No sentido conceitual, a arte proporciona uma forma de prazer visual, ela entretém, enriquece as relações humanas, desperta emoções. Não resta dúvida de que uma pintura pode exercer uma poderosa influência sobre as pessoas. Elas são coisas realmente impressionantes. Quando um artista distribui a tinta sobre uma tela, ele está de certa maneira dando forma ou canalizando sua imaginação, seu poder de criação e por vezes, sua própria alma, em imagens que serão vistas pelas pessoas. E essas imagens podem causar um forte impacto emocional no público. Alguns podem ser levados às lágrimas na mesma medida que outros podem ser acometidos por uma grande depressão. Pinturas podem inspirar, elevar o espírito, causar indignação, ou ocasionar todo um espectro de emoções meramente através de seu vislumbre.
Entretanto, é possível que a arte possa assombrar?
Poderiam certas pinturas exercer influência sobre as pessoas a ponto de aterrorizá-las?
Seriam essas obras de arte, algo mais do que meras pinturas?
Embora quadros possam causar um poderoso efeito sobre alguns, é certo que certas obras extrapolam os conceitos do que consideramos normal o que nos leva, por definição a enveredar no campo do paranormal.
Há muito tempo, de fato, desde o início da Arte em si, fala-se de pinturas amaldiçoadas ou assombradas, responsáveis por despertar muito mais do que reações emocionais. Nesse artigo nós iremos sondar o misterioso, ameaçador e por vezes horripilante mundo das pinturas fantasmagóricas. Mas tenha em mente que muitos consideram algumas dessas imagens aqui incluídas, como responsáveis por causar estranhos efeitos em indivíduos sensíveis, mesmo quando vistas pela internet.
Então estejam avisados!
Juntem-se a nós na exploração dessa coleção de pinturas assombradas que revelam histórias de dor, medo e tragédia.
1. The Hands Resist Him, por Bill Stoneham
Crianças sinistras, uma boneca bizarra e mãos incorpóreas em um vidro... esse quadro tem de tudo um pouco.
Com o título The Hands Resist Him (algo como "As Mãos Resistem a Ele"), esta talvez seja uma das mais notórias e conhecidas pinturas assombradas da atualidade. Assinada pelo artista americano Bill Stoneham, que atingiu certa notoriedade na profissão, ela é tratada por muitos como a "mais assombrada pintura do mundo".
A história tem início em 1972, quando Stoneham estava vivendo na Califórnia com sua esposa, Rhoann, e foi contratado para produzir mensalmente dois quadros para o dono de Galeria Charles Feingarten. Com seu prazo chegando perto do término, Stoneham decidiu criar um trabalho baseado em uma fotografia antiga de si próprio quando tinha cinco anos de idade e vivia em um orfanato. O resultado foi a pintura de um menino de olhar vazio, ao lado de uma boneca de aspecto bizarro, ambos diante de uma espécie de vitrine de vidro escura. Mais estranho do que o olhar mortiço da boneca e a vasta tristeza na expressão do menino, o que chama a atenção são as várias mãos de criança que surgem na escuridão e pressionam o vidro da vitrine. De acordo com Stoneham, a vitrine representa uma barreira entre o Mundo Desperto e o Mundo de Sonhos, enquanto a boneca é uma espécie de guia que conduzirá o menino através de um mundo de fantasia.
Quanto às estranhas mãos (as malditas mãos!), o artista foi enigmático:
"As mãos são todas as possibilidades existentes. Aquelas que indicam o caminho ou que nos prendem e não peritem que sigamos adiante em nossas buscas". Diante da imagem, o observador fica em dúvida: seriam as mãos, membros incorpóreos ou espectrais? Elas estão flutuando no ar ou se projetam de algum lugar distante?
A pintura foi apresentada pela primeira vez na Galeria Feingarten em Beverly Hills, como parte de uma exposição mencionada pelo Los Angeles Times em um artigo escrito pelo conceituado crítico Henry Seldis. Ela foi então comprada pelo ator John Marley, que fez parte do elenco do filme "O Poderoso Chefão" (ele interpreta Jack Woltz, o empresário de cinema que encontra a cabeça de seu cavalo favorito na cama - um presente da Máfia).
Stoneham rompeu o contrato com a galeria e partiu para outros projetos. No período de um ano após a exposição, três pessoas que tiveram contato direto com a pintura morreram: o crítico de arte Seldis, o dono da Galeria Feingarten e o ator que adquiriu a obra, Marley. Todas as mortes foram inesperadas. A pintura então desapareceu por algumas décadas e ficou quase esquecida até 2000, quando foi encontrada no prédio de uma antiga cervejaria abandonada na Califórnia.
Embora as mortes de pessoas associadas a pintura já sejam curiosas, foi apenas com a descoberta da tela por um casal que as coisas se tornaram ainda mais estranhas, mergulhando a história em uma série de incidentes pavorosos e inexplicáveis. Em fevereiro de 2000, o casal decidiu colocar a pintura à venda pelo eBay com um anúncio que fazia declarações bizarras de que a pintura era amaldiçoada por forças sobrenaturais. O anúncio dizia que os donos ficaram perplexos ao descobrir uma pintura famosa, descartada como lixo em um prédio deserto. Logo descobriram a razão para a tela estar sumida e ter sido abandonada. O anúncio mais parecia um aviso cheio de maus agouros do que uma propaganda de venda. Dizia o seguinte:
QUANDO VIMOS ESSA PINTURA, PERCEBEMOS IMEDIATAMENTE QUE SE TRATAVA DE UMA OBRA DE QUALIDADE. UM CATADOR DE LIXO HAVIA A ENCONTRADO NO PRÉDIO DE UMA VELHA CERVEJARIA DESATIVADA. ELA ESTAVA COLOCADA CONTRA A PAREDE DE UMA SALA VAZIA E NÓS NOS PERGUNTAMOS PORQUE UMA OBRA DE ASPECTO ÚNICO TERIA SIDO DESCARTADA DESSA MANEIRA.
CERTA MANHÃ, NOSSA FILHA DE QUATRO ANOS FOI ENCONTRADA DESMAIADA DIANTE DA PINTURA. ELA SEMPRE DISSE TER MEDO DA PINTURA. QUANDO RECOBROU OS SENTIDOS NÃO CONSEGUIA PARAR DE GRITAR E SÓ TRANQUILIZOU QUANDO A LEVAMOS PARA LONGE DA TELA. APÓS MUITA INSISTÊNCIA, ELA FINALMENTE CONTOU QUE HAVIA VISTO AS IMAGENS NO QUADRO SE MOVENDO DE MANEIRA AMEAÇADORA. O "MENINO" PARECIA ESTAR SAINDO DA TELA, ENQUANTO A BONECA OLHAVA COM UMA EXPRESSÃO MALIGNA.
A PRINCÍPIO NÃO ACREDITAMOS, MAS NOS DIAS SEGUINTES AO INCIDENTE, PERCEBEMOS ESTRANHAS OCORRÊNCIAS EM NOSSA CASA, EM ESPECIAL, NA SALA ONDE A PINTURA ESTAVA EM EXPOSIÇÃO. CERTA NOITE EU E MEU MARIDO TIVEMOS A FORTE IMPRESSÃO DE ESTARMOS SENDO OBSERVADOS. SONS ESTRANHOS, PANCADAS NO MEIO DA NOITE E ODORES FORAM OUVIDOS E SENTIDOS NOS DIAS SEGUINTES. FINALMENTE DECIDIMOS QUE A PINTURA ERA A CAUSA DESSAS INCIDENTES E QUE ELA DEVERIA IR EMBORA.
POR FAVOR, JULGUE POR SI MESMO. MAS ANTES DE MANIFESTAR INTERESSE, LEIA O AVISO:
NÃO FAÇA UM LANCE NESSA PINTURA SE VOCÊ FOR SUSCETÍVEL A STRESS RELACIONADO A DESMAIO, DOENÇAS CARDÍACAS E TEME O SOBRENATURAL. AO ADQUIRIR ESSA PINTURA, VOCÊ AUTOMATICAMENTE RECEBERÁ A MALDIÇÃO QUE PESA SOBRE OS SEUS DONOS ATUAIS, QUE SERÃO ISENTOS DE QUALQUER RESPONSABILIDADE PELO QUE VENHA A ACONTECER POSTERIORMENTE COM O COMPRADOR. NÃO SABEMOS AO CERTO COM O QUE ESTAMOS LIDANDO, MAS NÃO TEMOS MAIS FORÇA OU ENERGIA PARA CONTINUAR DESSA MANEIRA. TALVEZ OUTRA PESSOA POSSA COMPREENDER E LIDAR COM ESSA SITUAÇÃO, MAS ESTEJA AVISADO QUE ELA PODERÁ MUDAR A SUA VIDA E TER UM GRANDE IMPACTO EM SUA EXISTÊNCIA. PORTANTO, ESTEJA CIENTE DE QUE NÃO ACEITAMOS DEVOLUÇÕES E QUE UMA VEZ QUE A PROPRIEDADE DA PINTURA TIVER SIDO TRANSFERIDA NÃO HAVERÁ RETORNO.
- QUEREMOS NOSSA CASA LIVRE DESSA INFLUÊNCIA, ENTÃO SE EXISTIR ALGUÉM QUALIFICADO PARA RECEBER A PINTURA NÓS ESTAMOS ABERTOS A NEGÓCIOS.
O estranho anúncio vinha acompanhado de imagens e de um alerta para que as imagens não fossem mostradas para jovens e crianças e para que ela não fosse usada como protetor de tela de computadores.
Estranho o bastante até aqui? Bem, piora!
O anúncio atraiu a atenção de muita gente na Internet e é claro, uma multidão de interessados que totalizaram mais de 30,000 visualizações transformando a coisa em combustível para lendas urbanas. Muitas pessoas que viram a imagem de "The Hands Resist Him" no anúncio, afirmaram ter sentido dores de cabeça, náusea e uma profunda sensação de ameaça. Várias pessoas que pesquisaram a respeito da história da pintura também relataram sensações semelhantes. Pelo menos três pessoas, alegados médiuns e sensitivos, afirmaram publicamente ter sentido uma potente aura negativa ao ver a imagem. Alguns que tentaram imprimir direto do computador disseram que as impressoras apresentaram problemas repentinos. Houve ainda quem dissesse que foi capaz de ouvir ou sentir a presença de mãos espectrais agarrando ou roçando a pele.
As descrições rapidamente ajudaram a criar uma assustadora reputação que se tornou recorrente em cada canto da internet, tema de debate em vários blogs e grupos de discussão a respeito de fenômenos paranormais.
Incrível como pode parecer, apesar de toda repercussão negativa, surgiram várias pessoas interessadas em adquirir The Hands Resist Him e mais de 30 lances foram feitos. A pintura acabou sendo adquirida por Kim Smith, dona da Perception Gallery, em Michighan que desembolsou 1,025 dólares para levá-la para casa. Cerca de um mês após a compra, Smith foi entrevistada pelo site paranormal "surfingtheapocalypse.com," e perguntada a respeito de alguma mudança ou acontecimento inexplicável já que ela havia comprado a obra e consequentemente herdado a maldição. Smith contou o seguinte:
"Eu gostaria de poder dizer que coisas bizarras ou estranhas aconteceram nesses últimos dias, mas nada de incomum teve lugar em minha vida. Algumas pessoas se ofereceram para exorcizar a pintura e purificar minha galeria, já que eu supostamente estaria sob o efeito desse objeto maligno. Até mesmo um Xamã Nativo Americano visitou minha casa oferecendo ajuda. Algumas pessoas vieram até a galeria para conhecer a obra que esteve em exposição, alguns afirmaram ter sentido náusea, dores de cabeça e reações adversas, mas eu, pessoalmente não experimentei nada disso".
Kim tentou entrar em contato com o artista responsável pela obra, mas Bill Stoneham se negou a responder suas mensagens. Atualmente, The Hands Resist Him está guardado em um cofre na Galeria de Arte depois que um visitante sofreu um ataque epilético diante da tela em 2007. Vários visitantes afirmaram sofrer reações inesperadas diante da obra o que motivou os donos da Galeria a tirá-la da exposição pública, uma vez que ela parecia estar atraindo o tipo errado de pessoas.
Na última vez que ela esteve em exposição em 2011, um grupo de médiuns e sensitivos visitou a Galeria e afirmou ter captado estranhas emanações que causaram desmaios coletivos na galeria. Segundo alguns sensitivos, observar a pintura por mais de 30 segundos pode induzir um quadro de depressão e tristeza profunda. Stoneham chegou a pintar duas telas que são sequências da infame pintura, uma delas chamada Resistance at the Threshold (Resistência no Limiar), que apresenta os mesmos personagens da tela original pintada 40 anos antes, e Threshold of Revelation (Limiar da Revelação), que foi completada em 2012.
Nenhuma das duas parece manifestar até aqui qualquer fenômeno sobrenatural.
2. The Anguished Man, autor desconhecido
Outra pintura que sem dúvida tem um lugar de honra na coleção das mais bizarras e horripilantes é a obra chamada The Anguished Man (O Homem Angustiado).
A inegavelmente sinistra pintura foi mantida por 25 anos no sótão de uma senhora de idade até ser encontrado por seu neto, um sujeito chamado Sean Robinson. O quadro aparentemente estava escondido há anos. Sean lembrava da avó falando coisas estranhas a respeito de um quadro ali guardado, mas nunca achou que ele realmente existia ou que um dia poderia encontrá-lo. Quando sua avó faleceu, ele resolveu arrumar seus pertences e a pintura surgiu.
Segundo Sean, sua avó mencionou o quadro em algumas oportunidades. Ela dizia que a pintura era muito antiga, feita por um artista de menor expressão cujo nome ninguém sabia. Ela havia chegado às suas mãos como parte de um pagamento por um serviço realizado pelo marido. Havia algo de estranho no quadro e sua história era realmente bizarra. O pintor responsável por ele teria misturado seu próprio sangue na tinta à óleo espalhada sobre a tela. Sofrendo de uma profunda depressão ele teria cometido suicídio poucos dias depois de concluir a obra. Supostamente teria cortado os pulsos enquanto apreciava o quadro e a última coisa que viu a medida que morria foi a face descarnada, tomada por melancolia e angustia, retratada na tela.
A avó de Sean mencionou que jamais teve a coragem de pendurar o quadro na parede e que ele trazia uma sensação difícil de ser descrita: "Era como encarar o fim, não só a morte, mas o FIM de toda esperança". Pouco depois de trazer o quadro para casa, coisas estranhas começaram a acontecer: sons estranhos e murmúrios começaram a ser ouvidos. A voz era sempre lamentosa e triste, como se alguém acometido de enorme tristeza estivesse falando na sala ao lado. Era impossível entender as palavras, mas estava claro que se tratava de uma voz humana. Certa noite, os avós de Sean foram despertados por um som de choro que parecia vir da sala onde o quadro estava guardado, o avô de Sean respirou fundo e foi averiguar do que se tratava. Dez minutos depois de deixar o quarto, ele retornou nas palavras da esposa "branco como papel". Como se tratava de um homem sério, a mulher não teve dúvida de que ele dizia a verdade quando afirmou ter visto uma sombra encolhida junto da parede em uma posição que parecia a de alguém tomado pelo desespero.
O casal certo de que se tratava do fantasma do artista que havia se suicidado, concluiu que o quadro era assombrado. Decidiram sequer retirá-lo do embrulho e levá-lo assim mesmo para o sótão onde ficaria por décadas. Por vezes, eles ouviam algum som estranho, mas nunca mais chegara a ver a sombra.
Em 2010, quando encontrou a pintura Sean a levou para sua casa e quase que imediatamente incidentes inexplicáveis se iniciaram.
Robinson afirmava que logo depois de ter adquirido The Anguished Man, seu filho foi empurrado do alto de uma escadaria por mãos invisíveis, que sua esposa passou a sentir uma presença invasiva na casa, e que em várias oportunidades os moradores presenciaram atividade poltergeist no interior da casa. A família também era capaz de ouvir choro, gritos e lamentos que foram se tornando cada vez mais claros ao ponto da esposa conseguir ouvir perfeitamente um choro.
A gota d' água foi o encontro com uma figura sombria que estava de pé próximo da pintura numa dada noite. A história não seria nada mais do que uma história de fantasmas se Robinson não tivesse decidido provar que estava falando a verdade. Ele ajustou uma câmera e conseguiu filmar o que muitos consideram um fenômeno paranormal. Os vídeos mostram o que parece ser a ação de um fantasma batendo portas, arremessando objetos e até produzindo fumaça. Em uma das filmagens o quadro que estava preso na parede chega a cair no chão. O material chamou muita atenção e incendiou a internet com debate a respeito da veracidade da filmagem.
É difícil dizer se o quadro era realmente assombrado ou não, mas não resta dúvida que a pintura tem uma aparência sinistra. Robinson relatou que a pintura foi colocada no porão de sua casa e que assim os fenômenos foram diminuindo de intensidade até se encerrar por completo.
Incidentalmente, The Anguished Man é outra pintura que muitos afirmam ser capaz de instilar uma sensação desagradável de náusea, confusão e inquietação. Mesmo através de fotos na internet alguns afirmam sentido uma aura perturbadora.
Dê uma olhada por sua conta e risco...
3. Retrato de Bernardo Galvez, Artista Desconhecido
No fim da escadaria que leva para o Salão de Festas do famoso Hotel Galvez em Galveston, Texas, encontramos o terceiro item de nossa galeria maldita.
Trata-se de "O Retrato de Bernardo de Galvez", que foi em vida um líder militar que apoiou as forças americanas durante as Guerras da Revolução, e cujo nome serviu para nomear a cidade de Galveston em sua homenagem. Embora Galvez tenha morrido em meados de 1786, faz muito tempo que o fantasma do homem é associado a essa tela. Para comprovar a presença de algo sobrenatural, o que não faltam são estranhos fenômenos relacionados a ela. Muitos hóspedes e empregados do hotel relataram que os olhos de Galvez no quadro são incrivelmente realistas. De fato, eles parecem vivos, acompanhando as pessoas que andam de cima e para baixo do corredor. Alguns afirmam poder sentir uma presença invisível, aquela forte sensação que nos leva a dizer "tem alguém nos observando". Além disso, próximo do quadro tendem a acontecer coisas muito esquisitas: há áreas claramente mais frias, uma sensação indescritível e ameaçadora, um forte cheiro de fumaça, enxofre e pólvora.
Um dos aspectos mais curiosos leva a crer que o quadro não gosta de ser fotografado sem a devida permissão. Muitas pessoas que tentaram tirar uma fotografia da famosa pintura descobriram posteriormente que a imagem do quadro saiu borrada, fora de foco ou simplesmente escurecida. Outros afirmaram que a foto mostrou formas ou cores estranhas e coisas que no momento em que a imagem foi captada, não estavam lá. Segundo os rumores, se a pessoa pedir permissão verbal e explícita para fazer a fotografia ao próprio quadro, elas saem perfeitamente normais. Este boato foi testado por um time de investigadores paranormais, que ficaram surpresos ao constatar que as fotos feitas perto da pintura antes do pedido saíram borradas e desfocadas, enquanto que as registradas após um pedido expresso saíram perfeitas.
Mas não é apenas essa curiosidade que persiste. Há outros aspectos mais sinistros que tornam o Retrato algo assustador. Em primeiro lugar o rumor de que o quadro teria sido feito por um artista que se enamorou com a filha caçula do líder militar. O homem, um estrangeiro teria desafiado a autoridade e as ordens de Galvez para ficar longe de sua filha, quando um romance secreto veio à tona, Galvez teria se vingado do rapaz entregando-o como conspirador para os britânicos. O rapaz teria sido executado com requintes de crueldade. Dizem ainda que em vida Galvez foi um homem cruel e despótico, responsável por matar sua primeira esposa, enlouquecer suas filhas e atormentar os genros. Apesar de sua brilhante carreira, ele também seria um sujeito difícil de tratar, odiado por seus subordinados, tanto que após sua morte poucos choraram por ele.
Outra lenda a respeito de Galvez é que ele teria sido amaldiçoado por xamãs Apache, tribo que ele enfrentou com enorme determinação no início de sua carreira. Galvez teria sido responsável por comandar ataques a acampamentos em que mulheres e crianças foram chacinadas. Da mesma forma ele teria comandado tropas espanholas em Argel, na África, uma campanha que ficou marcada pelo número enorme de mortos e feridos, inclusive civis. Considerado um "Homem de Ferro" pela sua postura implacável ele ainda agiu como Governador Geral no México sufocando incontáveis rebeliões e levantes populares, recorrendo frequentemente a tropas e violência. Ainda assim, ele é considerado um herói na Espanha e nos Estados Unidos, tendo inclusive um dia em sua memória.
Para os que acreditam em Karma, o fantasma de Galvez estaria preso ao retrato incapaz de se afastar de sua existência mortal. O espírito teria um desejo de retornar e continuar gozando da influência e do poder que dispunha quando estrava vivo. Verdade ou não, as lendas sobre o retrato se multiplicaram ao longo das décadas tornando-o muito famoso e atraindo turistas para conhecê-lo.
4. The Dead Mother, por Edvard Munch
E nossa Galeria se completa com uma das obras de Edvard Munch, um artista famoso por uma tela de aspecto macabro chamada de "O Grito" que vem causando perturbação e questionamento há pouco mais de um século (ele é de 1893).
Mas não vamos falar de "O Grito", mas de "The Dead Mother" (A Mãe Morta) uma obra menos conhecida do expressionista e que tem uma história muito estranha ao seu redor.
Mas antes falemos de Munch, um sujeito que em vida foi bastante sofrida.
Nascido no interior da Noruega no século XIX, Munch teve uma educação esmerada na mesma proporção que abusiva. Seu pai era um religioso que beirava o fanatismo, sobretudo após a trágica morte de sua esposa e filha, quando Edvard tinha apenas cinco anos. O pai jamais conseguiu aceitar as mortes e chegou a culpar o filho mais novo de ter sido o causador da doença que os levou, Edvard teria sido o primeiro a adoecer mas por milagre conseguiu se recuperar de um grave quadro de tuberculose. Apesar de se recuperar, Munch sempre foi frágil, sofrendo diferentes aflições, algo presente em toda sua família que contava com uma irmã confinada numa instituição para perturbados mentais, um primo hemofílico e outros parentes gravemente doentes.
Sua preocupação com os aspectos transitórios da vida e o sofrimento se refletem em sua obra marcada por telas carregadas de uma forte energia negativa. Apesar de ter conseguido fama como um dos pioneiros do Expressionismo, muitos consideravam as pinturas de Munch perturbadoras o que atrapalhou sua carreira e fez com que ele atingisse o auge da popularidade apenas após sua morte.
"The Dead Mother" parece refletir alguns elementos mais pesarosos e recorrentes da carreira de Munch, a angústia, o desespero e a insanidade, elementos que se cristalizam em uma imagem realmente perturbadora e difícil de ser encarada de modo passivo. Muitos dizem que quando o quadro foi apresentado pela primeira vez causou uma reação tão visceral no público que culminou com desmaios e pessoas chorando copiosamente.
A obra retrata uma jovem menina - supostamente a irmã de Munch, de costas para uma cama na qual descansa o corpo sem vida de uma mulher, sua mãe. A criança tapa os ouvidos com as mãos e apresenta uma expressão que mistura surpresa, descrença e medo. Munch descreveu a obra na época de sua maneira amarga: "Doença, loucura e morte são os anjos negros que assistem minha vida desde o berço".
A pintura já seria suficientemente perturbadora por si só, mas a história se torna ainda mais bizarra.
Pessoas que tiveram a pintura em sua posse, diziam que os olhos da menina eram realistas além da conta. Realistas demais! Eles conseguiam traduzir em imagem toda dor e o colossal sentimento de perda da criança. Diziam ainda que os lençóis da cama pareciam se mover e que toda pintura emanava uma espécie de miasma reminiscente de um quarto de hospital o que talvez tenha levado as pessoas a acreditar em uma espécie de maldição presa ao quadro, a de que seus donos estavam destinados a sofrer de alguma doença incurável e inevitavelmente mortal.
Não é de hoje que existe o boato de que "The Dead of Mother" estaria associado a uma maldição que faz proliferar pestilência e morte para quem o contempla demasiadamente. Pintado em 1899, o quadro também serviu como um mau presságio para as décadas seguintes em que epidemias letais, como a de Gripe Espanhola, varreram o mundo e mataram milhões de pessoas.
* * *
E eles serão vistos em um próximo artigo a respeito...
""O Grito" que vem causando perturbação e questionamento há séculos." - Na verdade, há pouco mais de um século.
ResponderExcluirOps, deslize meu. Vou arrumar no texto. O Grito de Munch é de 1893. Mas sempre me pareceu bem mais antigo. Valeu pelo toque!
ExcluirSó achei o primeiro quadro meio macabro, os outros são de boa
ResponderExcluirO modelo de Pickman é coisa pouca perto disso.
ResponderExcluirsó o primeiro quadro é relamente bizarro.
ResponderExcluirEsse blog é inspirador para quem gosta de criar personagens bizarros
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