terça-feira, 14 de março de 2023

Todas as Faces do Terror - Os Doze Subgêneros que formam o Horror (parte 2)


E dando sequência nossa viagem através de todas as vertentes do Terror, temos a segunda parte do artigo no qual analisamos mais quatro subgêneros que fazem a alegria dos fãs.

Terror com Criaturas


O Horror com Criaturas se concentra exatamente nisso: Monstros, seres sobrenaturais ou mutantes, como elemento principal do enredo. Essas criaturas podem ser baseadas em lendas populares, mitologia, ficção científica ou simplesmente terem sido inventadas pelo autor, brotando de sua imaginação. Os monstros mais bizarros e as criaturas mais atrozes fazem parte desse subgênero que apela ao nosso incômodo diante do inesperado e do desconhecido. Ele se difere de outros gêneros ao se referir diretamente a horrores incompreensíveis e fora do mundo natural.

As histórias de Horror com Criaturas geralmente apresentam seres horríveis, perigosos e muitas vezes letais que ameaçam a vida e a segurança dos personagens principais. Essas criaturas podem ser o resultado de experimentos científicos, de uma maldição ancestral, de um mal primordial ou ainda vir de outros planetas. Eles assumem uma ampla variedade de formas, muitas delas bizarras e perturbadoras.

O Horror com Criaturas frequentemente evoca sentimentos de medo e repulsa no leitor ou espectador, à medida que as criaturas são retratadas como ameaças implacáveis capazes de causar danos extremos. Um dos cânones do subgênero é que jamais estamos preparados para enfrentar esse horror e que ele sempre se mostra incompreensível. O enredo muitas vezes envolve personagens tentando sobreviver às criaturas enquanto buscam descobrir suas origens e encontrar uma maneira de destruí-las. Toda condução da história gira em torno dessa luta incessante contra o desconhecido e contra uma força misteriosa encarnada num ser.

O terror com criaturas é uma das vertentes mais clássicas do Horror e uma das mais antigas. A mitologia clássica nos deu entidades assustadoras, mas que, ao mesmo tempo que nos aterrorizam, também exercem inegável fascínio. É difícil explicar as razões que nos compelem a querer ver tais criaturas perseguindo, alcançando e matando suas vítimas, mas é fato, que esse sentimento é muito antigo.   

Livros e Romances sobre Terror com Criaturas: 

"Drácula" de Bram Stoker
"Pandora" de Joshua Grant
"The Only Good Indians" de Stephen Graham Jones
"The Forgotten Island" de David Sodergren
"The Hatching" de Ezekiel Boone
"Necroscope" de Brian Lunley

Filmes e Seriados sobre o Terror com Criaturas:

"Alien, o 8º Passageiro" (Alien) de Ridley Scott, 1979 
"O Ataque dos Vermes Malditos" (Tremors) de Ron Underwood, 
"O Enigma do Outro Mundo" (The Thing) de John Carpenter, 1982 
"O Labirinto do Fauno" (Pan´s Labyrinth) de Guillermo del Toro, 2006
"O Monstro da Lagoa Negra" (Creature of the Black Lagoon) de Jack Arnold, 1952
"King Kong" de Merian C. Cooper, Ernest B. Schoedsack, 1933
"A Bolha Assassina" (The Blob),  Irvin Yeaworth, Russell S. Doughten, 1958

Horror de Sobrevivência


Enquanto o objetivo dos protagonistas na maioria das mídias de terror é sobreviver à provação, o Horror de Sobrevivência (survival horror) leva esse conceito a novos níveis. Os livros e filmes desse subgênero enfatizam nossa vulnerabilidade diante do terror. Ele também aborda a questão fundamental de "até onde estaríamos dispostos a ir para sobreviver" e "do que seriamos capazes".

Essas obras colocam o homem contra a natureza, mas ao contrário do terror ecológico, não há nada de extraordinário no meio ambiente - ele mostra o mundo como mortal, em decorrência de algum desequilíbrio ocorrido ou circunstância absurda. Isso significa que, embora possa haver um serial killer perseguindo o protagonista ou uma horda de zumbis famintos, a verdadeira ameaça serão as temperaturas abaixo de zero, os obstáculos de uma montanha ou os túneis de uma caverna profunda.

O Horror de Sobrevivência é um subgênero de terror que se concentra em situações de extrema sobrevivência, em que os personagens principais enfrentam ameaças perigosas e até sobrenaturais e precisam lutar para sobreviver. Muitos dos protagonistas não parecem ter a força necessária para perdurar, mas um dos cânones centrais é que eles a encontram onde menos se espera.

Esse subgênero geralmente envolve situações em que os personagens se encontram isolados ou presos num ambiente hostil. Qualquer cenário funciona, de uma ilha deserta, uma floresta misteriosa ou até num planeta deserto. Os protagonistas são submetidos a condições adversas e ameaças que os testam até os limites, levando-os a tomar decisões difíceis.

O Horror de Sobrevivência frequentemente evoca sentimentos de tensão, medo e ansiedade no espectador ou leitor, já que o desfecho do drama é incerto. O enredo muitas vezes envolve a busca por recursos limitados, o desenvolvimento de habilidades de sobrevivência e o confronto com desafios morais, como sacrificar outros para salvar a si próprio.

Livros e romances sobre Horror de Sobrevivência 

The Hunger de Alma Katsu
The Last One por Alexandra Oliva
One by One por Ruth Ware
The Troop por Nick Cutter  
The Abominable por Dan Simmons

Filmes e Seriados sobre o Horror de Sobrevivência

"The Walking Dead" de Robert Kirkman 
"Amargo Pesadelo" (Deliverance) de John Boorman, 1979
"Abismo do Medo" (The Descent), de Neil Marshal, 2005
"A Bruxa de Blair" (Blair Witch Project) de Daniel Myrick and Eduardo Sánchez, 1998
"Um Lugar Silencioso" (A Quiet Place) de John Krasinski, 2018
"Jogos Mortais" (Saw) de James Wan, 2004
"Extermínio" (28 Days Later) de Juan Carlos Fresnadillo, 2007

Terror Social


Embora o Terror Social seja um subgênero que pode dialogar com qualquer outro subgênero, ele é um fenômeno surgido com força nas últimas décadas. Ele se vale das convenções do horror para fazer uma declaração social, apoiando uma causa específica. Embora muitos livros e filmes de terror possam tecer ideias sociais avançadas, as obras inseridas no Horror Social tornam a declaração em questão a força motriz por trás da trama. Essas obras podem cobrir questões tão amplas quanto o sexismo e racismo ou tão particulares quanto a transfobia.

O Horror Social também se debruça sobre questões relevantes como desigualdade, opressão, preconceito, violência doméstica, abuso infantil, corrupção, entre outros temas. A narrativa utiliza o terror como uma forma de chamar a atenção para essas questões e denunciar situações de injustiça e desigualdade premente.

Ao contrário de outros subgêneros de terror que se voltam para os horrores sobrenaturais, o Horror Social utiliza situações e experiências do mundo real para criar um senso de medo e apreensão entre os protagonistas que são parte de uma minoria. Nesse caso, os maiores vilões são outras pessoas de carne e osso, tão, ou até piores que as criaturas, monstros e seres bizarros. O enredo geralmente apresenta os protagonistas tendo que lidar com questões sociais de maneiras aterrorizantes e perturbadoras, o que pode gerar reflexões e debates sobre esses temas.

O Horror Social também pode ser usado como uma plataforma crítica de eventos políticos e culturais atuais. Por exemplo, um filme de terror que aborda a opressão da mulher, pode ser usado para gerar discussões sobre a injustiça social e a necessidade de mudanças. O gênero também tende a se voltar para o passado, analisando as relações e a estrutura existente em diferentes épocas ou se vale de realidades distópicas para analisar sociedades desestruturadas.  

Livros e romances sobre Horror Social

Território Lovecraft (Lovecraft Country) de Matt Ruff
"Maus" de Art Spiegelman
"O Conto da Aia" (The Handmaid's Tale) de Margaret Atwood.
"Mexican Gothic" de Silvia Moreno-Garcia 
"The Stepford Wives" de Ira Levin
A Balada de Black Tom de Victor LaValle

Filmes e Seriados sobre o Horror Social

"A Síndrome de Stendhal" (Stendhal Syndrome) de Dario Argento
"O Babadook" (The Babbadook) de Jennifer Kent
"Corra!" (Get Out!) de Jordan Peele
"Nós" (Us) de Jordan Peele
"O Mistério de Candyman" (Candyman) de Bernard Rose, 1992 
"A noite dos Mortos Vivos" (Night of the Living Men), 1968

Terror Folclórico


O Folk Horror invoca todo o pavor das velhas tradições e do isolamento rural. Essas histórias geralmente utilizam rituais pagãos e crenças comunais arcaicas que foram descartadas ao longo do progresso e crescimento das comunidades. A constatação de que tais práticas ainda são usadas e a estranheza diante delas se torna o fio condutor dessas tramas. Elas podem incluir elementos sobrenaturais ou permanecer com os pés fincados no horror praticado por indivíduos comuns ligados a essas superstições. De qualquer forma, o subgênero explora o choque de culturas e observa o conflito existente entre o velhos e o moderno.

As histórias se concentram em elementos folclóricos e culturais específicos de uma região ou grupo étnico. Ele utiliza mitos, lendas, crenças e tradições populares para costurar as histórias de terror que são exclusivas de uma determinada região e do povo que ali vive sejam eles nativos americanos, japoneses, esquimós ou habitantes de uma ilha isolada.

O Horror Folk tende a extrair do mundo real os elementos que constroem o senso de medo e apreensão. Ele pode incluir personagens folclóricos, como lobisomens, bruxas, duendes, espíritos vingativos e outras entidades populares na cultura local. Nas obras desse subgênero, o terror é apresentado à princípio como mera superstição, mas aos poucos, ela se mostra algo real e perturbador.

Um dos aspectos mais interessantes do Horror Folk envolve explorar a relação entre o ser humano e o mundo natural, e examinar os medos e as ansiedades que surgem em torno da vida rural, das tradições antigas e dos costumes enraizados num grupo. As histórias de Horror Folk podem muitas vezes incluir temas como sacrifício, rituais macabros, regras rígidas e punições severas. Os protagonistas são confrontados com essa realidade à medida que tentam sobreviver aos ataques e derrotar algum culto, sociedade ou cabala que serve a um interesse superior.
 
Livros e romances sobre Horror Folclórico

Harvest Home por Thomas 
The Ritual por Adam Nevill
Hex por Thomas Olde Heuvelt
The Fisherman por John 
The Great God Pan por Arthur Machen
Pine por Francine Toon

Filmes e Seriados sobre o Horror Folclórico

"O Sétimo Selo" (The Seventh Seal) de Ingmar Bergman
"A Bruxa" (The Witch) de Robert Eggers, 2017
"O Homem de Palha" (The Wicker Man) de Robin Hardy, 1973
"A Maldição dos Mortos Vivos"(The Serpent and the Rainbow) de Wes Craven, 1988
"Midsomnar, a Morte não espera a Noite" (Midsomnar) de Ari Aster, 2017 
"Kill List" de Ben Wheatley, 2011

E essa foi a segunda parte nessa série...

Espero que tenham gostado e fechamos na próxima com os últiomos quatro subgêneros que compõem o terror clássico.

Fiquem conosco...

Um comentário:

  1. Um dos meus favoritos é o das Criaturas! Quanto ao horror social, ele aborda questões delicadas, mas também serve de carniça pra atrair abutres, os lacradores!

    ResponderExcluir