sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Regras Opcionais: Perícias Secundárias - Novas e menores habilidades


Em Chamado de Cthulhu, ao criar a ficha de seu personagem você tem diante de si uma lista de Perícias. Essa lista contempla boa parte das habilidades do seu personagem e fornecem todas aquelas habilidades que poderão ser importantes em uma sessão de jogo.

Algumas delas serão de suma importância no decorrer da investigação, como Encontrar, Usar Biblioteca ou Psicologia. Outras serão úteis para refinar as buscas e aprofundar as descobertas como Arqueologia, História ou Avaliação. Finalmente, existem aquelas que serão vitais para manter seu personagem vivo ou que permitirão a ele sobreviver em situações de risco, como Saltar, Esquivar e Lutar.

Claro, todas as perícias são de suma importância e como jogador, você irá escolher aquelas que melhor retratarem seu personagem. Mas eis que surge a seguinte questão.

Um indivíduo é bem mais do que um agrupamento de habilidades e perícias gerais. Existe uma vasta gama de hobbies, passatempos, conhecimentos mais ou menos inúteis e habilidades inerentes que não estão incluídas na listagem da ficha. Os jogadores mais veteranos já devem ter percebido um espaço de duas linhas para preencher com habilidades específicas. Se por exemplo, seu personagem for um conhecedor de "Jazz e Blues" ele poderá colocar ali. Da mesma maneira, se ele se destacar por saber algo a respeito de "Consertar sapatos", "passear com cães", "pintar miniaturas" ou for um entusiasta de "Filatelia", esse espaço poderá ser usado.

Eu sempre adorei incluir habilidades que fornecem um colorido para os personagens, permitindo assim fugir um pouco daquele formato restritivo da ficha. Nada expressa melhor a individualidade humana do que pequenos interesses particulares.

Quem já leu algum módulo ou cenário pronto de Chamado sabe que esse tipo de perícia está presente entre os NPCs desde a primeira edição.

Mas aí a gente recai em um problema no que diz respeito aos pontos. 

Em Chamado de Cthulhu, os pontos para serem distribuídos nas perícias são limitados e se os atributos dos jogadores forem baixos não sobra muito no que gastar. Seria injusto forçar o jogador a distribuir pontos em habilidades "menos úteis" como as citadas acima em detrimento de outras realmente importantes. Quer dizer, seria muito legal que um personagem soubesse "cozinhar", "fazer tricô" ou conhecesse "história militar", mas sejamos francos, quantas vezes tais habilidades serão usadas?

Pensando nisso, criei uma regra caseira chamada Perícias Secundárias, que é totalmente opcional e permite aos investigadores escolher alguns hobbies e passatempos que fornecem um colorido todo especial aos seus personagens.


Ela funciona da seguinte maneira:
  •  O personagem recebe 200 pontos para usar gratuitamente na escolha de Perícias Secundárias que ajudem a compor o seu personagem.
  • Cada personagem pode ter no máximo 4 Perícias Secundárias.
  • As Perícias Secundárias só podem ser adquiridas com a concordância do Guardião, no momento da criação do Investigador ou no decorrer de campanhas com o aval do Guardião. Todas elas começam com 0%. 
  • Perícias Secundárias podem ser marcadas em caso de um teste bem sucedido e estão sujeitas a aumento conforme as regras. Contudo, as Perícias Secundárias não fornecem Recuperação de Sanidade ao atingir o grau de 90%.
  • O valor mínimo para as Perícias Secundárias é 50%. Elas representam algo que seu investigador realmente devotou tempo e interesse. O valor máximo na Perícia Secundária durante a criação de personagem é 80%. Quaisquer pontos restantes sao desperdiçados.
Perceba que uma boa parte dessas Perícias Secundárias pode ser listada sob a Perícia Arte e Ofício. Considere que um personagem que gasta pontos em perícias secundárias numa determinada arte se dedica a uma área muito específica e restrita ou o faz sem o intuito de ser profissional. Portanto é perfeitamente aceitável que uma personagem gaste pontos de Perícia Secundária em "Dança de Salão" ou "Canto Gregoriano", enquanto "Dança" e "Canto" em um sentido mais amplo, devem ser adquiridas da maneira convencional.

Para facilitar, a seguir temos uma lista de Perícias Secundárias.  

De modo algum essa lista é exaustiva, permitindo que muitas outras Perícias Secundárias sejam adotadas pelos seus personagens dependendo somente do aval do Guardião.

Lista de Perícias Secundárias:

Abaixo temos uma longa lista de sugestões para Habilidades Secundárias, levando em conta o período clássico de 1920.

O jogador pode rolar nas tabelas abaixo ou escolher as que achar mais interessante, sempre com a concordância do Guardião. Divirta-se.

Role 1d100

1 Sorrir falsamente

2 Dançar (escolha um estilo), Ex: valsa, dança de salão, salsa. (Não profissionalmente) *

3 Desenhar Caricaturas

4 Escrever Poesias

5 Escrever diário

6 Engraxar Sapatos

7 Lembrar velhas histórias

8 Cortar ou Pentear Cabelo

9 Risada exagerada

10 Ouvir Pacientemente

11 Dar gorjetas

12 Numismática (colecionar moedas)

13 Escrever/ler partituras

14 Caligrafia

15 Taquigrafia

16 História (escolha uma área específica de interesse), ex: medieval do século XIII, santos franceses, imigrantes judeus, dos Montes Cárpatos)

17 Apreciar (escolha algo), Ex: Cigarros, bebidas, mulheres, trabalhos bem feitos

18 Detestar (uma pessoa), escolha uma pessoa que seu personagem odeia (Ex: sua mãe, um juiz, um policial, um político)

19 Detestar (um grupo), escolha um grupo de pessoas que seu personagem odeia (Ex: Advogados, parentes, huguenotes, alemães)

20 Amar (uma pessoa), escolha uma pessoa que seu personagem adora (Ex: seu avô, um professor, um colega, um líder)

21 Amar (um grupo), escolha um grupo de pessoas que seu personagem adora (Ex: Compositores clássicos, Irlandeses, o time de rugby local, parentes)

22 Encadernar Livros

23 Escrever artigos

24 Vestir-se com elegância

25 Provocar

26 Misturar Bebidas

27 Datilografia

28 Preparar (escolha um prato), ex: Goulash, Strogonof, Lagosta ao termidor

29 Conhecer ditados

30 Citar (alguma pessoa que admira), ex: Winston Churchill, Shakespeare ou Júlio Cesar

31 Fumar compulsivamente

32 Sapatear (Não profissionalmente)

33 Declamar Poesias

34 Fazer Mímica

35 Falar de doenças

36 Taxidermia

37 Contar velhos casos

38 Remendar roupas

39 Grosseria

40 Tocar (Instrumento), ex: Gaita, Violão, piano (não profissionalmente)

41 Truques com cartas

42 Filatelia (colecionar selos)

43 Falar de negócios

44 Elogiar

45 Criticar

46 Pescar

47 Apostar (escolha um interesse), Ex: cavalos, lutas de boxe, jogos de azar, corridas de automóveis

48 Entreter Crianças

49 Fazer compras

50 Citar (um livro), ex: a Bíblia, o Corão, o Manifesto Comunista

51 Jogar (escolha um hobby) Ex: Dardos, xadrez, gamão, mah-jong

52 Gentileza

53 Bajulação

54 Pintar Miniaturas

55 Fazer Exercícios

56 Preparar (especificar um alimento), ex: café, refeição leve, sanduíche, sopa

57 Esnobar

58 Etiqueta

59 Ofender

60 Conhecer Vinhos

61 Tarot

62 Bom gosto

63 Cantar (uma música), Ex: Hino de seu país, uma balada, hino religioso

64 Organizar Festa/Evento

65 Jogar (esporte), ex: Futebol, Baseball, Golf (não profissionalmente)

66 Colecionar (algo de seu interesse), ex: borboletas, relógios de bolso, abotoaduras, canetas.

67 Organizar (definir um tipo de coleção), Ex: Livros, pinturas, mapas, ferramentas

68 Resolver Palavras Cruzadas

69 Imitar o som de pássaros

70 Costurar e Cerzir

71 Desenhar (tipo), ex: retrato, paisagens, natureza morta (não profissionalmente)

72 Ser fã de (uma pessoa ou grupo), ex: Pablo Picasso, Rodolfo Valentino, Mickey Mantle ou Pintores Flamencos.

73 Tecer (especificar), ex: tapetes, casacos, cachecol

74 Conhecer Uísque

75 Beber socialmente (ou em excesso)

76 Reclamar

77 Cuidar de cães

78 Ser fã de (estilo musical), ex: música clássica, Jazz, Blues, Música sacra

79 Esbanjar dinheiro

80 Decoração

81 Dar nó de gravata ou Laço decorativo

82 Astrologia

83 Acordar cedo

84 Misturar (especificar bebida), ex: martini, drink, hi-fi

85 Interromper pessoas

86 Floricultura

87 Jogar Cartas (Bridge/ Buraco/ Truco)

88 Contar Piadas

89 Poupar dinheiro

90 Flertar

91 Aparar Bigode ou Fazer maquiagem

92 Rezar

93 Estalar os dedos

94 Ser fã de (gênero literário), ex: Poesia medieval, Romantismo, Realismo, Pulp Fiction

95 Ser simpático

96 Limpar (definir algo em especial), ex: armas, cachimbo, gavetas, talheres

97 Canto (definir), ex: lírico, opera, gregoriano (não profissionalmente)

98 Obedecer ordens

99 Fazer caminhadas

00 OPCIONAL - Escolha ou sorteie uma Perícia qualquer da lista, nesta seu investigador poderá alocar até 99%. Isso o torna um conhecedor profundo, entusiasta devotado ou simplesmente alguém com muito tempo livre e com uma área de interesse muito particular.


* O termo "não profissionalmente", significa que o personagem conhece o básico a respeito de uma determinada atividade, mas não tem o conhecimento profundo ou mesmo, o treinamento e dedicação de alguém que vive daquela atividade.

A lista acima não é final, existe um número quase inesgotável de Perícias que cabem nessa lista e que podem ser incluídas pelo jogador, desde que ele tenha a concordância do Guardião.

3 comentários:

  1. Uma regra simples que eu com certeza implementarei a minha mesa

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  2. Sou iniciante... e queria saber se a porcentagem das habilidades interferem no resultado das rolagens dos dados, se sim, como?

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    1. Quanto maior o valor, mais facil é acertar no dado, já que pra testes comuns, precisa apenas tirar abaixo do valor notado na sua ficha, atráves do d100. Se tu tem 50, de 50 pra baixo no d100 é um sucesso nisso, a menos que seja uma tarefa dificil ou complicada por algum motivo. Por exemplo, é mais dificil acertar um alvo em uma nevoa profunda, então um acerto vai de normal pra dificil as vezes que na pratica é tirar abaixo de 1/5 do valor que tem na pericia

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