domingo, 27 de outubro de 2019

O Horror de Dunwich - Um resumo de horrendos incidentes num pequeno vilarejo da nova Inglaterra


O artigo a seguir diz respeito ao Conto "O Horror de Dunwich" (The Dunwich Horror), escrito por H.P. Lovecraft em 1928 e publicado em fevereiro de 1929, numa edição da Revista Weird Tales. O texto descreve os acontecimentos e a sinopse da história em detalhes.

Aqueles que não leram o conto e pretendem fazê-lo, ou que se incomodam com tais revelações são aconselhados a parar nesse ponto.

*          *          *

Uma longa sucessão de experimentos foi conduzido por um ramo da decadente Família Whateley no pequeno povoado de Dunwich. Estas experiências no campo da magia negra e feitiçaria frutificaram em 1913, quando na noite de 2 de fevereiro, duas estranhas crianças nasceram de Lavínia Whateley, filha de Noah Whateley (apelidado de Bruxo Whateley pelo povo local). Um dos gêmeos Wilbur Whateley, era suficientemente humano para ser apresentado à comunidade, mas seu irmão monstruoso e invisível guardava maior semelhança com seu pai, o Deus Exterior Yog-Sothoth.

Wilbur foi cuidado por sua mãe e avô de uma maneira excêntrica, enquanto o outro filho foi preservado como um segredo de família. Mantido em sigilo, longe dos olhos curiosos da comunidade rural. Confinado em um velho galpão da fazenda, ele cresceu, tendo que ser mudado de aposento para aposento a medida que se tornava cada vez mais abominável

Seu irmão, Wilbur também deu mostras de sua herança não-natural. Seu desenvolvimento metabólico era diferente e ele crescia com alarmante velocidade. Ainda criança tinha as proporções de um adulto. Seu comportamento bizarro e sua aparência inquietante era assunto comum entre os vizinhos. Havia suspeitas e fuxico, embora a maioria das pessoas preferisse desconversar quando um dos Whateley estava por perto. Era melhor sussurrar sobre certas coisas e evitar se tornar alvo da ira do clã.

Após a morte natural do Bruxo Whateley, já em avançada idade, ocorrida em 1924, Wilbur começou a se soltar. O rapaz deu início a um estudo perigoso, buscando uma maneira de abrir uma passagem entre o nosso mundo e uma realidade habitada por entidades não-humanas. Em 1928 Wilbur tentou invadir a Biblioteca Orne, instituição ligada à famosa Universidade Miskatonic. Seu objetivo era subtrair o Necronomicon, tomo de conhecimento arcano que constava no acervo da Biblioteca. Anteriormente ele havia tentado obter o livro com o bibliotecário responsável, o Dr. Henry Armitage

Armitage, chocado pelo teor da obra e seu conteúdo blasfemo considerou que negar o livro ao rapaz era uma questão pertinente. De fato, Armitage parecia profundamente assustado com a repercussão das experiências conduzidas pelo jovem Wilbur.O livro continha uma fórmula secreta ou conjuração essencial para o experimento de Wilbur e por isso ele resolveu arriscar roubá-lo. Em sua tentativa, ele acabou sendo morto pelo cão de guarda que protegia os corredores da Biblioteca, o animal que latia e ladrava sempre que ele visitava o lugar enfim conseguiu alcançá-lo.

Foi o próprio Professor Armitage quem encontrou o corpo retalhado de Wilbur feito em pedaços pelo ataque furioso do cão. Armitage compreendeu imediatamente o que Wilbur estava planejando. 

No casebre de propriedade de Wilbur, num dos pontos mais isolados das florestas que cercam Dunwich, Armitage recuperou um diário escrito em código que pertenceu a Wilbur. Analisando os símbolos ele começou a decifrar o código e compreendeu a extensão da loucura que contaminava o clã e de seus planos medonhos.

Poucos dias depois, o horror que habitava o galpão decrépito irrompeu de seu confinamento. Faminto e pela primeira vez solitária, a coisa blasfema arrebentou o portão e ganhou a floresta se escondendo nos confins do Bosque. O covil escolhido por ela foi uma ravina recoberta com densa vegetação chamada Cold Spring Glen. Sob o manto da noite, o monstro saia para se alimentar, atacando primeiro os rebanhos de fazendeiros locais, voltando-se posteriormente contra moradores do vale adjacente. Uma das famílias foi totalmente massacrada pela criatura junto com cinco oficiais de polícia que responderam a um chamado inusitado e jamais retornaram da batida.

Em Arkham, Armitage e dois de seus companheiros acadêmicos da Universidade Miskatonic, os Professores Rice e Morgan, suspeitavam do que estaria acontecendo. A essa altura Armitage havia conseguido decifrar o suficiente do diário para compreender a natureza do experimento que havia dado a luz a Wilbur e seu irmão. Os homens da Miskatonic sabiam que algo deveria ser feito, mas apenas coragem não seria o suficiente para a monumental tarefa que eles tinham pela frente. Era preciso conhecer a natureza da besta para enfrentá-la, e tal conhecimento só poderia ser obtido com a leitura do Necronomicon.

A tarefa de ler o livro macabro e suas palavras repletas de maus agouros teve um alto custo na saúde física e mental de Armitage. Mesmo sabendo o que estava em jogo ele prosseguiu em sua leitura, obtendo um conhecimento aterrorizante que quase o levou a loucura.

Quando estavam prontos, os três professores seguiram para a área e usando mapas da região definiram onde a criatura poderia estar escondida. Eles seguiram para Cold Spring Glen, acreditando que o monstro cedo ou tarde iria emergir das profundezas. Ao invés disso, a coisa usa uma rota alternativa e deixa o bosque, desviando-se do caminho dos homens. Seguindo para Sentinel Hill o horror invisível atacou e destruiu a casa de Seth Bishop, devorando seus residentes um a um.

Alertados da fuga e da ameaça, os três professores cruzaram o bosque seguindo o rastro de destruição da criatura avistando as ruínas da casa de Seth Bishop. Seguindo o mesmo rastro até Sentinel Hill eles encontraram a Presença Invisível escalando a face escarpada do monte. Lá eles confrontaram a coisa usando a magia descrita no Necronomicon e copiada por Armitage. Lançando mão da Poeira de Ibn Ghazi, os contornos até então invisíveis do horror cósmico pôde ser visto pela primeira vez. E tornado visível eles conseguiram realizar o cântico que o baniu, salvando Dunwich e a humanidade de um destino aterrorizante. 

A seguir, segue uma Cronologia mais detalhada dos Fatos narrados acima:

Véspera de Maio, 1912 - Estranhos ruídos e sons abafados são ouvidos nos Morros de Dunwich e chegam até Arkham. O evento marca a concepção de Wilbur Whateley e de seu horrendo irmão gêmeo.

2 de fevereiro de 1913 - Wilbur Whateley nasce em uma noite especialmente escura na véspera de Candlemass. Uma semana mais tarde, Noah "Bruxo" Whateley guia seu trenó até o povoado de Dunwich e anuncia o nascimento de seu neto o que levanta todo tipo de rumor entre os habitantes. A jovem Lavínia, filha única de Noah raramente era vista fora da propriedade da família em uma área especialmente erma do Bosque. Alguns sugeriam que a moça tinha severas limitações mentais. Apesar de escandalosas, as notícias não causam surpresa entre os moradores locais acostumados com certo grau de consanguinidade nas relações de seus vizinhos.


No primeiro mês de vida, o recém nascido é visto apenas por duas pessoas: Zechariah Whateley, um parente de outro ramo da família que presenteia Noah com duas vacas e Mamie Bishop, que decide visitar a fazenda por curiosidade. Os visitantes percebem que há algo errado no lugar, talvez uma estranha aura perceptível. Mamie repara ainda que um galpão foi restaurado e uma pesada tranca é instalada em seu portão. 

13 de maio de 1913 - Wilbur cresce saudável, mas seu metabolismo faz com que ele já tenha o tamanho de uma criança de um ano.

Setembro de 1913 - O bebê Wilbur dá seus primeiros passos.

1913, Halloween - Um grande brilho é visto no topo de Sentinel Hill. Um morador local chamado Silas Bishop afirma ter visto Lavinia Whateley e seu filho Wilbur dançando ao redor de uma fogueira. Apesar da distância, ele diz que a mulher estava nua e a criança parecia usar um estranho cinto e um tipo de calça escura. Wilbur jamais é visto novamente sem uma pesada roupa.

Janeiro de 1914 - Wilbur diz as suas primeiras palavras. Pouco depois, o Bruxo Whateley começa um trabalho de reconstrução do segundo andar da casa. As janelas são pregadas e ninguém se recorda de tê-las visto abertas. Os poucos visitantes se surpreendem com a coleção de grossos e antigos livros dispostos ao longo de prateleiras na sala de estudos pertencente a Noah.

Setembro de 1914 - Com um ano e sete meses, Wilbur tem o tamanho de uma criança de quatro anos. O trabalho de restauração do segundo andar da casa dos Whateley é concluído e uma porta é instalada. Essa entrada é acessada através de uma rampa construída na fachada da casa. Earl Sawyer, um vendedor de gado que tinha negócios com os Whateley visita o lugar. Ele reclama do fedor nauseante que parece emanar da propriedade. Os Whateley não explicam o que causa esse cheiro. Mais tarde, alguns se recordariam de um fedor similar sentido no ano anterior, próximo de Candlemass.


Maio de 1915 - Poderosos tremores de terra sacodem sentinel Hill e são sentidos em Aylesbury. Isso ocorre todo o ano ao longo de mais de uma década e cessa apenas após a morte de Wilbur.

1915, Halloween - Poderosos tremores sacodem Sentinel Hill uma vez mais, dessa vez acompanhado de um estranho brilho flamejante no topo. Esse fenômeno é visto anualmente dali em diante.

26 de novembro de 1916 - Wilbur aprende os cânticos do Sabaoth em honra aos Deuses Exteriores. O menino mata um cão da raça collie pertencente a Ellan Hutchins. Cães e animais domésticos parecem detestar Wilbur e latem insistentemente na sua presença.

Fevereiro de 1917 - Com quatro anos de idade, Wilbur parece ter dez. Ele passa a carregar uma arma de fogo para se defender de animais, especialmente cães que o atacam. Pessoas que visitam a propriedade afirmam que o menino tem um comportamento excêntrico e que não parece "ser muito certo". Ele murmura constantemente em um idioma estranho e sua voz gutural causa arrepios nas pessoas mais sensíveis. Um vendedor itinerante visita os Whateley e conta histórias a respeito de batidas e ruídos abafados vindos do segundo pavimento da casa que permanece trancado todo o tempo. Cães agora evitam a propriedade.

Verão de 1917 - A junta de alistamento militar de Dunwich procura por homens saudáveis na região e as autoridades médicas ficam alarmadas pelos sinais de deterioração de muitos rapazes da área. Oficiais e médicos realizam um levantamento sobre a saúde dos residentes. O Arkham Advertiser, jornal da cidade vizinha e o Boston Globe, enviam jornalistas para cobrir a história. Eles se interessam em visitar a casa dos Whateley. O Clã tem uma reputação antiga como feiticeiros e praticantes de magia negra. As histórias sobre o segundo andar trancado, os livros antigos e toda sorte de rumor deixa a imprensa em alerta. Uma fotografia de Wilbur Whaeley é feita. Com quatro anos e meio ele parece ter quase quinze, o que desperta dúvidas a respeito da verdadeira data de seu nascimento.    

1923 - Uma segunda grande onda de construção tem início na casa dos Whateley. Boa parte do segundo andar é colocado abaixo, inclusive uma antiga chaminé que é desmantelada. Os tijolos são empilhados ao lado para serem aproveitados em alguma outra atividade. Wilbur, com dez anos de idade completos parece um adulto.

1 de agosto de 1924 - Dr. Houghton de Aylesbury é convocado até a casa dos Whateley no meio da madrugada. O médico só chega por volta da uma da manhã e é recebido por um ansioso Wilbur que o leva até o aposento de seu avô. Lá o médico nada pode fazer por Noah que morre de causas naturais. Ele descreve um estranho som vindo do andar superior.

Nessa época, Wilbur é um correspondente regular com vários estudiosos e pesquisadores. Entre os seus colegas mais frequentes está o Professor Henry Armitage da Universidade Miskatonic. 


1925 - Boatos circulam pela região de Aylesbury de que Wilbur estaria envolvido em crimes e no desaparecimento inexplicável de jovens e crianças. Nada é provado contra ele.

Armitage decide fazer uma visita a Wilbur Whateley em sua casa em Dunwich. Até conhecê-lo em pessoa, Armitage não via nada de estranho no rapaz, mas um encontro o deixa chocado. Wilbur tem mais de dois metros de altura e uma aparência desconcertante.

1926 - Lavinia não é mais vista em companhia de Wilbur nas estranhas cerimônias que ocorrem no topo de Sentinel Hill. Ela confidencia a Mamie Bishop que teme seu filho.

31 de outubro de 1927 - Lavinia Whateley desaparece sem deixar vestígios.

Verão de 1927 - Wilbur faz uma mudança de seu quarto para o que pertenceu ao seu avô. Ele também dá início a obras de reparação na cabana . As janelas são lacradas com tábuas e pregos e ao que parece paredes são colocadas abaixo para criar ambientes mais espaçosos. Ele tem mais de dois metros e dez de altura.

Inverno de 1927-1928 - Wilbur continua crescendo, mas passa a evitar ir até Dunwich pois sua aparência chama a atenção das pessoas. Ele decide entretanto fazer uma visita a Universidade Miskatonic onde consulta livros no acervo de obras raras com o aval de Armitage. Ele pede para pegar emprestado alguns livros, mas Armitage explica que eles não podem deixar a biblioteca. Alarmado pela aparência bizarra do rapaz, Armitage contata o Dr. Houghton em Aylesbury para saber detalhes sobre a família.

Ele também consulta o Necronomicon, livro que Whateley vinha pesquisando regularmente. Chocado com o conteúdo blasfemo do tomo, Armitage troca correspondência com estudiosos de conhecimento arcano. Ele fica sabendo que Wilbur visitou Cambridge onde buscou ter acesso ao Necronomicon mantido naquela instituição. Alertado por Armitage, o bibliotecário se nega a emprestar o livro. Wilbur fica furioso!


3 de agosto 1928 - Nas primeiras horas da madrugada, Wilbur Whateley entra de forma sorrateira na Biblioteca para roubar o Necronomicon mas é morto pelo cão de guarda. Oficiais de polícia que pretendem avisar seus parentes do ocorrido visitam Dunwich e encontram a fazenda deserta, eles são repelidos pelo fedor e não entram na propriedade. Os livros pertencentes aos Whateleys é reunido e enviado para a Universidade Miskatonic que o incorpora ao seu acervo.

2 de setembro de 1928 - Armitage estuda o diário de Wilbur e se surpreende com as anotações cifradas. Demora um mês para ele começar a entender o estranho código usado.

3 de setembro de 1928 - Armitage consegue quebrar o código e começa a estudar o diário.

4 de setembro de 1928 - Os Professores Rice e Morgan visitam Armitage e ficam surpresos com seu estado de nervos em frangalhos. O bibliotecário parece prestes a sofrer um colapso nervoso.

5 de setembro de 1928 - Armitage continua lendo as páginas do diário e seu estado de saúde segue se deteriorando.

6 de setembro de 1928 - O médico de Armitge visita o bibliotecário e percebe seu estado delicado de saúde. Ele ordena que ele cesse seu trabalho imediatamente.

7 de setembro de 1928 - Armitage sofre um colapso e é colocado de cama. Em seu leito ele delira sobre as coisas horrendas contidas no diário e no Necronomicon. Ao acordar ele pede que Rice e Morgan sejam convocados imediatamente.

8 de setembro de 1928 - Rice e Morgan visitam Armitage. Os três homens conversam sobre o diário de Wilbur e discutem os experimentos profanos realizados pelos Whateley ao longo de décadas. Eles passam o dia na biblioteca consultando "estranhos e terríveis livros".

9 de setembro de 1928 - Armitage copia uma fórmula e começa a misturar substâncias seguindo as instruções no diário e em outras fontes. Nessa mesma noite, o Horror destrói as paredes da Casa que servem de prisão e deixa um rastro de destruição na Casa dos Whateley. Depois de atacar o rebanho de Seth Bishop, ele segue pela Estrada Glen e contorna para o sul na direção do Bosque.

10 de setembro de 1928 - Rastros deixados pelo Horror são encontrados por Luther Brown, capataz de George Corey enquanto este reune as vacas no pasto. Enormes pegadas são vistas na Estrada Glen. Chauncey Sawyer, descobre que a velha casa dos Whateley está em ruínas. Carcaças de vacas são achadas perto de Devils Hopeyard. O rastro de destruição deixado pela criatura indica que ela está escondida em algum lugar do Bosque onde ele destruiu vegetação e deixou árvores tombadas. Ele encontrou guarita em uma ravina escura e profunda que ninguém ousa entrar. Em Arkham, Armitage termina seus preparativos.

11 de setembro de 1928 - Por volta das 2 da manhã, a Fazenda de Elmer Frye é atacada pelo Horror de Dunwich. Um galpão é destruído e três quartos das cabeças de gado são mortas. Zebulon Whateley, membro de um ramo da família apenas semi-decaído sugere a realização de uma cerimônia para se livrar da presença invisível. Um pequeno artgo é publicado no Aylesbury Transcript, enquanto em Arkham, Armitage, Rice e Morgan começam a trabalhar em uma estratégia.

12 de setembro de 1928 - O artigo publicado no Transcript é transmitido pela Associated Press e estampado no Arkham Advertiser. Ele é visto por Armitage que compreende do que se trata. Nessa noite, os cães nos arredores da Fazenda Frye e de Seth Bishop latem insistentemente. Na manhã seguinte, rastros estranhos são vistos na direção de Sentinel Hill.

13 de setembro de 1928 - Armitage, Rice e Morgan fazem os últimos preparativos.

14 de setembro de 1928 - Às 3 da manhã a família de Elmer Frye é atacada pelo Horror que destrói a propriedade e devora seus moradores. Mais tarde, Armitage, Rice e Morgan seguem para Dunwich de automóvel, chegando por volta da uma da tarde. Lá eles ouvem os relatos do que aconteceu. Eles visitam o povoado, avistam Sentinel Hill e vasculham as ruínas da Fazenda Frye. Descobrem ainda um automóvel da Polícia local abandonado, seu motorista desapareceu. Eles decidem esperar que o Horror faça um novo movimento.


15 de setembro de 1928 - Na manhã seguinte, enquanto os três professores discutem sobre entrar no Bosque que serve de esconderijo para a criatura, o Horror emerge pelo outro lado da ravina. Sua movimentação é captada por um jovem chamado Luther Brown. O Horror se move com rapidez na direção da fazenda de Seth Bishop. Lá ele destrói o prédio e seus ocupantes, Sally Sawyer e seu filho Chauncy são mortos. Os professores chegam pouco depois até a Fazenda Bishop e encontram o local destruído. Eles seguem a trilha do monstro até a cabeceira de Sentinel Hill. Correndo para o topo, eles utilizam a Poeira de Ibn Ghazi para tornar a criatura visível e realizam o Ritual de Exorcismo aprendido no Necronomicon, que destrói o Horror.

Com a entidade destruída, a ameaça dos Whateley e sua tenebrosa conspiração é enfim desmantelada. Embora satisfeitos com o resultado de sua intromissão, os três acadêmicos se perguntam o que poderá ser feito se por acaso a ameaça um dia retornar.

A pergunta, ficaria sem uma resposta...

4 comentários: