terça-feira, 21 de dezembro de 2021

A Rainha Vermelha - Uma Tumba Maia Oculta e sua misteriosa ocupante


O México é sem dúvida um dos lugares mais fascinantes do mundo para aqueles que tem interesse em ruínas antigas.

Entre as incontáveis ruínas deixadas pela misteriosa Civilização Maia, um local que realmente se destaca é a cidade de Palenque. Localizada no atualmente moderno estado mexicano de Chiapas, em meio à densa selva da bacia do rio Usumacinta, ela já foi chamada de Lakamha pelos maias. Seu nome significa "Água Grande" devido ao rio e às cachoeiras próximas, que criam uma visão majestosa.

Considerada uma das maiores Cidades Estado e uma das mais poderosas e ricas do México pré-colombiano, Lakamha era um lugar com praças espaçosas, templos e palácios opulentos, extensos edifícios administrativos e um total de três grandes pirâmides, a maior delas chamada de Pirâmide das Inscrições, construída para conter os restos mortais de K'inich Janaab 'Pakal, mais conhecido como Pakal, o Grande, que governou de 615 DC até 683 DC. Ele foi um Grande Rei, o Governante que sentou no trono na época do apogeu da cidade e que segundo alguns foi apontado diretamente pelos deuses do céu para governar. A mais conhecida imagem de Pakal até hoje fascina os curiosos, sobretudo por mostrar o Rei numa posição que sugere estar conduzindo um veículo aéreo. Muitos teóricos dos Deuses Astronautas consideram a imagem um indício de tecnologia desconhecida. 

Considerando o quão impressionante é todo o lugar, as ruínas de Palenque se tornaram um paraíso para arqueólogos, mas ela também contêm estranhos mistérios que ainda não compreendemos. Um destes é uma tumba perdida de uma enigmática figura da história maia conhecida apenas como "A Rainha Vermelha".


A tumba poderia ter continuado perdida para sempre se não fosse por um golpe de sorte. Sua descoberta casual foi realizada pela arqueóloga mexicana Fanny Lopez Jimenez. Em 1994, Jimenez estava em um templo chamado Templo XIII, bem ao lado da imponente Pirâmide das Inscrições, a fim de fazer um trabalho rotineiro de restauração nas escadas. De fato, era uma tarefa bastante comum, e Jimenez não esperava fazer nenhuma descoberta significativa, contudo seria exatamente isso o que aconteceria. Enquanto fazia seu trabalho, ela percebeu uma rachadura peculiar sob a escada de pedra que parecia ter sido em algum momento do passado coberta com alvenaria. Uma inspeção mais cuidadosa mostrou que a rachadura levava a uma passagem secreta que por sua vez conduzia para a escuridão e mais além, até uma porta lacrada. O templo havia sido explorado anteriormente, mas ninguém havia percebido aquele acesso. Ao perceber que estava diante de algo novo, Jimenez mal conseguia conter a própria excitação. Ela informou seu chefe, o eminente arqueólogo Arnoldo Gonzales Cruz, do Instituto Nacional de Antropologia e História do México que imediatamente foi averiguar a descoberta. 

Ali se iniciaria uma jornada através de um território inexplorado da História Maia.

Uma equipe foi formada e esta trabalhou meticulosamente para remover a alvenaria que estava bloqueando a descoberta. Algumas horas depois, o trabalho revelou a passagem secreta bloqueada há séculos. Haviam muitos destroços adiante, obstáculos que foram removidos cuidadosamente, cada um deles uma descoberta por si só.  

Mais adiante, havia escuridão e mistérios insondáveis. 


Avançando pela passagem secreta, o grupo se deparou com um corredor ladeado por blocos de calcário meticulosamente cortados e empilhados num trabalho de engenharia notável. Ao longo desse acesso estreito encontraram três câmaras, duas das quais estavam totalmente abertas e não continham nada além de sinais de que haviam sido usadas no passado. Rituais religiosos haviam acontecido ali, como evidenciavam os objetos achados e as inscrições nas paredes. No entanto, era a terceira câmara que lhes reservava a maior surpresa. Ela se encontrava perfeitamente lacrada e inteiramente preservada como estava originalmente, mais de mil anos atrás. A câmara encontrava-se totalmente oculta, como se alguém desejasse escondê-la pela eternidade. A equipe, a essa altura, não tinha certeza de como abrir essa passagem secreta. Simplesmente arrebentar a parede tinha o potencial de danificar quaisquer tesouros inestimáveis ​​que estivessem do outro lado. 

Foi finalmente decidido que fariam um pequeno buraco, grande o bastante para passar uma câmera na ponta de um fio e espiar o que havia lá dentro. Assim, quando ela foi atravessada, viram algo inesperado. Era uma tumba! Não apenas uma tumba antiga, mas um espaço totalmente intacto 
medindo cerca de 4,5 por 2,5 metros, sem adornos, mas contendo um enorme sarcófago de calcário ocupando a maior parte do aposento. 

A descoberta era incrível e eles precisavam ter acesso ao interior. Ao longo de dias, removeram cada bloco da parede e tiveram a visão horripilante de dois esqueletos esparramados no chão, o de um menino e outro de uma mulher adulta, ambos com sinais de ferimentos horríveis, consistentes com um assassinato sacrificial. Os crânios haviam sido arrebentados por um único golpe de uma clava cerimonial, quando eles estavam ajoelhados diante do sarcófago. Eles eram os servos escolhidos para continuar a servir seu mestre no outro mundo. A morte não lhes foi imposta, eles a aceitaram de bom grado, uma enorme honra conforme os costumes maias. Perto dos dois esqueletos foram encontrados ossos e dentes, alguns dos quais haviam sido incrustados com jade por razões desconhecidas.


Era bastante óbvio que quem estava no sarcófago tinha sido alguém importante em vida, então foi com muito cuidado que eles começaram o árduo processo de erguer a pesada tampa de calcário maciço. Quando esta foi finalmente removida, descobriu-se que o interior do sarcófago continha uma máscara funerária de jade incrustada de joias, emanando um brilho verde vivo. Haviam ainda vários fragmentos de objetos de madrepérola e jade, colares, anéis, braceletes, quatro lâminas de obsidiana e uma estatueta bastante detalhada. Eram artefatos que só poderiam ter pertencido a alguém de alta estirpe. 

Os objetos adornavam os restos de uma mulher, alguém de grande importância para merecer todos aqueles cuidados e honrarias. Outro detalhe realmente estranho é que todo o interior do sarcófago havia sido generosamente revestido com um pó vermelho brilhante e fino como grafite. Mais tarde, uma análise do material mostrou se tratar de sulfeto de mercúrio, uma substância também chamada de cinábrio, que era usada para pintar obras de arte. Não está claro por que uma quantidade tão generosa dessa substância foi espalhada sobre tudo, mas é provável que fosse uma demonstração de status e poder. O cinábrio era caro e uma quantidade como aquela constituía uma enorme extravagância. Mesmo os ossos estavam pintados de vermelho vivo. A mulher naquela tumba era alguém de reputação e embora sua real identidade continue sendo um mistério, ela recebeu dos arqueólogos o apelido de "A Rainha Vermelha".

A análise dos restos mortais da Rainha Vermelha revelou que ela media cerca de 1,52 m de altura, que na época de sua morte tinha entre 50 e 60 anos e que seus dentes eram muito bons, apresentando pouco desgaste, sugerindo seu status nobre. Não havia como determinar a causa da morte, mas nada apontava que esta fosse decorrente de violência. A análise de DNA realizada nos meses posteriores mostraria que ela tinha descendência maia e que não possuía nenhuma relação de sangue com o Rei Pakal, enterrado na enorme pirâmide adjacente, embora ela estivesse viva na época de seu governo. Considerando esses detalhes, e o fato de que ela ter sido enterrada ao lado da Pirâmide das Inscrições, especula-se que ela possa ter sido esposa de um Rei, possivelmente do próprio Pakal, o Grande.  

No entanto, a falta de marcações ou inscrições para identificá-la na própria tumba, constituía  um grande mistério. Os Maias faziam enorme esforço para identificar as pessoas que eram sepultadas, ainda mais em tumbas tão imponentes. De fato, identificar um morto era uma maneira de preservar sua memória e fazer com que ele se sentisse confortado no além. Segundo a tradição, cada vez que o nome do morto era mencionado, este se sentiria feliz. Não haver nenhum nome discernível na tumba faz com que os arqueólogos fiquem ainda mais curiosos quanto a origem da mulher na tumba.


Alguns acreditam que a ausência de uma identificação possa ser uma forma de punição imposta a ela. Talvez até uma maldição que a condenou a partir para o mundo dos mortos sem que a sua identidade seja reconhecida, uma enorme punição. Os especialistas se dividem quanto ao motivo para tal punição mas sugerem que na Civilização Maia, supostas feiticeiras eram punidas dessa maneira. Teria sido a misteriosa Rainha Vermelha uma feiticeira? Teria ela cometido crimes que lhe valeram essa punição?    

Infelizmente, o que se tem até o momento são meras especulações. A Arqueologia trabalha com indícios para restaurar a história, como um mosaico partido em milhares de cacos. Por vezes, no entanto, algumas peças se perdem para sempre. O tempo poderá dizer quem foi essa misteriosa mulher, mas por enquanto ela permanece um espectro sem nome de um passado distante. 

A punição se mantém, seja ela quem for.

Um comentário:

  1. Cada vez mais me sinto atraído pelo conteúdo deste blog. As informações,forma minuciosa,estilo de quem escreve,gostaria que houvessem publicações constantes,pois a sede do saber é de todo insaciável.

    ResponderExcluir