sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Horror no Hospital - Atos de Canibalismo em Hospital de Novo Hamburgo


De onde vem o Horror? O que realmente nos assusta? 

Às vezes, olhando para o que está à nossa volta, temos um vislumbre de cenas, eventos e acontecimentos apavorantes que ficam disfarçadas entre as notícias do cotidiano. Nada é mais pavoroso do que certas coisas que podem acontecer inesperadamente e quebrar a nossa normalidade.

Vamos tomar por exemplo uma notícia de alguns dias atrás que eu ponderei a respeito da veracidade, apenas para constatar mais tarde que realmente era uma notícia verdadeira e não mera fantasia sensacionalista. 

Segue a íntegra da notícia cuja manchete chama a atenção por si só. 

*    *     *

PACIENTE APAVORA HOSPITAL DE NOVA HAMBURGO 
Atos de Canibalismo em unidade de tratamento


NOVO HAMBURGO (RS) - É apavorante o relato de funcionários e acompanhantes de pacientes da unidade Águia do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH). Um ex-presidiário de 24 anos, internado há 16 dias, vem praticando autocanibalismo e tenta morder aqueles que chegam perto dele. 

“Ele come a própria carne como se estivesse saboreando um churrasco”, contou uma cuidadora de idosos. Com medo que o homem se solte e ataque, visitantes fizeram abaixo-assinado pela transferência a uma clínica especializada. A administração do HMNH passou a mantê-lo sedado e trancado em quarto individual. Antes ele vinha sendo mantido preso com uma algema emprestada de um policial.

Segundo o hospital, o quadro é de surto psicótico agudo e esquizofrenia, incluindo automutilação. Morador de São Leopoldo com antecedentes criminais, o homem (cujo nome não foi divulgado) chegou em ambulância do Samu no último dia 9. Estava em um lar psiquiátrico no Vale do Sinos, que pediu sua remoção imediata em razão de violentas crises - eles não conseguiam garantir a segurança dos outros enfermos.

 O internado responde por delitos graves como tentativa de homicídio, roubos e receptação. Já teve que ser contido por surtos semelhantes quando era detento no sistema prisional e por conta dessas crises foi transferido anteriormente.

Acompanhantes e familiares de pacientes dizem que a vinda do paciente tornou o ambiente num "pesadelo". Os doentes da unidade, entre idosos e acidentados, passaram a não conseguir repousar em razão dos gritos constantes. O surto mais forte aconteceu na madrugada de segunda-feira segundo testemunhas. 

O paciente conseguiu se soltar da algema que o mantinha preso na grade da cama no dia 26/10. A Guarda Municipal teve que intervir e foram necessários três policiais para conter o homem. A confusão foi das 3 às 5 horas da madrugada e só foi contornada quando os policiais usaram armas de choque para incapacitar o agressor.

"Imagina se ele ataca os outros pacientes que estão acamados e incapazes de fugir? A vozinha que eu cuido está muito assustada. Mal dorme”, expõe uma testemunha.

Uma cena aterrorizante não sai da cabeça das pessoas que testemunharam a tentativa de fuga. No tempo que ficou sozinho no quarto, o homem mordeu, arrancou e comeu os próprios dedos dos pés e das mãos. 

"Enquanto mastigava a própria carne, dava para ouvir os estalos dos ossos na boca, que ele lambia. Era como se estivesse apreciando, enquanto encarava a equipe de enfermagem com olhar ameaçador. Dizendo que ia fazer o mesmo com quem se aproximasse".

Os Guardas Municipais felizmente não demoraram a chegar uma vez que estavam de prontidão desde a chegada do paciente. Mesmo assim, não é algo que se possa lidar.

"Foi uma das cenas mais medonhas que já vi em toda minha vida. Nós ficamos sem ação por alguns momentos", contou o Guarda da Brigada Militar.

Depois do ocorrido o paciente tem sido mantido controlado através de medicação pesada. Ele recebeu os primeiros socorros depois de ter arrancado 3 dedos em cada mão e ter perdido todos os dedos do pé esquerdo. Os ferimentos foram auto infligidos e ele comeu os dedos amputados. No processo de mastigação insólita ele também perdeu os dentes da frente.

"As enfermeiras e equipe de limpeza tomam todo cuidado e evitam passar na porta mesmo com o paciente sedado e amarrado ao leito. Ele não só tenta atacar, como xinga e cospe no pessoal.".

 Apesar da força que demonstra nos surtos, o paciente está em deterioração. O abaixo assinado feito pede a sua remoção imediata para outra unidade melhor aparelhada.

O comportamento autodestrutivo do paciente demandou socorro na Penitenciária Estadual de Canoas onde ele era mantido. Na madrugada de 29 de junho de 2019, carcereiros foram chamados por apenados, assustados com o comportamento de um companheiro de cela que se lesionava com fortes socos no rosto. Ele não parou com as "autolesões" mesmo durante a intervenção dos agentes. Bateu tanto em si que precisou de socorro médico. Esse episódio deixou cicatrizes e ferimentos permanentes.

A situação está sendo avaliada pela Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo que estuda a melhor medida para proteger o interno e as pessoas à sua volta."

*     *     *

Bem, esse é um bom momento para lembrar uma das máximas aqui do Mundo Tentacular:

"Nada no mundo da ficção é remotamente tão assustador quanto o que acontece no mundo real."

Boa noite e bom descanso para todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário