sábado, 31 de julho de 2021

Algo estranho nos céus da Colônia - O Primeiro caso de OVNI nos Estados Unidos


É difícil estabelecer uma data para o início da mania a respeito de OVNI nos Estados Unidos, mas existem algumas narrativas realmente curiosas. O avistamento de Kenneth Arnold em 1947 frequentemente aparece na lista, assim como a suposta queda de um disco voador em Roswell, Novo México, no mesmo ano. Estes são os casos que inauguraram a febre do fenômeno OVNI e deram início a toda moda de "discos voadores". Contudo houve avistamentos e incidentes que vão muito além desses marcos consolidados. De fato, os primeiros relatos de OVNI no país são bem anteriores aos incidentes de Arnold e Roswell. 

Muito mais antigos!

O primeiro avistamento inexplicável envolvendo algo estranho nos céus do Novo Mundo foi testemunhado e documentado no ano de 1639.

No início do século XVII, colonos puritanos ingleses estabeleceram a Colônia de Massachusetts, que se tornou o segundo maior assentamento na Nova Inglaterra, atrás apenas da Colônia de Plymouth. Uma figura muito importante na época era um advogado chamado John Winthrop, que estava encarregado de trazer colonos para a América. Ele serviu como Governador da colônia por 12 anos a partir de 1629 e foi fundador de várias outras comunidades ao longo da Baía de Massachusetts. Winthrop era conhecido como um líder autoritário e uma espécie de fanático religioso (o que na época era tido como algo bom!), contrário à democracia pura, chamando-a de "a pior e mais perigosa forma de governo". 

Apesar disso, ele ainda era um líder e político respeitado que deixou sua marca no início da história dos Estados Unidos, com alguns de seus textos influenciando políticos até os dias atuais. Contudo, um dos aspectos menos conhecidos sobre o sujeito é que ele escreveu narrativas muito estranhas em seus diários, incluindo aquelas que provavelmente são os primeiros relatos sobre OVNIs feitos por europeus no Novo Mundo.

O Governador Winthrop

Escondido entre as páginas de vários relatos mundanos da vida colonial consta uma entrada muito curiosa datada de 1º de março de 1639. Nela Winthrop escreve sobre um incidente muito bizarro e envolvendo um homem chamado James Everell, que ele atesta ser um "discreto, sóbrio homem temente à Deus". De acordo com Winthrop, Everell estava remando com outros dois colegas por uma seção do Muddy River, a cerca de três quilômetros da vila de Charlestown, quando viram uma "grande luz no céu que parecia ir e vir, como se dotada de vontade própria". Ele descreveria o acontecimento da seguinte forma:

"Voava pelo céu, para cima e para baixo em grande velocidade. Por vezes, parava no ar e ficava ali por longos minutos brilhando. Então de repente, precipitou-se velozmente em direção ao chão. Nos aproximamos para ver do que se tratava e descobrimos que tinha cerca de três metros quadrados e que havia pegado fogo; ficamos observando por alguns minutos, então se ergueu do solo e voou velozmente, tão rápido quanto uma flecha em direção a Charlton [Charlestown]. Várias outras pessoas confiáveis viram a mesma coisa subindo e descendo por cerca de duas ou três horas."
 
Os homens alegaram que, após o avistamento, inexplicavelmente se viram transportados cerca de uma milha rio acima, sem nenhuma ideia ou memória de como haviam chegado lá, sem qualquer noção do tempo que havia transcorrido. Este é um detalhe estranho, pois marcaria este incidente não apenas como o primeiro relato de um OVNI nas colônias, mas também o primeiro relato de perda de tempo e possivelmente o primeiro de abdução alienígena. 

Uma das explicações na época era que os homens apenas haviam visto luminosidade de um fenômeno causado pelo gás do pântano, algo denominado ignis fatuus, que é causado pela combustão da matéria orgânica em decomposição. Outros trataram o incidente como a queda de um meteorito. Finalmente, um cético chamado James Savage, acrescentou sua própria nota de rodapé sobre o avistamento em seu diário, dizendo:

"O relato sobre ignis fatuus [luz pálida do solo pantanoso] pode facilmente ser creditado a um testemunho menos respeitável do que aquele que foi feito. Alguma ação do diabo, ou outro poder além dos agentes habituais da natureza, pode ser o responsável, mas provavelmente ele foi imaginado pelos relatores e ouvintes. Já a maravilha de serem carregados uma milha contra a maré demonstra se tratar de mera imaginação. Talvez tenham sido levados, durante o espanto de duas ou três horas, por certa distância, pelo vento ou pela maré, nada mais".

.

No final, nem o gás do pântano nem os meteoritos realmente parecem explicar adequadamente o que os homens relataram conforme escrito no diário de Winthrop e, considerando que só é mencionado em uma entrada e aconteceu há muito tempo, provavelmente nunca saberemos com certeza. Mas curiosamente, este não é o único relato estranho encontrado nos diários de Winthrop. 

Cinco anos mais tarde há outra anotação datada de 18 de janeiro de 1644, que faz menção a uma luz misteriosa erguendo-se da água. Esta foi avistada por várias testemunhas, sobretudo barqueiros perto de Boston que se assustaram com o incidente. Esta luz assumiu uma forma "alongada e brilhante" e "voou uma pequena distância sobre a cidade, sendo vista por muitas pessoas antes de desaparecer". 

Algumas semanas depois disso, outra entrada de diário menciona novo relatório ocorrido nos arredores do Porto de Boston, no qual Winthrop descreve:

"Uma luz muito forte surgiu a nordeste de Boston e sobrevoou a Ilha de Nottles. Outras luzes menores também foram vistas circulando sobre ela. Estas se reuniram por alguns instantes antes de se separarem voando na direção da colina da ilha onde sumiram. Essas luzes pareciam lançar chamas e às vezes faíscas que faziam o céu se iluminar. Era cerca de oito horas da noite, já estava escuro e o acontecimento foi testemunhado por muitos que se colocaram nas ruas para observar. Quase ao mesmo tempo, uma luz semelhante foi vista entre Boston e Dorchester segundo diversas pessoas piedosas que trouxeram a notícia. Cerca de 14 dias depois, as mesmas luzes foram vistas por outras pessoas do outro lado da cidade."

Winthrop escreveria mais tarde que as luzes eram provavelmente os fantasmas de marinheiros que haviam morrido em um naufrágio poucos meses antes na Ilha de Nottles. A embarcação havia explodido após um incêndio no armazém de pólvora matando 12 homens. Não se sabe exatamente o que levou o Governador a levantar essa hipótese e correlacionar os eventos. 


Seja lá o que fosse, é um relatório muito bizarro e difícil de classificar. Os incidentes só aparecem nessas entradas e não são mencionado posteriormente, nos deixando sem maiores detalhes. O caso inteiro é muito estranho e nos faz imaginar o que diabos aquelas pessoas estavam vendo. 

Será que há algo de real em alguma dessas narrativas e se sim, o que eram essas luzes afinal de contas? Sabendo da reputação do Governador Winthrop, é difícil acreditar que ele teria inventado tudo isso ou feito algum tipo de piada. 

As misteriosas luzes sobre a Colônia de Massachusetts provavelmente jamais serão corroboradas ou explicadas satisfatoriamente, mas constituem uma fascinante estranheza histórica creditada como o primeiro avistamento de algo inexplicável nos céus do Novo Mundo.

8 comentários:

  1. Nossa, lembrou demais o capítulo de South Park em que os meninos assistem o canal History, para fazer um trabalho escolar sobre os Pioneiros Americanos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Dia de Ação de Graças no History Channel" T15E13

      "-Será que eram Visitantes ou alguma outra coisa?"

      Excluir
    2. acho que ainda não vi esse. thanks.

      Excluir
  2. Pois é. Acontece que, milênios antes, os indígenas NORTE-AMERICANOS já avistavam essas luzes voadoras. E isso por toda a América: do atual Alasca à atual Patagônia. E só pra lembrar: americano é todo aquele que é da América. América é continente, não país.

    ResponderExcluir
  3. "Winthrop era conhecido como um líder autoritário e uma espécie de fanático religioso (o que na época era tido como algo bom!)"

    e hoje tbm

    ResponderExcluir
  4. "contrário à democracia pura, chamando-a de ["a pior e mais perigosa forma de governo"]". não está totalmente errado.

    ResponderExcluir