Algumas delas serão de suma importância no decorrer da investigação, como Encontrar, Usar Biblioteca ou Psicologia. Outras serão úteis para refinar as buscas e aprofundar as descobertas como Arqueologia, História ou Avaliação. Finalmente, existem aquelas que serão vitais para manter seu personagem vivo ou que permitirão a ele sobreviver em situações de risco, como Saltar, Esquivar e Lutar.
Claro, todas as perícias são de suma importância e como jogador, você irá escolher aquelas que melhor retratarem seu personagem. Mas eis que surge a seguinte questão.
Um indivíduo é bem mais do que um agrupamento de habilidades e perícias gerais. Existe uma vasta gama de hobbies, passatempos, conhecimentos mais ou menos inúteis e habilidades inerentes que não estão incluídas na listagem da ficha. Os jogadores mais veteranos já devem ter percebido um espaço de duas linhas para preencher com habilidades específicas. Se por exemplo, seu personagem for um conhecedor de "Jazz e Blues" ele poderá colocar ali. Da mesma maneira, se ele se destacar por saber algo a respeito de "Consertar sapatos", "passear com cães", "pintar miniaturas" ou for um entusiasta de "Filatelia", esse espaço poderá ser usado.
Eu sempre adorei incluir habilidades que fornecem um colorido para os personagens, permitindo assim fugir um pouco daquele formato restritivo da ficha. Nada expressa melhor a individualidade humana do que pequenos interesses particulares.
Quem já leu algum módulo ou cenário pronto de Chamado sabe que esse tipo de perícia está presente entre os NPCs desde a primeira edição.
Quem já leu algum módulo ou cenário pronto de Chamado sabe que esse tipo de perícia está presente entre os NPCs desde a primeira edição.
Mas aí a gente recai em um problema no que diz respeito aos pontos.
Em Chamado de Cthulhu, os pontos para serem distribuídos nas perícias são limitados e se os atributos dos jogadores forem baixos não sobra muito no que gastar. Seria injusto forçar o jogador a distribuir pontos em habilidades "menos úteis" como as citadas acima em detrimento de outras realmente importantes. Quer dizer, seria muito legal que um personagem soubesse "cozinhar", "fazer tricô" ou conhecesse "história militar", mas sejamos francos, quantas vezes tais habilidades serão usadas?
Pensando nisso, criei uma regra caseira chamada Perícias Secundárias, que é totalmente opcional e permite aos investigadores escolher alguns hobbies e passatempos que fornecem um colorido todo especial aos seus personagens.
Ela funciona da seguinte maneira:
- O personagem recebe 200 pontos para usar gratuitamente na escolha de Perícias Secundárias que ajudem a compor o seu personagem.
- Cada personagem pode ter no máximo 4 Perícias Secundárias.
- As Perícias Secundárias só podem ser adquiridas com a concordância do Guardião, no momento da criação do Investigador ou no decorrer de campanhas com o aval do Guardião. Todas elas começam com 0%.
- Perícias Secundárias podem ser marcadas em caso de um teste bem sucedido e estão sujeitas a aumento conforme as regras. Contudo, as Perícias Secundárias não fornecem Recuperação de Sanidade ao atingir o grau de 90%.
- O valor mínimo para as Perícias Secundárias é 50%. Elas representam algo que seu investigador realmente devotou tempo e interesse. O valor máximo na Perícia Secundária durante a criação de personagem é 80%. Quaisquer pontos restantes sao desperdiçados.
Perceba que uma boa parte dessas Perícias Secundárias pode ser listada sob a Perícia Arte e Ofício. Considere que um personagem que gasta pontos em perícias secundárias numa determinada arte se dedica a uma área muito específica e restrita ou o faz sem o intuito de ser profissional. Portanto é perfeitamente aceitável que uma personagem gaste pontos de Perícia Secundária em "Dança de Salão" ou "Canto Gregoriano", enquanto "Dança" e "Canto" em um sentido mais amplo, devem ser adquiridas da maneira convencional.
Para facilitar, a seguir temos uma lista de Perícias Secundárias.
De modo algum essa lista é exaustiva, permitindo que muitas outras Perícias Secundárias sejam adotadas pelos seus personagens dependendo somente do aval do Guardião.
Lista de Perícias Secundárias:
Abaixo temos uma longa lista de sugestões para Habilidades Secundárias, levando em conta o período clássico de 1920.
O jogador pode rolar nas tabelas abaixo ou escolher as que achar mais interessante, sempre com a concordância do Guardião. Divirta-se.
Abaixo temos uma longa lista de sugestões para Habilidades Secundárias, levando em conta o período clássico de 1920.
O jogador pode rolar nas tabelas abaixo ou escolher as que achar mais interessante, sempre com a concordância do Guardião. Divirta-se.
Role 1d100
1 Sorrir falsamente
2 Dançar (escolha um estilo), Ex: valsa, dança de salão, salsa. (Não profissionalmente) *
3 Desenhar Caricaturas
4 Escrever Poesias
5 Escrever diário
6 Engraxar Sapatos
7 Lembrar velhas histórias
8 Cortar ou Pentear Cabelo
9 Risada exagerada
10 Ouvir Pacientemente
11 Dar gorjetas
12 Numismática (colecionar moedas)
13 Escrever/ler partituras
14 Caligrafia
15 Taquigrafia
16 História (escolha uma área específica de interesse), ex: medieval do século XIII, santos franceses, imigrantes judeus, dos Montes Cárpatos)
17 Apreciar (escolha algo), Ex: Cigarros, bebidas, mulheres, trabalhos bem feitos
18 Detestar (uma pessoa), escolha uma pessoa que seu personagem odeia (Ex: sua mãe, um juiz, um policial, um político)
19 Detestar (um grupo), escolha um grupo de pessoas que seu personagem odeia (Ex: Advogados, parentes, huguenotes, alemães)
20 Amar (uma pessoa), escolha uma pessoa que seu personagem adora (Ex: seu avô, um professor, um colega, um líder)
21 Amar (um grupo), escolha um grupo de pessoas que seu personagem adora (Ex: Compositores clássicos, Irlandeses, o time de rugby local, parentes)
22 Encadernar Livros
23 Escrever artigos
24 Vestir-se com elegância
25 Provocar
26 Misturar Bebidas
27 Datilografia
28 Preparar (escolha um prato), ex: Goulash, Strogonof, Lagosta ao termidor
29 Conhecer ditados
30 Citar (alguma pessoa que admira), ex: Winston Churchill, Shakespeare ou Júlio Cesar
31 Fumar compulsivamente
32 Sapatear (Não profissionalmente)
33 Declamar Poesias
34 Fazer Mímica
35 Falar de doenças
36 Taxidermia
37 Contar velhos casos
38 Remendar roupas
39 Grosseria
40 Tocar (Instrumento), ex: Gaita, Violão, piano (não profissionalmente)
41 Truques com cartas
42 Filatelia (colecionar selos)
43 Falar de negócios
44 Elogiar
45 Criticar
46 Pescar
47 Apostar (escolha um interesse), Ex: cavalos, lutas de boxe, jogos de azar, corridas de automóveis
48 Entreter Crianças
49 Fazer compras
50 Citar (um livro), ex: a Bíblia, o Corão, o Manifesto Comunista
51 Jogar (escolha um hobby) Ex: Dardos, xadrez, gamão, mah-jong
52 Gentileza
53 Bajulação
54 Pintar Miniaturas
55 Fazer Exercícios
56 Preparar (especificar um alimento), ex: café, refeição leve, sanduíche, sopa
57 Esnobar
58 Etiqueta
59 Ofender
60 Conhecer Vinhos
61 Tarot
62 Bom gosto
63 Cantar (uma música), Ex: Hino de seu país, uma balada, hino religioso
64 Organizar Festa/Evento
65 Jogar (esporte), ex: Futebol, Baseball, Golf (não profissionalmente)
66 Colecionar (algo de seu interesse), ex: borboletas, relógios de bolso, abotoaduras, canetas.
67 Organizar (definir um tipo de coleção), Ex: Livros, pinturas, mapas, ferramentas
68 Resolver Palavras Cruzadas
69 Imitar o som de pássaros
70 Costurar e Cerzir
71 Desenhar (tipo), ex: retrato, paisagens, natureza morta (não profissionalmente)
72 Ser fã de (uma pessoa ou grupo), ex: Pablo Picasso, Rodolfo Valentino, Mickey Mantle ou Pintores Flamencos.
73 Tecer (especificar), ex: tapetes, casacos, cachecol
74 Conhecer Uísque
75 Beber socialmente (ou em excesso)
76 Reclamar
77 Cuidar de cães
78 Ser fã de (estilo musical), ex: música clássica, Jazz, Blues, Música sacra
79 Esbanjar dinheiro
80 Decoração
81 Dar nó de gravata ou Laço decorativo
82 Astrologia
83 Acordar cedo
84 Misturar (especificar bebida), ex: martini, drink, hi-fi
85 Interromper pessoas
86 Floricultura
87 Jogar Cartas (Bridge/ Buraco/ Truco)
88 Contar Piadas
89 Poupar dinheiro
90 Flertar
91 Aparar Bigode ou Fazer maquiagem
92 Rezar
93 Estalar os dedos
94 Ser fã de (gênero literário), ex: Poesia medieval, Romantismo, Realismo, Pulp Fiction
95 Ser simpático
96 Limpar (definir algo em especial), ex: armas, cachimbo, gavetas, talheres
97 Canto (definir), ex: lírico, opera, gregoriano (não profissionalmente)
98 Obedecer ordens
99 Fazer caminhadas
00 OPCIONAL - Escolha ou sorteie uma Perícia qualquer da lista, nesta seu investigador poderá alocar até 99%. Isso o torna um conhecedor profundo, entusiasta devotado ou simplesmente alguém com muito tempo livre e com uma área de interesse muito particular.
* O termo "não profissionalmente", significa que o personagem conhece o básico a respeito de uma determinada atividade, mas não tem o conhecimento profundo ou mesmo, o treinamento e dedicação de alguém que vive daquela atividade.
A lista acima não é final, existe um número quase inesgotável de Perícias que cabem nessa lista e que podem ser incluídas pelo jogador, desde que ele tenha a concordância do Guardião.
1 Sorrir falsamente
2 Dançar (escolha um estilo), Ex: valsa, dança de salão, salsa. (Não profissionalmente) *
3 Desenhar Caricaturas
4 Escrever Poesias
5 Escrever diário
6 Engraxar Sapatos
7 Lembrar velhas histórias
8 Cortar ou Pentear Cabelo
9 Risada exagerada
10 Ouvir Pacientemente
11 Dar gorjetas
12 Numismática (colecionar moedas)
13 Escrever/ler partituras
14 Caligrafia
15 Taquigrafia
16 História (escolha uma área específica de interesse), ex: medieval do século XIII, santos franceses, imigrantes judeus, dos Montes Cárpatos)
17 Apreciar (escolha algo), Ex: Cigarros, bebidas, mulheres, trabalhos bem feitos
18 Detestar (uma pessoa), escolha uma pessoa que seu personagem odeia (Ex: sua mãe, um juiz, um policial, um político)
19 Detestar (um grupo), escolha um grupo de pessoas que seu personagem odeia (Ex: Advogados, parentes, huguenotes, alemães)
20 Amar (uma pessoa), escolha uma pessoa que seu personagem adora (Ex: seu avô, um professor, um colega, um líder)
21 Amar (um grupo), escolha um grupo de pessoas que seu personagem adora (Ex: Compositores clássicos, Irlandeses, o time de rugby local, parentes)
22 Encadernar Livros
23 Escrever artigos
24 Vestir-se com elegância
25 Provocar
26 Misturar Bebidas
27 Datilografia
28 Preparar (escolha um prato), ex: Goulash, Strogonof, Lagosta ao termidor
29 Conhecer ditados
30 Citar (alguma pessoa que admira), ex: Winston Churchill, Shakespeare ou Júlio Cesar
31 Fumar compulsivamente
32 Sapatear (Não profissionalmente)
33 Declamar Poesias
34 Fazer Mímica
35 Falar de doenças
36 Taxidermia
37 Contar velhos casos
38 Remendar roupas
39 Grosseria
40 Tocar (Instrumento), ex: Gaita, Violão, piano (não profissionalmente)
41 Truques com cartas
42 Filatelia (colecionar selos)
43 Falar de negócios
44 Elogiar
45 Criticar
46 Pescar
47 Apostar (escolha um interesse), Ex: cavalos, lutas de boxe, jogos de azar, corridas de automóveis
48 Entreter Crianças
49 Fazer compras
50 Citar (um livro), ex: a Bíblia, o Corão, o Manifesto Comunista
51 Jogar (escolha um hobby) Ex: Dardos, xadrez, gamão, mah-jong
52 Gentileza
53 Bajulação
54 Pintar Miniaturas
55 Fazer Exercícios
56 Preparar (especificar um alimento), ex: café, refeição leve, sanduíche, sopa
57 Esnobar
58 Etiqueta
59 Ofender
60 Conhecer Vinhos
61 Tarot
62 Bom gosto
63 Cantar (uma música), Ex: Hino de seu país, uma balada, hino religioso
64 Organizar Festa/Evento
65 Jogar (esporte), ex: Futebol, Baseball, Golf (não profissionalmente)
66 Colecionar (algo de seu interesse), ex: borboletas, relógios de bolso, abotoaduras, canetas.
67 Organizar (definir um tipo de coleção), Ex: Livros, pinturas, mapas, ferramentas
68 Resolver Palavras Cruzadas
69 Imitar o som de pássaros
70 Costurar e Cerzir
71 Desenhar (tipo), ex: retrato, paisagens, natureza morta (não profissionalmente)
72 Ser fã de (uma pessoa ou grupo), ex: Pablo Picasso, Rodolfo Valentino, Mickey Mantle ou Pintores Flamencos.
73 Tecer (especificar), ex: tapetes, casacos, cachecol
74 Conhecer Uísque
75 Beber socialmente (ou em excesso)
76 Reclamar
77 Cuidar de cães
78 Ser fã de (estilo musical), ex: música clássica, Jazz, Blues, Música sacra
79 Esbanjar dinheiro
80 Decoração
81 Dar nó de gravata ou Laço decorativo
82 Astrologia
83 Acordar cedo
84 Misturar (especificar bebida), ex: martini, drink, hi-fi
85 Interromper pessoas
86 Floricultura
87 Jogar Cartas (Bridge/ Buraco/ Truco)
88 Contar Piadas
89 Poupar dinheiro
90 Flertar
91 Aparar Bigode ou Fazer maquiagem
92 Rezar
93 Estalar os dedos
94 Ser fã de (gênero literário), ex: Poesia medieval, Romantismo, Realismo, Pulp Fiction
95 Ser simpático
96 Limpar (definir algo em especial), ex: armas, cachimbo, gavetas, talheres
97 Canto (definir), ex: lírico, opera, gregoriano (não profissionalmente)
98 Obedecer ordens
99 Fazer caminhadas
00 OPCIONAL - Escolha ou sorteie uma Perícia qualquer da lista, nesta seu investigador poderá alocar até 99%. Isso o torna um conhecedor profundo, entusiasta devotado ou simplesmente alguém com muito tempo livre e com uma área de interesse muito particular.
A lista acima não é final, existe um número quase inesgotável de Perícias que cabem nessa lista e que podem ser incluídas pelo jogador, desde que ele tenha a concordância do Guardião.
Uma regra simples que eu com certeza implementarei a minha mesa
ResponderExcluirSou iniciante... e queria saber se a porcentagem das habilidades interferem no resultado das rolagens dos dados, se sim, como?
ResponderExcluirQuanto maior o valor, mais facil é acertar no dado, já que pra testes comuns, precisa apenas tirar abaixo do valor notado na sua ficha, atráves do d100. Se tu tem 50, de 50 pra baixo no d100 é um sucesso nisso, a menos que seja uma tarefa dificil ou complicada por algum motivo. Por exemplo, é mais dificil acertar um alvo em uma nevoa profunda, então um acerto vai de normal pra dificil as vezes que na pratica é tirar abaixo de 1/5 do valor que tem na pericia
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