segunda-feira, 22 de maio de 2023

Sinistro e Maligno - As Aparições assustadoras do Hospital Santo Inácio


Certos lugares do mundo parecem atrair todo tipo de história estranha e assustadora. Você sabe ao que estou me referindo... aqueles lugares que parecem ter uma aura pesada, que causam arrepios e que você prefere não visitar depois de anoitecer. Seja lá por qual razão, alguns lugares parecem ter algo estranho. E isso cria a reputação de serem assombrados, ou mesmo malditos. Algumas vezes, as pessoas ajudam a espalhar essa fama que sobrevive à passagem do tempo, durando mais do que eles próprios, eclipsando a realidade e escrevendo os nomes de tais endereços no panteão das localidade dominadas pelo sobrenatural.

Um lugares destes fica no estado norte americano de Washington, e é, para rodos os efeitos um dos lugares mais assombrados do país, infestado com forças sinistras e malignas muito além de nossa compreensão.

Como acontece em muitos casos, a história do Hospital Santo Inácio tem um início marcado por uma ideia benevolente e cheia de boas intenções. Tudo indicava que os responsáveis por sua criação visavam o melhor para as pessoas, acima de seus interesses particulares.

Tudo começou no ano de 1892, quando o Reverendo Emil Jachern, um padre católico, decidiu que as pessoas carentes em estado de necessidade mereciam um lugar onde pudessem ser atendidas e tratadas. Dizem as histórias que ele se preocupava com a saúde dos pobres e miseráveis, conseguindo que médicos renomados as atendessem gratuitamente e que prestassem tratamento a quem precisasse. Padre Jachern também organizava eventos filantrópicos para arrecadação de fundos junto da alta sociedade de Washington.    


No entanto ele queria fazer mais pelos necessitados de sua paróquia na área de Colfax, uma das vizinhanças mais carentes do estado. Para ajudá-lo nessa tarefa, ele recrutou o apoio de uma congregação religiosa formada por irmãs católicas, as Irmãs da Providência. Com o auxílio delas, deu início a construção de um hospital para atender a então região rural. As obras do Hospital Santo Inácio foram concluídas em 1894 e no mesmo ano ele foi inaugurado. Era na época o único hospital de referência em todo o município. Ao longo dos anos foram feitas ampliações, com a adição da Escola de Enfermagem Santo Inácio aberta em 1911 e um ambulatório para tratamento emergencial em 1917. A instituição permaneceu aberta em funcionamento até a década de 1960, quando enfrentou dificuldades de custeio, pois ordens religiosas dependiam de doações ou patrocinadores particulares para financiar seus projetos. 

O Hospital fechou suas portas em 1964 e serviu por um tempo como um lar para adultos com deficiência de desenvolvimento, até ser finalmente fechado e abandonado em 2003. Por algum tempo, o Departamento de Arqueologia e Preservação Histórica do Estado de Washington considerou Santo Inácio como o edifício histórico mais ameaçado no estado, até que a Sociedade Histórica do Condado de Whitman aprovou um projeto de preservação para o prédio em 2015. Hoje ele é tido como uma espécie de patrimônio histórico, mas é mais famoso por outro motivo... as pessoas afirmam que o prédio é insanamente assombrado.

Não é difícil entender o que incentiva o surgimento de histórias de fantasmas e assombrações cercando esse lugar. Além de sua aparência imponente e da arquitetura gótica, a história do Hospital Santo Inácio também se presta a histórias de coisas que acontecem nas altas horas da madrugada, quando a noite cai e sombras dominam a paisagem. De acordo com rumores, um número assombroso de pessoas morreu aqui, tanto durante a construção quanto durante os anos de funcionamento. Da mesma maneira, muitos pacientes teriam enlouquecido aqui, sofrido e morrido nas dependências. O investigador paranormal Jason Hawes conta sobre algumas das mortes associadas a este lugar:

"Muita coisa aconteceu atrás destes muros e paredes. Muitas coisas ruins... eu entendo que o St. Inácio foi criado sob uma boa perspectiva, de ajudar e apoiar essa comunidade. Mas em algum momento as coisas se desvirtuaram saindo do caminho idealizado. Há histórias de maus tratos, de carestia, de pessoas sofrendo tortura e até de assassinatos. Se dez por cento dessas histórias forem verdadeiras, basta para colocar essa instituição no rol das mais terríveis, dentre as que receberam pacientes. Um verdadeiro inferno!". 


Os rumores sobre maus tratos de fato sempre acompanharam a história de Santo Inácio. Havia o boato de que as Irmãs da Providência, que formaram a base das enfermeiras no hospital exerciam uma influência sob a instituição e tratavam os pacientes com descaso beirando o criminoso. De fato, houve ações administrativas contra enfermeiras acusadas de negligência e comportamento abusivo. Maus tratos eram uma rotina. Também teria havido ao menos um "anjo de misericórdia", que são enfermeiros que ministravam drogas ou mesmo veneno para abreviar o sofrimento de pacientes - sendo que nem todos estavam à beira da morte.     

Circulavam rumores incômodos ao longo de toda sua história. Uma das acusações mais graves era que alguns médicos usavam o hospital para a realização de experimentos antiéticos e até imorais. Em uma época em que a medicina avançava rapidamente, surgiu a noção de que alguns profissionais prestavam que serviço gratuito no Santo Inácio estavam interessados em conduzir testes bizarros nos pacientes de cirurgias incomuns ao uso de drogas experimentais. Embora tais rumores jamais tenham sido comprovados alguns pesquisadores salientam a quantidade impressionante de procedimentos cirúrgicos realizados no hospital e o nome de grandes companhias farmacêuticas como principais patrocinadores do Santo Inácio. Isso levanta uma dúvida sobre até que ponto o apoio financeiro dessas companhias não envolvia uma contrapartida. No início do século XX, muitas drogas estavam sendo colocadas no mercado e testes precisavam ser realizados. A suspeita é que cobaias humanas tenham sido submetidas a substâncias potencialmente perigosas?

Finalmente, havia relatos sobre o período em que o Hospital abrigou indivíduos mentalmente instáveis mencionando o tratamento desumano dispensado aos pacientes. Um dos lugares mais temidos seria a ala médica 3, conduzida como um centro de tortura pelos enfermeiros e médicos sádicos dispostos a "disciplinar" os pacientes rebeldes com doses maciças de eletrochoque e procedimentos em desuso que incluíam trepanação e lobotomia.

Todas essas histórias contribuíram para criar a aura de pavor que até os dias atuais permeia o Santo Inácio.     


Na opinião de renomados parapsicólogos e autocelebrados "Caçadores de Fantasmas" o lugar é tão carregado de energia negativa que é possível sentir o desconforto no ar. Essa mesma energia alimenta uma vasta gama de fenômenos paranormais que vão dos tradicionais poltergeists até nexos de atividade telecinética latente.  

Um fantasma recorrente é conhecido como a "Sombra Escura", descrita como uma enorme massa amorfa de sombras que flutua no ar e persegue as pessoas pelos corredores hoje vazios do hospital. Aparentemente essa bolha nebulosa rescende a sentimentos de raiva, ódio e frustração. As pessoas que afirmam ter encontrado esse horrível espectro nas ruínas do Santo Inácio dizem que a experiência é traumática. Os psíquicos confrontados pela Sombra a descrevem como algo composto de puro mal. Sua malevolência é tão opressiva que sensitivos são afetados por ela mesmo à distância. Há lendas sobre a sombra perseguindo visitantes, os envolvendo e fazendo com que eles experimentem um pavor indescritível - frio extremo, medo e um desânimo esmagador são apenas alguns dos efeitos relatados. 

Outro espírito vingativo que vaga pelos corredores labirínticos do prédio é o de um trabalhador da construção civil que dizem as lendas foi esmagado até a morte por dois vagões antes mesmo do hospital ser concluído. Esse fantasma é muito conhecido e assombra o Santo Inácio desde os primórdios.  Aparentemente ele não gosta de visitantes e se ocupa de cutucar e empurrar as pessoas provocando acidentes por vezes fatais. Como resultado direto da ação do "operário" mais de uma pessoa teria rolado uma escadaria no segundo pavimento. Descrito como um homem robusto vestido com roupas de época, o "operário" assusta suas vítimas envergando horríveis ferimentos em seu corpo dilacerado. 

Além desses espíritos, há uma miríade de fenômenos estranhos relatados, com pessoas que visitam o hospital supostamente ouvindo vozes, sendo tocadas, empurradas e espancadas, vendo objetos se mover por conta própria, sendo lançados nas paredes, tendo luzes apagadas repentinamente e portas sendo misteriosamente trancadas. 


Um dos lugares mais assombrados é o pequeno cemitério nos fundos do prédio, um lugar tristonho e sinistro que reúne cerca de vinte lápides cobertas de musgo. Especialistas chamam atenção para o fato das placas identificarem apenas sepulturas posteriores a 1947. Há rumores de que havia um cemitério anterior e que os corpos foram simplesmente abandonados sem identificação ou movidos para lugar ignorado. E esse desrespeito teria fomentado a ira dos mortos. Aqueles que entram no cemitério afirmam sentir uma presença esmagadora de melancolia que deixa cicatrizes emocionais duradoras. Há ainda globos de luz que parecem voar pelo ar e sumir no solo escuro do cemitério. 

A própria gestora que administrava o Hospital, Valoree Gregory, teve suas experiências nas dependências do Santo Inácio:

"Desde que comecei a trabalhar no Hospital, vi, ouvi e senti coisas que não consigo explicar. Certa vez recebi um empurrão tão forte que me jogou contra um armário. Eu me virei e vi uma mulher estranha vestida de enfermeira descendo o corredor. Até hoje não sei dizer o que foi aquilo. Certa vez um grupo veio visitar o hospital e tivemos uma situação inusitada. Ouvimos sons estranhos, como se pessoas estivessem subindo e descendo as escadas correndo em nossa direção. Foi muito alto. A coisa mais alta que já ouvi lá. Quando escurece certos sons são ouvidos: murmúrios, sussurros, palavras abafadas. E mesmo quando tudo está quieto fica uma sensação palpável, como se alguém estivesse observando constantemente." 

A misteriosa aparição vista por Valoree poderia ser um fantasma chamado "Nurse Mary" uma enfermeira conhecida pela sua agressividade e descaso com os pacientes. Ironicamente ela teria acabado seus dias no próprio Hospital Santo Inácio, sendo tratada da mesma maneira que um dia tratou dos pacientes. A infame Enfermeira Mary era famosa por empurrar, agredir e machucar os internos. Sua marca registrada era uma risada estridente que muitos ainda afirmam ecoar pelo ambulatório vazio.


Durante anos, a Câmara de Comércio de Colfax capitalizou as histórias de assombrações, oferecendo visitas guiadas ao hospital. Milhares de curiosos fizeram essa visita e graças a elas, reformas necessárias puderam ser realizadas. Infelizmente, os passeios fantasmas foram interrompidos em 2019, quando novos proprietários compraram o prédio.

Antes de concluir a compra do terreno e do prédio histórico, os novos proprietários afirmaram ter realizado uma extensiva pesquisa para confirmar as muitas histórias sobre o lugar na época que abrigava o Hospital. A conclusão foi que a maioria dos rumores sobre mortes e coisas pavorosas ocorridas nas instalações eram enormemente exageradas. É claro, algumas pessoas sofreram e morreram no local, mas o número não seria acima da média do que normalmente acontece em um hospital. Devemos lembrar que pessoas falecem em hospitais é algo mais ou menos esperado. Quanto às lendas sobre experimentos médicos, não há qualquer menção, ainda que os maus tratos tenham gerado controvérsia e manchado a imagem do Santo Inácio.

No fim das contas, é difícil comprovar as alegações feitas sobre o passado fantasmagórico desse lugar. Mas é claro, isso não impede que lendas sobre assombrações incorpóreas, ruídos e coisas voando continuem populares quando o nome do Hospital Santo Inácio é mencionado. Seria o lugar um tipo de nexo que permite a forças insidiosas passar através do véu? Ou ele é tão somente um lugar de aspecto sinistro propício ao surgimento de lendas urbanas?

Não há outra forma de saber, senão indo lá e vendo com os próprios olhos. Como diz o ditado "ver é crer", mas quem tem coragem de fazer isso? 

Um comentário:

  1. Acredito que praticamente todo hospital, devido ao sofrimento que pode acontecer ali constantemente ao longo dos anos, inclusive mortes, pode se tornar "assombrado".

    ResponderExcluir