sábado, 3 de novembro de 2018

Todos os Fantasmas Ocultos - Você acha que viu todos eles?


A "Moça de Pescoço Torto" pode ser o fantasma mais apavorante da série "A Maldição da Residência Hill", mas esta assombração em particular é apenas uma parte do horror que está no background. A medida que a narrativa viaja entre presente e passado, abre-se um mundo oculto em que fantasmas não são apenas parte do dia a dia, mas capazes de aparecer a qualquer momento para aterrorizar os membros da Família Crain. Espectros furtivos e espíritos espreitam nos cantos ao longo de todos os episódios, por vezes em lugares inesperados e de forma quase imperceptível.

O criador da série Mike Flanagan, que adaptou a clássica novela de Shirley Jackson, comentou a existência desse Easter Egg em uma entrevista: "Nós colocamos dezenas de fantasmas na série, eles estão à vista, basta procurá-los. Nós não chamamos a atenção para eles, afim de cria um efeito em que o especador se pergunte se realmente viu ou não algo espreitando por alguns segundos. Se você prestar a atenção a algumas cenas irá perceber que atrás de cortinas ou armários por vezes há uma presença estranha", ele contou.

 Agora que os espectadores tem a chance de assistir (e re-assistir) a série , eles estão encontrando dezenas de fantasmas ocultos aqui e ali. Alguns deles parecem apenas observar, outros parecem interessados em acompanhar os personagens e saber o que estão fazendo. Nenhum deles entretanto toma parte da cena, estão ali apenas como observadores passivos dos acontecimentos. Mas quando percebemos, eles causam uma sensação de inquietação.

É provável que você não tenha percebido a maioria deles, mas é possível que mesmo sem ter percebido, eles consigam causar um impacto no subconsciente, quase como uma mensagem subliminar. 

Nessa lista reunimos 29 cenas em que fantasmas ocultos podem ser vistos. 

Episódio 1, "Stephen vê um Fantasma"



O Fantasma de baixo das escadas

Antes mesmo dos membros da Família Crain serem apresentados ou de um fantasma mais óbvio ser visto, A Maldição da Residencia Hill apresenta uma imagem na qual um fantasma quase imperceptível observa. Olhe cuidadosamente entre as escadas a medida que a câmera faz uma panorâmica através da mansão no primeiro minuto do episódio, você pode ver uma face pálida encarando.



O Homem atrás de Steven

Um dos truques mais espertos do diretor é recorrer a fake-outs, movimentos que se encontram fora da cena, compondo o background e que podem ser percebidos apenas parcialmente. Enquanto Steven e seu pai estão em pânico a respeito de alguma coisa que gira a maçaneta, eles não percebem que uma figura já está dentro do quarto, junto com eles.



As Figuras no Salão

Quando Steven e seu pai correm da casa, eles não tem tempo de se virar e perceber que não estão sozinhos no grande salão. Olhe atrás da escada e você perceberá várias figuras observando enquanto eles correm.



A Face atrás do Relógio

Essa é mais uma das assombrações que surgem quando os Crain menos esperam. Eles não percebem que estão sob constante observação. Quando Olivia interrompe a Sra. Dudley falando com Steve a respeito dos evangelhos, alguém (ou alguma coisa) se manifesta atrás do relógio no aposento. 

Episódio 2: Caixão Aberto



A Criança no Jardim

Logo ficamos sabendo que Luke vê frequentemente uma criança brincando nos jardins atrás da Hill House Mas parece que a mesma criança observa Shirley e Olivia enquanto a mãe conta para a filha a respeito de sua casa dos sonhos. Observe o lado direito do jardim atrás da menina, próximo da estátua. Alguém está observando com atenção.



O Fantasma na Cozinha

Na mesma sequência, quando há um corte e um close em Olivia falando com Shirley, há uma figura na entrada da porta que dá acesso à cozinha.

Episódio 3: Toque



A Face na Porta

Os fantasmas estão sempre observando, inclusive quando Theo entra na cozinha e apanha Nellie e Luke examinando um velho sistema de comunicação. Olhe para a porta no lado direito de Theo no painel superior, um rosto claramente observa as crianças com uma expressão sinistra.



Será que eles podem vê-la?

Essa cena sinaliza com uma suposição: os Crain não são capazes de perceber as presenças fantasmagóricas que espreitam pela casa. Nessa cena é possível perceber que Theo está virada na direção de uma forma feminina, trajando um vestido comprido preto. Ela está voltada na mesma direção que o espectro e ele está há poucos metros de distância, de modo que seria difícil não ver que ele está bem ali.



Não entre na Sala de Jantar

Enquanto Theo observa o elevador, alguma coisa espreita na sala de jantar ao lado. Esse é um tanto difícil de perceber, mas procure perto da cadeira, então mova seus olhos um pouco para a direita e você verá um braço. Siga para encontrar a cabeça. Pronto, está claro como o dia.



A Moça de Preto

Enquanto Theo procura pela escada para o porão que ninguém sabia existir, alguém observa no canto da cozinha. Parece ser o mesmo espectro que observava na cena anterior. Perceba que o reflexo dela fica bem claro no vidro da porta que dá para a sala de jantar.



Uma Coisa no Porão

A coisa que espreita no porão e que é repsonsável por atacar e rasgar a camisa de Luke no elevador deve ser o fantasma menos oculto da Mansão. Ele pode ser visto d erelance quando Theo abre o alçapão que leva para o porão. Ele parece escondido atrás da escada: observe alguns degraus na passagem para ver a sua face pálida.



Espreitando na Sala de Visitas

O episódio mais assombrado da série continua com alguma coisa espreitando na sala de visitas. O mesmo espectro de cabelos longos e roupa preta está observando Olivia.



O Homem no Corredor

Este é um dos espectros mais sinistros. Enquanto Theo anda pelos corredores da casa, percebemos a forma inconfundível de um homem careca observando a sua passagem.



Observando de longe

É preciso ter uma televisão bem grande para perceber esse daqui. É possível perceber a presença de uma face bem longe, na sala anexa atrás de Olivia próximo das arcadas de madeira.



O Homem atrás do Lustre

Alguns fantasmas se escondem melhor do que outros. Esse parece bem claro e os Crain jamais conseguiriam deixar de vê-lo, mesmo que eles estivessem passando por ele às pressas. Enquanto corre pelo corredor carregando Luke e Nell, Steven quase esbarra nessa presença fantasmagórica. 

Episódio 4: Coisa de Gêmeos



O Homem atrás das Cadeira

Esse parece ser o memso homem atrás da luminária. Nós não conseguimos ver a sua cabeça, então é difícil de dizer ao certo, mas que existe uma figura atrás da cadeira na sala, atrás de Luke e Nell não resta dúvida. A cena ocorre com cerca de 8 minutos de duração.



A Mulher Loira no final do Corredor

Hugh e Olivia tem um momento de carinho, enquanto conversam a respeito de sua Casa dos Sonhos, que definitivamente não seria a Hill House. A Mulher Loira pode ser vista no final do corredor perto da janela.



A Face no Armário de Vidro

Essa é um pouco difícil de ver sem dar uma pausa. Quando Nell e Luke estão apanhando moedas jogadas no sistema de comunicação, há uma face olhando para eles de dentro do armário de vidro da cozinha.

Episódio 5: A Moça do Pescoço Quebrado



Eles estão de baixo da Escada (De novo!)

Lembra daquelas figuras sinistras que estavam anteriormente de baixo da escada quando Steven e seu pai estão fugindo no primeiro episódio? Elas podem ser vistas novamente quando Luke desce as escadas. Suas formas escuras ficam em contraste com a parede mais clara como se fossem sombras.



O Fantasma de Gerald

Vários artistas que trabalharam com Mike Flanagan em outros filmes participam de Hill House, incluindo Carla Gugino, Henry Thomas, e sua esposa Kate Siegel, mas existe mais um que provavelmente você não percebeu. A assombração atrás de Olívia na cena acima é interpretada por Bruce Greenwood, que por sua vez foi o ator que contracenou com Carla Gugino em Jogo Perigoso (Gerald’s Game em 2017), uma excelente adaptação de uma novela de Stephen King.



As Mãos sob o Piano

Esse na minha opinião é o mais sinistro de todos os fantasmas. Quando Nell é repreendida pela mãe por desenhar na parede, quem teria sido o responsável senão ela? No momento em que Theo entra na sala, é possível ver alguma coisa de baixo do piano escondida. É possível ver as suas mãos!



Cuidado Nellie

O quinto episódio de Hill House é um dos melhores e revela o destino de Nellie. Talvez ela já estivesse desenganada desde o momento em que alguma coisa a observava sob o ombro esquerdo.

Episódio 7: Eulogia



Esperando atrás de uma porta

O episodio seis da série dá uma trégua nas aparições de fantasmas, mas as figuras espectrais reaparecem por volta dos 38 minutes na forma de algo que observa Hugh de dentro de um dos quartos.



Assombração próxima dos Policiais

Esse fantasma oculto é especialmente aterrorizante, especialmente por que ele está tão próximo, quase como se participasse ativamente da cena. Olhe atrás dos policiais que vem investigar a descoberta do cadáver atrás da parede e você irá perceber a mulher de cabelos loiros, ou ao menos a sua mão na parede.



A Loira no Porão

A figura loira que está sempre observando Hugh aparece novamente , dessa vez no porão. Enquanto ele examina o mofo que se espalhou pelo porão, uma figura fantasmagórica, claramente feminina está parada ao lado da sala escura.

Episódio 9: Screeming Meemies



Perto da Arcada

Enquanto a série se aproxima de seu final, Flanagan prepara o tom para revelações, incluindo uma figura no aposento atrás de Hugh logo na cena de abertura. Observe na direita da arcada - alguém está ali escondido observando.



O Fantasma mais Ousado

Este fantasma t lvez seja o mais óbvio e foi o que fez muitas pessoas assistindo a série se perguntar se haveriam outros espalhados pelos episódios... provavelmente porque ele está bem obvio na cena. Nem é preciso dizer onde ele está, é impossível não ver o seu rosto na janela. 



Nas Escadas

O que acontece de baixo dessas escadas? O Salão parece ser uma das áreas mais populares para a concentração de fantasmas nessa casa. Se você olhar para o lado direito na cena em que Olivia está deixando a Casa é possível ver uma figura ali novamente. 

Episódio 10: O Silêncio permanece



O Fantasma atrás de Steven

Quando o adulto Steven retorna à casa no episódio final, nós percebemos que um fantasma está lá para lhe dar as boas vindas. A mão dele pode ser vista claramente e então detalhes de seu vulto.

*     *     *

É claro... é bem provável que muitos outros fantasmas estejam ocultos e sejam encontrados ainda.

O próprio diretor disse que não tem certeza de quantas cenas com aparições foram incluídas na versão final, mas é razoável supor que mais deles serão vistos.

E você? Tinha conseguido ver todas essas assombrações ocultas? Tem mais alguma que escapou de nossa atenção? Se souber, não deixe de comentar a respeito!

*     *     *

NOTA: Apenas para constar, gostaria de compartilhar algo curioso.

Enquanto escrevia esse artigo, na tranquilidade de um sábado de sol, percebi com o canto de olho um movimento atrás de mim. Não peço que acreditem ou que aceitem, mas eu sei que é verdade. De qualquer maneira, dei um sorriso pra mim mesmo, sabendo que estou sozinho em casa e que deve ser apenas minha imaginação hiperdimensionada por um tema sugestivo, pregando peças. Imaginação fértil, às vezes, pode ser uma coisa traiçoeira, na medida que sabotamos a nossa própria percepção.

Virei devagar para olhar e tive tempo de perceber uma porta abrindo lentamente quase como se estivesse sendo empurrada. Certo.

Está ventando e portanto existe uma explicação perfeitamente razoável para a porta se mover. Eu olhei para o lado de fora e embora não estivesse ventando com muita força, a explicação parece perfeitamente confortável e aceitável. Mais do que isso, é perfeitamente conveniente! 

Enquanto escrevo esse trecho final do artigo, não consigo evitar de dar uma olhada na direção da porta para verificar se ela se moveu algum centímetro que seja. Felizmente, ela não se moveu desde então! 

Eu fui até lá e fechei a porta novamente, esperando que, até eu terminar essa frase, ela continue assim. Imóvel.

Mas de qualquer forma, pelo sim, pelo não, melhor eu terminar essa linha de uma vez.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. No episódio #6, lá pela metade do episódio, quando Hugh jovem entra num dos quartos, aparecem duas estátuas gregas de mármores. Segue o plano sequência e quando Hugh sai do quarto, uma das estátuas está com o rosto virado para a direção de Hugh.

    Ele se afasta da estátua, e quando passa por elas, novamente, a estátua está de volta na posição normal.

    De todos os fantasmas, foi a cena que mais me "marcou". Sempre tive pavor de estátuas e quando criança sempre achei que elas se mexiam quando não olhávamos para ela.

    ResponderExcluir
  3. Três Solteirões e um Bebê fazendo escola.

    ResponderExcluir
  4. huehuehuehuehue adorei esse final. olhei pro lado na esperança de minha porta NÃO estar se mexendo. ótimo post, série bacana. vlw

    ResponderExcluir