sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Imagens Sinistras #3 - "Medo de Respirar"


As regras são simples:

1) Leia o texto, deixe-se levar pelo que está escrito;
2) Imagine o ocorrido;
3) Olhe a foto;
4) E se sentir um arrepio... de nada!

A História:

Durante a Grande Guerra (1914-1917), que mais tarde viria a ser conhecida como Primeira Guerra Mundial, Componentes Químicos foram usadas pela primeira vez como arma. Os efeitos foram dramáticos e aterrorizantes.

Soldados nas trincheiras se contorciam, morriam e gritavam em desespero. A morte disseminada na forma de gás podia ser lenta e dolorosa, e os que sobreviviam à experiência, por vezes carregavam para o resto da vida sequelas.

Essas armas aterrorizantes deixaram sua marca também nas populações civis que assistiam impotentes o sofrimento dos rapazes nos campos de batalha.

Esse trauma deixou marcas profundas na vida de muitas pessoas, e na mente de outras.

Em 1920, três anos depois de encerrada a Guerra, na pequena cidade francesa de Algeons, Jeanne Marie Boulen, viúva de um soldado vítima do Gás Mostarda, era incapaz de remover a máscara anti-gás do rosto.

Quando o fazia, sentia um horror insuportável, gritava, se desesperava e atirava-se ao chão como se estivesse sendo acometida por um ataque. Em uma ocasião em que um médico tentou forçá-la a tirar a proteção ela quase sufocou até a morte. Acharam melhor deixá-la viver daquela forma, temendo que a exposição ao ar pudesse lhe fazer mais mal do que bem.

Jeanne Marie estava grávida quando a Guerra terminou e ela acreditava que seu filho, órfão de pai, precisava da mesma proteção que ela. A criança foi criada até os dois anos em uma máscara adaptada.

Eventualmente ela foi transferida para um asilo reservado aos mentalmente perturbados, onde ela continuou usando o implemento, ao menos até 1938, quando notícias sobre uma nova Guerra se tornaram uma certeza. Ela cometeu suicídio removendo a máscara e sofrendo uma parada respiratória fatal.

O medo que o ar pudesse estar contaminado, a matou em poucos minutos.


Um comentário:

  1. Gosto do conteúdo deste blog, é diferente, desconhecido e muito bem escrito. Por favor, continue postando coisas assim.

    ResponderExcluir