sexta-feira, 15 de maio de 2015

Cthulhu Invictus - A Sétima Volta: Relato da Primeira Sessão


Olá pessoal,

Segue um pequeno relato do andamento da campanha "The Legacy of Arrius Lurco" de Cthulhu Invictus que eu estou narrando em sessões regulares.

A campanha escrita por Oscar Rios foi publicada pela editora Miskatonic River Press e é, na minha humilde opinião a melhor campanha de Cthulhu nos tempos de Roma.

Para não ficar muito extenso, vamos direto aos acontecimentos até o momento. Para os que não leram o artigo que apresenta os personagens dos jogadores (PCs) e os coadjuvantes, aconselho dar uma olhada para se situar melhor no contexto do cenário.

UM DIA NAS CORRIDAS


Roma 130 CE

Roma está agitada pela aproximação de uma data marcante no calendário de acontecimentos da Capital do Império. A temporada de corridas de Bigas no Circus Maximus está em um de seus anos mais acirrados, com Faccios (times) disputando palmo a palmo a hegemonia nas corridas.

As corridas de Biga são o esporte principal do Império Romano. Para se ter uma ideia da paixão dos romanos por essa modalidade, basta mencionar a quantidade de pessoas atraídas pelas corridas: mais de 200 mil. As disputas atraem pessoas vindas de todas as classes sociais e das mais distantes províncias do Império. Pessoas que adoram a competição e que torcem de maneira fanática para seu Faccio predileto. Nos bastidores, apostas monumentais são realizadas, fortunas são ganhas e perdidas, condutores se tornam verdadeiros heróis da noite para o dia e os chefes das facções são adorados ou odiados pela plebe. As corridas são um grande negócio movimentando fortunas consideráveis. 

A surpresa dessa temporada tem sido o desempenho do Faccio Rosso (Facção Vermelha), liderado pela Casa Arrius que conseguiu significativas vitórias no Circus Maximus, a principal pista do Império. Sempre um azarão, o Faccio Rosso emplacou uma sequência de vitórias que o colocou em pé de igualdade com as tradicionais facções Verdi e Azure (as mais fortes). Os boatos dizem que tudo isso se deve a liderança arrojada de Arrius Casca, o primogênito de Arrius Lurco que recentemente se afastou dos negócios.

Como amigos e aliados da Casa Arrius, membros da tradicional Casa Verus (os PCs) são convidados para assistir a importante competição num camarote de honra do imponente Circus Maximus.

A ocasião formal é de extrema importância, já que ela marcará a primeira aparição pública do ex-centurião Priscus Verus, que retornou recentemente da Britannia. Um acontecimento de tamanha importância atrairá os olhos de todos os aristocratas do Império e será de extrema importância para mostrar que a famiglia está unida. Sabendo o que está em jogo, Decimus Verus Falco, irmão mais novo de Priscus se prepara para o evento, trajando os símbolos que o identificam como Pater Famiglia. Ele incumbe seus homens de confiança, o guarda costas e ex-gladiador Germanicus e seu finder, Quintus Tullius a prestar atenção em todos os acontecimentos. 

O Monumental Circus Maximus
Amanicus, o auguri à serviço da Casa Verus também é um dos convidados. Antes de seguir com a comitiva ele consulta os deuses em busca de informações sobre o que está por vir. Ele se impressiona com os augúrios de que esse dia marcará o início de algo extremamente importante para a Casa Verus.

Com toda pompa e circunstância, os membros da Casa Verus acompanhados de uma comitiva de escravos e convivas, seguem pelas ruas de Roma a caminho do Circus Maximus. Uma chuva de pétalas de rosa atiradas das casas os saúda e moedas são distribuídas entre os plebeus que aplaudem efusivamente.

O Circus está lotado, Roma parou para assistir o grande acontecimento e o ar parece carregado com a expectativa de um espetáculo monumental.

No camarote da Facção Vermelha, os convidados são recebidos calorosamente e tem a chance de conversar brevemente com Arrius Casca que os saúda como importantes aliados. Há togas púrpuras entre os presentes, denotando a presença de dignatários da mais alta estirpe: senadores, políticos e patrícios. Há boatos em toda parte, alguns dão conta de que o Faccio Rosso não pode perder, uma vez que tem o contrato do famoso Albius Macer, um dos condutores mais talentosos da temporada e puros-sangue de excelente estirpe, adquiridos pelos agentes de Arrius Casca em Arabia Magna.

Quintus Tullius, no entanto, ouve rumores estranhos com alguns de seus contatos, que mencionam algum tipo de negociação escusa ocorrendo nos bastidores. Infelizmente, ninguém sabe detalhes. Outros boatos são ainda mais estranhos, afirmando que os Rosso fizeram acordos com os Deuses do Submundo para obter vitórias na temporada.

As fantásticas corridas de Bigas
Priscus, um tanto deslocado dos acontecimentos encontra seu padrinho, o velho Arrius Lurco e se surpreende com a sua aparência frágil. Os anos foram cruéis com o velho patriarca dos Arrius, e sua vitalidade parece ter se exaurido desde a última vez que Priscus o encontrou pessoalmente, quando ainda não passava de um rapaz. Lurco conversa brevemente com Priscus e Amanicus, e ambos percebem que o homem tem uma postura distante como se nada daquilo fosse importante, um comportamento estranho já que aquela corrida pode representar um salto decisivo para sua família. 

Após um breve discurso de agradecimento de Arrius Casca, um auguri contratado pelo Faccio Rosso faz a leitura do que está por vir. A mulher vê dificuldades, mas um dia que irá favorecer a Casa Arrius. Amanicus interpreta os presságios de forma diferente, mas guarda suas conclusões para si mesmo.

Logo em seguida, o público se prepara para a apresentação das equipes que irão disputar a corrida principal. Os competidores se alinham para a volta de apresentação, mas quando os conjuntos adentram a pista há uma comoção geral. O condutor e os cavalos fã equipe vermelha foram substituídos de última hora! Pior ainda, Albius Macer, adentra a pista vestindo as cores do Faccio Azure, os principais oponentes dos Vermelhos. O público parece não acreditar no que está vendo. Imediatamente um burburinho toma conta das arquibancadas e no camarote pessoal dos Arrius, Casca o líder da facção confronta o pai furiosamente: "O que fizeste? Como foi capaz de tal coisa?" ele questiona transtornado.

Pater, quid fecisti?
Arrius Lurco não parece incomodado pela situação: "Eu precisei liquidar alguns recursos da famiglia. Necessitava de dinheiro para algo mais importante, por isso vendi o contrato de Macer e alguns cavalos para outro Faccio", ele se limita a responder.

Casca fica transtornado e é contido por alguns amigos, afastado ele chama o pai de "demente" e o acusa de deliberadamente "arruinar o nome da famiglia".

CAOS EM ROMA

A corrida tem início, e conforme previsto, o resultado é desastroso para o Faccio Rosso. 

O condutor inexperiente tem problemas guiando um time de cavalos inexperientes. Ele chega em último. Para piorar, o grande vencedor é o Faccio Azure, liderado pelo condutor que até pouco tempo pertencia ao time dos Vermelhos. Logo após a chegada, a revolta toma conta dos torcedores mais fanáticos. Um grupo de arruaceiros invade a pista para agredir o condutor vermelho e os animais. O ódio da turba então se volta para os chefes da Facção e todos os ocupantes do camarote. Uma chuva de pedras voa na direção dos assentos de honra e os dignatários começam a abandonar o local às pressas. Arrius Casca, prevendo o pior deixa o Circus cercado por escravos e guardas. Preocupado com a segurança de sua famiglia ele se apressa para chegar em sua casa. Quintus o segue em meio a multidão insatisfeita que o cerca e ofende, para abrir caminho em meio ao povo, ele saca sua adaga.

Caos em Roma
Em meio a confusão, Verus Falco reúne seus guardas, enquanto Germanicus tenta providenciar a saída pela escadaria. A essa altura, o frenesi já contagiou o entorno do Circus Maximus, torcedores furiosos se enfrentam abertamente nas ruas. Priscus consegue escoltar Amanicus para junto dos demais. Em meio a balbúrdia, os guardas são incapazes de conter a confusão. Alguns escravos aproveitam para escapar, deixando seus mestres a mercê da plebe. Ouve-se gritos de "Morte aos Vermelhos" e "Matem os Aristocratas" em todo canto.

O Caos dominou a Capital do Império e o sangue começa a correr em profusão pelas ruas apinhadas.

Em meio a confusão, o grupo em fuga é interpelado por Melba o chefe dos escravos à serviço da Casa Arrius. Melba organiza um grupo para a retirada pelas ruas abarrotadas com destino a Vila dos Arrius onde eles poderão se proteger. Não é a melhor opção, pondera Falco, mas os guardas farão uma escolta. O trajeto é marcado por ameaças e objetos sendo arremessados. Os investigadores presenciam cenas de violência; patrícios sendo agredidos, mulheres arrastadas para becos escuros e escravos agredindo seus senhores. A plebe parece ter dado asas a suas frustrações, descontando sua fúria em qualquer um ao seu alcance.

As coisas poderiam ficar piores, não fosse Priscus e Germanicus sacarem seus puggios para manter a plebe afastada. Na confusão, Falco é agarrado e por pouco o patrício não é ferido seriamente. Germanicus mata dois agressores e consegue afugentar os demais. O ex-gladiador é uma figura intimidadora brandindo suas armas e punhos. 

O grupo finalmente contorna a Via Caelina e avista a extravagante Vila pertencente a Famiglia Arrius. Infelizmente, próximo do portão, uma multidão se concentra, disposta a atacar qualquer membro da casa. Quando a turba percebe a aproximação da comitiva, alguns imediatamente avançam na sua direção. Baderneiros armados com paus e pedras, transtornados pela raiva incontida. Tudo parece perdido mas então um destacamento da Cohorte Urbanae aparece no final da rua para salvá-los. Os soldados responsáveis pela segurança na cidade empunham gladius e escudos, e usam suas lâminas para dispersar a multidão. O resultado é um massacre e os rebelados fogem em disparada pelas ruas. Com isso, os investigadores conseguem se refugiar na propriedade e as portas são trancadas.

A Cohorte Urbanae reage
Do lado de fora da vila, Roma arde em meio ao Caos!

(cont...)

2 comentários:

  1. Mestrei apenas uma vez Invictus e foi bom. Um cenário envolvendo a Lança do Destino. Não conheço a fundo esta campanha do Rios, mas parece interessante.

    ResponderExcluir
  2. http://redatorademerda.com.br/2015/05/10-acessorios-do-cthulhu/

    ResponderExcluir