Perfume" por Patrick Suskind 
"O Exorcista" por William Peter Blatty 

Estes são os primeiros quatro subgêneros...

Fiquem conosco para a continuação.

Um comentário:

  1. Eu sou fanboy de outlast e o king não citou no horror extremo, magoado 😭😭😭

    ResponderExcluir