terça-feira, 21 de março de 2023

Todas as Faces do Terror - Os Doze Subgêneros do Horror (Parte 3)


A conclusão da série sobre as diferentes vertentes do Terror.

Horror Surreal/Corporal


O terror surreal é a vertente que que mais se desconecta da realidade. As obras deste subgênero vão além do real, descartando toda a responsabilidade de lógica e do bom senso. Esses romances e filmes colocam o indivíduo em um estado de sonho - ou melhor, de pesadelo -, inclinando-se para o desarticulado e bizarro. A própria sanidade é tratada em momentos nos quais real e imaginario se misturam.

O Horror Surreal é um subgênero de terror que se concentra em elementos surreais e estranhos para criar uma atmosfera de desconforto e confusão. Ele utiliza imagens perturbadoras, situações bizarras e narrativas não-lineares para explorar medos e ansiedades que não podem ser facilmente explicados ou compreendidos pela lógica convencional.

Ao contrário de outros subgêneros de terror que têm uma conexão mais direta com o mundo real, o Horror Surreal cria um universo alternativo onde as regras da realidade não se aplicam. Isso permite que os criadores explorem conceitos e temas que podem não ter uma explicação lógica, como sonhos, pesadelos e experiências extracorpóreas.

O Horror Surreal muitas vezes inclui elementos do subconsciente, do psicológico e do fantástico, criando uma atmosfera onírica que é perturbadora e inquietante. As histórias de Horror Surreal podem ter personagens em constante transformação, ambientes que mudam de forma, e uma sensação de falta de controle e de estar perdido em um mundo estranho.

Em geral não há vilões, há situações inescrutáveis de pavor. O Horror Corporal é uma subversão do Surrealismo na qual o indivíduo passa por transformações profundas. O corpo é a tela para um horror no qual o indivíduo passa por mutações bizarras tanto físicas quanto psicológicas.

Livros e Romances sobre Horror Surreal/Corporal:

The Hollow Places por T. Kingfisher
The Metamorphosis por Franz Kafka
The House on the Borderland por William Hope 
Fugue State por Brian Evenson
House of Leaves por Mark Z. Danielewski
The Cipher por Kathe Koja

Filmes e Seriados sobre o Horror Surreal/Corporal

"Eraserhead" de David Lynch, 1977
"Cidade dos Sonhos" (Mulholland Drive) de David Lynch, 2001
"Videodrome" de David Cronenberg, 1982
"A Hora do Lobo" de Ingmar Bergman, 1968
"A Mosca" (The Fly), de David Cronenberg, 1986
"Possessão" (Possession) de Andrzej Żuławski, 1981
"Begotten" de Elias Mehrige, 1990
"Sob a Pele" (Under the Skin) de Jonathan Glazer, 2013

Horror pós-Apocalíptico


O terror pós-apocalíptico leva leitores e espectadores a um mundo onde a poeira de um evento cataclísmico esta apenas baixando. Mas só porque o momento de quase extinção passou, isso não significa que o terror acabou. De fato, está apenas começando. 

Essas histórias retratam um mundo em ruínas, com sobreviventes tentando juntar os farrapos de suas vidas e reconstruir o que for possivel. Às vezes, a maior ameaça são monstros, efeitos ou outras causas persistentes do apocalipse. Mas às vezes a parte mais perigosa das consequências são as pessoas que abandonaram as sutilezas da civilização e abraçaram a barbárie.

O Horror Pós-Apocalíptico é um subgênero de terror que se concentra nas consequências de um evento cataclísmico que destruiu grande parte da sociedade e da civilização humana. Ele utiliza cenários pós-apocalípticos para criar histórias que exploram a luta pela sobrevivência em um mundo devastado e perigoso.

Ao contrário de outros subgêneros de terror que se concentram em criaturas sobrenaturais ou monstros, o Horror Pós-Apocalíptico apresenta os próprios humanos como a maior ameaça à sobrevivência. Ele pode incluir temas como colapso social, conflitos entre grupos, escassez de recursos, doenças e mutações genéticas.

O Horror Pós-Apocalíptico também pode explorar questões como a moralidade e a ética em um mundo sem leis e regulamentos. As linhas da civilização se misturam e criam um clima de desconfiança e pesadelo. As histórias desse subgênero podem envolver a luta contra o desespero e a falta de esperança em uma situação aparentemente sem saída.

Embora a vertente encontre ecos na ficção científica e aventura, algumas obras mergulham de cabeça no horror.

Livros e Romances sobre Horror Pós-Apocalíptico:

"Eu Sou a Lenda" de Richard Matheson,
"The Walking Dead" de Robert Kirkman
"Dança da Morte" de Stephen King
World War Z de Max Brooks
The Passage de Justin Cronin
Metro 2033 de Dmitry Glukhovsky

Filmes e Seriados sobre o Horror Pós-Apocalíptico:

"A Estrada" (The Road) de Cormac McCarthy
"Mad Max" de George Miller
"Madrugada dos Mortos" (Dawn of the Dead)
"10 Cloverfield Lane", 2008
 "Invasores de Corpos" (Invasion of the Body Snatchers) por Philip Kaufman, 1978
"Filhos da Esperança" (Children of Men) de Alfonso Cuarón, 2006

Horror Tecnológico


Um subgênero da ficção científica, o Horror Tecnológico está no extremo oposto do espectro do horror ecológico. Essas histórias alimentam o medo do mundo antinatural – o mundo que os seres humanos criaram por meio da tecnologia. Os contos são uma advertência dos perigos de uma sociedade pervertida. Os desafios  incluem ameaças à privacidade, perda de individualidade ou então, uma revolta comandada pelas máquinas.

O Tecno Horror é um subgênero de terror que se concentra em elementos tecnológicos ou científicos que se tornaram ameaças para a humanidade. Ele utiliza a tecnologia como um modo para criar histórias que exploram os medos e ansiedades relacionados ao avanço tecnológico e científico, e às consequências negativas do seu uso descontrolado.

O Tecno Horror pode incluir temas como inteligência artificial, robótica, realidade virtual, genética, clonagem, biotecnologia e outras áreas relacionadas à ciência e tecnologia. Ele muitas vezes apresenta dispositivos tecnológicos como fontes de horror: robôs assassinos, computadores que ganham inteligência própria, experimentos genéticos que saem do controle, entre outros.

Alguns dos temas recorrentes no Tecno Horror são a perda de controle humano sobre a tecnologia, o uso indevido ou abuso dela, a possibilidade de falhas no sistema e as consequências imprevisíveis do avanço tecnológico. As histórias desse subgênero muitas vezes exploram questões éticas e morais relacionadas ao uso da tecnologia.

Livros e Romances sobre Horror Tecnológico:

Dead Lines de Greg Bear
ShadowShow de Brad Strickland
Demon Seed de Dean Koontz
Ghoster de Jason Arnopp
Cell de Stephen King

Filmes e Seriados sobre o Horror Tecnológico:

"O Exterminador do Futuro" (The Terminator) de James Cameron, 1984
"Ex-Machina" de Alex Garland,
"Black Mirror" de Charlie Brooker
"The Matrix" dos Irmãos Wachowski
"Parque dos Dinossauros" (Jurassic Park) de Steven Spielberg, 1990
M3gan de Gerard Johnstone, 2022

Horror Gótico


O Terror gótico depende muito da estética e da atmosfera para construir o horror. Este subgênero é sobre escuridão, alienação e assombração - literalmente, ou uma aproximação metafórica. Normalmente, há uma sensação sempre presente de claustrofobia e de labirinto sem saída. Outros temas comuns incluem o romance trágico, a vingança, fanatismo religioso, abuso e morte. Você também pode esperar ver muitos castelos e arquitetura antiga.

O Horror Gótico surgiu no final do século XVIII na literatura e na arquitetura, e se expandiu para outros meios, como o cinema e a televisão sempre se mantendo em dia. Há uma atmosfera de mistério, medo e pavor que geralmente é associada a cenários sombrios e suntuosos.

As histórias de Horror Gótico apresentam elementos sobrenaturais clássicos: fantasmas, vampiros, lobisomens, entre outros. Elas são ambientadas em um passado distante ou em lugares isolados e exóticos sempre com decadência.

O Horror Gótico na literatura é marcado por uma escrita elaborada e rebuscada, com descrições detalhadas de paisagens e cenários, além de personagens complexos e psicologicamente perturbados. Ele é influenciado pelo movimento romântico, que valorizava a emoção à flor da pele e a imaginação. Por vezes, o gênero não mostra; apenas sugere o terror maior, deixando o leitor/espectador imaginando o que os protagonistas estão experimentando.

Livros e Romances sobre Horror Gótico:

"O Médico e o Monstro" de Robert Louis Stevenson
"Frankenstein" de Mary Shelley
"A Queda da Casa de Usher" de Edgar Allan Poe
"A Volta do Parafuso" de Henry James
"O Castelo de Otranto" de Horace Walpole
"Carmila, a Vampira de Karnstein" de Sheridan Le Fanu 

Filmes e Seriados sobre o Horror Gótico

"A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça" (Sleepy Hollow), de Tim Burton
"A Colina Escarlate" (Crimson Peak) de Guilhermo del Toro, 2015
"A Mulher de Preto" (The Woman in Black) de James Watkins, 2012
"Do Inferno" (From Hell) de Albert e Allen Hughes, 2001
"Dracula de Bran Stoker", de Francis Ford Coppola, 1992
"Sweeney Todd" de Tim Burton, 2007
"Penny Dreadfull"

E com isso completamos nossa série sobre as diferentes encarnacoes do Terror. 

Espero que tenham gostado.

Um comentário: