terça-feira, 7 de setembro de 2021

Os Olhos na Igreja de St. Joseph - Uma assombração que perdura há um século


Igrejas são lugares de contemplação, de fé e é claro de devoção. Contudo, para muitas pessoas entrar em Igrejas, templos e lugares santificados pode ser uma experiência traumática. Tais lugares são bastante antigos e foram palco para muitos momentos marcantes nas vidas de um sem número de pessoas.. Uma igreja em especial, parece ser especialmente assustadora, já que os mistérios à respeito de aparições em seu interior permanecem sem uma explicação razoável há mais de um século.

A Igreja de St. Joseph, no estado de Nova Jersey possui um longo e estranho histórico de luzes misteriosas, sons desconcertantes e incidentes que podem ser categorizados como bizarros.

O primeiro incidente documentado ocorreu em julho de 1921 e foi testemunhado por cerca de 150 membros da congregação, reunidos para uma cerimônia religiosa. Segundo registros da época, os fiéis perceberam estranhas luzes de um branco pálido surgirem no interior da igreja e evoluírem no ar por longos minutos, realizando rasantes sobre as pessoas lá reunidas e causando enorme alvoroço. Alguns dias mais tarde, as mesmas luzes, descritas como globos ou meias-luas, foram vistas flutuando próximo da nave central e da cúpula do santuário. Dessa vez, elas emanavam uma coloração diferente, variando entre o prata, dourado e então se tornando vermelho sangue.

Muitas conexões foram feitas entre essa segunda aparição e a morte misteriosa de um padre que estava visitando a paróquia. O Padre Louis O'Malley, faleceu subitamente depois de ver o estranho fenômeno e se surpreender com o ocorrido. a morte foi causada por um aneurisma cerebral.

Semanas mais tarde, uma nova ocorrência atraiu uma verdadeira multidão a Igreja. Segundo relatos dos jornais, mais de 5000 pessoas visitaram a St. Joseph’s, tentando presenciar o fenômeno. Muitos saíram satisfeitos, pois as estranhas luzes foram vistas novamente.


Boatos jamais corroborados na época afirmam que algumas dessas testemunhas faleceram sob circunstâncias inesperadas, várias delas sofrendo de aneurismas cerebrais. As luzes vermelhas, segundo alguns, emitiam algum tipo de energia danosa que supostamente causava esse efeito.

Após esses estranhos incidentes, St. Joseph’s ficou fechada por quase 3 meses. Novamente, rumores se multiplicaram afirmando que a Diocese havia decidido pelo fechamento afim de avaliar o que fazer diante dos estranhos fenômenos. A essa altura, falava-se de ruídos misteriosos, um misto de lamentos, gargalhadas e gritos abafados vindo do interior, combinadas a explosões luminosas e um estranho fedor de putrefação que parecia empestear o ar. 

Rumores davam conta de que em mais de uma ocasião, as paredes e bancos da igreja amanheciam cobertos de uma estranha substância gosmenta, uma espécie de muco que se dissipada na luz do sol. Na mesma época, os curiosos passaram a comentar sobre as velhas lendas de que St. Joseph’s havia sido construída em terreno sagrado para tribos de nativos que residiam no lugar e que usavam aquele solo escuro como cemitério.

Em setembro, uma cerimônia de limpeza espiritual supostamente foi realizada à portas fechadas. Esta foi comandada por três sacerdotes especialmente incumbidos da tarefa. Nos registros da Diocese, consta que a Igreja ficou fechada para restauração e manutenção, mas muitos acreditam que o que se deu foi uma espécie de exorcismo. A teoria ganhou força pelo testemunho de moradores que residiam na vizinhança e que disseram ter ouvido gritos, ruídos bizarros e uma cacofonia pouco natural vindo do interior da igreja. Também aludiram à luzes bizarras vistas através dos vitrais, iluminando a noite e causando grande comoção.


Seja lá o que aconteceu no interior da St. Joseph’s, durou quase uma semana. Mas ao fim, a Diocese anunciou a reabertura do templo e retorno dos serviços religiosos.

As luzes pararam de se manifestar, bem como os estranhos fenômenos, e aos poucos a história se tornou uma espécie de tolice que ninguém levava à sério. Contudo, tudo se reiniciou repentinamente em meados de 1954, mais de 30 anos mais tarde. Os incidentes foram primeiro percebidas por crianças que estavam brincando no pátio da igreja: bolas luminosas e estranhas orbes apareciam e sumiam sem deixar rastro. Alguns dias depois, dois meninos foram socorridos após sofrerem com um estranho episódio de convulsões.

Os rumores envolviam também uma estranha aparição, um vulto escuro com o formato de uma pessoa que aparecia em lugares impossíveis, sobretudo nos corredores que levavam ao subterrâneo. Alguns diziam que a forma lembrava a de uma velha freira que costumava frequentar a igreja. A mulher teria morrido um ano antes, vítima de um câncer terminal.

Contudo, a tragédia atingiu com força a congregação, quando um bem quisto sacristão chamado Matthew Guarino disse que subiria ao campanário da igreja para investigar as estranhas luzes. Guarino já havia presenciado as luzes pessoalmente e estava tentando provar que não se tratava de nada sobrenatural. Seu corpo foi encontrado em um assento do coral na manhã seguinte. A causa da morte jamais foi determinada, mas alguns acreditam que ele sofreu de um aneurisma cerebral. Testemunhas que viram o corpo do pobre sacristão relataram que seus olhos estavam vermelhos, que sua face parecia arroxeada e que apresentava uma expressão transfigurada de horror inenarrável. Era como se os seus últimos momentos tivessem sido de grande terror perante algo que ele viu ou ouviu.

Na mesma época, fiéis que frequentavam St. Joseph’s começaram a relatar o avistamento das bolas e globos luminosos novamente. Os ruídos macabros, os fedores insuportáveis e até mesmo a gosma limosa que escorria e se concentrava nas paredes e bancos da nave central se tornaram algo comum. Certa noite, uma estátua sacra sofreu vandalismo, sendo quebrada e rachada em vários pontos. Um mural com uma pintura também foi depredado com as faces das figuras riscadas violentamente. 



Os globos luminosos apareciam mesmo durante as missas. Em um episódio especialmente assustador, um padre que presidia uma celebração tentou esconjurar a manifestação e está assumiu uma coloração avermelhada como se estivesse reagindo às suas palavras. Os fiéis presentes ficaram aterrorizados  deixaram a igreja aos trancos e barrancos. 

Assim como havia acontecido anos antes, a Diocese resolveu fechar preventivamente a St. Joseph’s alegando que um minucioso estudo seria realizado para determinar o que estava acontecendo. Especialistas chamados para apresentar um relatório sobre o caso concluíram que as luzes eram possivelmente causadas por concentração de gás de fósforo, iluminadas pela luz de faróis de automóveis passando pela rua em frente. Isso explicaria também os ruídos estranhos e cheiros nauseantes, causados pelo gás escapando nos subterrâneos da igreja. 

A explicação era perfeitamente plausível e conveniente, mas muitos ainda estavam convencidos de que se tratava de algum fenômeno sobrenatural.

A teoria ganhou força com a manifestação de grupos ligados aos direitos de nativos americanos sobretudo da Tribo Lenape que habitavam as terras onde a St  Joseph’s havia sido erguida. Havia a crença de que uma Tenda Medicinal, uma espécie de recinto místico usado para invocar espíritos havia ocupado aquele local, antes de ser destruída pelos colonos ingleses que ocuparam as terras séculos antes. Os nativos alegavam que a tenda era uma espécie de portal escancarado para o outro lado, através do qual, espíritos de todos os tipos e com diferentes inclinações podiam entrar e sair. Para os xamãs, o portal aberto constituía não apenas um problema, mas um perigo para toda e qualquer pessoa que tivesse o azar de ser encontrado por alguma dessas entidades. 

Nos mitos Lenape, não faltam seres e criaturas místicas que habitam o mundo espiritual. O conceito de bem e mal não é muito usado, os espíritos são definidos como "serenos" e "famintos", sendo que estes últimos segundo as crenças nativas podem interferir com os mortais e causar danos. São eles o que poderíamos compreender como fantasmas e assombrações.


Assim como teria ocorrido nos anos 1920, a Igreja de St. Joseph’s foi fechada por ordem da Diocese de Nova Jersey. O pároco recebeu um grupo de sacerdotes especializados em lidar com exorcismos para abençoar o local e mais uma vez purificá-lo de qualquer presença diabólica.

Segundo rumores, o Exorcismo se provou extremamente complicado, uma verdadeira batalha de vontades, na qual três exorcistas tentaram expulsar do interior da igreja as presenças nefastas que se mostravam resistentes. Na luta, que teria durado dias, bancos foram arrastados e vitrais feitos em pedaços. Um dos padres, o Monselhor Gregory Menin, relatou anos mais tarde em um livro escrito por ele, como a luta foi dramática e desgastante, envolvendo até mesmo a possessão de um dos ajudantes que inadvertidamente entrou na igreja.

Ao fim do longo ritual, a Igreja teria sido novamente purificada.

As coisas permaneceram em certo grau de normalidade até 1976, quando um incêndio misterioso consumiu parte da igreja. Nos trabalhos de limpeza e recuperação do terreno, foram encontrados no solo ao redor do prédio várias ossadas que permaneceram não identificadas, mas que supostamente pertenciam a nativos americanos. 


Depois dessa descoberta inusitada, os fenômenos retornaram e a igreja se viu uma vez mais atormentada por estranhos acontecimentos. Nas últimas décadas, os globos luminosos passaram a ser chamados de "Olhos de St. Joseph" e o nome se mostrou bastante popular. Em 2006, o prédio passou por uma nova reforma estrutural e durante os trabalhos, vários operários disseram ter presenciado acontecimentos inexplicáveis no interior da igreja. Hoje, St. Joseph é considerada uma das Igrejas mais assombradas dos Estados Unidos.

É impossível precisar quando as luzes misteriosas irão se manifestar novamente e o que elas desejam. Seriam elas fantasmas? Os espíritos famintos de nativos americanos? Ou haveria uma explicação racional para tudo?  Aqueles que visitam a St. Joseph ainda olham para o alto em busca dos misteriosos olhos que tem assustado gerações de frequentadores. E por vezes, se surpreendem com algo que lhes devolve o olhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário