quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Irmãos Siameses - A incrível vida dos Gêmeos unidos originais


Os Gêmeos Siameses originais realmente eram do Sião, antiga Tailândia. 

Foram os gêmeos Cheng e Eng Bunker que praticamente ajudaram a criar o termo "Gêmeos Siameses" que passou a designar irmãos gêmeos de alguma forma unidos.

Nascidos em 1811 em um pequeno vilarejo nos arredores de Bangcoc, desde bebês eles foram tratados como maravilhas anatômicas da natureza. Uma anomalia pela primeira vez estudada criteriosamente pelos médicos e compreendida. Eram gêmeos totalmente formados, ocupando corpos separados, conectados por uma pequena camada de quatro polegadas de pele que os juntava pelo estômago.

Obviamente eles não foram os primeiros gêmeos unidos do mundo. A condição já era bem conhecida e descrita por médicos há séculos, contudo, eles se tornaram tão populares durante suas vidas que muitos os consideravam uma das maiores atrações do mundo. Nos dias atuais, muitas pessoas torcem o nariz para esse tipo de coisa, afinal não parece correto explorar as características únicas das pessoas para ganhar dinheiro. Quanto mais, quando essas características podem ser compreendidas como defeitos ou deformidades.

A grande diferença é que Cheng e Eng jamais encararam a sua condição como algo aberrante ou vergonhoso. Eles sempre disseram que por estarem juntos eram duas vezes mais fortes e duas vezes mais inteligentes que os outros. Os irmão sempre se recusaram a ser tratados como cidadãos de segunda classe e se esforçavam para ter uma vida absolutamente comum.

Além disso, é preciso entender que aqueles eram outros tempos, e que para indivíduos como os "Irmãos Siameses" a vida circense podia ser surpreendentemente boa. De fato, eles tinham bem pouco a reclamar de sua condição única.


Nascidos em uma pequena cidade pesqueira, os pais dos rapazes eram imigrantes chineses que haviam imigrado para o país vizinho em busca de melhores condições de vida. Quando as crianças nasceram, algumas pessoas no vilarejo consideraram aquilo um sinal de má sorte, como se a família tivesse sido amaldiçoada pelos deuses. Os pais das crianças, no entanto conseguiram convencer seus vizinhos supersticiosos que eles haviam sido abençoados.

A medida que o tempo passava, os moradores do vilarejo foram aceitando as crianças, esquecendo o detalhe que as tornava únicas, tratando-as como qualquer outra criança. Os gêmeos eram brincalhões e esforçados e logo se tornaram conhecidos e muito bem quistos por todos. Trabalhavam como pescadores à bordo de navios e como hábeis mergulhadores em busca de pérolas.   

Infelizmente, após uma longa viagem, os rapazes retornaram para casa apenas para descobrir que havia se instalado na região uma terrível epidemia de Cólera. Sua aldeia foi devastada e centenas de pessoas morreram, inclusive o pai e 6 outros irmãos. Pior que a doença, a tragédia que os atingiu em cheio, fez a família enfrentar enormes privações. A coisa chegou a tal ponto que tiveram de se mudar para outro lugar em busca de melhores condições de vida.

Sem emprego, os rapazes descobriram que podiam obter seu sustento se apresentando nas ruas. Eles  ficavam perto de portos, onde estrangeiros se surpreendiam com seus truques que incluíam acrobacias, malabarismo e mágica. Em algumas ocasiões os rapazes causavam sensação nadando e pedindo que objetos fossem atirados na água para que eles mergulhassem e os recuperassem.
   
Sua fama chegou até a Capital e o Rei Rama III os convidou para conhecer a Corte como seus  convidados de honra. O monarca lhes ofereceu jantares suntuosos e os apresentou a ilustres dignitários como dois valorosos súditos que abrilhantavam sua corte. Por serem inteligentes e comunicativos, o Rei chegou a oferecer a eles um serviço diplomático, contratando-os como emissários e enviando-os para reinos vizinhos onde sua presença causava sensação.

 

Os dois continuavam a se apresentar nas ruas e numa ocasião o espetáculo acabou atraindo a atenção de um mercador e investidor escocês chamado Robert Hunter. Quando ele viu os dois irmãos nadando em um rio, pensou que se tratava de uma criatura mitológica em carne e osso. Mas assim que entendeu que se tratava de gêmeos idênticos unidos, dotados de habilidades únicas, ele os convidou para um jantar na companhia de seu sócio um capitão americano chamado Abel Coffin. Os dois estavam prestes a partir para a América e queriam convencer os irmãos siameses a vir com eles para apresentar ao resto do mundo. Os irmãos concordaram, desde que fosse pago à sua mãe uma boa soma em dinheiro para que ela ficasse bem. A seguir, o próprio Rei do Sião teve de ser convencido a autorizar a partida dos irmãos, já que ele não queria abrir mão de seus artistas favoritos.

Todos os preparativos foram cumpridos e os gêmeos de 17 anos, Chang e Eng estavam prontos para conhecer o mundo em sua primeira turnê mundial. 

Quando o navio chegou à Boston, Hunter e Coffin ficaram à cargo dos preparativos para o espetáculo. Os homens arranjaram uma enorme tenda de circo e mandaram imprimir uma série de posters de publicidade anunciando os "Gêmeos Siameses" ou "Os Rapazes Duplos do Oriente Distante" a maior atração do outro lado do mundo. Os gêmeos ficaram imediatamente incomodados pelo tipo de propaganda apelativa que os chamava de "monstros", "aberrações" e "esquisitos". Foi necessário que Hunter explicasse que espetáculos como aquele, com "pessoas diferentes" eram muito populares no ocidente, com pessoas se acotovelando para vê-los.

Quando um dos gêmeos perguntou o que deveriam fazer, Hunter teria dito: "Vocês não precisariam fazer nada, mas como vocês são artistas, melhor ainda! Façam o que sempre fizeram e o público ficará enlouquecido!"

Conforme esperado, as apresentações da dupla se tornaram uma sensação imediata. 


Enormes filas se formavam para ver os espetáculos circenses nos quais eles cantavam dançavam, saltavam, equilibravam objetos e realizavam pequenos truques de mágicas. No entanto, o que mais atraía os curiosos não era o talento dos dois, algo claro, mas o fato deles serem gêmeos unidos. O sucesso dos "Gêmeos Siameses" era tamanho que eles não ficaram apenas em Boston, fazendo turnês que os levou para Nova York, Philadelphia, Chicago e San Francisco sempre com um sucesso incrível. Eles chegaram a realizar uma turnê no Reino Unido e na Irlanda, atravessando o Atlântico para se apresentar diante de plateias estarrecidas que os aplaudiam efusivamente.

Acredita-se que eles se apresentaram para mais de 300 mil pessoas ao longo de cinco anos, ganhando uma pequena fortuna para seus empresários. Quando completaram 21 anos de idade, os gêmeos conseguiram extinguir legalmente seu contrato e se tornaram seus próprios agentes. Os dois se mostraram ambiciosos homens de negócios e chegaram a empreender uma segunda viagem para a Europa que os levou para Paris, Antuérpia, Copenhaguen, Haia e várias outras cidades. Durante a turnê os irmãos colecionaram escândalos que a imprensa categorizou como um verdadeiro show de "jogo, bebedeira e vadiagem".

Em 1836, os irmãos chegaram a conclusão que tinham dinheiro o bastante para se estabelecer na América e decidiram se aposentar no auge da fama. Eles eram uma das maiores sensações dos shows de vaudeville e a decisão foi vista com enorme surpresa. 

Em 1839, Chang e Eng assumiram o nome americano Bunker e decidiram se estabelecer em uma fazenda de 110 acres em Traphill, Carolina do Norte. A decisão foi um tanto estranha, a Carolina do Norte era um lugar afastado na época, bem diferente dos ambientes cosmopolitas que os dois estavam habituados desde a adolescência. Ainda assim, a localização era perfeita para quem estava determinado a ter uma vida ordinária dali em diante. Uma "vida normal" nessa época consistia em administrar uma Fazenda de Algodão no coração do Sul dos Estados Unidos em uma época pré-Guerra Civil. Os Irmãos Bunker, os primeiros orientais a se estabelecer em Traphill eram donos de cerca de 20 escravos que cuidavam da plantação o que os colocava alguns degraus acima da classe média.

Pouco tempo depois, já fixados na comunidade local, Cheng acabou se apaixonando. Ele e seu irmão haviam se tornado amigos de duas moças locais, irmãs chamadas Adelaide e Sarah Yates, filhas de um outro fazendeiro. Cheng caiu de encantos por Adelaide, enquanto Eng, embora não sentisse nada por Sarah, acabou concordando em cortejá-la. Os irmãos fizeram uma proposta de casamento que foi aceita pelas moças e com a anuência da família delas.


Mas foi então que as coisas saíram do controle! Os "respeitáveis" habitantes de Traphill podiam concordar em ter como vizinhos uma dupla de "gêmeos chineses", podiam até aceitar que eles tivessem muito dinheiro e escravos, mas não estavam dispostos a ficar em silêncio diante de um casamento inter-racial entre homens amarelos e mulheres brancas. Ainda mais um casamento à quatro, como a união era chamada.

Alguns encrenqueiros ligados à Klu Klux Klan chegaram a invadir a fazenda com o intuito de atear fogo na plantação de algodão, mas os Bunker se precaveram e contrataram seguranças que colocaram os racistas para correr. Depois disso, a despeito das queixas dos moradores, o casamento foi celebrado.

Os gêmeos Bunker e as irmãs Yates se casaram em uma cerimônia ecumênica budista-cristã para choque total da conservadora sociedade local. Os dois casais compartilhavam de uma mesma cama reforçada construída sob medida e que aparentemente viu muito uso nos anos que se seguiram. Juntos os Irmãos Bunker e suas respectivas esposas produziram nada menos do que 21 crianças.

A união foi um dos maiores escândalos figurando em jornais em todo sul dos Estados Unidos. Uma mulher chegou a culpar os Bunker por um aborto espontâneo que ela sofreu depois de apenas encontrar com eles na rua. Mas Cheng e Eng não se importavam com nada disso. Tudo o que eles queriam era ter uma vida normal, sem se importar com o que podiam pensar seus vizinhos.

Com os negócios prosperando os irmãos mandaram construir duas casas. Eles então dormiam três noites na casa que pertencia a Cheng e Adelaide, depois outras três na que pertencia a Eng e Sarah.         

As coisas ficaram complicadas para os Bunker quando estourou a Guerra Civil Americana. A Família investiu parte de sua fortuna no esforço de Guerra Confederado que era uma aposta arriscada. Quando a guerra terminou com a derrota dos estados do sul, os Bunkers se viram à beira da bancarrota. Eles perderam sua fazenda, os campos e as propriedades.

Com poucas opções, os patriarcas da Família tiveram de retornar aos espetáculos circenses.

Porém, agora com mais de 50 anos, eles já não tinham mais o mesmo espírito empreendedor e não despertavam o mesmo interesse por parte do público. Chang acabou caindo em uma terrível depressão, agravada pelo fato de que Adelaide acabara falecendo em decorrência de uma longa doença. Para piorar, ele começou a beber cada vez mais, enquanto Eng que era abstêmio e jamais havia tocado em bebida precisava acompanhá-lo.

Após sofrer um severo derrame em 1870, Chang se tornou pouco mais do que um peso para Eng carregar. A turnê foi cancelada e eles tiveram de pagar uma fortuna em compensações. Eng se viu forçado a utilizar um sistema de cordas e polias que o ajudavam a carregar seu irmão que perdera o movimento do lado direito do corpo, como se fosse uma marionete.

À essa altura, os irmãos conversavam à sério a respeito de algo que jamais haviam cogitado até então: realizar uma cirurgia que os separasse. Desde a infância, a medicina havia progredido o bastante para que médicos acreditassem ser possível realizar a separação. Infelizmente antes que o plano fosse colocado em curso, Cheng acabou contraindo pneumonia.   

 

No dia 17 de julho de 1874 , um dos filhos de Eng foi até a cama onde eles dormiam para examinar o tio que estava muito fraco. Alarmado ele reparou que ele estava imóvel e sem pulsação. Disse então ao pai: 

"Tio Cheng está morto!"

"Nesse caso, eu também irei morrer logo", respondeu Eng de maneira resignada.

Menos de três horas mais tarde, ele de fato também havia morrido. Em seus momentos finais pediu para que o corpo de seu irmão fosse colocado o mais perto possível dele para que os dois partissem juntos.

Os mundialmente famosos Gêmeos Siameses tinham 63 anos quando faleceram.

Os corpos dos irmãos foram doados à ciência, um pedido feito por médicos que desejavam dissecá-los, fotografá-los e estudá-los. Os dois haviam concordado poucos meses antes e tudo foi feito com anuência da família que respeitou sua vontade. Os corpos foram levados para o College of Physicians of Philadelphia onde os cadáveres finalmente foram separados.

Chang, os médicos concluíram, morreu em decorrência de um coágulo sanguíneo que se desprendeu, mas ninguém foi capaz de determinar a causa da morte de Eng. Por muito tempo, acreditava-se que ele tivesse morrido de tristeza já que estava em perfeitas condições de saúde. De acordo com a medicina moderna, os irmãos não poderiam ser separados por estarem conectados pelo fígado. Uma cirurgia seria fatal para ambos. Um molde do corpo dos irmãos, feito em gesso foi feito pelos médicos. Ele se encontra em exposição no Museu de Medicina Mütter na Filadélfia. 


Os dois artistas deixaram um enorme legado. Eles serviram de inspiração para um conto de Mark Twain, foram personagens de diferentes novelas e foram lembrados em filmes, séries e até mesmo num monumento que se encontra na Carolina do Norte. Mais do que isso, eles foram eternizados pelo termo que designa aqueles que nascem unidos como eles, "Gêmeos Siameses".

Nos dias atuais, eles tem mais de 1500 descendentes diretos, muitos dos quais presentes todo ano no encontro da família Bunker que acontece em Traphill. Há vários gêmeos na família, mas nenhum deles unidos. 

"Juntos era a única forma deles existirem quando vivos. Hoje, após a morte, eles não são capazes de ficar separados". 

Os dois foram enterrados em uma sepultura conjunta onde ficarão pela eternidade.

Um comentário: