quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Dagon & Hidra - O Patriarca e a Matriarca dos Abissais


A Raça ancestral dos Abissais habita os recessos oceânicos desde o início dos tempos.

Eles são consideravelmente mais antigos que a humanidade e quando esta ensaiava apenas os seus primeiros passos, a espécie submarino já havia construído majestosas cidades nas profundezas, erguidas com pedra, coral e madrepérola. Acredita-se que os abissais tenham sido escolhidos pelo Grande Cthulhu pouco depois dele e seu seguidores terem chegado à Terra e se fixado na Ilha de R'Lyeh. Segundo as escrituras sagradas dos Abissais, Cthulhu teria escolhido uma raça nativa que habitava os mares da Terra, concedendo a ela a faísca de inteligência que permitiu sua evolução. Esses abissais primitivos imediatamente passaram a adorar o Grande Cthulhu como seu Deus e servi-lo com total devoção.

Os abissais desenvolveram toda uma religião ao redor de Cthulhu, comungando com ele e recebendo suas graças na forma de profecias e magia. Construíram em sua homenagem grandes templos, ídolos e cidadelas de pedra esverdeada tanto na superfície quanto no fundo do mar. Foi um período de grande atividade e desenvolvimento, uma era dourada para os abissais, no entanto, ela estava fadada a terminar de forma abrupta. Uma Catástrofe de Proporções Cósmicas se abateu sobre os Grandes Antigos na forma de um alinhamento estelar que forçou esses titãs a hibernar. Com efeito, R'Lyeh foi tragada para o leito do Oceano Pacífico, levando para as profundezas a Cidadela do Grande Cthulhu. Lá ele aguarda, "não morto, mas dormindo" até que uma novo configuração estelar lhe seja propícia e permita Seu despertar.

Quando Cthulhu adormeceu, os abissais se ressentiram demasiadamente pela perda de sua divindade máxima. O desespero e desesperança varreu sua até então gloriosa civilização, pintando os mares de vermelho com a fúria da guerra e a loucura do genocídio. A ausência repentina de Cthulhu, para guiar e comandar a raça, fez com que os abissais se entregassem numa disputa interna pelo poder que por pouco não os levou à ruína. Essa Guerra Civil devastou suas belas e resplandecentes cidades submersas e quase causou sua completa extinção. Contudo, os abissais conseguiram superar esse momento dramático de sua existência apoiando-se em crenças comuns que uniram uma vez mais a espécie. 

Nesse contexto, a devoção aos dois semideuses Dagon e Hidra foi essencial.


Os teóricos do Mythos se dividem quanto a identidade de Dagon e Hidra e sua origem. Existe a teoria defendida pelo nefasto tomo, o Chaat Aquadingen, que afirma serem eles dois Abissais incrivelmente antigos, possivelmente os primeiros a receber a benção de Cthulhu milhões de anos atrás. Eles teriam sido incumbidos da tarefa de formar as primeiras gerações de abissais que serviriam ao Grande Antigo e edificar sua civilização. Os dois seriam, portanto, os Patriarcas da raça inteira, apontados pelo Deus Máximo como seus prelados. Através dessa hipótese, desde o início dos tempos, só teria havido um Dagon e apenas uma Hidra, e estes, como seres imortais que são, estão destinados a ocupar para todo sempre a função que lhes foi atribuída.

Há correntes de estudiosos do Mythos, no entanto, que consideram Dagon e Hidra, como um tipo de título honorífico entre os abissais, atribuído a diferentes indivíduos especialmente escolhidos para assumir o papel dos patriarcas quando necessário. De tempos em tempos, portanto, o surgimento de um abissal com as características desejáveis o tornariam apto a assumir o posto. Essa teoria explicaria porque Dagon e Hidra seriam descritos de maneiras tão distintas em diferentes momentos da história. É provável que a verdade repouse em um meio termo entre as duas hipóteses, mas não há como saber ao certo visto que apenas os alto-sacerdotes abissais conhecem esses mistérios e os conservam na forma de cânone religioso.    

Seja como for, segundo as tradições abissais, sempre houve Dagon e Hidra, ainda que eles tenham assumido papel de importância apenas quando Cthulhu desceu à sua Cripta Submarina. Embora não sejam considerados como divindades, eles passaram a ser venerados pelas tribos abissais e tratados como os Genearcas de toda linhagem. É por essa razão que algumas tribos se referem a eles como Pai Dagon e Mãe Hidra, respectivamente o patriarca e a matriarca de todos os Abissais. Uma outra possibilidade aventada em manuscritos é que os dois teriam sido os primeiros a ouvir as emanações psíquicas projetadas pelo Grande Cthulhu e que isso lhes deu o status de abençoados. Quando os dois se tornaram os líderes incontestáveis entre os abissais, as disputas e guerras entre os membros da raça foram encerradas imediatamente. Com dois líderes para guiá-los, e interpretar a vontade de Cthulhu, a raça voltou ao seu caminho. Desde então eles gozam de igual status com os mesmos privilégios e prerrogativas. Os abissais devem a eles completa devoção e suas ordens são inapeláveis.


Os ritos oferecidos a Dagon e Hidra se diferem daqueles criados para louvar Cthulhu. Uma vez que não são tratados como deidades, tampouco existem templos dedicados a eles, ainda que os tabernáculos submarinos da entidade maior possuam por vezes estátuas de Dagon e Hidra sempre dispostos à direita e à esquerda de Cthulhu, que ocupa o espaço central. Os Sacerdotes abissais respondem diretamente aos dois, como se eles fossem também líderes espirituais da raça. Há rituais específicos que apenas Pai Dagon ou Mãe Hidra podem oficializar e por isso eles são frequentemente invocados para dar seu vaticínio. 

Uma vez que a população de abissais está dispersa pelos oceanos do planeta, seria de se esperar que Dagon e Hidra não tivessem um lar permanente, contudo os dois parecem habitar com mais frequência uma determinada região do Pacífico Sul nas coordenadas 15° 0′ 0″ S, 115° 0′ 0″ W, ao noroeste de R'Lyeh. Essa entretanto não é a única das possíveis moradas de Dagon e Hidra, que também teriam covis nas proximidades da Ilha Polinésia de Rurutu, nas cercanias de Tonga e também na Micronésia, sempre em regiões marítimas abismais. Outra possível localização é nas profundezas do Estreito de Luzon que divide Taiwan e as Filipinas.

Existe uma teoria controversa de que Dagon e Hidra utilizam portais dimensionais criados na época da dominação de Cthulhu. Estes teriam afundado milhões de anos atrás junto com as ilhas construídas pelo Grande Antigo, mas ainda estariam em funcionamento. Utilizando esses portais, ativados por obeliscos de pedra branca, criados especialmente para esse fim, os dois seriam capazes de cruzar enormes distâncias marítimas em segundos. A localização exata desses obeliscos é desconhecida, mas acredita-se que leituras de misteriosos sons submarinos, possam ser causados por picos de energia desses artefatos ancestrais. Alguns teóricos cogitam ainda que estes obeliscos podem ser a causa dos numerosos naufrágios ocorridos no Triângulo das Bermudas e em Ma-No-Umi, o infame Triângulo do Diabo no Mar do Japão. 


É um fato que algumas das ilhas naufragadas que compunham os domínios de Cthulhu por vezes vem à superfície trazendo consigo não apenas estes misteriosos obeliscos, mas todo tipo de artefato místico. Os Abissais fazem um criterioso acompanhamento desses fenômenos e geralmente zelam pela proteção dos objetos, tidos como sagrados que emergem com as ilhas. Por vezes, entretanto, alguns destes objetos são acidentalmente recuperados por humanos.

Dagon e Hidra também são venerados por cultistas humanos e híbridos que devotam a eles grande importância. No passado, a Civilização Fenícia foi pioneira em sua devoção à Dagon que se tornou uma das deidades centrais entre os povos cananitas. Nem todos os cultos humanos compreendem exatamente qual a natureza dos dois, tratando-os muitas vezes como deuses verdadeiros. Há incontáveis interpretações equivocadas que colocam Dagon como um Avatar de Cthulhu ou que tratam dele como Herdeiro (ou mesmo filho) do Grande Antigo. Os cultos que contam com a assistência de abissais são consideravelmente mais bem esclarecidos a respeito dos Genearcas.

Apesar de sua flagrante importância para os Abissais, Dagon e Hidra passam a maior parte de seu tempo dormindo em fissuras no leito oceânico abaixo de densas camadas de algas e sujeira. Eles podem passar meses, ou mesmo anos dessa maneira se não forem perturbados. Quando invocados da forma correta pelos seus cultistas, respondem prontamente. Seu propósito inclui oficializar rituais importantes, abençoar seus servos e receber sacrifícios. Por vezes, eles podem ser invocados também para defender uma cidade sob ameaça ou para vingar a morte de abissais. Contudo, um sacerdote jamais será tolo de convocar qualquer um deles sem uma boa justificativa.


Os Genearcas Abissais tem uma aparência condizente com os demais membros de sua espécie. A principal diferença e a que chama mais atenção, sem dúvida, diz respeito ao tamanho. Enquanto os abissais possuem uma estatura mediana equivalente aos seres humanos, Dagon e Hidra são consideravelmente maiores. Enquanto o Patriarca mede algo em torno de 6 metros de altura, Hidra, assim como as demais fêmeas da espécie, é discretamente maior, com pouco menos de 7 metros. Ela também é mais pesada, atingindo pelo menos 5 toneladas de peso corporal. Os dois possuem uma forma humanoide, erguendo-se sobre duas pernas e caminhando de forma ereta quando necessário. Os braços são alongados, terminando em mãos com quatro dedos e um polegar oposto semelhante à mão humana. Elas são espalmadas com uma camada de pele entre os dedos que os ajuda a nadar. Essa mesma camada surge também nos pés que são largos e compridos como nadadeiras. Na ponta dos dedos se projetam garras ósseas rígidas e afiadas. A cabeça de ambos é chata e compacta, praticamente fundida ao tronco sem um pescoço. O crânio é rígido e extremamente resistente, com protuberâncias ósseas protetoras nas laterais e sobrancelhas. Os olhos são grandes e arredondados, globos cristalinos destituídos de pálpebras e com uma coloração amarelada. Não possuem nariz ou orelhas, mas sim fossas bem evidentes e fendas como guelras na junção da cabeça com os ombros. A bocarra é larga, rasgada e profunda com uma mandíbula musculosa de onde despontam fileiras de dentes afiados. Estes se projetam para fora quando a boca abre, permitindo uma mordida mais eficiente, como a de um tubarão.   

São anfíbios, podendo sobreviver na terra, embora claramente estejam mais adaptados à vida no meio aquático. Fora do seu habitat principal eles se movem mais devagar e de modo vacilante, mas na água são excelentes nadadores se deslocando velozmente podendo atingir até 50 quilômetros por hora. Como ocorre com os abissais, eles precisam de certo grau de humidade para regular seu organismo e ambientes demasiadamente secos ou quentes causam muito incomodo. Dagon e Hidra possuem uma pele rígida e úmida de cor azul-esverdeada, com placas de escamas distribuídas em determinados pontos de seu corpo. A densidade da epiderme combinada com as placas escamosas concedem uma proteção eficiente contra a maioria dos ferimentos que lhe possam ser dirigidos. Ela se mostra resistente a armas brancas, sendo extremamente difícil de ser perfurada ou lacerada por lâminas ou arpões. Mesmo projéteis disparados por armas de fogo tendem a resvalar na proteção natural, ainda que munições mais potentes e explosivos consigam atravessar a couraça que os reveste. 

Se necessário, eles podem lutar, usando a seu favor uma força física condizente com seu porte gigantesco. É mais comum ver Dagon envolvido em combate do que Hidra, mas ambos são extremamente perigosos. Quando forçados a enfrentar oposição em terra, seus movimentos envolvem agarrar os inimigos e em seguida desmembrá-los. Eles são fortes o bastante para arrancar um braço com um simples puxão ou partir uma coluna vertebral com pouco esforço. Na água, entretanto, é quando eles se tornam mais perigosos. Sua tática comum consiste de agarrar o alvo e em seguida puxá-lo para as profundezas com o intuito de afogar ou causar danos consideráveis em criaturas não adaptadas à pressão. Sendo extremamente rápidos, um mergulho da superfície para 50 metros de profundidade pode acontecer em poucos segundos. Outro método de ataque envolve nadar velozmente do fundo para a superfície com o objetivo de abalroar o alvo. Dessa maneira um ataque direto pode até afundar pequenas embarcações. Finalmente, usam uma mordida devastadora que pode secionar facilmente o corpo de um homem adulto. Essa pressão de mordedura supera consideravelmente a do Crocodilo do Nilo, que dentre os animais possui a mordida mais poderosa. Os dentes são fortes e afiados como facas e combinados com a prodigiosa musculatura da mandíbula, tornam a mordida uma arma letal. Ela é capaz de destroçar ossos, perfurar órgãos internos e rasgar facilmente porções inteiras de carne.


Os sentidos de Dagon e Hidra são bem mais desenvolvidos na água do que na superfície. Eles conseguem sentir alterações súbitas na temperatura e pressão, bem como captar mínimas vibrações e ruídos submarinos quase indetectáveis. A visão é perfeitamente adaptada para a escuridão dos abismos oceânicos. Fora da água são bem menos eficazes e os dois se confundem com sons altos e agudos. Forte luminosidade e uma quantidade considerável de fogo também causam incômodo e podem ser elementos capazes de forçá-los de volta ao mar.

Há representações dos Genearcas Abissais em estátuas talhadas por cultistas e nas páginas amareladas de tomos de magia onde os dois aparecem estranhamente diferentes. Por vezes, Dagon possui múltiplos braços, pares adicionais de olhos e um corpo que parece estranhamente maleável. Hidra por sua vez já foi descrita como uma serpente marinha e como uma forma amorfa encoberta por um nevoeiro cinzento. É possível que estas representações decorram de lendas e histórias marinhas, mas alguns acreditam que Dagon e Hidra são capazes de adotar formas distintas. Uma das profecias dos Abissais envolve a crença de que, quando o despertar de Cthulhu estiver próximo, Dagon e Hidra passarão por mudanças significativas para melhor servir seu mestre. Seis seguidores aguardam ansiosamente esses sinais.

2 comentários: