quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Equipamento Básico - Objetos iniciais para cada Investigador


A questão é simples e direta: "As ocupações em Chamado de Cthulhu possuem alguma espécie de Starter Pack de equipamentos"?

A pergunta foi feita pelo leitor Lucas Bezerra no Grupo Mundo Tentacular no Facebook e realmente é uma ótima questão. Infelizmente a resposta é não...

Diferente de outros RPG em que o Equipamento dos personagens desempenha um papel central nas histórias, em Chamado de Cthulhu existe uma maior flexibilidade quanto ao que seu personagem possui, carrega ou detém como seu. O equipamento não é algo central nas histórias, mas compreendo que determinar o que o personagem tem ou deixa de ter em um determinado momento da história é algo relevante.

Pensando nisso, cheguei a esse artigo. A ideia dele é simples: Pegar 10 ocupações clássicas descritas no Livro do Guardião e definir quais são os equipamentos básicos iniciais dos personagens.

Usei como parâmetro o Nível de Crédito dos Personagens que "é a medida do quão próspero e financeiramente confiante o personagem parece ser" dentro de sua ocupação. Isso significa que um médico de interior (com Nível de Crédito 30) não pode ter acesso a instrumentos de qualidade? Significa obrigatoriamente que um detetive raia-miúda não pode ter uma pistola automática? Significa que um Diletante sempre vai ter um avião abastecido e preparado no Hangar?

Não necessariamente!

A palavra final, como sempre deve ser do Guardião, e a ele cabe a decisão final quanto aos objetos e equipamentos em poder dos personagens. Este artigo fornece linhas gerais sobre o que seria razoável e o que os personagens dentro de cada ocupação poderiam dispor no início de suas carreiras.

Meu Antiquário precisa ter Gravata Borboleta? Meu Diletante precisa ter Tacos de Golfe? Claro que não... essa é apenas uma sugestão para dar uma cor ao personagem, nada além disso. Lembre-se ainda que esse é o equipamento digno de nota, se o personagem não tem nenhum sapato entre seus objetos pessoais isso não significa que ele anda por aí descalço (!), simplesmente que ele não tem sapatos dignos de nota.

Use o que achar interessante, desconsidere o resto, pegue ideias de outros lugares e misture como achar melhor. Isso é uma House Rule, use conforme for conveniente.

Vestimenta de Acordo com o Nível de Crédito:

Primeiro de tudo, as roupas. Os anos 1920-1930 foram notáveis pela moda e pelo estilo de se vestir. A roupa dizia muito a respeito de quem era a pessoa e seu status na sociedade, por isso, é justo que as roupas estejam divididas em categorias de acordo com o Nível de Crédito do Personagem.

As roupas são sugestões para os personagens, lembre-se, não é necessário seguir à risca essa relação. 

Nível de Crédito 0: Pobretão

Roupas feias, fora de moda, sujas ou antiquadas com furos, rasgões e buracos aparentes. Realmente chamam a atenção pela falta de qualidade e péssimo estado de conservação.

O que Usar: Camisa simples ou Vestido Ginghan, calças de material inferior ou blusa de algodão, sapatos simples com furos ou com solado solto, chapéu de palha, boina de lã ou enfeite de cabelo. 

Nível de Crédito 1-9: Pobre

Roupas com remendos, costuras ou ajustes, feitas para durar. As roupas são antigas, possivelmente compradas em brechós, doadas ou passadas de pai para filho. Você não tem roupas para ocasiões especiais e quando precisa se vestir melhor faz o possível para não destoar, mas geralmente é impossível não chamar a atenção.

O que Usar: Terno de Veludo Norfolk ou Vestido Gringhan, Casaco de Lã ou Algodão, Gravata simples ou Blusa de Algodão, Calças de Flanela, Sapatos de camurça ou Sandália de Alça, Suspensórios, Chapéu de Palha ou Enfeite de Cabelo, Gorro de Lã, talvez um relógio de pulso barato.

Nível de Crédito 10-49 - Médio  

Roupas em condições medianas, com um guarda-roupa de três ou quatro trajes, sendo pelo menos uma delas de qualidade para os fins de semana ou eventos sociais. O personagem renova o guarda roupa a cada 2-5 anos, mas sempre que possível prefere mandar fazer ajustes em costureiros.

O que Usar: Terno Mohair ou Vestido Charmeuse/Tafetá, Casaco de Couro ou Tweed forrado, Sobretudo Chesterfield ou Casaco de Chuva, Sapato Oxford ou Bordados, Gravata ou Meias de Seda, Chapéu Fedora ou Clochê de Veludo, Conjunto de Toalete simples, relógio de bolso  

Nível de Crédito 50-89: Abastado

Roupas em boas condições, com um guarda roupa completo casual, profissional e para os fins de semana, inclui ao menos um traje esporte fino adequado para eventos sociais. Este foi confeccionado por um alfaiate ou comparado sob medida. 

O que Usar: Terno à Rigor de Lã Penteada ou Vestido de Seda Crepe, Sobretudo Dog Fur ou Casaco de Veludo com colarinho de pele, Casaco de Lã, Chapéu Fedora/Bowler ou Chapéu feminino de grife, Luvas de couro ou de seda, Gravata de seda com monograma ou Enfeites de lapela, Sapatos Oxford (couro legítimo) ou Sapatos Parisienses de qualidade, Camisa Social de qualidade ou espartilhos elástico de seda, Abotoaduras ou Meias de Seda, Joias como anéis, pulseiras, brincos e outros itens de valor moderado, trajes adequadas ao campo, possivelmente com botas, Conjunto de Toalete, Relógio de bolso com detalhes em ouro.  

Nível de Crédito 90+: Rico

Roupas em excelentes condições, a maioria comprada na estação para as mais diversas ocasiões. O guarda roupa completo possui pelo menos 5 modelos de trajes para cada ocasião, enquanto os trajes adequados para eventos sociais são renovados com o alfaiate sob medida conforme a necessidade. É simplesmente impensável seu personagem repetir uma mesma roupa em duas ocasiões.

O que Usar: Terno à rigor de Casimira ou Vestido Chique de Marca, Smoking ou Traje de Noite completo, sapatos italianos ou Parisienses de marca, Sobretudo de pele de camelo ou Casaco de Pele de Raposa, Chapéu com acabamento de qualidade ou de Grife Parisiense, Luvas de Couro ou Seda, Camisa Social de qualidade ou Espartilhos de seda, abotoaduras ou meias de seda, gravata com monograma ou enfeites variados, diversas joias de família, algumas realmente caras e suntuosas. Trajes para o Campo, trajes esportivos, trajes para diferentes ocasiões, Conjunto de Toalete com perfume, Relógio de Ouro.    

Nível de Crédito 99 - Ricaço

Seu personagem não se veste, ele lança moda. Basicamente o que ele usa é considerado como a tendência para a próxima estação. Seu guarda roupa é renovado a cada estação e os trajes são todos comprados em lojas de marca, grifes estrangeiras e feitos, obviamente, sob medida pelos melhores alfaiates e costureiros do mundo. Nos anos 1920, tecidos exóticos (pele de camelo, foca, raposa, gorila) eram vistos como uma demonstração de riqueza.

O que Usar: Terno à rigor de qualidade ou Vestido exclusivo de grife, Smoking ou Traje de Noite completo de Paris, sapatos de couro italiano ou Parisienses de marca, Sobretudo de pele exótica ou Casaco de Pele de Raposa, Chapéu com acabamento de qualidade ou modelo exclusivo de grife, Luvas de qualidade, Camisa Social de excelente qualidade ou Espartilhos de seda, abotoaduras ou meias de seda, gravata com monograma ou enfeites variados, diversas joias de família herdadas, todas realmente caras, suntuosas e famosas. Trajes para o Campo, trajes esportivos, trajes para diferentes ocasiões, Conjunto de Toalete com perfume de alta qualidade, Relógio de Ouro com joias cravejadas.   

As Ocupações:

ANTIQUÁRIO

Nível de Crédito Médio (30-49) - Luvas para manipular objetos delicados, Lente de aumento, Material para teste e reconhecimento (compostos químicos), Carteira da Biblioteca local e Sociedade Histórica, Enciclopédia e Atlas antigos, Velhos guias/catálogos de referência sobre antiguidades e um sortimento de antiguidades à venda ou que compõem a sua coleção particular. Linha de Telefone. Talvez um automóvel como um Ford A.

Nível de Crédito Abastado (50-70) - Luvas para manipular objetos delicados, Lente de Aumento, Material para teste e reconhecimento (compostos químicos), Carteira da Biblioteca Local e da Sociedade Histórica, Enciclopédias e Atlas atualizados, Guias/catálogos de referência sobre antiguidades atualizados e um grande sortimento de antiguidades à venda alguns destes que compõem a sua coleção particular. Provavelmente seu personagem tem acesso a uma coleção de objetos raros e bastante interessantes. Linha de Telefone. Um automóvel Ford A ou quem sabe um automóvel vintage como um Oldsmobile AT.   

ARTISTA

Nível de Crédito Pobre (9) - Material de baixa qualidade para sua arte (tinta, pincéis, cinzel, instrumento musical), maleta de mão para transportar equipamento, papéis com rascunhos, cadernos de notas, carvão. Um sortimento de peças (telas, estatuetas, desenhos etc) que não foram vendidos. Algumas peças de artistas amigos.

Nível de Crédito Médio (10-49) - Material de boa qualidade para sua arte (tinta, pincéis, cinzel, instrumento musical), maleta de mão para transportar equipamento, papéis com rascunhos, cadernos de notas, carvão. Um sortimento de peças (telas, estatuetas, desenhos etc) que não foram vendidos, mas que já foram apresentados. Algumas peças de artistas que você admira.

Nível de Crédito Abastado (50) - Material de excelente qualidade para sua arte (tinta, pincéis, cinzel, instrumento musical), maleta de mão para transportar equipamento, papéis com rascunhos, cadernos de notas, carvão, talvez uma câmera fotográfica Kodak. Um sortimento de peças (telas, estatuetas, desenhos etc) que não foram vendidos, mas que já foram apresentados em vernissages e mostras, um ou dois prêmios recebidos, caderno de recortes. Uma pequena coleção de peças de outros artistas que você admira, algumas valiosas.

DETETIVE PARTICULAR

Nível de Crédito Pobre (9) - Carteira de Detetive (vencida), Carteira de Identidade Falsa, Porte de Arma, Carteira de Biblioteca local, Revólver, Cigarros e caixa de fósforo, Lanterna à pilha barata, Canivete de bolso, Frasco de Bebida Barata (Gin), Lupa de bolso arranhada, Bloco de Notas, Arquivo desordenado de casos antigos.

Nível de Crédito Médio (10-30) - Carteira de Detetive, Carteira de Identidade Falsa (ao menos três), Porte de Arma, Carteira de Biblioteca local, Revólver ou Pistola, Cigarros e isqueiro, Lanterna à pilha, Canivete de Bolso, Frasco de bebida (Bourbon), Lupa de bolso, Bloco de Notas, Mapa Rodoviário, Óculos escuros, kit de disfarce, Máquina Fotográfica Box Brownie, Arquivo de casos antigos, Linha de Telefone, um automóvel velho e bem detonado (Chevrolet ou Ford T) com ferramentas, corda e talvez uma espingarda no porta- malas.

DILETANTE

Nível de Crédito Abastado (50-89) - Uma carteira recheada de notas novas, valise de mão, jogo completo de valises de viagem, um guarda-roupa completo, Automóvel (Packard Twin-Six Touring), Gramofone e discos, um bar completo, espingarda de caça, uma biblioteca com algumas raridades e primeiras edições, uma coleção razoável de objetos de arte para mostrar aos seus convidados. Linha de Telefone. Basicamente o que você quiser em um tempo relativamente curto.

Nível de Crédito Rico (90+) - Uma carteira recheada de notas novas e sequenciadas, valise de mão, jogo completo de valises de viagem, um guarda-roupa completo, Automóvel (Pierce Arrow e/ou Hudson Super-Six), Gramofone e discos, um bar completo, espingarda de caça, material esportivo (golfe, tênis etc), uma extensa biblioteca com raridades e várias primeiras edições, uma impressionante coleção de objetos de arte para mostrar aos seus convidados, possivelmente um lancha ou veleiro de 32 pés. Linha de Telefone. Basicamente o que você quiser em 24 horas.

Nível de Crédito Ricaço (99) - Uma carteira repleta de notas novas e sequenciadas, valise de mão, jogo completo de valises de viagem, um guarda-roupa completo, Automóveis (Hudson CoachDuesenberg J ou Rolls Royce Gray-Ghost), Gramofone de Gabinete e discos, um bar completo com tudo do bom e do melhor, espingarda de caça, material esportivo (golfe, tênis etc), uma suntuosa coleção de objetos de arte para mostrar aos seus convidados, possivelmente uma ou mais lanchas e veleiros de 60 pés. Após 1928, um avião abastecido. Sua própria Central Telefônica. Basicamente o que você quiser em um estalar de dedos.

ESCRITOR

Nível de Crédito Pobre (9) - Carteira da Biblioteca local, Bloco de Notas, vários blocos velhos com ideias e rascunhos, livros publicados em edições baratas, óculos de leitura, Dicionário, Atlas, uma Coleção de livros (velhos e amarelados)

Nível de Crédito Médio (10-30) - Bloco de Notas, vários blocos velhos com ideias e rascunhos, livros publicados, Dicionário, Atlas, talvez uma Enciclopédia em 12 volumes, Máquina de escrever Remington, uma coleção de livros de autores que você admira (talvez uma ou duas primeiras edições ou raridades).

INVESTIGADOR DE POLÍCIA

Nível de Crédito Médio (20-49) - Distintivo de Polícia, Porte de Arma, Revólver ou Pistola de Serviço, Blackjack, Algemas (2 chaves), Bloco de notas, Lanterna à pilha, Frasco de Bebida (Bourbon), Mapas rodoviários e mapas da cidade, cigarros e isqueiro, recortes de jornal, Caixas de casos antigos contendo pastas e arquivos. Linha Telefônica. Automóvel Chevrolet Capitol. 

Nível de Crédito Abastado (50) - Distintivo de Polícia, Porte de Arma, Revólver ou Pistola de Serviço, Espingarda, Revólver reserva, Blackjack, Algemas (2 chaves), Bloco de notas, Lanterna à pilha, Frasco de Bebida (Bourbon), Mapas rodoviários e Mapas da cidade, Cigarros e isqueiro, Máquina Fotográfica, Recortes de jornal, Caixas de casos antigos contendo pastas e arquivos. Linha Telefônica. Automóvel Dodge Modelo S-1.

JORNALISTA

Nível de Crédito Pobre (9) - Carteira de Jornalista, Carteira de Identidade Falsa, Carteira da Biblioteca local, Cigarros e caixa de fósforo, Lanterna à pilha barata, Canivete de bolso, Frasco de bebida barata (Gin), Bloco de Notas, Álbum com velhos artigos publicados, Dicionário, Atlas, Arquivo desordenado de matérias antigas. Possivelmente Máquina Fotográfica Box Brownie.

Nível de Crédito Médio (10-30) - Carteira de Jornalista, Carteira de Identidade Falsa, Carteira da Biblioteca local, Cigarros e isqueiro, Lanterna à pilha, Canivete de bolso, Frasco de bebida (Bourbon), Bloco de Notas, Álbum com velhos artigos publicados, Dicionário, Atlas, possivelmente Enciclopédia 12 volumes, Máquina de Escrever Remington, Máquina Fotográfica Kodak, kit de revelação, Arquivo de matérias antigas. Linha Telefônica. Automóvel Ford Modelo A.

MÉDICO

Nível de Crédito Médio (30-49) - Credenciais de Médico, Valise de Primeiros Socorros, Valise Médica, Bloco de Prescrição, Remédios e drogas controladas, Luvas esterilizadas, Conjunto de Bisturis, Seringas e tranquilizantes, Livros de Referência, Revistas médicas, laboratório de testes modesto. Álcool para fim medicinal.  Linha telefônica. Automóvel Buick Modelo D-45

Nível de Crédito Abastado (50-80) -  Credenciais de Médico, Valise de Primeiros Socorros, Valise Médica nova e moderna, Bloco de Prescrição, Remédios e drogas controladas, Luvas esterilizadas, Conjunto de Bisturis, Seringas e tranquilizantes, Livros de Referência, Revistas médicas, laboratório de testes com microscópio, Recortes de Jornal com suas realizações, Enciclopédia 12 volumes. Álcool para fim medicinal.  Linha telefônica. Automóvel Hudson Super-Six

OFICIAL MILITAR

Nível de Crédito Médio (20-49) - Credenciais militares, Uniforme de serviço e gala, Medalhas e Condecorações, Pistola de Serviço, Baioneta, Valise de mão, Mapas, Atlas e Dicionário, Recortes de Jornal, Velhas lembranças de lugares onde serviu. Linha Telefônica. Possivelmente um Ford Modelo A.  

Nível de Crédito Abastado (50-70) - Credenciais militares, Uniforme de serviço e gala, Medalhas e Condecorações, Porte de Arma, Pistola de Serviço, Baioneta, Arma reserva, Valise de mão, Mapas, Atlas e Dicionário, Recortes de Jornal, Velhas lembranças de lugares onde serviu, Troféus obtidos e objetos de arte. Linha Telefônica. Um automóvel Ford Modelo A ou possivelmente um Studebaker Touring.    

PROFESSOR


Nível de Crédito Médio (20-49) - Credenciais Acadêmicas, Carteira da Biblioteca local (Sociedade Histórica, Museu ou Observatório), Bloco de Notas, Cachimbo, vários blocos com anotações e rascunhos, livros e teses publicadas, Dicionário, Atlas, Enciclopédia em 12 volumes, máquina de escrever Remington, uma coleção de livros, revistas e um Arquivo com material acadêmico de sua área de atuação. Uma biblioteca modesta com algumas primeiras edições. Linha Telefônica. Possivelmente um Ford A.

Nível de Crédito Abastado (50-70) - Credenciais Acadêmicas, Carteira da Biblioteca local (Sociedade Histórica, Museu ou Observatório), Bloco de Notas, Cachimbo, vários blocos com anotações e rascunhos, livros e teses publicadas, Dicionário, Atlas, Enciclopédia em 12 volumes, máquina de escrever Remington, uma coleção de livros, revistas e um arquivo com material acadêmico de sua área de atuação. Uma biblioteca com primeiras edições e alguns livros raros. Linha Telefônica. Um automóvel Ford A ou Chevrolet Conversível.

Bem, esses são os primeiros Starting Packs, vejam o que acham...

Opiniões e sugestões são muito bem vindas.

Um comentário:

  1. Ótimo artigo. Vi quando o rapaz comentou essa ideia no Face. Não pensei que a lista viria tão rápido! Parabéns ao Blog!

    ResponderExcluir