terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Música, Drogas e Demônios - O incidente bizarro de David Bowie com o Oculto


Ocupando um lugar de destaque na história da música, o cantor, compositor e ator britânico David Bowie, falecido em 2016, foi um dos ícones do rock mais amados de todos os tempos, bem como um dos artistas mais populares. Ele é considerado uma figura lendária no mundo da música que deixou um duradouro legado em sua carreira. Embora seja bastante conhecido por seus extravagantes espetáculos teatrais e por seu alter-ego surreal Ziggy Stardust, muitas pessoas podem não saber que Bowie era ainda mais estranho.

Por algum tempo, ele esteve muito interessado no paranormal, misticismo, bruxaria e no ocultismo de um modo geral. Entre as muitas histórias à respeito do interesse de David Bowie pelo mundo oculto, existem algumas que realmente se destacam como particularmente estranhas, e uma delas envolve o que ele acreditava ser uma piscina infestada por demônios que foi exorcizada com a ajuda de uma bruxa.

Na década de 1970, a obsessão de Bowie com o ocultismo estava no auge e ele transferiu isso muitas vezes para sua música, em canções como Quicksand de 1971, que menciona o infame ocultista inglês e mago cerimonial Aleister Crowley e a Ordem Hermética da Golden Dawn. Também a canção Station to Station de 1976, explora o conceito de portais interdimensionais e viagens a realidades paralelas.  Durante este período de sua vida, Bowie era conhecido por se cercar de pessoas misteriosas que agiam como mentores e o introduziram a várias vertentes do misticismo. Essas excentricidades foram muito bem documentadas quando ele estava morando com seu empresário Michael Lippman e sua esposa, um período em que Bowie ficou muito paranóico e temeroso de se tornar alvo de rituais diabólicos. Nessa época ele começou a se comportar de maneira "peculiar": desenhava símbolos ocultos nas paredes, repetia mantras que deveriam protegê-lo contra feitiços e guardava as unhas aparadas para evitar que elas caíssem nas mãos de bruxos. Bowie havia lido muito à respeito de feitiçaria e por alguma razão passou a acreditar que um cabal de feiticeiros e satanistas estavam atrás dele por motivos nefastos.

O Thin White Duke, um dos personagens mais estranhos de Bowie

Tudo começou com uma obsessão de Bowie por Aleister Crowley, um personagem que à princípio ele achava fascinante e que ele acreditava podia ajudá-lo a transcender sua música e se tornar um astro lembrado pela eternidade. Bowie estudou os livros e material de Crowley, supostamente participou de rituais - em especial magia sexual, e conheceu algumas pessoas que levavam tudo aquilo à sério. Sério demais! Em algum momento ele começou a ficar assustado e cortou relação com aqueles indivíduos metidos com missas negras e todo tipo de bruxaria. É claro, a paranoia de Bowie à respeito do mundo sobrenatural era amplificada por conta da quantidade absurda de cocaína que ele consumia na época. Glenn Hughes, o baixista da banda Deep Purple, diria de Bowie nesta fase de sua vida:

"Ele se sentia inclinado a querer saber tudo sobre Aleister Crowley, mas também queria estudar à respeito dos nazistas e seu interesse pelo oculto. Ele estava completamente ligado nessas coisas. Como um maníaco! Eu achava aquilo estranho e não conseguia acompanhá-lo. Ele estava no limite da paranoia o tempo todo, e também falando sobre coisas que eu não tinha a mínima ideia do que era. Mas de uma coisa eu sei: ele estava assustado! Dizia que havia se metido com pessoas perigosas que por sua vez faziam coisas que o deixaram aterrorizado".

O autor Marc Spitz escreveu o livro "Bowie: Uma Biografia" e também ilustra os devaneios do artista e seu temor quanto ao paranormal, pintando um quadro de Bowie cada vez mais afastado da realidade. Spitz escreveu:

"Bowie no início achava aquilo fascinante. Ele se sentava em casa com uma pilha de droga sobre o tampo de vidro da mesa, um bloco de anotações e vários livros sobre ocultismo. Passava noites acordado lendo sem parar. Estava curioso à respeito de tudo aquilo. Mas em algum momento, ele começou a ficar assustado, talvez achasse que aquilo poderia sobrepujá-lo. Ele passou a ler então "Auto Defesa Psiquica", de Dion Fortune, que se tornou o seu livro favorito. A autora descreve nesse livro como se proteger contra a malevolência paranormal e os malefícios que feiticeiros podem empregar. Bowie acreditava que estava correndo risco e talvez de fato estivesse. Ele havia mergulhado naquilo e passou a temer as consequências. Bowie começou a desenhar pentagramas e símbolos de proteção em todas as superfícies. Acreditava que aquilo poderia mantê-lo em segurança."

Bowie posando com os trajes de sacerdote egípcio como Crowley fez décadas antes

Foi uma época de grande perturbação para o atormentado artista. Alguns amigos se recordam que na época ele dizia estar sob o ataque de pessoas que faziam feitiços e mandavam entidades satânicas para buscá-lo. Durante um show em setembro de 1974, Bowie se convenceu de que seres satânicos ou alienígenas estavam no meio da multidão assistindo ao show com propósitos inescrutáveis. Jeremy Reed, um amigo de Bowie escreveu sobre o incidente em seu livro "Diamond Nebula", no qual conta:

"Ele [Bowie] acreditava que extraterrestres estavam na plateia durante seu show no Anfiteatro de Los Angeles [em setembro de 1974]. As pessoas não conseguiam vê-los, mas Bowie acreditava que os rituais que havia realizado permitiam que ele próprio os reconhecesse. Bowie via pessoas estranhas com  pentagramas prateados pintados na testa. Eles estavam lá na multidão e isso o deixou apavorado. Ele contou  mais de vinte dessas pessoas que ele acreditava serem seres alienígenas. Ele estava com medo durante todo show. Em certo momento ficou com receio de retornar ao palco e de morrer diante de todos."

Foi também nessa época estranha que Bowie teve a experiência mais bizarra envolvendo o sobrenatural. Ele havia se mudado para uma grande mansão em Beverly Hills com sua esposa na época, Angie Bowie. Em seu livro Backstage Passes: Life on the Wild Side, ela escreveu sobre como Bowie estava convencido de que sua piscina havia sido amaldiçoada, e que entidades demoníacas a estavam usando como um portal para nossa dimensão. Na verdade, ele alegaria ter visto um demônio emergir da piscina em pelo menos uma ocasião. Angie escreveu sobre o incidente na piscina e toda essa bizarrice:

"Havia um cubo branco em torno de toda parte interna da piscina. David adorava a piscina e passava muito tempo nela ou ao redor dela. Ele escrevia, lia e compunha ali e aquele se tornou rapidamente seu local favorito na nova casa. Certa noite, quando estava ali sozinho, David disse que viu com seus próprios olhos, uma figura bizarra surgindo no fundo da piscina e emergindo do nada. Algo que ele acreditava ser um demônio! Ele realmente ficou perturbado. Não conseguia nem chegar perto da piscina depois disso."

O espetáculo em setembro de 1974 em Los Angeles

Bowie estava tão temeroso com as supostas forças demoníacas gravitando ao seu redor que o incidente na piscina foi a gota d´água. Ele decidiu que algo precisava ser feito e que a piscina teria de ser exorcizada e limpa de qualquer manifestação sobrenatural que a habitava. Ele cogitou por algum tempo contatar um padre católico, mas um de seus amigos disse conhecer uma pessoa que poderia ajudar naquele problema. Um especialista em enfrentar as forças das trevas! 

A pessoa em questão era uma mulher chamada Walli Elmlark, uma jornalista conhecida por escrever para revistas inglesas de rock, mas também conhecida por suas conexões com o ocultismo e a prática da bruxaria. Muitos artistas a conheciam como a "Bruxa Branca" ou "Bruxa do Rock n' Roll" e já a haviam contratado para limpar alguma força negativa. Timothy Green Beckley, escreveu um artigo sobre Walli e sua conexão com Bowie em seu livro "OVNIs - Bruxaria - Cocaína - A Saga Oculta de Wall Elmlark, A Bruxa 'Rock n' Roll":

"Walli foi criada em uma família judia, mas achou os princípios do paganismo algo bem mais de seu agrado. Ela havia se tornado um membro da fé Wicca, uma forma de paganismo que remontava à Antiguidade e era anterior ao Cristianismo sabe-se lá quanto tempo. Ela foi uma das primeiras a levar aquilo à sério e falar abertamente para todos à respeito de suas crenças sobrenaturais. Walli era muito convincente e muitos artistas, em especial músicos, gostavam de tê-la por perto como uma pessoa interessante. Ela deixava claro que NÃO era uma satanista, nem queria fazer mal a ninguém. Dizia ser uma "bruxa branca" que lançava feitiços benéficos e usava rituais com velas e pedras preciosas para proteger e purificar lugares sob influência maligna. Era exatamente o que Bowie precisava".

Walli Elmlark foi apresentada a David Bowie e eles imediatamente se deram bem. Ele tinha estado no apartamento dela e ouviu várias histórias sobre bruxos e feiticeiros que se aproximavam de pessoas famosas ou importantes. Bowie se sentia ameaçado e temia ser vítima de uma seita de satanistas com quem havia andado algum tempo. Ele acreditava que estes adoradores das trevas queriam usá-lo para algum esquema demoníaco e ele se afastou deles, mas isso pareceu atrair a ira do bando. Eles agora queriam se vingar dele! Bowie acreditava que Walli poderia ajudá-lo e que sua própria vida dependia disso.

A Bruxa Branca Walli Elmlark

Walli concordou em ajudar no exorcismo da piscina de Bowie, e forneceu ao casal feitiços, encantamentos e todos os tipos de talismãs e itens ocultos para a cumprir essa missão. Walli visitou a casa e sentiu que havia realmente algo ruim ali, em especial na piscina. Era algo potencialmente perigoso e maligno - possivelmente enviado por alguém que desejava fazer mal a Bowie. Ela acreditava que a piscina funcionava como um tipo de portal e que através deste algo havia sido invocado.

Numa noite, Bowie, Walli e Angie se reuniram ao redor da piscina e começaram a trabalhar no ritual de purificação. Angie, neste ponto, ainda não acreditava realmente em nada daquilo, mas de acordo com ela, algo muito estranho aconteceu durante o ritual:

"Lá estávamos nós, seguindo as instruções de Walli e com algumas centenas de dólares em livros, talismãs e itens diversos comprados nos finos empórios ocultistas de Hollywood. Ele [Bowie] estava, preparado e pronto. Os livros e bugigangas adequados estavam dispostos em um grande púlpito antiquado que Walli mandou trazer. O encantamento começou e, embora eu não tivesse ideia do que estava sendo dito ou em que idioma estava sendo dito, não conseguia evitar uma sensação estranha de arrepio. Ela ficou repetindo monotonamente aquelas palavras por vários minutos. Não há uma maneira fácil ou elegante de dizer o que aconteceu, então vou ser direta. A certa altura do ritual, a piscina começou a borbulhar. Borbulhou vigorosamente de uma maneira inconsistente com qualquer explicação envolvendo filtros de ar ou bombas de filtragem.

Enquanto David observava isso acontecer em terror absoluto, eu tentava encontrar uma explicação para tudo aquilo, mas não havia. Foi muito, muito estranho... Eu estava tendo problemas para aceitar o que meus olhos viam. Nós dois saímos dali às pressas e deixamos Walli sozinha fazendo o exorcismo.  David me disse para espiar de vez em quando e dizer o que estava acontecendo lá fora. Fiquei de olho pelos próximos quarenta minutos e nada de incomum aconteceu, então, com o coração na boca, abri a porta de vidro e, ignorando os gritos de pânico de David, fui até a borda para ficar ao lado de Walli. Foi então que olhei dentro da piscina.

Eu vi o que vi! Nada pode mudar isso. No fundo da piscina havia uma grande sombra, uma forma, que não estava ali no início do ritual. Tinha a forma de uma coisa bizarra: me lembrou uma daquelas gárgulas retorcidas e atormentadas gritando silenciosamente nas torres das catedrais medievais. Era feio, chocante, malévolo; me assustou muito. Ainda não sei o que pensar daquela noite. Isso vai diretamente contra o meu pragmatismo e minha fé cotidiana na integridade do mundo "normal" e me confunde até hoje. Aquela coisa desapareceu depois do exorcismo, eu não sei explicar o que era e provavelmente é melhor ficar sem saber". 


Bowie e sua esposa se mudariam da residência depois disso. Walli disse que a força demoníaca na casa era poderosa e que seria difícil removê-la por completo. Talvez o melhor fosse realmente não confrontá-la e simplesmente deixar o lugar o quanto antes. Os proprietários subsequentes também aparentemente teriam problemas com a casa. Angie diria sobre isso:

"David, é claro, insistiu que nos mudássemos da casa o mais rápido possível, e nós fizemos isso, mas eu ouvi boatos... os inquilinos subsequentes não foram capazes de remover a presença que estava na piscina. Ela voltava e quem entrava na piscina sentia que havia algo estranho ali. Dizem que uma criança quase se afogou e que depois disso a piscina foi desmontada. Não sei o que pensar à respeito."

Tudo isso é interessante porque, como sua esposa também viu o fenômeno, é difícil atribuir isso ao estilo de vida movido a drogas de Bowie na época. O que diabos estaria acontecendo naquela mansão e naquela piscina? Existe alguma explicação ou foi apenas a imaginação super excitada de um astro da música? Todos sabem que Bowie tinha um grave problema com cocaína na época, mas seria esta a causa de suas ilusões diabólicas? É difícil dizer, e até o próprio Bowie contaria mais tarde que este foi um momento de sua vida no qual ele atingiu o fundo do poço:

"Eu era fascinado por coisas bizarras e perigosas. Paguei por esse fascínio com a pior depressão da minha vida. Minha psique explodiu e se partiu em pedaços. Eu estava alucinando vinte e quatro horas por dia. Eu me sentia como se tivesse caído nas entranhas da terra e por algum tempo imaginei que não haveria saída."

Certamente parece que David Bowie estava em um momento estranho de sua vida, atraído por crenças e obcecado por drogas e coisas que poderiam muito bem ter distorcido seu senso de realidade. No entanto, como explicar as outras testemunhas presentes? Seria apenas uma simples alucinação coletiva ou a piscina da Mansão realmente era um portal para o inferno? Seja qual for a explicação, esse é um capítulo interessante, bizarro e pouco conhecido na vida de um dos maiores ícones da música de todos os tempos.

2 comentários:

  1. Único músico que realmente " esbarrou " em algo " real " em seus estudos sérios sobre ocultismo foi Jimmy Page...inclusive no livro " Quando os Gigantes Caminhavam Sobre a Terra " uma passagem narra o encontro entre um sinistro Page e um aterrorizado Bowie...se há algum artista / músico que, como eu disse, " esbarrou " em algo real e incompreensível para o intelecto humano foi Jimmy Page...( talvez o preço tenha sido alto demais não só para ele mas também para " O Rei Dourado " e Bonzo...aparentemente John Paul Jones foi o único que de certa forma saiu ileso disso tudo...)

    ResponderExcluir
  2. " O Deus Dourado " não rei dourado me confundi

    ResponderExcluir